ÓBIDOS – TUDO PRONTO PARA O CARNAPAUXIS
O secretário municipal de cultura, cantor Eduardo Dias, fala sobre o evento
Se aproxima o tradicional carnaval obidense e a expectativa aumenta, principalmente para os foliões que moram longe da cidade e que aguardam a chegada desse momento com muita ansiedade. Nossa reportagem conversou com o secretário de cultura, compositor Eduardo Dias, que falou sobre os preparativos para esse tão esperado evento.FO: QUAL A EXPECTATIVA PARA O CARNAPAUXIS 2011?
ED: A expectativa é boa, uma vez que os preparativos já estão bastante adiantados. Estamos analisando os erros cometidos em 2010, para em 2011 fazer tudo funcionar melhor.
FO: E PARA O REVEILLON JÁ ESTÁ TUDO ORGANIZADO?
ED: Este ano o réveillon terá a participação no pré-show, da Banda Quarteto Popular de Santarém, as mesas vendidas pelos Blocos Carnavalescos e o show da Banda Energia, para contagiar o povão.
FO: A SECRETARIA DE TURISMO TEM CONTROLE DO FLUXO DE VISITANTES NA CIDADE NO PERÍODO DO CARNAVAL?
ED: Controle não tem, uma vez que a demanda não comporta em nossos hotéis e pousadas, os alojamentos são improvisados em casas particulares, existe muitos visitantes que se hospedam nas próprias embarcações.
FO: PRA QUEM GOSTA DE BRINCAR CONFORTAVELMENTE, QUANTO ESTÁ CUSTANDO UM CAMAROTE?
ED: O mesmo preço do ano passado, ou seja, mil e quinhentos reais na parte inferior e, mil e oitocentos reais na parte superior.
FO: A BEBIDA VAI SER UM PREÇO SÓ NAS BARRACAS OU VAI DEPENDER DE CADA BARRACA?
ED: Existe um acordo entre os barraqueiros para que a bebida fique num preço só. Mas isso é relativo.
FO: VOCÊ ACHA QUE A MAIZENA ATRAPALHA A CHEGADA DE MAIS VISITANTES NO CARNAPAUXIS?
ED: Tem gente que não gosta, mas a grande maioria gosta. A Maisena e o talco cheiroso fazem parte da tradição do carnaval obidense.
FO: COM RELAÇÃO ÀS MÚSICAS DO CARNAVAL, EXISTE ALGUM TRABALHO PARA QUE SEJA MODIFICADO O EXCESSIVO NÚMERO DE FORRÓ QUE AS BANDAS TOCAM DURANTE ESSE PERÍODO?
ED: Isso é um problema, e de certo modo, lamentável, as Bandas de Óbidos não têm consciência e não assumem o seu papel de agentes de afirmação da cultura local. Continuamos conversando com eles e mostrando que é fundamental eles valorizarem as músicas tradicionais carnavalescas e executarem as músicas dos Blocos da cidade.
FO: VAI HAVER ALGUMA ORNAMENTAÇÃO NOS PERCURSOS DOS BLOCOS?
ED: O corredor está sendo discutidos com os Blocos, haverá sim ornamentação.
FO: E COM RELAÇÃO AO HORÁRIO, MUITA GENTE RECLAMA QUE ACABA CEDO. O QUE ESTÁ SENDO DISCUTIDO COM RELAÇÃO A ISSO?
ED: É complicado dizer que termina cedo…8 horas de carnaval diariamente….é muito carnaval….6 dias direto. Além do mais, tem a questão da segurança, o policiamento tem hora para se retirar do local. É mais prudente seguir as regras da segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário