sábado, 12 de fevereiro de 2011
NavegaPará pára de funcionar em Santarém
NavegaPará pára de funcionar em Santarém
Segundo informações, a falta de manutenção dos equipamentos de transmissão seria o motivo da suspensão do serviço
NavegaPará Santarém - Alguns pontos de internet gratuitos em Santarém, disponibilizados pelo programa do governo estadual Navegapará, não estão funcionando. Segundo informações, a falta de manutenção dos equipamentos de transmissão seria o motivo da suspensão do serviço. Ninguém assumiu a responsabilidade do problema que já vem desde o ano passado. E não há informações sobre quando a população terá o serviço disponível novamente.
Há rumores que a interrupção seja por causa da mudança de governo, mas até o momento a prefeitura municipal não se comunicou com o governador Simão Jatene para tratar da renovação do serviço.
O Navegapará foi criado durante o governo de Ana Júlia Carepa e levou internet grátis (banda larga) para vários municípios paraenses. Santarém foi uma das cidades que mais recebeu investimento com o programa, que disponibilizou mais de 80 pontos de acessos gratuitamente através de uma parceria entre o Estado e a Prefeitura. De acordo com o convênio, ao governo municipal caberia a responsabilidade pela manutenção dos equipamentos, garantindo o funcionamento do sistema. Porém, com o fim do governo de Ana Júlia, a parceria não foi renovada e inviabilizou qualquer investimento, causando, por fim, as falhas de conexões ou suspensão definitiva do sinal em vários pontos de acesso. Na praça de São Raimundo Nonato, no bairro da Aldeia, por exemplo, há dois meses que os usuários não conseguem acesso à internet. Não há sinal de conexão.
De acordo com informações, pelo menos 30% dos pontos instalados em Santarém estão fora do ar há mais de vinte 30 dias. Enquanto os tramites burocráticos e políticos não forem superados, em algumas partes da cidade, a população continuará sem acesso grátis à internet.
Fonte: Blog Quarto Poder
Vasco goleia o América por 9 a 0 e Felipe 'vence duelo com a estátua'
Vasco goleia o América por 9 a 0 e Felipe 'vence duelo com a estátua'
Meia, que chegou a ser afastado do time, deixa o campo ovacionado. Gigante da Colina consegue maior vitória no duelo contra o Diabo
Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Perseguido pela torcida, Felipe era apontado como um dos culpados pelo mau momento do time e chegou a ser afastado da equipe. Mas, ao se machucar ainda no primeiro tempo, deixou o gramado ovacionado. O meia, que disse durante a semana que era mais fácil a estátua de Romário fazer um gol do que ele, deixou sua marca no triunfo vascaíno. Fagner, Marcel, Caíque, Jéferson, Enrico (2) e Ramon (2), fizeram os outros.
Felipe comemora seu gol abraçado com Eder Luis (Foto: FOTOCOM.NET)
Com o fim da Taça Guanabara para as duas equipes, ambas só voltam a disputar uma partida pelo Campeonato Carioca no dia 5 de março. Pela primeira rodada da Taça Rio, o América encara o Cabofriense e o Vasco pega o Macaé. Antes, porém, o Gigante da Colina tem um compromisso pela Copa do Brasil. No dia 23, a equipe encara o Comercial-MS.
Felipe ‘vence duelo com estátua’ e Vasco começa com tudo
Nos primeiros minutos de jogo, o América partiu para cima do Vasco e deu a impressão que criaria dificuldades ao time cruzmaltino. Mero engano. Bastou o primeiro ataque para o Gigante da Colina se impor em campo e abrir o placar. Fagner puxou contra-ataque pela direita e tocou para Eder Luis. O atacante devolveu para o lateral dentro da área. Mesmo se enrolando para dominar a bola, Fagner conseguiu desferir um chute certeiro.1 a 0 Vasco.
O América tentou dar a resposta. Edson arriscou de longe e a bola passou perto. Felipe Adão chegou a assustar em cobrança de falta. Mas era o Vasco que chegava com mais perigo. Eder Luis, que parece ter voltado aos seus bons tempos, recebeu na esquerda e rolou para Felipe na entrada da área. O meia, que disse durante a semana que era mais fácil a estátua do Romário fazer gol do que ele, encheu o pé e contou com a sorte ao ter seu chute desviado em Bruno para ampliar o marcador. Na comemoração, foi abraçado por todos os companheiros.
Caíque fez o sexto do time (Foto: FOTOCOM.NET)
O Vasco cresceu e o América se intimidou. Voltando ao time após sofrer lesão na mão, Fellipe Bastos chamou a responsabilidade nas cobranças de bola parada de longe. Em uma delas, de quase do meio do campo, o volante mandou uma bomba com a direção certa. Mota fez bonita defesa. No banco, Ricardo Gomes se espantou com o chute. “Ele vai chutar dali mesmo?”, perguntou aos auxiliares, antes da batida
Mota nem teve tempo de comemorar sua boa defesa. Logo em seguida, Ramon sofreu falta perto da área. O próprio lateral bateu com efeito e o goleiro, que pulou para o lado errado, aceitou. Festa dos torcedores do Vasco, que emendaram a comemoração do terceiro com a do quarto gol. Dois minutos após o gol de Ramon, Marcel mandou de cabeça para as redes, após cobrança de escanteio.
Eder Luis continuava a todo vapor e comandava o ataque cruzmaltino. De seus pés, quase saiu o quinto gol, em chute cruzado da entrada da área. Nervoso, o time do América estava atabalhoado em campo.
Leandrinho, ao disputar bola com Felipe, acertou o dedo no olho do meia. O jogador cruzmaltino pediu para sair e foi ovacionado pela torcida.
No lugar de Felipe entrou Enrico que, em dois minutos em campo, fez também seu gol. Eder Luis recebeu em velocidade pela direita e cruzou na medida para o meia mandar para as redes e fazer o Vasco sair para o intervalo com a vantagem de cinco gols no placar.
Vasco amplia e Lulinha joga toalha
O América voltou para o segundo tempo com Wellington no lugar de Hugo. Nas palavras de Lulinha, o time alvirrubro tinha que se defender e tentar minimizar o vexame. Do lado cruzmaltino, Ricardo Gomes tirou Eder Luis, que sentiu dores na panturrilha, e colocou Caíque.
Se Eder estava inspirado na armação de jogadas, Caíque já chegou mandando a bola para dentro do gol. Em boa troca de passes com Fagner, o atacante recebeu dentro da área e, livre, bateu para as redes. O Vasco seguiu na pressão e a defesa do América cada vez se via mais perdida. Ronan tentou sair com a bola pelo meio da área e entregou nos pés de Ramon, que bateu rasteiro e fez o sétimo.No tempo técnico para beber água, aos 20 minutos, Lulinha reclamou com seus jogadores sobre a postura ofensiva deles. O treinador do América mandou que seus atletas não saíssem para o ataque. “Quer fazer gol de honra para quê?”, questionou.
Mas não adiantou. O América voltou a falhar na defesa e Fellipe Bastos aproveitou para dar um passe açucarado para Jeferson no meio da área. O meia não perdeu a oportunidade e fez o oitavo do time. Jeferson quase fez o nono, após mais uma falha da defesa alvirrubra que o deixou livre na entrada da área. O chute, porém, foi para fora.
O Vasco seguiu na pressão e chegou a ter os dois zagueiros ao mesmo tempo no ataque. Dedé e Anderson Martins se aventuraram na frente, mas não conseguiram marcar. Quem fez o nono foi Enrico, que recebeu na esquerda, cortou o zagueiro, e mandou para as redes.
A torcida pediu nas arquibancadas o décimo, mas o árbitro Wagner do Santos Rosa, diante da situação, decidiu não dar acréscimo e encerrou a partida segundos antes dos 45.
Mota; Edson, Luiz Antônio, Ronan, Bruno Santos; Ives, Rodolpho (Thiago Panelli), Felipe Silva e Leandrinho (Allanzinho); Hugo (Wellington) e Felipe Adão | Fernando Prass; Fagner, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Romulo, Fellipe Bastos, Felipe (Enrico) e Jeferson; Eder Luis (Caíque) e Marcel (Patric). |
Técnico: Lulinha | Técnico: Ricardo Gomes |
Gols: Fagner, aos 4, Felipe, aos 18, Ramon, aos 23, Marcel, ao 25 e Enrico, aos 37 do primeiro tempo, para o Vasco. Caíque, aos 5, Ramon aos 18, Jeferson, aos 24, Enrico, aos 44, do segundo tempo para o Vasco. | |
Cartões amarelos: Bruno (América) e Fellipe Bastos e Ramon (Vasco) | |
Estádio: Raulino de Oliveira (Volta Redonda). Data: 12/2/2011. Árbitro: Wagner do Santos Rosa. Auxiliares: Alexandre Eller e José Carlos Batista de Arruda |
Águia surpreende e vence o Cametá de virada
Águia surpreende e vence o Cametá de virada
Mesmo deixando o campo sob vaias da torcida no intervalo, o Águia voltou com garra para o segundo tempo e virou o jogo, vencendo o Cametá, com o placar de 4 a 3, no estádio Zinho de Oliveira, em Marabá.A Partida teve início às 19h e é o segundo jogo da 5º rodada do Parazão.
O Cametá abriu o placar da partida com Robinho, que marcou aos 5 minutos. O segundo gol do Mapará foi do atacante Leandro Cearense, aos 36 minutos, apontando uma vitória do Mapará, no primeiro tempo.
A equipe do Águia retornou surpreendente para o segundo tempo, e Torrô fez um gol de cabeça aos seis minutos.
A equipe do Águia retornou surpreendente para o segundo tempo, e Torrô fez um gol de cabeça aos seis minutos.
O Cametá sofreu um pênalti e Leandro Cearense marcou mais um para o Mapará, e também assumiu a liderança da artilharia, somando sete gols.
A vitória do time da casa começou a se desenhar quando Patrick marcou o segundo gol da equipe de Marabá, aos 35 minutos do segundo tempo. A vitória do Águia foi selada quando, inesperadamente, Charles fez dois gols relâmpagos, em menos de 1 minuto, deixando o placar final de 4 a 3. (DOL)
Revogada ordem de prisão para Eduardo
Revogada ordem de prisão para Eduardo
MPE questiona diplomação do governador do Amazonas Omar Aziz
MPE questiona diplomação do governador do Amazonas Omar Aziz
De acordo com o MPE, entre 1º de maio e 5 de julho de 2010, antes de iniciado o período permitido para as campanhas eleitorais, foram veiculados 30 peças de propagandas institucionais do governo estadual em rádios e TVs do Amazonas, totalizando mais de 6,5 mil inserções. O custo das peças, conforme a Agência de Comunicação Social do Amazonas, foi de R$ 4,08 milhões.
No recurso, o MPE transcreve as peças institucionais, a fim de demonstrar que teria ficado caracterizada, no caso, propaganda eleitoral de caráter subliminar em favor de Aziz, o que faria incidir o disposto nos artigos 73 e 74 da Lei das Eleições.
Citando precedentes do próprio TSE, no sentido de que a responsabilidade pelo excesso de despesas com a propaganda institucional é do governador - cargo que era ocupado por Aziz desde março de 2010 em virtude da renúncia de Eduardo Braga para disputar o senado - o MPE pede que seja cassado o diploma do governador eleito e seu vice.
A relatora do recurso é a ministro Cármen Lúcia Antunes Rocha.
MPE pede cassação do diploma de deputado federal amazonense
MPE pede cassação do diploma de deputado federal amazonense
O MPE argumenta que ao longo dos anos, a sociedade amazonense assistiu a chegada à televisão de programas populares, de cunho "assistencialista e policialesco", que vem deturpando o processo eleitoral em razão do abuso dos meios de comunicação cometido por seus apresentadores, "fato este que lhes tem permitido alcançar notável êxito eleitoral na cena política local e nacional".
Afirma o MPE que, no caso de Henrique Oliveira, "a fórmula adotada lhe garantiu ascensão meteórica, pois, logo após estrear no comando do programa Fogo Cruzado, no ano de 2008, este se candidatou e foi eleito o vereador mais votado de Manaus". Logo após, com a proximidade do pleito de 2010, Oliveira estreou novo programa intitulado "Na Hora H", o que teria garantido, segundo o MPE, sua eleição ao cargo de deputado federal nestas últimas eleições.
Para o Ministério Público, o candidato divulgava sua imagem, através do programa, de "maneira massificante, em atos de generosidade, com a doação de bens das mais diversas espécies". "A utilização de programa televisivo de alta penetração no eleitorado para divulgação de sua imagem associada a atos de benemerência e consequentes agradecimentos dos beneficiados se mostra condenável, posto que é instrumento capaz de deformar a opinião dos eleitores", afirma.
Mesmo que afaste a incidência do disposto no artigo 73, parágrafo 10, da Lei das Eleições, diz o MPE, o fato de não se utilizar de recursos públicos para os atos assistencialistas narrados no processo pode ser caracterizado como abuso de poder econômico.
Com esses argumentos o MPE pede para ser decretada a cassação do diploma de José Henrique de Oliveira, dado o "flagrante abuso do poder econômico do candidato".
PSDB pede a cassação do diploma do governador do Piauí
PSDB pede a cassação do diploma do governador do Piauí
Parnaíba
Conforme o recurso, em agosto do ano passado, teria sido instaurada uma investigação, a fim de apurar se os funcionários do setor de identificação da localidade de Parnaíba estariam sendo obrigados a atender pessoas identificadas por senhas específicas, ligadas a policiais civis, com o intuito de expedir carteiras de identidade.
Segundo relata o PSDB, "eleitores eram abordados por pessoas ligadas aos candidatos", sendo levadas ao Setor de Identificação Criminal de Parnaíba (PI) em veículos dirigidos por correligionários e cabos eleitorais do governador para obter o documento de identidade.
No local, receberiam a senha de cor amarela, a mesma cor do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e não pagariam taxa para solicitar a expedição do documento de identidade. Há denúncia também de que muitos eleitores de vários municípios da grande região de Parnaíba (PI) estariam sendo procurados e cadastrados pelos cabos eleitorais dos candidatos representados para receberem o benefício de gratuidade na emissão de suas carteiras de identidade, aponta o PSDB ao pedir a cassação do diploma de Wilson Nunes Martins e seu vice.
Piracuruca
No município de Piracuruca-PI, o PSDB informa que um vereador do município foi denunciado por suposta prática de crime de corrupção eleitoral. O vereador estaria vestindo uma camisa com adesivo do candidato ao governo e aliciando eleitores para que votassem em seus candidatos por meio de distribuição de santinhos, no dia da eleição.
Batalha
Entre os dias 15 e 17 de outubro do ano passado, no município de Batalha-PI, foi realizado o evento cultural denominado "VI Festa do Bode de Batalha", organizado pela Prefeitura e pelo SEBRAE. O evento busca valorizar a potencialidade da região na criação de rebanhos caprinos.
Há denúncias de que o evento teria sido transformado em um palanque eleitoral em que todas as autoridades do local estariam usando adesivos com "botons" com o número do representado, governador Wilson Martins, diz o PSDB no recurso, apontando ainda a utilização de prédios públicos no apoio ao evento.
Abuso de Poder Econômico
O PSDB alega ainda, que "os requeridos além de buscar corromper a vontade dos eleitores, abusaram do poder econômico e político desde o momento em que o governador assumiu a titularidade do cargo."
De acordo com o recurso, foram protocoladas onze representações e oito AIJEs que denunciam a prática de atos abusivos, utilização de bens imóveis pertencentes à Administração Pública.
De acordo com o artigo 41-A, da lei 9.504/97 (Lei das Eleições), "Constitui captação de sufrágio, vedada por esta Lei, o candidato doar, oferecer, prometer, ou entregar, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, desde o registro da candidatura até o dia da eleição, inclusive, sob pena de multa de mil a cinqüenta mil Ufir, e cassação do registro ou do diploma".
Diante disso, o PSDB requer a cassação do diploma de Wilson Nunes Martins, eleito governador do Piauí e seu vice, Antonio José de Morais Sousa Filho, por "terem sido eleitos com arrimo em práticas que denotam a captação de sufrágio e abuso de poder econômico e político".
O recurso é de relatoria da ministra Cármen Lúcia
Mais de um milhão de eleitores faltosos podem ter o título cancelado em todo o Brasil
Mais de um milhão de eleitores faltosos podem ter o título cancelado em todo o Brasil
Já está disponível na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet (www.tse.jus.br), na opção “Serviços ao eleitor”, uma consulta que permite ao eleitor verificar se o seu documento está sujeito a cancelamento.
Se um eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, já serão contadas duas eleições para efeito de cancelamento. Além disso, poderão ser contadas faltas às eleições municipais, eleições suplementares e referendos. Não serão computadas as eleições que tiverem sido anuladas por determinação da Justiça.
Números por estado
Maior colégio eleitoral do Brasil, o estado de São Paulo registra o maior número de eleitores que poderão ter o título cancelado, um total de 350.816. Em seguida aparece o Rio de Janeiro com 140.339 e Minas Gerais com 131.098. Entre os municípios, São Paulo (capital) também se destaca com o maior número de eleitores irregulares passíveis de cancelamento do título: 110.128 no total.
Eleições anteriores
A atualização cadastral ocorre sempre no ano posterior às eleições. Em 2009, foram cancelados 551.456 de documentos daqueles eleitores que completaram, nas eleições municipais de 2008, três eleições sem votar ou justificar a ausência.
Em 2007, foram 1.640.317 títulos cancelados. Em 2006, ano posterior ao referendo realizado em 2005, a Justiça Eleitoral retirou dos seus cadastros 569.899 títulos eleitorais. Já em 2005 foram cancelados 1.081.721 documentos, após o registro das ausências ao pleito de 2004.
Consequências
Quem não regularizar a situação do título eleitoral a tempo de evitar o cancelamento do registro, poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição.
A irregularidade também pode gerar dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.
Os eleitores que detém a prerrogativa constitucional do voto facultativo não precisam se submeter às regras. São eles: os analfabetos, os que à época da eleição tinham entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos. Também não estão sujeitos ao cancelamento os títulos dos eleitores portadores de deficiência que impeça o cumprimento das obrigações eleitorais.
Após dois meses preso, prefeito de Macapá é solto
Após dois meses preso, prefeito de Macapá é solto
Polícia Federal prende prefeito de MacapáPF cumpre mais 15 mandados no AP dentro da Operação Mãos LimpasManifestantes fazem protesto contra governador do Amapá Polícia Federal liberta ex e atual governador do AmapáO prefeito de Macapá, Roberto Goés (PDT), deixou a Superintendência da Polícia Federal em Brasília na noite desta sexta-feira (11), onde estava preso há dois meses. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou pedido de revogação de prisão e expediu um alvará de soltura. Goés desembarcou neste sábado (12) em Macapá e, segundo sua assessoria de imprensa, reassumirá o mandato na terça-feira (15).
Acusado de fraude em licitações, Goés foi preso no dia 18 de dezembro de 2010, durante desdobramento da operação Mãos Limpas. Além de fraude em licitações, a PF acusou Goés de ocultação e destruição de provas para atrapalhar as investigações. Ele sempre negou as acusações.
A operação Mãos Limpas, iniciada em setembro de 2010, levou para a prisão o então governador do Amapá, Pedro Paulo Dias (PP), o ex-governador Waldez Góes (PDT), o presidente do Tribunal de contas do estado Julio Miranda, empresários e secretários de governo e da prefeitura de Macapá. A operação investiga desvio de recursos públicos no estado.
Segundo a Polícia Federal, as apurações revelaram indícios de um esquema de desvio de recursos da União que eram repassados à Secretaria de Educação do Estado do Amapá, provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).
Foi constatado, de acordo com a PF, que a maioria dos contratos administrativos firmados pela Secretaria de Educação não respeitavam as formalidades legais e beneficiavam empresas previamente selecionadas.
Apenas uma empresa de segurança e vigilância privada, segundo a investigação, manteve contrato emergencial por três anos com a Secretaria de Educação, com fatura mensal superior a R$ 2,5 milhões, e com evidências de que parte do valor retornava, sob forma de propina, aos envolvidos.
Durante a apuração, a PF informou ter constatado que o mesmo esquema era aplicado em outros órgãos públicos. Foram identificados desvios de recursos no Tribunal de Contas do Estado do Amapá, na Assembleia Legislativa, na Prefeitura de Macapá, nas Secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública, de Saúde, de Inclusão e Mobilização Social, de Desporto e Lazer e no Instituto de Administração Penitenciária.
As investigações, que contaram com o auxílio da Receita Federal, da CGU e do Banco Central (BC), iniciaram-se em agosto de 2009, e se encontram sob a presidência do STJ.
Fonte: G1
MPF move ação contra faculdade sem registro no MEC
MPF move ação contra faculdade sem registro no MEC
O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça que a Faculdade de Educação Tecnológica do Pará (Facete) seja obrigada a interromper imediatamente a divulgação de anúncios sobre os cursos de graduação e pós-graduação que oferece e a suspender as atividades acadêmicas. A Facete, de acordo com o MPF, não está autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) a promover os cursos e sequer está credenciada como instituição de ensino superior.A ação foi encaminhada à Justiça Federal em Belém nesta quinta-feira (10). O procurador da República Alan Rogério Mansur Silva também solicitou determinação judicial para que a Facete só possa reabrir matrículas depois que tiver cumprido todo o processo de regularização obrigatório.
Além dessas medidas urgentes, Mansur Silva pede à Justiça que, ao final do processo, a Facete seja condenada ao pagamento de danos materiais e morais individuais e coletivos causados aos alunos e a toda a sociedade. Além do pagamento aos prejuízos que cada aluno teve individualmente, o MPF requer o pagamento de R$ 200 mil pelos danos morais.
De acordo com material de propaganda ao qual o MPF teve acesso durante a investigação do caso, a Facete, que fica na passagem Jarbas Passarinho, em Ananindeua, oferece graduação em matemática, pedagogia, história, ciências sociais, geografia, filosofia, letras, ciências da religião, física e teologia e pós-graduação em psicopedagogia, educação inclusiva, gestão e supervisão escolar e ensino religioso.
“Entretanto, na resposta enviada a este Ministério Público, o Ministério da Educação afirma de forma clara e inequívoca que a Facete não está credenciada junto àquele ministério como instituição de ensino superior”, denuncia Mansur Silva. “Tal afirmação demonstra a completa violação, pela faculdade requerida, dos preceitos constitucionais e legais que regem o ensino superior em nosso país”, critica o procurador da República.
Como não possui sequer credenciamento junto ao MEC, a Facete jamais poderia oferecer cursos de nível superior, seja para licenciatura, bacharelado, ou pós-graduação lato sensu ou strictu sensu, ou ainda direta ou indiretamente por meio de convênios com outras instituições de ensino, registra o texto do MPF.
(Ascom MPF)
A verdade sobre a suspensão dos concursos
A verdade sobre a suspensão dos concursos
Elaborado em 02/2011.
Primeiro ponto. Isso é do jogo.
É normal que em início de governo surjam medidas como estas. Também há o mau costume de, quando se anuncia algum corte em gastos, colocar na lista os concursos públicos. Tolice, já que o governo não pode contratar sem concurso, já que todos os anos há aposentadorias, falecimentos e exonerações que precisam ser repostas, já que o país está em franco crescimento econômico e populacional, o que demanda mais servidores. Parar os concursos é estancar o país.Já vi esse filme antes e asseguro: isso passa. Quem duvidar disso pesquise na internet sobre a suspensão anunciada no início de 2008. Os concursos tiveram um soluço e continuaram. O governo não tem como evitar os concursos por muito tempo. Isso frustra? Esperar dói? Sim, claro, mas os concursos podem ser adiados, não eliminados. Quem continuar estudando irá enfrentá-los melhor do que aqueles que, entristecidos, pararem de se esforçar. Para quem continuar estudando, sob certo aspecto, há até uma boa notícia: os menos persistentes sairão da fila. Escrevo para que você continue nela. Ela vai andar. Fique no jogo, pois os melhores jogadores treinam durante as férias. Ou jogam em outros campos.
Segundo ponto. A suspensão é parcial.
A suspensão ocorreu apenas no Poder Executivo da União, não atingindo sequer o Legislativo nem o Judiciário Federais. Os Tribunais e o Congresso continuarão seus concursos. Os Estados da Federação e os Municípios, idem. Mais que isso: Banco do Brasil e Correios, que competem no mercado com empresas privadas, continuarão tendo que contratar. As estatais, todas elas, não poderão deixar de cumprir as decisões do TCU de substituir terceirizados por concursados. Só a Petrobras terá que substituir, nos próximos cinco anos, 170.000 terceirizados. Como? Com concursos! O que posso dizer é que o Executivo Federal vai perder muita gente boa e bem preparada enquanto ficar parado. E a Presidenta da República não vem demonstrando ser do tipo de ficar parada.Terceiro ponto. O País e o PAC não podem parar.
A Presidenta Dilma não correrá o risco de fazer um retrocesso histórico no desenvolvimento do país. Os servidores são necessários não só para a economia e para reduzir o custo Brasil, mas também para os objetivos sociais do governo. Parte dos exuberantes resultados do país no Governo Lula decorreu da política histórica do PT de prestigiar os concursos e de colocar a máquina estatal com recursos humanos suficientes para cumprir seus deveres constitucionais. Mesmo quando anuncia a medida, a ministra Miriam Belchior destacou que cada pedido de seleção e convocação será avaliado com cautela. "Serão analisados caso a caso. Novas contratações serão olhadas com lupa", disse. Por isso, parece claro que áreas estratégicas como Polícia Federal (1.352 vagas), Polícia Rodoviária Federal (com seleção paralisada na Justiça ano passado e 750 vagas) e INSS (2.500) devem ser mantidas. Não há como aumentar a arrecadação, nem combater crime organizado, tráfico e trabalho escravo sem a realização de concursos.Quarto ponto. Dois votos de confiança.
O primeiro é em mim. Acredite no que estou dizendo: quem continuar firme nos estudos não terá frustrada sua persistência, ao contrário. Segundo voto, na Dilma. Ela não comprou os aviões dos franceses, marcou reuniões nas sextas-feiras, acabou com a farra dos ministros usando aviões da FAB, visitou pessoalmente as vítimas da tragédia na Região Serrana, chamou atenção dos ministros responsáveis por problemas como o do ENEM e do apagão no Nordeste. A mulher está trabalhando! Nesse passo, o governo segurou o aumento populista do salário mínimo, anunciou corte recorde de R$ 50 bilhões no Orçamento 2011, inclusive congelando a maior parte do dinheiro das emendas de parlamentares, proibiu a compra de automóveis e imóveis, impôs um teto para gastos com passagens e diárias. Enfim, a suspensão dos concursos públicos não foi uma medida isolada, uma mudança de rumo, mas medida compatível com o pacote anunciado. Por mais tolo que seja parar os concursos, não podemos deixar de elogiar um governo que tem coragem de pisar no freio.Recomendações do especialista.
Valendo-me da gentil atribuição do "título" de especialista no assunto, veiculo aqui minhas sugestões:1.Não reduza em absolutamente nada seu esforço e dedicação, seus estudos e revisões;
2.Faça os concursos que ocorrerão no Judiciário e no Executivo da União, nos Estados e Municípios e nas estatais;
3.Espere com calma pois ainda este ano ocorrerão concursos nas áreas estratégicas do Executivo Federal;
4.Tranquilize-se pois as vagas continuarão lá e precisarão ser preenchidas mais cedo ou mais tarde.
Seja em que hora for, esteja preparado. O futuro irá premiar aqueles que não desanimarem. Posso afirmar, como fez o salmista (Salmo 126:6): "Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo a sua colheita". Mesmo que a vontade inicial tenha sido a de chorar, não existe motivo para isso. Chorando ou nao, contudo, lance as sementes. Asseguro que você irá colher o que está plantando e no tempo certo estará feliz por ter nas mãos seu merecido cargo.
Ronaldinho: luxo e conforto na primeira casa no Rio de Janeiro
Ronaldinho: luxo e conforto na primeira casa no Rio de Janeiro
Astro rubro-negro compra casarão com cinco suítes em terreno de 1.600m²
Piscinas com hidromassagem na casa de Ronaldinho no Rio (Foto: reprodução da internet)
O terreno tem 1.600m² - o equivalente a dois lotes - e foi comprado à vista por valor que se aproxima, segundo comentários do mercado mobiliário, dos R$ 8 milhões. No contrato, o jogador exigiu “porteira fechada”, ou seja, toda a mobília, e a residência liberada no dia seguinte. Um dos ambientes da casa de Ronaldinho
(Foto: reprodução da internet)
E assim foi feito. Acompanhado da irmã Deyse, que está grávida, Ronaldinho se mudou logo depois e desde a semana passada recebe amigos e parentes no local. Os muros brancos da fachada escondem uma casa que, se não chega a ser suntuosa, chama a atenção pela modernidade. As cortinas, por exemplo, são automatizadas.(Foto: reprodução da internet)
O projeto do imóvel é da arquiteta Lia Siqueira e da paisagista Isabel Duprat. Dentre os itens de conforto há duas piscinas com hidromassagem, varanda interna com vista para o jardim, academia de ginástica panorâmica e espaço gourmet. A casa pertencia a proprietários nordestinos e as fotos estavam disponíveis no site de uma imobiliária quando o imóvel estava à venda.
A piscina por outro ângulo (Foto: reprodução da web)
A chegada do vizinho famoso provocou agitação no condomínio. As guaritas reforçaram a proteção, e o aparato de proteção ao astro é bastante intimidador. Quando ele está em casa, dois carros blindados com seguranças armados ficam em frente ao portão da propriedade. Casa tem 'espaço gourmet' com bancos modernos no balcão (Foto: reprodução da internet)
Dany Bananinha exibe corpão na praia
Dany Bananinha exibe corpão na praia
Assistente de palco do 'Caldeirão' fez um lanchinho na areia.Do EGO, no Rio
Dany Bananinha: corpão na praia da Barra
Papão nunca venceu Re-Pa com árbitro PC Oliveira
Papão nunca venceu Re-Pa com árbitro PC Oliveira
Papão nunca venceu Re-Pa com árbitro PC Oliveira (Foto: Divulgação)
Em um sorteio polêmico, o árbitro Paulo César de Oliveira, de 37 anos, foi o escolhido para comandar o clássico entre Clube do Remo e Paysandu, marcado para o próximo domingo (13), a partir das 16h, no estádio Olímpico Edgard Proença, o Mangueirão. Enquanto Federação Paraense de Futebol (FPF) e Papão queriam arbitragem local, o Leão brigou até o fim pelo apitador de fora do estado.
A Comissão de Arbitragem (CA) da FPF acabou batendo o pé na última quinta-feira (10) e optou por colocar no sorteio Paulo César de Oliveira e o paraense Dewson Fernando Freitas da Silva. Para alívio do Remo, o sorteio apontou o paulista - árbitro da Federação Internacional de Futebol Associados (FIFA) desde 1999 -, para ser o mediador do confronto entre bicolores e azulinos.
Até hoje, PC já apitou quatro clássicos Re-Pa. Em nenhum deles o Paysandu conseguiu sair vencedor. Foram três empates e uma vitória do Remo. O primeiro foi em 04 de julho de 1999. Veja, abaixo, a ficha técnica da partida:
Paysandu 1 x 2 Clube do Remo
Local: Estádio Mangueirão
Árbitro: Paulo César de Oliveira
Público: 11.519 pessoas
Renda: R$ 56.307
Cartões amarelos: Wagner (Paysandu); Leandro e Borges (Remo)
Cartões vermelhos: Jóbson (Paysandu); Ney e Lico (Remo)
Gols: Wagner, aos dois minutos do primeiro tempo (Paysandu). Leonardo, aos 40 minutos do primeiro tempo e Belterra, contra, aos 16 minutos do segundo tempo. (Remo.
Paysandu: Ronaldo; Paulinho Santarém, Belterra, Sérgio e Sousa; Manoel, Tarcísio (M.Capanema), Alexandre e Jóbson; Wagner e Silva.
Técnico: Joãozinho.
Clube do Remo: Luciano; Ednílson, Ney, Augusto e Anderson; Leandro, Márcio (Lico), Ailton e Luis Carlos (Borges); Mael (Balão) e Leonardo.
Técnico: Carbone
Segunda partida: 05/06/2000. Mangueirão. 1 x 1. Público pagante: 12.653.
Terceira partida: 07/02/2010. Mangueirão. 1 x 1. Público pagante: 26.749.
Quarta partida: 21/03/2010. Mangueirão. 3 x 3. Público pagante: 33.668.
(Gustavo Pêna, DOL, com informações de Sérgio Wilson Japonês e Rodrigo Sousa, Rádio Clube do Pará)
Tuna passa pelo Tucuruí e consegue 1ª vitória
Tuna passa pelo Tucuruí e consegue 1ª vitória
Tuna passa pelo Tucuruí e consegue 1ª vitória (Foto: DOL)
Foi no sufoco, na base da raça e vontade. Mesmo assim, a Tuna Luso conseguiu, na manhã deste sábado (12), a sua primeira vitória no Campeonato Paraense 2011. A ‘vítima’ foi o Independente Tucuruí. A Cruz de Malta venceu por 1 a 0, gol de pênalti do atacante Felipe Mamão. A partida abriu a quinta rodada do Estadual, que terá termino na tarde deste domingo (13), com o clássico Re-Pa.
A manhã é sempre festiva no estádio Francisco Vasques, o Sousa. Os poucos, mas fiéis torcedores da Tuna Luso compareceram em peso para prestigiar o seu clube, na tentativa de ajudar o time a conseguir uma recuperação no Parazão desta temporada. A Cruz de Malta precisava chegar ao G4 que garante classificação às semifinais da competição. Os destaques eram o meio-campo André Barata e o atacante Felipe Mamão.
Por outro lado, o Independente Tucuruí jogava fora de casa e precisava dos três pontos para continuar bem na tabela. Sinomar Naves não contou com o atacante Wegno e escalou o veterano Albertinho, visando dar mais mobilidade nas jogadas de velocidade do promissor Joãozinho. Para trabalhar a bola no meio-campo, a presença de Gian que, nas últimas partidas não vem sendo o mesmo da época em que atuava no Clube do Remo.
1º TEMPO
Aos 10 minutos de bola rolando, a primeira boa oportunidade da Tuna. Barata cobra falta e o goleiro Evandro, um dos melhores do torneio, fez defesa, colocando a bola para lateral. Era nítida a força de vontade dos lusos em sair com a vitória. Com mais toque de bola no meio-campo, a equipe do técnico Flávio Goiano tinha os poucos lances perigosos.
Contudo, apesar desse ímpeto da equipe cruzmaltina, o jogo era um pouco ‘preguiçoso’. Talvez, pela partida ser pela manhã, os jogadores dos times ainda não tinham ‘acordado’ para o jogo. A partida só veio mesmo ‘pegar fogo’ quando, em lance pela esquerda, Felipe Mamão foi derrubado na área e a Tuna reclamou pênalti. Porém, seguro, o árbitro Joelson Silva Santos deu o lance como normal.
O 0 a 0 incomodava. O presidente da Águia Guerreira do Sousa, Fabiano Bastos, já havia dito antes mesmo do embate iniciar: Goiano poderia ser demitido do cargo de treinador se o resultado positivo não acontecesse. E o primeiro tempo não saiu do resultado igual.
2º TEMPO
Percebendo que algo de diferente deveria ser feito, o treinador cruzmaltino não pensou duas vezes e fez duas mudanças para a segunda metade do jogo. O lateral-direito Alan, vaiado pela torcida, saiu para a entrada de Alexandre Chaves. E essa foi a alteração mais importante. A partir daí, com as jogadas por esse setor, os lusos melhoraram e quase abriram o placar logo aos dois minutos, após cruzamento que Felipe Mamão não completou para as redes.
Apesar disso, o Independente Tucuruí não estava ‘morto’ em campo. Aos 15 minutos, na base do contra-ataque, o zagueiro Cristovão falhou e o atacante Kurimatá, que entrou na vaga de Albertino, só não fez o gol por causa da grande defesa do goleiro Adriano. A partir daí, poucas chances de cada lado. O embate não era um dos melhores, já que o meio-campo de ambas equipes não funcionavam e quando as bolas chegavam nos pés dos atacantes os chutes eram ruins.
Entretanto, quando menos se esperava, eis que a Águia conseguiu o gol. Aos 37 minutos, o zagueiro Guará derrubou o atacante Felipe Mamão dentro da área. Pênalti. O mesmo Mamão cobrou e abriu o placar: 1 a 0. E só teve tempo para isso. A Tuna conseguiu a sua primeira vitória no Campeonato Paraense 2011. (Gustavo Pêna, DOL)
TRE cassa mandato do governador de Roraima
TRE cassa mandato do governador de Roraima
Da Agência Brasil
Brasília - O mandato do governador de Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB), e de seu vice, Francisco Rodrigues (DEM), foi cassado hoje (11) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado. A decisão foi por 5 votos a 2.
Anchieta Júnior, de acordo com a representação, é acusado de uso indevido da Rádio Roraima, que pertence ao estado, para fazer propaganda de seu governo e atacar o candidato adversário, Neudo Campos (PP), durante a campanha eleitoral.
O TRE também decidiu, por maioria, multar Anchieta Júnior em R$ 53.205 e determinou que a decisão seja cumprida imediatamente após a publicação do acórdão, prevista para a próxima segunda-feira (14).
O tribunal decidiu ainda que a diplomação de Neudo Campos, como novo governador, e de sua vice, Marília Pinto (PSB), ocorra na próxima sessão do TRE, marcada para segunda-feira.
José Anchieta Júnior ainda pode recorrer da decisão do TRE ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
Edição: Aécio Amado
Agência Brasil - Todos os direitos reservados.
Brasília - O mandato do governador de Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB), e de seu vice, Francisco Rodrigues (DEM), foi cassado hoje (11) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado. A decisão foi por 5 votos a 2.
Anchieta Júnior, de acordo com a representação, é acusado de uso indevido da Rádio Roraima, que pertence ao estado, para fazer propaganda de seu governo e atacar o candidato adversário, Neudo Campos (PP), durante a campanha eleitoral.
O TRE também decidiu, por maioria, multar Anchieta Júnior em R$ 53.205 e determinou que a decisão seja cumprida imediatamente após a publicação do acórdão, prevista para a próxima segunda-feira (14).
O tribunal decidiu ainda que a diplomação de Neudo Campos, como novo governador, e de sua vice, Marília Pinto (PSB), ocorra na próxima sessão do TRE, marcada para segunda-feira.
José Anchieta Júnior ainda pode recorrer da decisão do TRE ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
Edição: Aécio Amado
Agência Brasil - Todos os direitos reservados.
Felipão sonha com camisa 9 como Loco Abreu
Felipão sonha com camisa 9 como Loco Abreu
O técnico Luiz Felipe Scolari revelou nesta sexta-feira que o Palmeiras tem sido alvo de muitos empresários oferecendo centroavantes --uma das principais carências do elenco--, mas que nenhum dos ofertados agradou.
"[Tivemos] ofertas de 112 centroavantes. Mas se é para eu ter mais um comum, normal, que não faça nada de diferente, que não acrescente, não vou trazer", declarou o técnico.
Pouco depois Scolari elegeu o jogador que ele considera ideal para comandar o ataque do Palmeiras.
"Gosto muito do [Sebastián] "Loco" Abreu. É um jogador que eu tenho uma admiração muito grande. Tem personalidade. Viu os pênaltis que ele andou batendo? Claro que eu ficaria louco. Mas é um jogador desse tipo, vibrante, com personalidade, com força [que precisamos]. A bola pingou, ele não quer saber, quer furar a rede. Tenho muita qualidade, tenho um centroavante que tenho uma pura admiração e me identifico, que é o Kleber. Mas se nós tivemos um outro com as características de um Loco Abreu...", suspirou o treinador.
Mas Scolari deixou claro que não há nenhuma negociação em curso no sentido do uruguaio sair do Botafogo. "Acho que é quase impossível uma contratação em virtude da sua identificação com o Botafogo", afirmou o treinador.
Enquanto não tem o tão sonhado camisa 9, vaga até na numeração fixa do elenco, Scolari improvisa.
Para a vaga de Dinei, que com uma grave fratura no quadril ficará de fora da equipe por pelo menos três meses, o técnico está em dúvidas entre Adriano ou Vinícius.
"O Adriano não é centroavante. Ele é um ponta que entra em diagonal, boa velocidade e drible. Também estudamos a forma de jogar do Americana. É um dos clubes do interior que vem fazendo um campeonato excelente, ainda não defini quem vai substituir o Dinei. Posso continuar com o mesmo esquema tático colocando o Vinícius. Vou decidir entre hoje e amanhã [sábado]", disse.
"[Tivemos] ofertas de 112 centroavantes. Mas se é para eu ter mais um comum, normal, que não faça nada de diferente, que não acrescente, não vou trazer", declarou o técnico.
Pouco depois Scolari elegeu o jogador que ele considera ideal para comandar o ataque do Palmeiras.
"Gosto muito do [Sebastián] "Loco" Abreu. É um jogador que eu tenho uma admiração muito grande. Tem personalidade. Viu os pênaltis que ele andou batendo? Claro que eu ficaria louco. Mas é um jogador desse tipo, vibrante, com personalidade, com força [que precisamos]. A bola pingou, ele não quer saber, quer furar a rede. Tenho muita qualidade, tenho um centroavante que tenho uma pura admiração e me identifico, que é o Kleber. Mas se nós tivemos um outro com as características de um Loco Abreu...", suspirou o treinador.
Mas Scolari deixou claro que não há nenhuma negociação em curso no sentido do uruguaio sair do Botafogo. "Acho que é quase impossível uma contratação em virtude da sua identificação com o Botafogo", afirmou o treinador.
Enquanto não tem o tão sonhado camisa 9, vaga até na numeração fixa do elenco, Scolari improvisa.
Para a vaga de Dinei, que com uma grave fratura no quadril ficará de fora da equipe por pelo menos três meses, o técnico está em dúvidas entre Adriano ou Vinícius.
"O Adriano não é centroavante. Ele é um ponta que entra em diagonal, boa velocidade e drible. Também estudamos a forma de jogar do Americana. É um dos clubes do interior que vem fazendo um campeonato excelente, ainda não defini quem vai substituir o Dinei. Posso continuar com o mesmo esquema tático colocando o Vinícius. Vou decidir entre hoje e amanhã [sábado]", disse.
Droga é encontrada em penitenciária de Santarém
Droga é encontrada em penitenciária de Santarém
É a terceira vez, só neste mês de fevereiro que substâncias entorpecentes são encontradas no interior do Centro de Recuperação agrícola Silvio Hall de Moura, conhecido popularmente como Penitenciária do Cucurunã, em Santarém. Ontem (10), os agentes prisionais encontraram 25 papelotes de cocaína no interior de uma das celas do pavilhão 2, durante vistoria de rotina realizada enquanto os presos tomavam banho de sol.
A cela onde a droga foi encontrada abrigava os presos José Augusto de Sousa, Rosinaldo Dias Carvalho e Manuel de Jesus de Andrade e Silva. Os três foram levados para a 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil na tarde de ontem, para prestarem depoimento ao delegado Luiz Paixão, que acompanha o caso.
Na delegacia, o preso Manuel de Jesus Andrade e Silva afirmou que a droga era dele e que seus dois companheiros de cela não tinham conhecimento da presença do entorpecente naquele local.
O vice-diretor do Centro de Recuperação Agrícola, Juscelino Campos, ao ser questionado pela imprensa local sobre a fragilidade do sistema de revista na casa penal, disse que todos os procedimentos são adotados tanto na entrada dos presos do semi-aberto, quanto nas visitas de familiares dos detentos.
No dia 31 de janeiro, durante revista realizada pelo Grupo Tático Operacional (GTO), foram encontradas 178 “trouxas” de maconha na cela 02 do pavilhão 1, da penitenciária, que era ocupada pelos presos Jocivan Prata da Silva, vulgo “DDI”e Abdias Rodrigues de Sousa, o “Belo”.
No dia 02 de fevereiro, sete papelotes de cocaína foram encontrados por agentes prisionais no telhado do pavilhão onde ficam os presos do regime semi-aberto.
Redução da maioridade penal volta a ser debatida
Redução da maioridade penal volta a ser debatida
(Foto: Junior Pantoja)
A tentativa de assalto cometida por três adolescentes na tarde da última quinta-feira na Vila do Apeú trouxe de volta a discussão sobre a redução da maioridade penal. Eles, que estavam armados, fizeram 15 pessoas reféns em uma van que fazia o trajeto Belém/Bragança. Durante a negociação com os policiais, eles chegaram a exigir cigarros e até refrigerante.
De acordo com o professor da Faculdade de Direito da UFPA e especialista na área, Manoel Souza, o problema não se resolve com penas mais rígidas. Ele acredita que, se fossem cumpridas à risca as determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a situação poderia ser amenizada. “O objetivo das medidas sócio-educativas não deveria ser punitivo, e sim para que se pudesse ressocializar e educar o jovem, já que se trata de um ser humano em desenvolvimento”.
O professor explica que, de acordo com o que é determinado no estatuto, por mais grave que seja a infração cometida por uma pessoa menor de 17 anos, ela não é definida como crime. “O adolescente é liberado com a ficha limpa depois de cumprir as medidas sócio-educativas porque, para fins penais, ele não cometeu um crime, e sim um ato infracional”.
Tomate e pimentão no topo dos reajustes
Tomate e pimentão no topo dos reajustes
Os hortigranjeiros (hortaliças, legumes e verduras) voltaram a apresentar alta de preço em janeiro, após terem fechado 2010 com reajustes expressivos. O tomate e o pimentão verde estão entre os alimentos que tiveram os preços mais elevados.
O balanço feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) abrangeu cerca de vinte produtos. Entre os que sofreram maior alta de preço no mês passado estão o quilo do tomate, com reajuste de 20,54%, seguido do quilo do pimentão verde, com alta de 13,02%. Já o repolho apresentou reajuste de 11,54% e o quilo da cenoura, de 9,44%. A inflação estimada para o período foi em torno de 5%.
Ainda em janeiro, o quilo de três produtos apresentaram recuo nos preços: a macaxeira, que teve redução de 6,25%, seguida do pepino, com 2,25% e do quiabo, com queda de 0,78%. Nos últimos doze meses, o balanço do Dieese mostra que o crescimento dos preços dos produtos também esteve acima da inflação, estimada em torno de 6%.
Os maiores reajustes no período foram no quilo da batata doce, com alta de 43,41%, no maço da couve, com reajuste de 24,68%, no maço de cebolinha, com alta de 24,66%, e no maço da alface, com alta de 23,96%. (Diário do Pará)
Puty usou força política para liberar projetos
Puty usou força política para liberar projetos
(Foto: Diário do Pará)
“Já em maio de 2010, notou-se que a aprovação de planos de manejo era uma moeda de troca para apoio político nas eleições que se aproximavam”, diz o relatório da PF em um dos onze volumes que contém degravações de conversas telefônicas. Em uma das conversas, Sebastião Ferreira Neto, o “Ferreirinha”, presidente do Águia de Marabá e então candidato a deputado estadual, comenta com o servidor da Sema, Dionísio Oliveira, que Puty teria conseguido aprovar um plano de manejo deles, razão pela qual ele apoiaria o petista ao cargo de deputado federal.
Oliveira vai a Marabá e a Dom Eliseu. Seu objetivo é vender as toras de madeira. Está disposto a exigir do governo a aprovação de seus projetos, diz a PF. Encontrou pessoas do sul do Pará que deram apoio a ele porque tiveram projeto aprovado através de Puty. Foram planos de manejo de Conceição do Araguaia, Santana do Araguaia e Xinguara.
Paulo Maluf terá que pagar R$ 800 mil à Justiça de Jersey
Paulo Maluf terá que pagar R$ 800 mil à Justiça de Jersey
Ministério Público e prefeitura de SP querem que o dinheiro volte aos cofres públicos
É a segunda multa aplicada a Maluf pela Justiça de Jersey. Da primeira vez a sanção alcançou um milhão de reais (400 mil libras).
Ao requerer a transferência do processo para a Justiça de São Paulo, a defesa de Maluf argumentou que já está em curso no Brasil uma ação com o mesmo objetivo. A ação a que ele se refere está em andamento na 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital, movida pela Promotoria do Patrimônio Público, unidade do Ministério Público.
O MP e a prefeitura pretendem que Jersey autorize a devolução do dinheiro para os cofres públicos. A promotoria está convencida com relação às provas de esquema de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo Maluf e familiares dele.
Em sua decisão, o juiz advertiu que a competência é mesmo de Jersey por um simples motivo: a Justiça de São Paulo excluiu aquele valor (US$ 22 milhões) dos autos da ação movida pelo Ministério Público Estadual. O juiz acolheu a argumentação da promotoria e da Prefeitura. O julgamento em Jersey sobre a repatriação dos US$ 22 milhões já está marcado - vai se prolongar de 11 de janeiro a 15 de fevereiro de 2012.
Por meio de sua assessoria, o ex-prefeito negou as acusações.
- Paulo Maluf não faz parte desse processo. Paulo Maluf não tem e nunca teve conta no exterior.
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Juninho diz no Twitter que Dinamite faz tudo para ele voltar para o Vasco
Juninho diz no Twitter que Dinamite faz tudo para ele voltar para o Vasco
Meia é pretendido pelo Vasco, mas não diz se há chances de retornar, nem quando foi o encontro com o presidente do clube de São Januário
Juninho Pernambucano alimentou com uma mensagem no Twitter nesta sexta-feira os sonhos dos torcedores vascaínos de vê-lo novamente vestir a camisa do time de São Januário. O jogador, que não costuma falar sobre o assunto, revelou que almoçou com o presidente do clube, Roberto Dinamite, mas não disse quando, nem se há chances de retornar.
O Vasco voltou à carga para tentar contratar o jogador de 36 anos em janeiro. Segundo o próprio Dinamite, Juninho teria interesse em retornar para São Januário.
A postagem de Juninho Pernambucanono Twitter nesta sexta-feira (Foto: Reprodução)
"Com atraso, mas aí vai, almoçei com @rdinamite10 e reconheço que ele faz tudo para eu voltar. Força Vascão!", escreveu o meia que está no Al-Gharafa, do Qatar.O Vasco voltou à carga para tentar contratar o jogador de 36 anos em janeiro. Segundo o próprio Dinamite, Juninho teria interesse em retornar para São Januário.
Roberto Carlos está fora do Timão
Roberto Carlos está fora do Timão
Jogador pede rescisão de contrato e apenas detalhe para para o fim de um acordo comercial impede que o clube anucie o rompimento oficialmente
Roberto não joga mais pelo Corinthians e deve
voltar para a Europa (Foto: Agência Estado)
Acabou nesta sexta-feira a história do lateral-esquerdo Roberto Carlos no Corinthians. Com medo das constantes ameaças que vem recebendo desde que o Timão foi eliminado da Taça Libertadores pelo Tolima-COL, há pouco mais de uma semana, o jogador se reuniu com a diretoria do clube e o agente Fabiano Farah, no Parque São Jorge, e pediu seu desligamento.voltar para a Europa (Foto: Agência Estado)
O Corinthians ainda não anunciou oficialmente o fim do vínculo por restarem detalhes no rompimento de acordos comerciais. O jogador tem participação na venda de bonecos e de uma linha de carnes, comercializada na Turquia. A confirmação virá nesta manhã de sábado, em entrevista coletiva do presidente Andrés Sanches, no CT Joaquim Grava.
Nos últimos dias, o pentacampeão revelou que não se sente mais seguro e tranquilo para seguir vestindo a camisa alvinegra até o encerramento do contrato, em 31 de dezembro de 2011. Ele contou que vinha recebendo telefonemas anônimos e que seu carro era seguido por motociletas pelas ruas da capital paulista, apesar de ter seguranças particulares.
Nos bastidores, porém, comenta-se que a alegação do atleta seja apenas uma desculpa para aceitar propostas milionárias recebidas recentemente. Los Angeles Galaxy-EUA e o Anzhi Makhachkala-RUS surgiram como prováveis destinos dele. Caso as conversas não avancem, o jogador não descarta pendurar as chuteiras. Aos 37 anos, ele admitiu no início de 2011 que faria uma avaliação em outubro para decidir se pararia de atuar ou se continuaria por mais uma temporada.
Roberto Carlos iniciou o ano em alta, marcando um gol olímpico logo no primeiro jogo do ano, contra a Portuguesa, no Pacaembu. Entretanto, aos poucos, foi caindo de rendimento e cometeu erros tolos, pouco comuns em sua carreira. Para piorar, a pequena lesão sofrida na coxa direita durante a reta final do Brasileirão 2010 não foi cicatrizada.
Foi ela, aliás, que deu início a toda a confusão com os torcedores. Na antevéspera da partida em Ibagué, Roberto não se sentiu confiante para jogar o decisivo duelo e acabou barrado por Tite, dando lugar a Fábio Santos. No entanto, já no retorno ao Brasil, treinou normalmente no CT Joaquim Grava e abriu margem para dúvidas sobre a veracidade do problema físico.
Os protestos de quinta, sexta e sábado da semana passada só serviram para alimentar o desejo de Roberto Carlos partir. O ápice da revolta do atleta aconteceu quando ele, Ronaldo, Dentinho e Paulo André foram treinar em uma academia de um shopping, em São Paulo, no úitmo sábado, enquanto o ônibus do time era apedrejado no CT Joaquim Grava. Membros de uma das torcidas organizadas ligadas ao clube perceberam e chamaram outras pessoas para tentarem agredir os atletas.
Roberto Carlos chegou ao Corinthians no início de 2010 por influência do amigo Ronaldo. No ano passado, foi eleito o melhor lateral-esquerdo do Campeonato Brasileiro. Em 64 partidas, marcou cinco gols.
Homem compra habilitação falsa e vai preso
Homem compra habilitação falsa e vai preso
Francisco Cosme disse que só ontem soube que a carteira é falsa (Foto: Wagner Almeida)
Homens do corpo de motociclistas da Polícia Rodoviária Federal apreenderam, na manhã de ontem, no km 7 da rodovia BR-316, em Marituba, uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa. No documento, portado por Francisco Cosme Rodrigues, de 51 anos, faltavam as principais características de segurança contidas no material, como a marca d’água com a bandeira do Brasil, além de não apresentar cadastro no sistema do Detran-PA.
Segundo o agente Queiroz, da PRF, o condutor, quando foi abordado, trafegava no sentido Marituba-Belém. “No momento em que pedimos a habilitação, o Francisco não quis retirá-la do plástico de proteção. Em seguida, verificamos que a carteira tinha fortes indícios de falsificação, como a falta dos ícones que só podem ser validados através do Denatran. Depois, fizemos perguntas sobre os exames que são feitos para retirar habilitação e ele errou a maioria delas”.
Ainda segundo o agente, outras carteiras semelhantes foram encontradas. “Essa é a terceira CNH que apreendemos esse mês na mesma área, com características muito similares. Acreditamos que haja uma quadrilha especializada em falsificar esses documentos nessa região”, ressalta.
CONFISSÃO
Os policiais da PRF encaminharam o condutor à Seccional de Marituba. Em seu depoimento, Francisco Cosme Rodrigues revelou que comprou a carteira de um homem chamado “Paulo Souza”, o qual teria prometido que a CNH poderia ser usada em qualquer lugar do Brasil. “Não sabia que era falsa, estava precisando tirar a carteira de motorista e, por ser analfabeto, desconhecia muitas informações. Aí apareceu o ‘Paulo’ dizendo que, se pagasse R$ 650 pra ele, teria a carteira mais rápido”, contou.
Francisco também informou que apresentou o documento em várias barreiras de outras cidades. No entanto, somente ontem ficou sabendo que havia sido vítima de uma fraude.
Segundo Sebastião Oliveira, da PRF, que também participou da abordagem, Francisco receberá multa por dirigir sem carteira de habilitação e, como a moto que ele dirigia não estava em seu nome, o titular será multado por permitir que condutor sem habilitação utilize o veículo. A delegada da Seccional de Marituba Marinete Fontenele informou que será instaurado inquérito policial para investigar a autoria da falsificação. Os documentos foram enviados para o CPC-Renato Chaves para avaliar se realmente existe falsificação.
650
Foi o valor que Francisco Cosme pagou para Paulo Sousa. Ele queria o documento sem necessidade de passar pelos testes de praxe do Detran porque é analfabeto. Francisco foi multado por dirigir sem habilitação e o proprietário da motocicleta também vai receber multa por emprestar o veículo para pessoa que não porta documento para dirigir. (Diário do Pará)
Quadrilha leva R$ 300 mil do BB de Rio Maria
Quadrilha leva R$ 300 mil do BB de Rio Maria
Uma quadrilha com quatro homens e uma mulher colocou em prática ação bem arquitetada para roubar a agência do Banco do Brasil de Rio Maria, sul do Estado. Na noite de quarta-feira (9), quatro homens armados entraram na casa do subgerente do BB, Pedro Manoel, e sequestraram a mulher e a filha dele. As duas foram levadas no carro da família. Os bandidos chegaram a pedir que as vítimas pegassem agasalhos para passar a noite.
A esposa e a filha do subgerente foram levadas para um matagal próximo ao rio Formiga, na estrada conhecida como Chico Maranhão, a cerca de 4 quilômetros do centro de Rio Maria e passaram a noite sob a mira das armas de um bandido, enquanto os outros ficaram na casa do subgerente. Na manhã de ontem, por volta das 8h, três bandidos levaram Pedro ao banco e o obrigaram a pegar o dinheiro. Comentários não oficiais dizem que foram levados cerca de R$ 300 mil. Durante o roubo, os guardas que chegavam eram rendidos e colocados sem munição, somente com a arma em sua posição normal, para parecer que tudo estava normal para quem via de fora da agência.
No interior do banco, todos os funcionários foram rendidos por apenas um elemento. Do lado de fora, outros dois comparsas acompanhados pela mulher, davam cobertura em um veículo Gol, da cor prata. Após saírem da agência, os bandidos foram até o local do cativeiro e pegaram o outro bandido, que estava no mato liberando as reféns. Eles fugiram no sentido da BR-155.
A polícia só foi avisada quase duas horas depois da fuga dos bandidos, depois que Pedro teve a certeza de que sua mulher e filha estavam bem. Até o fechamento desta edição, a Polícia não tinha pistas sobre o paradeiro dos assaltantes. (Diário do Pará)
TCU aponta problemas em obras do Maracanã
TCU aponta problemas em obras do Maracanã
(Foto: Reprodução)
Parte do gasto com as obras será pago pelo governo do Rio de Janeiro (R$ 305,5 milhões). O restante será concedido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), cerca de R$ 400 milhões. O TCU comparou as propostas de reforma do Maracanã com o Mineirão, em Belo Horizonte. Enquanto para o estádio carioca foram apresentadas apenas 37 plantas sobre as intervenções necessárias para a reforma, em Minas foram desenvolvidos 1.309 projetos.
Em documento, o Tribunal afirma que “como não há projetos de engenharia suficientes para caracterizar os serviços contratados a planilha beira a mera peça de ficção”.
Segundo o TCU, o BNDES deveria liberar apenas 20% dos recursos, até que o governo do Estado do Rio de Janeiro apresente o projeto executivo com todas as obras detalhadas. Assim, o Maracanã só receberia, em um primeiro momento, R$ 80 milhões dos R$ 400 milhões já aprovados.
O governo do Estado não vê irregularidades e informa que o projeto executivo foi contratado junto com a obra e estará pronto em 15 de abril. Segundo o governo, o TCU do Rio de Janeiro aprovou o edital de licitação e o projeto básico. Como não houve questionamento dos 20 licitantes que participaram do projeto, a licitação é considerada apta pelo governo estadual.
O TCU afirmou que o relatório propõe medidas preventivas para evitar que as obras cheguem a ser paralisadas no futuro por causa de irregularidades. (Agência Estado)
Governo ressuscita taxa de 1946 sobre portos
Governo ressuscita taxa de 1946 sobre portos
O governo federal decidiu ressuscitar um decreto-lei de 1946 para iniciar a cobrança de uma taxa pelo uso do espelho d’água em portos, marinas, estaleiros e plataformas. A medida, prevista na Portaria 24, do dia 28 de janeiro, não só vai na contramão das reivindicações da sociedade para reduzir a carga tributária, como também vai diminuir a competitividade do produto nacional, uma vez que elevará o custo do frete.
De acordo com a portaria, todas as estruturas privadas que estejam em espaços físicos em águas públicas terão 180 dias para regularizar a situação na Secretaria do Patrimônio da União (SPU), ligada ao Ministério do Planejamento. Isso inclui atividades institucionais, habitacionais, de lazer, comerciais ou industriais. No caso dos portos privativos, o não cumprimento da regra será passível de multas e até a perda de autorização - ou concessão -, afirma o superintendente de Portos da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Giovanni Paiva.
Ele explica que, para a agência conceder uma outorga, ela precisa de uma série de licenças de outros órgãos, como do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da SPU. “Eu somo licenças. Sem uma delas, não consigo concluir o processo.” O executivo conta que a regra de tributação do espelho d’água é antiga, mas só agora a SPU resolveu operacionalizá-la no setor.
O diretor da SPU, Luciano Roda, explica que a água é um bem de uso comum. Portanto, precisa ser taxada, a exemplo do que ocorre com áreas da União. “A portaria é resultado da aproximação entre a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e a secretaria.” Para ele, nada mais justo que uma empresa privada que usa o espaço público e tem lucros pagar por isso. O presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), Wilen Manteli, destaca que, nesse caso, essas companhias usam, de fato, a água. Nos portos, os terminais não retiram água do mar (ou do rio) para usar. (AE)
De acordo com a portaria, todas as estruturas privadas que estejam em espaços físicos em águas públicas terão 180 dias para regularizar a situação na Secretaria do Patrimônio da União (SPU), ligada ao Ministério do Planejamento. Isso inclui atividades institucionais, habitacionais, de lazer, comerciais ou industriais. No caso dos portos privativos, o não cumprimento da regra será passível de multas e até a perda de autorização - ou concessão -, afirma o superintendente de Portos da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Giovanni Paiva.
Ele explica que, para a agência conceder uma outorga, ela precisa de uma série de licenças de outros órgãos, como do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da SPU. “Eu somo licenças. Sem uma delas, não consigo concluir o processo.” O executivo conta que a regra de tributação do espelho d’água é antiga, mas só agora a SPU resolveu operacionalizá-la no setor.
O diretor da SPU, Luciano Roda, explica que a água é um bem de uso comum. Portanto, precisa ser taxada, a exemplo do que ocorre com áreas da União. “A portaria é resultado da aproximação entre a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e a secretaria.” Para ele, nada mais justo que uma empresa privada que usa o espaço público e tem lucros pagar por isso. O presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), Wilen Manteli, destaca que, nesse caso, essas companhias usam, de fato, a água. Nos portos, os terminais não retiram água do mar (ou do rio) para usar. (AE)
Prefeito vira refém de índios no Maranhão
Prefeito vira refém de índios no Maranhão
O número de reféns dos índios Guajajaras, no interior do Maranhão, aumentou. O prefeito de Alto Alegre de Pindaré, Altemir Botelho (PT), e mais três pessoas, também viraram reféns no inicio da noite de hoje. O grupo tentava negociar a libertação de seis empregados da Vale sequestrados desde quarta-feira, quando os indígenas ocuparam a linha férrea da Estrada de Ferro Carajás (EFC).
Eles reclamam do atraso de repasse de produtos agrícolas, pedem melhorias no atendimento de saúde e educação na terra indígena do Caru, localizada ao longo da ferrovia. A situação na região voltou a ficar tensa, apesar dos índios terem liberado a ferrovia e os trens voltarem a circular pelo trecho. A mineradora informou por nota que há possibilidade de novas interdições da ferrovia. (Agência Estado)
Eles reclamam do atraso de repasse de produtos agrícolas, pedem melhorias no atendimento de saúde e educação na terra indígena do Caru, localizada ao longo da ferrovia. A situação na região voltou a ficar tensa, apesar dos índios terem liberado a ferrovia e os trens voltarem a circular pelo trecho. A mineradora informou por nota que há possibilidade de novas interdições da ferrovia. (Agência Estado)
Detran não aceita mais carteira com foto antiga
Detran não aceita mais carteira com foto antiga
O candidato à primeira carteira de habilitação deve estar atento ao apresentar ao Detran o documento de identidade. Desde o final do ano passado, o órgão não aceita mais carteira de identidade com fotografia muito antiga - por exemplo, de pessoas que tiraram o documento ainda crianças - e com assinatura divergente da atual.
Apesar de a carteira de identidade não ter prazo de validade, deve cumprir sua função principal, que é identificar o portador. Por isso, o Detran adotou o critério de não mais aceitar documentos antigos, que dificultem a identificação com segurança.
O candidato com documento contendo foto antiga deve apresentar outro de identificação com foto atual, como carteira de trabalho. Caso contrário, não será atendido. Segundo levantamento, há dias em que chegam a ser detectados até cinco casos de candidatos com documento nessa situação. (Diário do Pará)
Notícias » Brasil » Brasil Duas delegacias são fechadas em operação da PF no Rio
Duas delegacias do Rio de Janeiro foram fechadas na manhã desta sexta-feira, durante a Operação Guilhotina, que cumpre 32 mandados de prisão contra policiais suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas, milícias e casas de jogos. Agentes da Polícia Federal estão na 17ª DP (São Cristóvão) e na 22ª (Penha) à procura de documentos, celulares e armas que comprovariam a ligação de policiais desses distritos a ações criminosas.
Outra equipe de agentes foi à casa do delegado Carlos Antônio Luiz de Oliveira, ex-subchefe da Polícia Civil, com um mandado de prisão. Não encontrado, o policial é considerado foragido da Justiça.
A Operação Guilhotina foi deflagrada pela PF na manhã desta sexta-feira, com o apoio de 200 agentes da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) e do Ministério Público Estadual (MP-RJ). O objetivo é cumprir 45 mandados de prisão preventiva - 11 contra policiais civis e 21 contra policiais militares -, e 48 mandados de busca e apreensão.
Cerca de 380 homens da PF participam da ação, que ainda investiga a ligação dos policiais com venda de armas e informações e o chamado "espólio de guerra", a apropriação de produtos de crime encontrados em operações policiais.
As investigações iniciaram a partir de vazamento de informações numa operação policial conduzida pela PF em 2009, cujo principal objetivo era prender o traficante Rupinol, que atuava na Favela da Rocinha ao lado de Nem, apontado como o chefe do tráfico na comunidade.
A partir daí, duas investigações paralelas foram iniciadas, uma da Corregedoria Geral Unificada da SSP e outra da Superintendência da PF. A troca de informações entre os serviços de inteligência das duas instituições culminou no trabalho conjunto desta manhã.
Outra equipe de agentes foi à casa do delegado Carlos Antônio Luiz de Oliveira, ex-subchefe da Polícia Civil, com um mandado de prisão. Não encontrado, o policial é considerado foragido da Justiça.
A Operação Guilhotina foi deflagrada pela PF na manhã desta sexta-feira, com o apoio de 200 agentes da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) e do Ministério Público Estadual (MP-RJ). O objetivo é cumprir 45 mandados de prisão preventiva - 11 contra policiais civis e 21 contra policiais militares -, e 48 mandados de busca e apreensão.
Cerca de 380 homens da PF participam da ação, que ainda investiga a ligação dos policiais com venda de armas e informações e o chamado "espólio de guerra", a apropriação de produtos de crime encontrados em operações policiais.
As investigações iniciaram a partir de vazamento de informações numa operação policial conduzida pela PF em 2009, cujo principal objetivo era prender o traficante Rupinol, que atuava na Favela da Rocinha ao lado de Nem, apontado como o chefe do tráfico na comunidade.
A partir daí, duas investigações paralelas foram iniciadas, uma da Corregedoria Geral Unificada da SSP e outra da Superintendência da PF. A troca de informações entre os serviços de inteligência das duas instituições culminou no trabalho conjunto desta manhã.
PC Oliveira vai apitar Re-Pa
PC Oliveira vai apitar Re-Pa
Paulo César tem experiência em Re-Pa (Foto: Mario Quadros)
Muito se falou da arbitragem do Re-Pa de domingo (13) ao longo da semana. O Remo queria arbitro de fora e o Paysandu falou em prestigiar um juiz local. Ontem ,na sede da Federação Paraense de Futebol (FPF), foram pré-selecionados dois nomes: Paulo César de Oliveira, árbitro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Dewson Fernando Freitas da Silva, da Comissão de Arbitragem Paraense. Por meio de sorteio, Paulo Sérgio de Oliveira foi escolhido para apitar o clássico Rei da Amazônia.
“Validamos a vontade de Remo e Paysandu realizando esse sorteio”, informou Paulo Romano, diretor-técnico da FPF. Além do juiz central, Lucio Flávio e Márcio Cledson completam o trio de arbitragem. Segundo a FPF, os custos do arbitro de fora serão pagos com parte de renda do Re-Pa. Foi relatado que no momento do sorteio, o representante do Remo se retirou da sala por não concordar com a presença de um juiz local para apitar o jogo.
“Não é denegrindo a imagem do árbitro paraense, mas sim em função da emoção que é apitar um Re-Pa”, explicou Paulo Mota, vice-presidente do Remo, partidário da tese de que deveria haver um psicólogo auxiliando a arbitragem paraense. (Diário do Pará)
'Licitação' prejudica rodovia Transamazônica
'Licitação' prejudica rodovia Transamazônica
Esta é a rotina diária de quem precisa trafegar pela Transamazônica (Foto: Sucursal de Marabá)
Esta semana, um engarrafamento quilométrico se formou na rodovia Transamazônica, na altura do km 40, próximo à entrada da cidade de Itupiranga. Quem ficou preso no engarrafamento reclamou da situação, e com razão. Trata-se de dois trechos de apenas 300 metros que estão praticamente intrafegáveis. E o pior é que essa situação está sendo provocada por uma ação judicial, segundo esclareceu o engenheiro Dilson Gouveia, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Gouveia disse que o último contrato de conservação da rodovia se esgotou no dia 29 do mês passado e não foi renovado porque a empresa “Painel Engenharia”, que perdeu a licitação, entrou com um recurso pedindo a suspensão da concorrência por não concordar com o processo. Diante disso, a licitação está parada, de modo que o DNIT teve de buscar apoio da prefeitura, esta semana, para fazer a reforma nos dois trechos de 300 metros que estão intrafegáveis.
Dilson Gouveia disse que o a Gerência Regional do DNIT já comunicou a situação para o escritório do departamento em Belém.
ENTRAVES
O engenheiro do DNIT disse também que neste momento a Rodovia Transamazônica está recebendo obras de asfaltamento em quatro trechos, que são operados por cinco empresas, mas existem questões ambientais e indígenas que impedem o andamento desses trabalhos em alguns trechos, como é o caso de Novo Repartimento. Ainda de acordo com Dilson Gouveia, na rodovia BR-222, as 11 pontes foram concluídas e a pista está inteiramente asfaltada. Ele assegura, inclusive, que a empresa responsável pela rodovia (no trecho entre Marabá e Dom Eliseu) está fazendo a manutenção da pista, que sofre com as chuvas nesse período.
Outra rodovia que preocupa é a BR-153, entre as cidades de São Domingos e São Geraldo Do Araguaia. Ali, existem três frentes de trabalho neste momento fazendo uma operação tapa-buracos. (Diário do Pará)
Vagas nas ruas estão 'privatizadas'
Vagas nas ruas estão 'privatizadas'
(Foto: Diário do Pará)
Quantas vezes você já se deparou com a seguinte situação: procurar vaga pra estacionar e descobrir que alguns espaços estão reservados? E o pior, de maneira irregular? Basta passar por algumas ruas da cidade para encontrar facilmente esses flagrantes de ocupação.
“Às vezes é bem difícil encontrar vaga e, quando você acha, está guardada. É como se a rua tivesse dono”, reclama o autônomo Manoel Moraes, que precisa se locomover de carro diariamente. E para reservar a vaga vale de tudo: cones, cavaletes, estruturas feitas com cimento e até mesmo baldes.
De acordo com um flanelinha, que não quis se identificar, a prática é comum. “Em lugares que estão sempre cheios a gente tenta guardar vaga porque ganha um pouco mais”, conta.
Até mesmo moradores e comerciantes tentam garantir um espaço dessa maneira. Marlene Iunes, proprietária de uma loja no centro comercial, explica que às vezes coloca os cones para o procedimento de carga e descarga de produtos. “Se colocar uma placa as pessoas não respeitam. A gente coloca o cone, mas se pedem pra tirar a gente tem que fazer, né?”, diz.
O flanelinha Hélio de Souza trabalha há um ano às proximidades da Praça da República. Os espaços de estacionamento público são disputados pelos motoristas e ele utiliza um cavalete e um balde para sempre ter vagas disponíveis para seus clientes. “Já tenho pessoas fixas para quem sempre guardo. Mas, quando eles não estão, eu tiro o cavalete”, conta.
Segundo Hélio, a prática o ajuda a faturar mais. E revela a média dos ganhos com o serviço. “Tem uns que pagam R$ 20 por semana, outros R$ 10”, afirma. O agente de Trânsito da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), Ércio Costa, explica que a prática impede a acessibilidade e o uso correto da via pública. “Essa privatização do espaço é ilegal”, explica.
Costa esclarece que não há punição para quem for flagrado guardando o espaço, mas a CTBel recolhe o material que estava sendo utilizado para reservar o local. “Orientamos que não é permitido fazer a demarcação e fazemos a retirada”. (Diário do Pará)
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Polícia Civil apreende sete mil mídias piratas no centro de Altamira
Polícia Civil apreende sete mil mídias piratas no centro de Altamira
A Polícia Civil divulgou, nesta quinta-feira, 10, o balanço das operações de combate ao comércio ilegal de mídias eletrônicas no centro comercial de Altamira, sudoeste do Pará. No total, cerca de 7,5 mil CDs, DVDs e jogos eletrônicos foram apreendidos nos últimos dias, em operação coordenada pela Superintendência da Polícia Civil na região do Xingu, sob comando do delegado Cristiano Nascimento. Denominada de “Pirata 1″, a ação policial foi a primeira organizada com objetivo de combater a proliferação de pontos de venda e distribuição desses produtos na região em 2011.
As mídias foram recolhidas nas ruas Sete de Setembro, em frente ao prédio da Caixa Econômica Federal; Djalma Dutra, em frente a uma farmácia, e Abel Figueredo, na Feira da Brasília. Todo o material foi encaminhado à sede da Superintendência Regional do Xingu, de onde seguiu para o Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves”. Quatro pessoas foram detidas e vão responder por violação de diretos autorais.
Depois de assinar um termo onde se comprometeram a comparecer perante à Justiça, os detidos foram liberados. A repressão ao comércio das chamadas “mídias piratas” é uma das metas da Superintendência Regional da Polícia Civil do Xingu.
Fonte: Ascom/Polícia Civil – Walrimar Santos
Homem é mordido por cobra 'de estimação'
Homem é mordido por cobra 'de estimação' | |||
Morador de Nova Jersey, de 25 anos, está hospitalizado em estado grave. Ele acreditava que as glândulas venenosas do animal tinham sido retiradas. Cobra naja em foto divulgada pela polícia de Fair Lawn, no estado americano de Nova Jersey. As autoridades da cidade estão tentando descobrir como Eric Bortz, de 25 anos e morador da cidade, conseguiu comprar o animal, que o mordeu e deixou em estado crítico no hospital. Ele também comprou uma serpente e uma cascavel, na Pensilvânia. De acordo com a polícia, Bortz afirmou que achava que as glândulas venenosas dos animais tinham sido removidas. (Foto: AP) |
Assinar:
Postagens (Atom)