domingo, 23 de janeiro de 2011

Detran pode entrar em estado de greve

Detran pode entrar em estado de greve



O decreto do governador Simão Jatene com medidas de contenção de despesas publicado na última quinta-feira (20) deixou em alerta os servidores do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran). A categoria pode decidir já na próxima semana por entrar em greve na autarquia. Uma decisão nesse sentido deve ser tomada na próxima semana, durante assembleia agendada para as 8h do dia 26, na sede do órgão em Belém.
A direção do Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran) esteve reunida na manhã de ontem e decidiu que vai contestar judicialmente o decreto governamental. Segundo o diretor de comunicação do Sindetran, Lacênio Barbosa, o decreto ameaça não implantar a Lei de Reestruturação do órgão, aprovada no ano passado, e ainda suspende qualquer discussão sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores do Detran.
De acordo com o Sindetran, o Art 5º do decreto, incisos IV e V, visam “suspender a criação de planos de cargos e salários” e “sobrestar a criação e a majoração de vantagens pecuniárias”. Essas normas vão de encontro à Lei de Reestruturação, que prevê a instauração de uma tabela salarial superior do que a implantada para a categoria hoje.
“O governo não pode barrar o que para nós é um ganho já configurado em lei e nem decidir por decreto se podemos ou não lutar por melhorias de trabalho e salário”, contesta o presidente do Sindetran, Elias Monteiro. Segundo ele, a greve por tempo indeterminado só não será decretada imediatamente porque a categoria pretende dialogar com algumas secretarias do governo do Estado.
O DIÁRIO procurou a Secretaria de Estado de Comunicação, para comentar a indicação de greve do Sindetran, mas não obteve contato até o fechamento desta edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário