sábado, 29 de janeiro de 2011

Dormir com cachorro ou gato na cama aumenta o risco de doenças

Dormir com cachorro ou gato na cama aumenta o risco de doenças

Os bichos de estimação são adoráveis, mas nem por isso eles devem dormir na cama. É o que acredita o veterinário Bruno Chomel, da Universidade da Califórnia, que afirma que cães e gatos podem transmitir mais de 100 doenças para os humanos. Segundo ele, cerca de 56% dos donos de cachorros deixam os animais dormir na cama. Entre os donos de gatos, o número sobe para 62%.
PUBLICIDADE
- Muitas pessoas estão substituindo filhos por bichos de estimação. Esses cães e gatos acabam sendo tratados como humanos, e isso não é bom para a saúde das pessoas ou dos animais. Apesar de não transmitirem doenças com frequência, quando isso acontece o caso costuma ser sério - avalia.
Para Chomel, os pets não devem ficar em certos cômodos da casa, como os quartos, principalmente os quartos de bebês. Entre as doenças que podem ser transmitidas pelos cães que dividem a cama com seus donos estão a doença de Chagas e as verminoses. Já os gatos podem transmitir uma doença causada pela bactéria Bartonella, que pode danificar o fígado e os rins. Em raros casos, os animais de estimação também podem transmitir a super bactéria MRSA.
A pesquisa de Chomel foi feita em parceria com o veterinário Ben Sun, do Departamento de Saúde da Califórnia. Além de coletar dados nos Estados Unidos, eles também avaliaram pesquisas similares feitas na Inglaterra, na França e na Holanda. De acordo com o levantamento, 53% dos participantes admitiram tratar os animais como membros da família. Quarenta e um porcento dos cachorros que dormem na cama são de raças pequenas, como yorkshire, poodle e shi tzu. Um terço dos donos de cães grandes, como labrador, deixa os bichos dormirem na cama.
O veterinário Larry Kornegay, presidente da Sociedade Americana de Veterinária, acredita que os donos de animais não precisam ficar alarmados, mas devem ter bom senso e manter as vacinas e a vermifugação de cães e gatos sempre em dia.
- Os benefícios de ter um bicho de estimação são muito maiores do que os riscos. Donos de cães e gatos têm a pressão mais baixa, menos depressão e se sentem menos sozinhos. Além disso, os donos de cães costumam ser mais ativos e têm mais amigos graças ao animal - conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário