PROCON: energia elétrica lidera reclamações em 2010
No ano passado, mais de mil reclamações foram registradas no órgão responsável pela proteção do consumidor.
Procon Santarém Santarém - Em relatório que divulgou dados do PROCON de Santarém, ficou evidente que a maioria das reclamações registradas em 2010 no órgão de defesa do consumidor se direcionaram à concessionária de energia elétrica. Grande parte dos consumidores reclama do aumento abusivo e da cobrança de taxas indevidas.
Em segundo lugar no ranking de reclamações estão as empresas de telefonia fixa e móvel. Segundo a coordenadora executiva do órgão, o início de 2011 já apresenta um crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior. “Início do ano tivemos bastante reclamações, principalmente naquela euforia de Natal. A forma como alguns vendedores acabaram tratando os consumidores no retorno, ao fazerem as reclamações. Então, acabou tendo havendo mal entendido por parte dos vendedores”, explica Maysa Helena.
Dados
Em 2010, 1.093 reclamações registradas, onde 675 foram atendidas, 132 encaminhadas ao juizado, 225 aguardam resposta e 61 estão pendentes por erros no preenchimento dos endereços.
O PROCON atua como mediador entre o consumidor e o fornecedor. A melhor dica antes de oficializar a denúncia é tentar uma negociação junto à empresa. Segundo Maysa, nem sempre o consumidor tem uma acusação coerente. “Existe casos que nem sempre o consumidor tem razão, mas a gente tem que sempre analisar”, afirma a coordenadora.
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