2010 registrou mais homicídios que 2009
Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) apontam que, apenas em 2009, foram registrados 649 homicídios em Belém. No ano passado, o número aumentou para 845, uma diferença de 196 homicídios. Em 2010, foram cerca de 70 homicídios por mês.
Ontem, o secretário de Segurança Pública Luiz Fernandes Rocha informou os dados sobre o número de homicídios registrados em janeiro deste ano. “Tivemos 33 homicídios em Belém, o que representa uma queda de pelo menos 50% em relação ao mesmo período do ano passado”. Em Itupiranga, foi registrado um homicídio em janeiro.
Entre as ações de combate à violência, Fernandes destacou a modernização e reestruturação do Centro Integrado de Operações (Ciop) e o combate ao tráfico de entorpecentes. Além disso, o secretário informou que novos veículos devem ser adquiridos para auxiliar nas ações. “Teremos o pregão para a compra de mais de mil veículos e quatro helicópteros”, afirmou. Um concurso público para a PM também já foi autorizado e deve oferecer cerca de mil vagas para soldados.
Segundo o Ministério da Justiça, o Pará ocupa o quarto lugar no ranking dos estados mais violentos do país, conforme dados do Mapa da Violência 2011. Em relação a homicídios, o Pará está em terceiro lugar, com aumento de 273% no número de casos, em dez anos. O município de Itupiranga é o campeão no número de homicídios do país, com taxa de 160,6 homicídios em cada 100 mil habitantes. A população do local é de pouco mais de 42 mil habitantes. (Diário do Pará)
Nenhum comentário:
Postar um comentário