Tomate e pimentão no topo dos reajustes
Os hortigranjeiros (hortaliças, legumes e verduras) voltaram a apresentar alta de preço em janeiro, após terem fechado 2010 com reajustes expressivos. O tomate e o pimentão verde estão entre os alimentos que tiveram os preços mais elevados.
O balanço feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) abrangeu cerca de vinte produtos. Entre os que sofreram maior alta de preço no mês passado estão o quilo do tomate, com reajuste de 20,54%, seguido do quilo do pimentão verde, com alta de 13,02%. Já o repolho apresentou reajuste de 11,54% e o quilo da cenoura, de 9,44%. A inflação estimada para o período foi em torno de 5%.
Ainda em janeiro, o quilo de três produtos apresentaram recuo nos preços: a macaxeira, que teve redução de 6,25%, seguida do pepino, com 2,25% e do quiabo, com queda de 0,78%. Nos últimos doze meses, o balanço do Dieese mostra que o crescimento dos preços dos produtos também esteve acima da inflação, estimada em torno de 6%.
Os maiores reajustes no período foram no quilo da batata doce, com alta de 43,41%, no maço da couve, com reajuste de 24,68%, no maço de cebolinha, com alta de 24,66%, e no maço da alface, com alta de 23,96%. (Diário do Pará)
Nenhum comentário:
Postar um comentário