11.06.2011.
“O Arraial do Pavulalgem é como se fosse um espaço itinerante. Ele acolhe e despede pessoas. São 25 anos de vivências e é bom não esquecer que apesar de nossas diferenças e dificuldades, nós permanecemos unidos. Unidos pra cativar a cidade para o fortalecimento cultural, para construir um mundo novo, onde a cultura é tão importante quanto qualquer outra prática de conhecimento humano”, avalia o músico Ronaldo Silva, um dos fundadores do grupo.
O Arrastão representa a quadra junina e traz para o cortejo a figura dos santos milagrosos: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal, comemorados em 13, 24, 29 e 30 de junho respectivamente. A homenagem é enriquecida e reinterpretada com ritmos, cores, danças, cantos e cheiros da Amazônia.
Um batalhão de estrelas
Cerca de 500 brincantes formam o Batalhão da Estrela, uma comitiva formada por dançarinos, pernas-de-pau, percussionistas, cavalinhos, cabeçudos, mastros de São João entre outros participantes, que se prepararam por quase 30 dias em oficinas e ensaios gratuitos de canto popular, dança, artes circenses e percussão, ministradas por educadores do Instituto Arraial do Pavulagem.
Cuidado com o meio ambiente
Para cuidar do lixo produzido durante e depois do Arrastão, o Instituto Arraial do Pavulagem tem a parceria da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis da Região Metropolitana de Belém, a Concaves. A cooperativa é formada por 25 famílias e presidida pelo catador Jonas de Jesus Fernandes da Silva. Jonas calcula a coleta de duas a três mil toneladas de material reciclável por domingo de Arrastão. Quinze pessoas da cooperativa vão trabalhar no evento, o material coletado vai para o galpão da Concaves, onde passará por uma triagem e logo depois será comercializado com empresas ou indústrias de reciclagem. Para Jonas, a parceria com o Instituto servirá também como oportunidade de divulgação do trabalho da cooperativa.
A sua ideia no Arraial
No mês de maio, o Instituto Arraial do Pavulagem, lançou na internet a proposta “A sua ideia no Arraial”, onde a arte que estampa as camisas e demais materiais de divulgação do Arraial seria feita pelo próprio público. O objetivo é incentivar a participação coletiva na construção da brincadeira. Ao todo, 72 pessoas participaram do processo.
Serviço
Arrastão do Pavulagem
Data: 12 de junho (domingo)
Local: Escadinha do Cais da Estação das Docas
Endereço: Rua Boulevard Castilhos França, bairro da Campina, Belém.
Hora: Concentração 9h, com roda cantada para esperar a chegada dos mastros de São João e do Boi
Pavulagem que vêm de barco pela Baía do Guajará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário