Manutenção muda rota de aviões e atrasa voos
Desde sábado, a principal pista do aeroporto passa por manutenção (Foto: Paula Lourinho)
Não são só os gauleses das histórias em quadrinhos do “Asterix” que temem que o céu caia sob as cabeças. Belenenses que moram em áreas centrais da cidade experimentam sensação semelhante, ouvindo barulhos frequentes e vendo os aviões passarem bem próximos dos prédios, indo e vindo ao Aeroporto Internacional de Belém.
O motivo é que, desde sábado passado, a maior pista do aeroporto, responsável por 97% do fluxo de aeronaves, está passando por manutenção e recapeamento, e o tráfego passou a ocorrer exclusivamente na pista menor e cuja rota passa pelos bairros de São Brás, Umarizal e Nazaré.
“Ouço o barulho dos aviões passando por cima da minha cabeça a toda hora. Moro no 15º andar e daqui dá para ver os aviões voando bem perto do prédio. Dá medo”, relatou a designer Beta Freitas, 39 anos. Moradora da avenida Braz de Aguiar, ela acredita que a mudança tenha ocorrido por conta da mudança na rotação da terra. “As bússolas mudam e para os pilotos não se perderem muitas rotas aéreas estão sendo alteradas nos aeroportos do mundo”, acredita.
Para a jornalista Bárbara Flores, 21 anos, o barulho não chega a atrapalhar o trabalho, mas não parece algo normal por passar em cima de uma área de grande fluxo na cidade. “Estou acostumada com o barulho e os aviões passando perto de casa, afinal, moro na Arthur Bernardes, mas aqui na Mundurucus é estranho”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário