Novo comandante da PM quer implantar UPP no Pará
Coronel Solano atua na PM desde 1987
Coronel Mário Solano em solenidade militar Pará - Em solenidade militar, presidida pelo vice-governador Helenilson Pontes, tomou posse ontem (4), no Comando Geral da Polícia Militar, o coronel Mário Alfredo Souza Solano.
Em seu discurso, o coronel da PM adiantou que algumas operações já estão em planejamento e que sociedade "vai começar a se surpreender com essas operações". Entre as ações de planejamento da Polícia Militar do Pará, está a implantação de um programa de cultura de paz semelhante à Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), implantada em algumas áreas periféricas do Rio de Janeiro. É possível que o projeto possa ser aplicado em alguns bairros periféricos ainda no primeiro semestre deste ano, segundo afirmou o coronel da PM. Antes, será realizado um levantamento das áreas pelo Estado Maior Estratégico da Polícia Militar, em seguida, o comando se reunirá com a Secretária de Estado de Segurança Pública (Segup) para apresentar os dados e, posteriormente, colocá-lo em prática.
O evento foi prestigiado por oficiais da corporação e autoridades convidadas. O comandante substituído, Augusto Emanuel Leitão, com um discurso emotivo, baseou-se em trechos bíblicos para definir sua passagem pelo comando da corporação de Fontoura, afirmando que, à frente da PM, buscou o melhor trabalho em favor da população, com ações de policiamento ostensivo e combate a criminalidade.
Ele agradeceu a cada um dos seus colaboradores e desejou sucesso ao novo comandante da instituição, classificando o comando como uma corrida de revezamento. “O importante é que o bastão seja repassado e a corrida contra o crime continue até a vitória” disse o coronel Leitão. Um dos fatos que intrigaram os jornalistas, nos oito meses de comando do coronel Leitão, foi finalmente desvendado. Em todas as solenidades, e no trabalho diário, ele sempre usou a farda do dia a dia dos policiais militares e, no final do discurso, afirmou que esta foi a forma de homenagear o soldado Odir, que tombou em combate em 1985.
O vice-governador do Pará, Helenilson Pontes, destacou o papel constitucional da PM no combate ao crime e desejou sucesso ao novo comandante, que agora tem a missão de comandar mais de 15 mil homens. A troca de comando foi prestigiada pelo secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes, pelo chefe da Casa Militar da Governadoria, tenente coronel Fernando Augusto Noura, pelo delegado Geral de Polícia Civil, Nilton Ataíde, pelo major PM Francisco Bernardes, diretor do Superintendência do Sistema Penal, além de outras personalidades civis e militares.
CURRÍCULO
O coronel Mário Solano, bacharel em Ciências Sociais pela UFPA, foi admitido na Polícia Militar do Pará no ano de 1987, tendo exercido diversas funções como Chefe do Estado Maior Estratégico da PMPA, Comandante de Missões Especiais – CME e Assessor Parlamentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário