Pé na Estrada |
Operação Peritoró da PM tira de circulação a 'Família Metralha', que aterrorizava em Bragança
A operação 'Peritoró' foi realizada com sucesso pela Polícia Militar, no último dia 6, na comunidade de Cacoal do Peritoró, a 70km do centro de Bragança, com objetivo de efetuar a prisão em flagrante da 'Família Metralha', que causava terror na região, de acordo com informações da PM. Na operação foram apreendidos perto de 18 mil pés de maconha e dois quilos da erva pronta para o consumo. Também foram aprendidas e encaminhadas à delegacia de Bragança cinco bicicletas, uma motocicleta Titan Fan preta sem placas e chassi adulterado e outra Titan Fan vermelha de placas JVW-1724, duas armas calibres 32 e 36; 300 gramas de pólvora, 1,2 quilo de chumbo, duas balanças, 200 gramas de sementes secas de maconha.
'As bicicletas e a motos são roubadas por dependentes e depois trocadas por drogas com os traficantes, que as utilizam para distribuição da maconha', explicou o capitão da PM Dayvid, comandante da 5ª CIPM, que coordenou a operação composta por 21 policiais militares, com apoio de cinco viaturas e três motocicletas. Foram presas durante a operação quatro das seis pessoas acusadas de serem as responsáveis pela plantação: Pedro Rosa da Cunha ('Pedro Porco'), 70 anos, e seus filhos Cláudio dos Santos Cunha ('Pombo'), 36; e Pedro dos Santos Cunha ('Pedrinho'), 27, além de Manoel dos Santos Cunha (Duca) de 43 anos, este já havia sido preso e condenado por tráfico a 1 ano e 8 meses e estava em condicional. Os outros dois irmãos não estavam no local quando a Polícia Militar realizou o flagrante.
Agropecuária é tema do Carnaval
A agropecuária brasileira, que transformou o País em um dos grandes produtores mundiais de alimentos, será homenageada pela Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel, no Carnaval do Rio de Janeiro de 2011. No desfile de domingo, 6 de março, a escola de samba levará para o sambódromo o enredo 'Parábola dos Divinos Semeadores', contando a história e a importância do campo ao longo dos séculos. A homenagem aos produtores de alimentos conta com o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que firmou parceria, em 2010, com a agremiação. A idéia é mostrar a verdadeira imagem do setor rural à sociedade brasileira e difundi-la para os mais de 150 países que acompanham a maior festa popular do planeta, de acordo com a CNA. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PA) também apóia o projeto.
Autoridades discutem o Fundo Amazônia
Aconteceu na última sexta-feira, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), em Belém, uma reunião de trabalho sobre o Fundo Amazônia, gerido pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O evento reuniu políticos, secretários de Estado, lideranças empresariais, cooperativas e instituições. Reforçar as diretrizes e critérios para a aplicação do Fundo e avaliar os condicionantes mínimos para a execução dos projetos e limitações na aplicação dos recursos, além de fortalecer o debate sobre as questões ligadas à floresta, foram objetivos do encontro. A programação incluiu apresentações dos projetos Preservar, Pará Eco Global, Pré-Sal Florestal, Siringa, e, o mais importante, a apresentação de Guilherme Accioly, gerente do Departamento do Fundo Amazônia/BNDES.
Justiça seja feita!
Parabéns da coluna 'Pé na Estrada' ao capitão Dayvid, comandante da PM de Bragança, pelo trabalho nota 10 que vem realizando na segurança pública daquela região. Aliás, o capitão Dayvid tem demonstrado não apenas competência no tratamento aos bandidos, mas também perante a sociedade de bem de Bragança e outros municípios da sua jurisdição policial, conquistando a confiança das famílias no trabalho da PM com o cumprimento dos princípios do projeto 'Polícia Cidadã', implantado pelo governo do Estado. O combate às drogas em Bragança é um dos trabalhos mais premiados do capitão Dayvid e seus comandados.
Sempre o inverno!
Sobra muita lama em quase todas as cidades do interior do Estado. O inverno sempre leva a culpa, mas ele está presente naturalmente todos os anos. Entretanto, encontra desprotegidos quase todos os bairros periféricos das cidades, porque os prefeitos não se preveniram, largaram tudo à mercê do tempo enquanto cuidavam de carregar bandeiras das campanhas de deputados, senadores e governo do Estado. Neste instante, colocam máquinas para retirar barro de um local, fazendo crateras, e remanejar o aterro encharcado aos locais já críticos, aumentando os lamaçais e piorando ainda mais a situação. Os prefeitos dizem sempre que 'assim que a chuva cesse serão feitos os serviços definitivos'. O certo seria fazer esses serviços no verão. Mas, nesse período, as máquinas das prefeituras são utilizadas em serviços particulares autorizados pelos prefeitos.
Novos dirigentes
O vice- presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Vilson Schuber, foi eleito por unanimidade o novo superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Pará. Suleima Pegado será a diretora técnica e Elias Pedrosa diretor administrativo financeiro. José Conrado de Azevedo Santos assumirá a presidência do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae. A eleição ocorreu na tarde da última quinta-feira e a cerimônia de posse está prevista para o dia 28 também deste mês.
Preservação
Como forma de obter recursos para incentivar a preservação da floresta, o Fundo Amazônia teve sua criação autorizada em 1º de agosto de 2008, com o objetivo central de promover projetos para a prevenção e o combate ao desmatamento e também para a conservação e o uso sustentável das florestas no bioma amazônico. A gestão do Fundo cabe ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e seus recursos serão aplicados sob a forma de financiamentos não reembolsáveis.
VIAJANDO
Quase todas as prefeituras do interior do Estado têm seus cemitérios de ambulâncias, que foram sepultadas por falta de recursos para reparos que prorrogariam sua vida útil.
Já os alunos dos municípios de administração desmazelada estão indo à escola de carona ou pagando ônibus da linha porque as prefeituras estão inadimplentes com as empresas contratadas para o transporte escolar.
Em Capanema a Guarda Municipal e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) estão fazendo blitz na rodovia PA-124, invadindo irregularmente a competência da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).
Nenhum comentário:
Postar um comentário