20.03.2011
Shogun perde cinturão dos meio-pesados
O cinturão dos meio-pesados do Ultimate Fighting Championship (UFC) tem novo dono. O americano Jon "Bones" Jones fez jus à fama que recebeu nos últimos meses no mundo do UFC e venceu o brasileiro Maurício "Shogun" Rua com facilidade na madrugada de sábado para domingo, acertando golpes com maestria e encerrando a luta com um nocaute no terceiro round.
Fora de ritmo, Shogun foi presa fácil para o americano. Apoiado pela torcida de Newark, Nova Jersey, o novo campeão usou bem o muay thai para passar pela guarda do brasileiro.
"Ele está de parabéns. Foi melhor do que eu", admitiu Shogun ainda no octógono. "Ele é um lutador duro. Mostrou um bom chão e um bom muay thai", afirmou.
Jones começou a luta agressivo, arriscando uma joelhada que foi bem defendida por Shogun. A trocação durou poucos segundos, até que o americano derrubou o curitibano. Impulsionado pela torcida, o desafiante foi capaz de manter o brasileiro no chão por um bom tempo, mas sem encaixar o ground and pound.
Quando conseguiu se levantar, Shogun passou a ser alvo de duros golpes de Jones e não acertou uma tentativa de prender a perna do adversário. Restou ao então dono do cinturão prender o rival no chão até que o round terminasse.
No segundo assalto, a situação do brasileiro não foi muito melhor. Usando seus longos braços, Jones acertou duros golpes em Shogun. Desorientado, o brasileiro não foi capaz de desferir um bom golpe no americano, mas conseguiu levar a luta ao terceiro round.
No início do assalto, Shogun tentou agarrar a perna do adversário e ficou perto do leg lock. Mas Jones assumiu a luta no chão e, após o brasileiro escapar de golpes enquanto se levantava, acertou uma joelhada certeira para determinar o novo dono do cinturão.
Esta era a primeira defesa de cinturão de Shogun. O curitibano conquistou o título ao derrotar o compatriota Lyoto Machida por nocaute em 8 de maio de 2010, em revanche de polêmica luta realizada meses antes. Desde então, o brasileiro ficou afastado do octógono, recuperando-se de cirurgia realizada no último ano.
Se Shogun passou quase um ano no estaleiro, Jones arrebatou o UFC neste meio tempo. Revelado pelo reality show The Ultimate Fighter, o americano passou por Brandon Vera, Vladimir Matyushenko e o até então invicto Ryan Bader para ter sua chance de enfrentar o brasileiro.
O desafiante de Shogun, porém, não seria Jones. O americano só recebeu sua chance porque seu compatriota Rashad Evans, então postulante a recuperar o cinturão dos meio-pesados, se lesionou e deixou o caminho aberto. (Terra)
Nenhum comentário:
Postar um comentário