segunda-feira, 14 de março de 2011

Festival e surf da Pororoca agitam São Domingos

14.03.2011

Festival e surf da Pororoca agitam São Domingos

Festival e surf da Pororoca agitam São Domingos (Foto: Ascom Seel)
(Foto: Ascom Seel)

São Domingos do Capim, na região nordeste do estado, está se preparando para receber um público estimado em mais de vinte mil pessoas durante os três dias do 12º Festival e Surf da Pororoca, que acontecem entre os dias 18 e 20 deste mês. Os dois eventos são as referências que tornam mais conhecido o município, cuja economia sobrevive quase que exclusivamente da cultura da mandioca.

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) organizou, em parceria com a prefeitura local, uma vasta programação que inclui torneios esportivos, palestras educativas e atendimento na área da saúde. Mais de setenta homens das polícias Civil, Militar e Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e agentes de trânsito do Detran farão a segurança do evento.

A previsão da tábua de marés, fornecida pelo Serviço de Sinalização Náutica da Marinha, é que a onda da pororoca alcance três metros de altura. Um grupo de trinta surfistas se lançará pelas águas do rio Capim em busca de manobras arriscadas. Este ano, a Associação Brasileira de Surf na Pororoca (Abraspo), que organiza uma parte das provas do evento, decidiu mudar o modelo criado para competições. Agora, serão apresentadas dez modalidades, entre elas o surf, sobre as ondas da pororoca. "Mas o campeonato de surf na pororoca será efetivamente realizado em abril, na cidade de Chaves, ilha do Marajó", explicou o presidente da Abraspo, Noélio Sobrinho.

Uma das atrações especiais da festa será o ator Omar Docena. Ele vai se apresentar ao público no sábado e no domingo, em palco montado na orla da cidade e também na ilha do Tóio, depois de arriscar umas manobras nas ondas da pororoca. Além de ator, Omar também é surfista e vem ao Pará pela primeira vez atendendo a um convite da Abraspo e da prefeitura de São Domingos do Capim.

Na manhã desta segunda-feira, 14, a Seel coordenou a última reunião preparativa do evento. Ficaram definidos os esquemas de segurança, trânsito e saúde. A segurança vai contar com mais de setenta policiais militares, civis, bombeiros, marinheiros e agentes de trânsito. Na área da saúde, a Sespa vai disponibilizar uma unidade móvel para testes de glicemia, verificação de pressão arterial, teste anti-HIV e distribuição de preservativos. (Ascom/SeeL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário