quinta-feira, 14 de abril de 2011

MANAUS/AM: Aeroporto de Manaus não ficará pronto para a Copa, aponta Ipea

14.04.2011

Aeroporto de Manaus não ficará pronto para a Copa, aponta Ipea


O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes está entre os nove cujas reformas não serão concluídas até a Copa do Mundo de 2014, segundo estudo divulgado nesta quinta-feira (14) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Conforme o levantamento, o aeroporto de Manaus só será concluído em 2017, juntamente com os terminais de Fortaleza (CE), Brasília (DF), Guarulhos (SP), Salvador (BA) e Campinas (SP), cujas obras devem durar mais que a média nacional para a realização de obras de infraestrutura, 92 meses.

Também não deverão ficar prontos para o evento os aeroportos de Cuiabá (MT), Confins (MG) e Porto Alegre (RS), com previsão de até 80 meses para serem concluídos.

O estudo, denominado de “Aeroportos no Brasil: investimentos recentes, perspectivas e preocupações”, aponta que no prazo de sete anos ou 92 meses, 12 são para a elaboração do projeto, 38 para a liberação de licença ambiental, seis para licitação e 36 para as obras.

O Ipea considera a situação ‘preocupante, uma vez que os prazos estimados pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária - Infraero
dificilmente serão cumpridos’.

O estudo destaca que ‘toda obra de infraestrutura de grande porte no Brasil deve cumprir uma série de etapas até sua finalização. Inicialmente, há a elaboração do projeto, seguida da liberação da licença ambiental por parte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), da aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU) quanto à adequação de custos, da licitação e, finalmente, das obras’.

A previsão de investimentos da Infraero para o aeroporto de Manaus é de R$ 326,4 milhões e o prazo previsto para conclusão é dezembro de 2013. As informações, porém, dizem respeito apenas às obras nos terminais de passageiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário