23.08.2011.
Vitor Belfort, Júnior Cigano e os irmãos Minotauro e Minotouro aproveitam a ida à comunidade para incentivar a prática do esporte entre as criançasMinotouro, Minotauro, Vitor Belfort e Shogun no Cantagalo (Foto: Adriano Albuquerque / SporTV.com)
Coordenador do projeto, o professor Claudio Coelho, que treinou diversos lutadores como Belfort, Pedro Rizzo e Minotauro, explicou que o jovem precisa ter um bom comportamento para frequentar as aulas. E comemorou alguns resultados já alcançados pelo projeto.
- Quero que o jovem veja onde ele pode estar. Não adianta apenas estar estudando para estar aqui (no projeto), tem que se comportar na vida também. Quando o jovem entra aqui, ele aprende que tem obrigação e deveres. Assim que fizemos jovens saírem do tráfico, voltarem a estudar aos 17 anos, após terem saido da escola e melhorarem o comportamento. O jovem da comunidade precisa ser ouvido e, para nós que falamos a mesma linguagem que ele, é mais fácil.
Cigano cumprimenta um fã (Foto: Adriano
Albuquerque / SporTV.com)
Albuquerque / SporTV.com)
Claudio celebrou ainda a oportunidade de reencontrar ex-alunos, que hoje são lutadores conhecidos.
- Às vezes o indivíduo tem dificuldade de conseguir as coisas e aí a vida nos proporciona isso, encontrar pessoas conhecidas, com uma história de sucesso. A solidariedade é o mais importante no Brasil.
Sem luta marcada para o UFC Rio mas ídolo da garotada, Vitor Belfort aproveitou para mandar um recado para os jovens do projeto.
- O sol nasce para todos, mas só terá lugar ao sol quem lutar para não estar na sombra. Sonho é uma jornada incansável e enquanto desejo vem e passa. Eu tive um sonho e uma das pessoas que alimentaram esse sonho foi o Claudio. O importante que vocês têm que aprender é cidadania e respeito moral e físico.
Todos nós somos lutadores no dia a dia, a única forma de vencer é com sacrifício.
Belfort elogiou ainda a comunidade do Cantagalo, que está pacificada após a instalação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).
- A comunidade está linda como sempre foi, o que mudou foi o reconhecimento. Temos que reconhecer e entender que o papel do cidadão é reinvindicar seus direitos.
Vitor Belfort posa para fotos na visita ao Cantagalo (Foto: Adriano Albuquerque / SporTV.com)
Durante a visita, Rodrigo Minotauro contou que começou a praticar esportes por recomendação médica, após ser atropelado aos 11 anos. De volta ao ringue neste sábado, contra o americano Brendan Schaub, depois de 18 meses sem lutar, ele demonstrou apoio ao projeto.
- As crianças aprendem aqui não só a lutar, mas também disciplina e educação. Tem um ambiente onde podem ser todos amigos.
Bronze no Pan do Rio, em 2007, na categoria superpesado, do boxe, Rogério Minotouro confirmou as palavras do irmão.
- Temos que apoiar a iniciativa do Claudinho, que sempre abriu as portas para gente e com certeza vai abrir a porta para vocês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário