Aumento nos casos de AIDS alerta os santarenos
Preconceito ainda é o grande problema
Preconceito ainda é o grande problema Santarém - A Secretaria Estadual de Saúde publicou esta semana os dados de saúde pública do estado. Esses dados revelam um aumento expressivo no número de casos de AIDS em 15 municípios do Pará.
Segundo o levantamento que registra os casos dos últimos quinze anos, mais de nove mil casos da doença foram notificados.
A coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), em Santarém, afirma que, em 2010, o município registrou 124 novos casos da doença.
“Se cento e vinte e quatro casos são diluídos para vinte municípios, eles estão a níveis aceitáveis, nos parâmetros de aceitabilidade, mas não deixa de ser uma preocupação. Mas é importante quando a gente detecta um caso novo porque a gente quebra a cadeia de transmissibilidade”. Alerta Osmarina Pires, coordenadora do CTA.
A unidade é referencia e abrange vinte municípios da região. E, para a coordenadora, o preconceito ainda é o grande problema em relação à doença. “A gente é ainda um país preconceituoso que tem dificuldade em aceitar a homoafetividade, a orientação sexual homoafetiva, e por isso, que a gente tem essa dificuldade, a gente acaba banindo essas pessoas socialmente. E quando a gente bani essa pessoa socialmente, a gente tira ele da escola, do serviço de saúde, onde deveria ter oportunidade para eles receberem esse tipo de informação e se prevenirem”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário