Polícia Civil notifica carros na praia
Operação inédita movimentou Ministério Público e Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Trânsito
Os proprietários devem responder a procedimento Santarém - A Polícia Civil de Santarém realizou uma grande operação para notificação dos carros que trafegavam pelas praias de Santarém, no último final de semana. A operação se deu em uma ação conjunta entre Ministério Público Estadual, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Trânsito.
Com uma ação inédita, a Polícia utilizou um barco de apoio e uma lancha para abordar os veículos que trafegavam ou estavam estacionados indevidamente nas praias. Aproximadamente 15 veículos foram notificados e outros 15 evadiram-se do local. Os proprietários que foram notificados devem responder a procedimento, junto a própria Polícia Civil e como crime ambiental, junto ao IBAMA.
O que mais chamou a atenção da polícia foi a que maioria dos carros eram luxuosos , no estilo 4×4. Estavam na praia uma parcela da população de classe alta, que continua incentivando uma prática insustentável em todos os sentidos. Se esta prática não for coibida pelas autoridades competentes em dois ou três anos não teremos mais praias e sim um grande estacionamento cortado por uma grande avenida de areia.
A Lei Municipal deve ser protegida tanto pelo Estado, como pela União, onde o Plano Diretor de Santarém estabelece que toda a orla entre a praia do Maracanã até o limite com Belterra é para uso de banhista e de interesse turístico. No mesmo plano, o Município de Santarém estabelece que as áreas de balneário e de interesse turístico não devem ser trafegadas por carros e motos, como no artigo 38, que afirma que um dos objetivos da Política Ambiental do Município é proteger as praias contra o uso indevido de veículos motorizados e embarcações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário