26.07.2011.
A Fundação Hemopa convoca doadores com os tipos de sangue O Negativo e O Positivo para atender a demanda transfusional da rede hospitalar, que está enfrentando dificuldades por conta do estoque insuficiente de sangue. As doações deverão suprir as necessidades de pacientes internados em mais de 200 hospitais conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS), entre eles, grandes emergências, maternidades e UTI´s.A diminuição do número de coletas de bolsas de sangue está sendo registrada desde o início deste mês, com a chegada das férias escolares quando boa parte da população se desloca da capital e o comparecimento de doadores na sede do hemocentro reduz em torno de 30%. Nem mesmo a campanha de incentivo à doação do veraneio “Verão também é estação do calor humano. Doe sangue”, atingiu a meta de 300 coletas/dia. A gerência de Captação de Doadores (Gecad) vem intensificando ações com as coletas externas em parcerias com instituições públicas e privadas. A partir de agosto o Hemopa ampliará o horário da coleta de sangue aos sábados que passará de 7h30 às 12h30 para até às 17h.
Quem pode doar sangue
Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 quilos é um doador em potencial. O candidato deve estar bem alimentado. É necessário apresentar documento oficial original e com foto. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado.
Serviço
O Hemopa espera por você na Tv. Pe. Eutíquio, 2109. Funcionamento para coleta: de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados de 7h30 às 12h30. Maiores informações pelo fone: 08002808118.
Nenhum comentário:
Postar um comentário