quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Jader pode ser candidato a partir de 2011

Jader pode ser candidato a partir de 2011
 
Quinta-Feira, 02/12/2010, 03:48:11
Jader pode ser candidato a partir de 2011 (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
O agora ex-deputado federal Jader Barbalho está de chuteiras, na beira do campo, em pleno aquecimento para o caso de haver uma nova eleição ao Senado, como requereu o PMDB, partido presidido por ele, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Quem garante é o advogado de Jader, Sábato Rossetti, informando que, a partir de 31 de janeiro, o presidente do PMDB do Pará voltará a ser elegível. Nessa data completará oito anos que Jader renunciou ao mandato de senador em meio a uma briga com o então senador baiano Antônio Carlos Magalhães. O ato acabou incluindo Jader entre os atingidos pela Lei da Ficha Limpa.
Na última terça-feira (30), Jader renunciou ao mandato de deputado federal, mas Rossetti explica que, desta vez, não há qualquer risco de que o gesto gere inelegibilidade. “Não teve motivação de natureza processual. Foi um gesto para demonstrar o desagrado dele com o Supremo, que rasgou a Constituição e uma forma de chamar a atenção para essa contradição de ele ser elegível para encerrar o mandato de deputado, mas inelegível para assumir o cargo de senador que o povo do Pará lhe conferiu”, explica o advogado.
Rossetti negou também as especulações de que a renúncia teria como motivo fugir de processos que tramitam no Supremo Tribunal Federal. “Não tem qualquer procedência esse tipo de informação, até porque não há qualquer processo com instrução concluída para ser julgado. Essa não está entre as preocupações dele”, garante.
No pedido de nova eleição, os advogados de Jader argumentam que a eleição ao Senado segue o rito de uma votação majoritária - como para governo, prefeituras e Presidência de República.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Polícia prende suspeitos de assaltos em Itaituba

Polícia prende suspeitos de assaltos em Itaituba
 
Quarta-Feira, 01/12/2010, 18:27:49
Polícia prende suspeitos de assaltos em Itaituba (Foto: Mauro Torres )

(Foto: Mauro Torres )
Bruno Quadros Neves, 22 anos, conhecido como “Seborreia”, foi preso pela Polícia Militar de Itaituba. Ele vinha sendo investigado e é acusado de pelo menos doze assaltos. Bruno “Seborreia” foi encontrado com uma moto sem documentos e com a placa de uma outra moto.
Também foi preso Ronaldo Pinheiro, que estava em companhia de “Seborreia". Ronaldo também é suspeito de envolvimento em vários crimes. Consta ainda contra Seborréia acusações de tentativa de assassinato e roubo de motos.
Na última terça-feira (30), após um final de semana de buscas, a polícia os prendeu novamente. Na tarde desta quarta-feira (1º), foi lavrado auto de flagrante contra a dupla, que já está recolhida à cela de correção da Seccional, aguardando posicionamento judicial.
(DOL, com informações da sucursal em Itaituba)

Em protesto, Jader renuncia ao mandato

Em protesto, Jader renuncia ao mandato

Quarta-Feira, 01/12/2010, 02:26:11
 
Em protesto, Jader renuncia ao mandato (Foto: Wildes Lima)
(Foto: Wildes Lima)
O deputado federal Jader Barbalho (PMDB) apresentou ontem (30), pela manhã, à Mesa da Secretaria da Câmara, sua renúncia ao mandato, que termina no dia 31 de janeiro de 2011. Na carta, endereçada ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, ele afirma que, em face da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), ele se encontra na “extravagante situação de ser, ao mesmo tempo, elegível e inelegível, ou um cidadão híbrido”.
Jader concorreu nas últimas eleições a uma vaga ao Senado, mas seus cerca de 1 milhão e 800 mil votos foram anulados após o STF ter considerado seu registro cassado com base na Lei da Ficha Limpa. “Isso ocorre em decorrência de empate no STF que acaba por anular o voto de 1,8 milhão de eleitores no Pará, cassando meu mandado de senador da República para o qual, repito, fui democraticamente eleito”.
O presidente do PMDB do Pará enfatizou que sua decisão de renunciar é uma questão de princípio. “Se estou inelegível, não posso continuar em Brasília. Fui cassado por um empate. Eu tenho que protestar contra essa decisão absurda do STF e respeitar os votos dos paraenses que me elegeram”.
A carta de renúncia de Jader tem duas páginas e foi registrada em cartório na segunda-feira, dia anterior à sua leitura em plenário, feita pela deputada Vanessa Graziotin (PCdoB-AM), que presidia a abertura da sessão deliberativa da Casa. O rito faz parte da oficialização da renúncia do parlamentar.

AL vota hoje parecer sobre as contas de Ana Júlia

AL vota hoje parecer sobre as contas de Ana Júlia
 
Quarta-Feira, 01/12/2010, 07:07:24

Deve ser votado hoje pelo plenário da AL o parecer da presidente da comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, deputada Simone Morgado (PMDB), que decidiu pela não aprovação das contas da governadora Ana Júlia Carepa, referentes a 2008. Segundo Simone, o governo não teria cumprido determinações legais, como o uso dos recursos advindos dos royalties da exploração dos recursos naturais para despesa de custeio, quando a lei determina que o dinheiro seja usado unicamente para investimentos. Mas. Segundo o deputado Carlos Bordalo (PT), o TCE já deu parecer favorável ao projeto, não havendo razão para a não aprovação. (Diário do Pará)

domingo, 28 de novembro de 2010

Trasladação reúne 3 mil fiéis em Santarém

Trasladação reúne 3 mil fiéis em Santarém
 
Sábado, 27/11/2010, 22:01:43
Trasladação reúne 3 mil fiéis em Santarém (Foto: Martha Costa)
(Foto: Martha Costa)
No final da tarde de hoje (27), as ruas nos arredores da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Santarém, já entravam no clima de Círio e uma grande multidão aguardava o momento do encerramento da celebração litúrgica, que iniciou às 18h. A trasladação  com a imagem de Nossa Senhora da Conceição iniciou às 19h, como estava previsto e reuniu um público de aproximadamente 3 mil pessoas, segundo as estimativas do Corpo de Bombeiros.
De acordo com o padre José Ronaldo, pároco da Catedral local, muitas pessoas aproveitam o momento a noite por não poderem participar do Círio. “Esse momento representa não só a fé mais também o amor dos filhos de Deus para com a sua mãe e é também uma oportunidade para todos aqueles que não podem caminhar durante o Círio agradecerem as bênçãos recebidas”, declarou o padre.
A trasladação encerrou com a chegada a Igreja de São Sebastião, onde a imagem foi recebida com grande festa por muitos devotos daquela que representa a padroeira do povo católico santareno, Nossa Senhora da Conceição.
(Martha Costa, da sucursal em Santarém)