terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Sinalização de radar não é mais obrigatória

27.12.2011.

Sinalização de radar não é mais obrigatória (Foto: Reprodução RBA)
(Foto: Reprodução RBA)

O Conselho Nacional de Trânsito publicou uma resolução que derrubou a obrigatoriedade de sinalização para radares nas ruas de todo o país

No próximo ano serão implantados mais 30 radares em Belém. A Ctbel acredita que a medida vai obrigar o condutor a reduzir a velocidade nas vias.

ITAITUBA/PA: Câmara de Itaituba revoga convênio com banco

27.12.2011.

Projeto de Lei, de autoria do vereador Peninha, foi aprovado na Câmara


Vereador Peninha

O convênio foi assinado 4 anos atrás, mais precisamente em 2007, pelo então prefeito Roselito Soares da Silva, que em troca da exclusividade do Bradesco, recebeu do banco 3 milhões de reais, para priorizar a folha de pagamento dos funcionários e demais serviços bancários no Bradesco.

Entretanto, o Bradesco não vem cumprindo as cláusulas do convênio. São as taxas, mais os serviços prestados, assim como também o péssimo atendimento. Nos dias de pagamento dos servidores, todas às vezes, os funcionários são humilhados, pois dá pane nos caixas eletrônicos e não tem dinheiro suficiente para atender os clientes.
Agora, o Projeto de Lei vai para o Poder Executivo sancionar ou vetar. Com esta votação, fica o recado da Câmara ao Bradesco, para melhorar o atendimento ou perder o convênio.

Senadora tenta no Supremo impedir posse de Jader Barbalho

27.12.2011.

Marinor Brito quer cancelar reunião no Senado que deve resultar na posse

Marinor tentar barrar posse de Jader

A senadora Marinor Brito (PSOL-PA) pediu nesta terça-feira (27) ao Supremo Tribunal Federal (STF) o cancelamento da reunião da Mesa Diretora do Senado, marcada para esta quarta (28), que deve resultar na posse de Jader Barbalho (PMDB-PA) na vaga atualmente ocupada por Marinor.

Mesmo barrado pela Lei da Ficha Limpa, Barbalho recebeu na eleição do ano passado 1,8 milhão de votos, quantidade suficiente para ocupar uma das vagas de senador pelo Pará. Impedido de assumir, foi substituído por Marinor Britto, que obteve 727,5 mil votos.

Depois de um ano aguardando uma decisão da Justiça, o peemedebista foi liberado no último dia 14, pelo plenário do STF, para tomar posse como senador.

Em outubro do ano passado, o STF havia decidido que o registro de candidato de Jader Barbalho deveria ser negado com base na Lei da Ficha Limpa. Mas depois que o Supremo derrubou a validade da Ficha Limpa para 2010, a defesa de Barbalho recorreu a fim de que ele pudesse assumir o mandato.

Na ação, protocolada nesta terça-feira (27), a senadora argumenta que a convocação extraordinária para reunião da Mesa fere o regimento do Senado e a Constituição. Para Marinor Brito, a posse durante o recesso seria um “privilégio absolutamente contrário ao estado de direito”.

Na avaliação do advogado de Jader Barbalho, Eduardo Alckmin, o ministro do STF de plantão no recesso do Judiciário não deve modificar uma decisão do plenário e interferir numa questão interna do Senado.

“A liberação de Jader foi uma determinação do plenário. A comunicação [sobre a liberação de Jader para a posse] ao Senado foi resolvida também pelo próprio plenário. Acho que não deve prosperar [o pedido de Marinor Britto]”, disse.

Expectativa de posse

Os integrantes da Mesa Diretora do Senado se reúnem a partir das 15h desta quarta (28) para analisar o relatório do senador João Vicente Claudino (PTB-PI) sobre o pedido de posse de Jader Barbalho (PMDB-PA).

De acordo com o senador Waldemir Moka (PMDB-MS), segundo vice-presidente da Mesa, a reunião deve confirmar a a posse de Barbalho.

Segundo Moka, a posse poderá ser realizada ainda nesta quarta, logo após a reunião, diante dos integrantes da Mesa presentes no encontro.

“Quem mandou dar posse para o Jader é a Justiça, e decisão da Justiça não se discute, se cumpre”, afirmou o vice-presidente da Mesa.

O advogado Eduardo Alckmin afirmou que Jader Barbalho está em Brasília e que, a depender do resultado da reunião, vai solicitar que a posse seja imediata.

BELTERRA/PA: Desembargadora revoga decisão de juíza Bethânia Pessoa

27.12.2011.

Conforme despacho da Desembargadora, Ademar Sanches (PT) continua presidente da Câmara

Vereador Ademar Sanches

Em nota encaminhada à nossa redação, a presidência da Câmara Municipal de Belterra, explica que o Tribunal de Justiça do Estado, através da Excelentíssima Desembargadora GLEIDE PEREIRA DE MOURA, decidiu por deferir efeito suspensivo à decisão liminar concedida pela Juíza da 8ª Vara Cível da Comarca de Santarém, Dra. Bethânia de Figueiredo Pessoa. A decisão é favorável ao presidente da Câmara de Belterra, Ademar Sanches.

A determinação da Juíza relatava que a Câmara Municipal de Belterra agendasse sessão extraordinária ainda neste ano de 2011. A proposta da sessão encabeçada pelos vereadores da oposição, entre eles Ulisses Medeiros, seria realizar a votação para o afastamento do vereador Ademar Sanches de suas funções de presidente da Câmara Municipal de Belterra. Na manhã desta terça-feira, dia 27, quando os vereadores da oposição chegaram para realizar a votação, a Câmara estava fechada, mesmo assim os vereadores arrombaram as portas, segundo informações de testemunhas, e votaram o afastamento de Ademar Sanches.

Prossegue a informação da nota do presidente da Câmara belterrense, mediante da decisão da Desembargadora Gleide Pereira de Moura, conforme consta na decisão prolatada nos autos do processo nº 2011.3.027974-3, que tramita na 1ª Câmara Cível Isolada, o que torna nulo todos os atos ilegalmente praticados pelos vereadores. De forma a garantir que os procedimentos regimentais da Casa sejam cumpridos, como viabilizar a legalidade da permanência do presidente à frente dessa Casa Legislativa.

Veja abaixo, na íntegra, a decisão da Desembargadora Gleide Pereira de Moura:

Catê, campeão mundial pelo São Paulo, morre em acidente de trânsito

27.12.2011.

Aos 38 anos, ex-jogador trabalhava como técnico no futebol de várzea do Rio Grande do Sul
 
Catê, André Luiz, Pereira São Paulo (Foto: Site oficial do São Paulo)

Catê (primeiro à esquerda) atuou no São Paulo
de 1991 a 1994 (Foto: Site oficial do São Paulo)

Morreu na manhã desta terça-feira, em acidente de trânsito no quilômetro 131 da rodovia ERS 122 - no município gaúcho de Ipê, Marcos Antônio Cate Lemos Tozzi, o Catê. O ex-jogador, campeão mundial com o São Paulo em 1992, conduzia o Fiat Uno que bateu de frente com um caminhão Scania.

O motorista do caminhão não teve ferimentos. As causas que levaram ao acidente ainda são desconhecidas. Chovia no momento da colisão. Com 38 anos, Catê agora treinava times da várzea gaúcha.

Catê nasceu em Cruz Alta, também no interior do Ri

o Grande do Sul. Após formar-se nas categorias de base do Guarany local, e do Grêmio, notabilizou-se pelo São Paulo entre 1991 e 1994, como um ponta-direita à moda antiga.

Além do São Paulo, em duas passagens, Catê vestiu no Brasil as camisas do Cruzeiro, do Flamengo, do Esportivo-RS e do Brusque-SC, onde encerrou carreira, há três anos. Fora do país, ele atuou no Sampdoria e no Universidad Católica.

O sepultamento ocorrerá em Cruz Alta, onde o ex-jogador sempre foi ídolo, mas o horário ainda não foi divulgado pelos familiares de Catê.
Catê sofre acidente fatal (Foto: Corpo de Bombeiros Voluntários de Antônio Prado / Divulgação) 
Catê sofre acidente fatal (Foto: Corpo de Bombeiros Voluntários de Antônio Prado / Divulgação)

Barco naufraga no Rio Negro e deixa quatro desaparecidos, no Amazonas

27.12.2011.

Cinco pessoas estavam à bordo, apenas uma foi encontrada até agora.

Bombeiros fazem buscas no local.

Marcos Dantas Do G1 AM
 
No início da tarde desta terça-feira (27), por volta das 14h, uma embarcação de pequeno porte naufragou com cinco ocupantes na Comunidade do Tatu, próximo à Praia do Tupé, localizada a 34 km de Manaus.

Uma pessoa sobreviveu, outros quatro ocupantes da embarcação estão desaparecidos. Segundo

informações do Coronel Salim, do Corpo de Bombeiros do Amazonas, chovia quando ocorreu o acidente.

"Provavelmente ventava forte no momento do acidente e as ondas que se formaram podem ter virado o barco", disse.

Uma equipe de quatro mergulhadores e mais um barco do Corpo de Bombeiros foram enviados ao local e as buscas continuarão.

MANAUS/AM: Lutador de Jiu Jitsu é morto a tiros quando chegava em casa em Manaus

27.12.2011.

Diego estava de carona no carro de um aluno e acabou atingido por um tiro disparado por um dos cinco
homens. Ele não resistiu e acabou morrendo no hospital
Lutador foi morto com um tiro no peito quando chegava em casa
Lutador foi morto com um tiro no peito quando chegava em casa (Reprodução/Internet)

O campeão de jiu jitsu Diego Trindade(24), foi morto na noite dessa segunda-feira(26) quando chegava à casa dele, na Rua Martin Afonso de Souza, bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus, por volta das 21h30.  Diego pegou carona no carro de um aluno e voltava de uma academia quando o veículo foi abordado por cinco homens. O lutador acabou sendo morto com um tiro que atingiu o peito. Ele ainda foi levado ao Hospital e Pronto Socorro 28 de agosto, mas a bala perfurou o pulmão e o lutador acabou não resistindo ao ferimento.  O corpo de Diego Trindade está sendo velado na Funerária Almir Neves, no centro de Manaus.

Rede Cultura adquire equipamento para transmissões ao vivo

27.12.2011.

Estreia do Uplink será no Parazão 2012

Antena da Rede Cultura

A Rede Cultura de Comunicação acabou de adquirir um Uplink Flay Away (móvel) que será usado nas transmissões dos programas ao vivo. O equipamento já está na sede da emissora e custou R$ 434 mil, o que vai trazer uma grande economia para os cofres do Estado, já que antes a Cultura tinha que alugar o equipamento para poder realizar as transmissões ao vivo, ao custo anual de cerca de R$ 460 mil.


O equipamento já tem data para estrear. Será durante a realização do Parazão 2012 que começa no dia 14 de janeiro, com o duelo entre Independente e Tuna Luso, no estádio Navegantão, em Tucuruí, às 19h30.

“No Parazão nós vamos transmitir 48 jogos ao vivo, e com o uplink vamos ter mais liberdade e qualidade nas transmissões”, pontuou a presidente da Rede Cultura de Comunicação, Adelaide Oliveira.

O secretário Estadual de Comunicação, Ney Messias Jr, anunciou na última sexta-feira, 23, que o governador Simão Jatene, garantiu um investimento na ordem de R$ 20 milhões para as emissoras da Rede Cultura, em 2012. “Esse valor será usado para a presidente Adelaide Oliveira aparelhar a Rede Cultura de Comunicação, o canal Cultura em HD e as emissoras de Marabá e Santarém, além de finalizar o prédio novo da emissora”, enumerou Ney Messias, acrescentando que as equipes da Rádio e TV Cultura tem um grande desafio em 2012, que será dar o salto tecnológico da emissora e construir três novas televisões. Para ele, 2011 foi “um grande treino pra 2012”.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

SANTARÉM/PA: Veículo capota na Rodovia Fernando Guilhon

26.12.2011.

O veículo ficou com as rodas para cima e só não caiu no igarapé devido a proteção

 

A imprudência no trânsito só aumenta em Santarém (PA). Na final da tarde deste domingo, 25, ocorreu um grave acidente na Rodovia Fernando Guilhon, às proximidade do bueiro do Igarapé do Irurá. O condutor, Antonio Portela Siqueira, do veículo Fiat/Pálio Ex, de placa GYB5810 teria capotado várias vezes com o carro. Estavam dentro do automóvel mais três pessoas, Moisés Andrade dos Santos, André Victor Portela e José Abraão Vasconcelos Azevedo.

Segundo relatos do Boletim de Ocorrência, na Delegacia de Polícia Civil, feita pelo policial de trânsito Lindemberg Medeiros Bezerra consta que o veículo estava com as rodas para cima no local do acidente. O condutor Antonio Portela encontrava-se no local, aparentemente ileso. Ele teria sido encaminhado ao Centro de Perícias Técnicas para ser submetido ao exame de dosagem alcoólica. Os três homens que estavam no veículo foram conduzidos ao Pronto Socorro Municipal.
 

O veículo vinha de um dos balneários da cidade para a área central. Testemunhas que passavam nas mediações na hora do acidente disseram à nossa reportagem que o veículo só não adentrou no Igarapé devido ter parado na barra de ferro de proteção existente na frente do bueiro do igarapé do Irurá. E ainda, no sentido contrário, a Rodovia não havia tráfego de veículo.

No momento dessa brusca parada, Moisés Andrade dos Santos foi arremessado para fora do veículo e batido com a cabeça na calçada. Dos três homens que estavam no veículo, Moisés é o único que está gravemente lesionado no Hospital Municipal de Santarém. Na manhã dessa segunda-feira (26) deve passar por uma cirurgia craniana. Os demais, já foram liberados.

Plantão no SAMU: Além do capotamento na Rodovia Fernando Guilhon, o plantão do domingo natalino foi bastante movimentado. Segundo uma plantonista do Samu, foram no total de 22 chamadas, nos casos solicitados para o atendimento estavam os acidentes de trânsito, esfaqueamento e espancamento. Esse plantão iniciou às 19 horas do domingo (25) e encerrou na manhã desta segunda-feira (26), às 7 horas da manhã.

 

FLORIANÓPOLIS: Mulher usa garrafa de champanhe para matar o ex-marido no bairro Estreito, em Florianópolis

26.12.2011.

Desavença devido a pagamento de aluguel teria provocado briga entre os dois
Um homem de 61 anos morreu após ser agredido pela ex-mulher no bairro Estreito, em Florianópolis. A ex usou uma garrafa de champanhe para golpear a cabeça da vítima.

Segundo a Polícia Civil, o crime ocorreu por volta das 15h de domingo. Os dois estavam separados havia seis meses. A ex-mulher e a filha de três anos do casal e uma filha de outro casamento da mulher moram na casa onde o homem foi assassinado.

De acordo com a investigação, a vítima era responsável por pagar o aluguel do imóvel. Porém, ele queria que a ex fosse despejada. Então, parou de pagar. Isso teria motivado a briga que terminou em morte na tarde de domingo.

A própria mulher ligou para a polícia nesta manhã avisando que o corpo do homem estava na casa. Até o início da tarde ela continuava foragida.

DIÁRIO CATARINENSE

MANAUS/AM: Acidente na BR-174 no Amazonas mata seis pessoas

26.12.2011.

Polícia Rodoviária Federal está com viaturas em deslocamento para o local do acidente. Corpo de Bombeiros também foi dar suporte. Há suspeita de que as vítimas sejam de uma mesma família

Duas viaturas da Polícia Rodoviária Federal estão em deslocamento até o km 165 da BR-174 para atendimento a um acidente acontecido agora pela manhã envolvendo dois veículos.  Segundo informações do Instituto Médico Legal, seis pessoas morreram.  O IML informou de que o acidente teria acontecido no km 146 da Rodovia que liga o Amazonas a Roraima (RR). 

Dois carros do Corpo de Bombeiros saíram de Manaus para atender a ocorrência que aconteceu por volta das 9h45 da manhã.