Foto: Fernando Soutello/Gazeta Press

O atacante uruguaio, xodó da torcida, renova para 2012

A diretoria do Botafogo chegou a um acordo com o atacante Loco Abreu e o contrato do uruguaio com o clube, que chegaria ao fim em dezembro, foi prorrogado por mais um ano. Sendo assim, o artilheiro, um dos principais ídolos da torcida na atualidade, ficará no Glorioso até 31 de dezembro de 2012, quando terá 36 anos. É possível que este seja o último contrato do atleta, que já revelou o desejo de encerrar a carreira no Alvinegro.

O acordo foi definido no fim da noite de quinta-feira, quando Jorge Chijane, empresário que cuida da carreira de Abreu, se reuniu com André Silva, vice-presidente de futebol do Botafogo. Os valores do novo compromisso foram resolvidos e, agora, para que seja assinado o documento, faltam apenas detalhes burocráticos. Ao anunciar a sua vinda ao Brasil, no início da semana, Jorge Chijane já tinha descartado qualquer possibilidade de um problema que impedisse o acerto entre as partes, uma vez que o artilheiro exigiu a renovação de contrato, dizendo que não desejava deixar General Severiano.

Contratado em janeiro de 2010 ao Botafogo, Loco Abreu se tornou ídolo da torcida após ter feito o gol decisivo na vitória de 2 a 1 sobre o Flamengo, na final do Campeonato Carioca daquele ano. Ele fez o tento em uma cobrança de pênalti, com direito a uma cavadinha que deixou o goleiro Bruno, então titular do Flamengo, caído no chão olhando a bola entrar lentamente na rede. Sua adoração junto aos torcedores chegou ao topo durante a Copa do Mundo da África do Sul, quando os botafoguenses organizaram eventos para torcer pelo Uruguai no Mundial.

O uruguaio também acumulou polêmicas no clube, como quando criticou abertamente o esquema defensivo adotado por Joel Santana. O técnico deu a entender em sua saída do clube que o artilheiro tinha tido participação em sua decisão de deixar o Glorioso.