quarta-feira, 18 de abril de 2012

BELÉM/PA: Taxistas fecham a Presidente Vargas em protesto

18.04.2012.

Taxistas fecham a Presidente Vargas em protesto (Foto: Jaime Souzza)
Os taxistas alegam que terão prejuízos caso percam o direito de permanecer com seus pontos ao lado direito da avenida Presidente Vargas (Foto: Jaime Souzza)

Taxistas que tem seus pontos localizados na avenida Presidente Vargas decidiram bloquear a passagem, na manhã desta quarta-feira (18), próximo a rua Aristides Lobo. O protesto seria uma resposta contra a atuação de um agente da CTBel (Companhia de Transportes do Município de Belém), identificado apenas como Hilário. O agente estaria multando os taxistas que permanecem parados do lado direito da via, baseado em uma alteração prevista pela CTBel de proibir o estacionamento neste lado da avenida e permitir que os taxistas façam ponto apenas do lado esquerdo.

Para bloquear a passagem os profissionais estacionaram seu carros atravessados pela via. Durante o protesto, o trânsito ficou complicado tanto na avenida Presidente Vargas, quanto nas transversais. Após cerca de vinte minutos, os manifestantes decidiram liberar o trecho.

Segundo informações do presidente do Sindicato dos Taxistas de Belém, Alain Castro, o agente também estaria atuando com grosseria e abusando de sua autoridade. "O motivo do protesto se chama Hilário", declarou Alain. Ele explicou que a manifestação partiu dos profissionais e não foi deliberada pelo Sindicato.

Alain também esclareceu que em alguns trechos da avenida, a medida de proibir o estacionamento do lado direito pode trazer prejuízos aos profissionais. Ele explicou que o Hilton Hotel, o Hotel Grão Pará e os Correios são alguns dos estabelecimentos que ficam do lado direito da Presidente Vargas, no sentido do trânsito. Caso a medida seja aprovada, isso dificultaria o serviço dos taxistas e o acesso do público que utiliza o transporte nessa área.

Uma das soluções apresentadas pelos taxistas, ainda segundo Alain, seria estabelecer um ponto na rua General Gurjão. Mas, para a ideia ser viável, o fluxo da via teria que ser invertido. Ele contou que essa negociação está em andamento com a CTBel, a Diretoria de Transporte e a Diretoria de Trânsito de Belém, mas nenhuma definição ainda teria sido acertada.

A reportagem do DOL tenta contato com a CTBel para ter esclarecimentos sobre a situação descrita pelos taxistas. (DOL)

BELÉM/PA: Obras do BRT continuam apesar da proibição

18.04.2012.

Obras do BRT continuam apesar da proibição (Foto: )

Ao acordar de manhã para ir ao trabalho, o contador Gustavo Ladine imaginava que parte de seus problemas estaria extinta. Afinal, na última segunda-feira ele havia lido nos jornais e sites que as obras do Ônibus Rápido (Bus Rapid Transit - BRT) estavam suspensas por tempo indeterminado. Isso significaria menos congestionamentos e, consequentemente, um trajeto mais rápido ao trabalho.

Mas ao entrar na avenida Almirante Barroso, Gustavo constatou que a interdição não somente continuava como parecia ter ainda mais funcionários no local. “Decisões demoram a serem tomadas e ainda nem são cumpridas”, desabafou.

Na avenida Augusto Montenegro, funcionários e tratores da empresa Andrade Gutierrez davam continuidade aos trabalhos, ainda que em ritmo lento. Lá também estavam cerca de 20 servidores da Secretaria de Saneamento (Sesan), que realizavam a limpeza do espaço.

No complexo do entroncamento, os tapumes ainda escondiam o canteiro central, que concentra as atividades, mas topógrafos e operários trabalhavam na área externa, analisando os terrenos próximos. Ou seja, tudo continuava normalmente.

TRABALHO

Mas era na avenida Almirante Barroso que a revolta era maior. Às 10h, um caminhão despejava 12 novos blocos de concreto que seriam acrescidos para ampliar o desvio no sentido bairro – centro. Os operários não quiseram se pronunciar sobre o andamento dos serviços, mas confirmaram que apenas seguiam o planejamento da empresa. Paralelo a isso, o fluxo de carros seguia vagarosamente.

Para Pedro Moura, sapateiro, a única certeza é de que seja qual for a decisão final, a obra só será concluída daqui a muito tempo. “Isso é briga política, que não leva a lugar algum. Por um lado acho o projeto viável, por outro ele ainda nem ficou pronto e já está atrapalhando a circulação das pessoas”, explicou.

Em nota, a prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos (Semaj), informou que ainda não foi comunicada oficialmente sobre a decisão do juiz Elder Lisboa e que só vai se pronunciar após conhecer o conteúdo da ação. Mas antecipou que pretende recorrer da decisão.

DECISÃO

Na última segunda-feira (16), o juiz Elder Lisboa, da 1ª Vara da Fazenda Pública, determinou, por meio de liminar, a suspensão das obras do BRT, o projeto da prefeitura de Belém que promete resolver os problemas do transporte público na capital paraense.

A decisão atinge os trechos em construção nas avenidas Augusto Montenegro e Almirante Barroso. Na decisão, publicada na página do Tribunal de Justiça do Estado na internet, o juiz explica que a medida tem o objetivo de “resguardar os interesses da mobilidade urbana da população, ao mesmo tempo em que atende à necessidade de acautelar a administração financeira do município, uma vez que no custo total, estimado em cerca de R$ 500 milhões (previsão inicial), não há demonstração da competente fonte de custeio”.

Ainda segundo o juiz, a decisão deverá ser mantida “até que a administração pública indique a fonte do montante de recursos orçamentários aprovados, que assegurem a total execução do empreendimento”.

A multa em caso de descumprimento da decisão é de R$ 50 mil por dia, sempre pagos pelo prefeito Duciomar Costa. (Diário do Pará)

terça-feira, 17 de abril de 2012

BELÉM/PA: Remo começa semana de jogos decisivos

17.04.2012.

Remo começa semana de jogos decisivos (Foto: Mário Quadros)
Juan Sosa deve entrar no lugar de André para o jogo com o Bahia (Foto: Mário Quadros)

Segunda (16) foi um dia inteiro de descanso; ninguém trabalhou. Tanto os jogadores que atuaram no empate contra o São Francisco em 1 a 1, como os que ficaram de fora da disputa, juntamente com os integrantes da comissão técnica, ganharam a segunda-feira de folga, após a classificação do Clube do Remo para a final do returno do Parazão 2012. Nesta terça-feira pela manhã, o grupo azulino retorna às atividades, no Baenão, no início de mais uma semana decisiva para o time.

Na próxima quinta-feira (19), os remistas enfrentam o Bahia, às 19h30, em Salvador (BA), no jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil. Um empate garante a equipe comandada pelo técnico Flávio Lopes nas oitavas de final do torneio. Para este duelo, o treinador não terá à sua disposição o volante André, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo na partida de ida, em Belém. O provável substituto dele será o zagueiro Juan Sosa. Depois do desafio na capital baiana, a delegação do Remo deve seguir direto para Marabá, onde no domingo (22) o Leão enfrenta o Águia, no Zinho Oliveira, primeiro embate da decisão do segundo turno do Campeonato Paraense.

O volante Jhonnatan, que assistiu ao empate entre Paysandu e Águia, no último sábado (14), destaca a força do adversário. “A equipe do Águia é muito boa, toca bem a bola, tem jogadores experientes. Sabemos que vai ser muito difícil jogar com eles tanto lá no Zinho, como aqui no Baenão também. Temos que nos preparar bastante para essas duas partidas da final”, alerta.

Final do returno será no Baenão

Apesar da presença em massa do Fenômeno Azul e da capacidade restrita para apenas 12 mil expectadores no Baenão, a diretoria do Clube do Remo confirma a segunda partida da final do returno do Campeonato Paraense 2012 para o estádio remista, no próximo dia 29, contra o Águia. Quem garante é o diretor de futebol, Francisco Rosas. “O presidente optou por isso. É uma decisão em conjunto tomada pelos atletas e pela comissão técnica”, explica.

Para o técnico Flávio Lopes, o estádio do Leão é uma arma a mais para enfrentar os adversários. “Aqui é o nosso campo, eu prefiro jogar aqui. Fomos para uma intertemporada em Castanhal justamente para recuperar o campo. Deu para jogar melhor, junto com o nosso torcedor”, ressalta o treinador.

Mas, se o Leão vencer o segundo turno, o Mangueirão será o palco das duas partidas da decisão do título estadual, conforme já se manifestou a diretoria do Cametá, em acordo com os dirigentes do Remo. A escolha dos diretores do Marabá pelo Estádio Olímpico para uma possível final contra os azulinos é justificada devido à renda das partidas, provavelmente dividida entre os dois clubes.

Ao comando do técnico Flávio Lopes, o Remo disputou cinco jogos no Baenão: venceu quatro e empatou um, justamente o último, contra o São Francisco. (Diário do Pará)

NOVA TIMBOTEUA/PA: Prefeito e servidores em Nova Timboteua afastados

17.04.2012.

O juiz Carlos Magno Gomes de Oliveira, da Comarca de Nova Timboteua, em liminar concedida em ação civil pública por improbidade administrativa, proposta pelo Ministério Público, sob a acusação de fraudes em licitações, afastou do cargo o prefeito Antonio Nazaré Elias Corrêa, assim como diversos servidores, além de declarar a indisponibilidade dos respectivos bens e abrir os sigilos bancário e fiscal dos demandados.

Segundo o Ministério Público, “as provas trazidas aos autos de vários processos licitatórios, indicam que as licitações realizadas em Nova Timboteua de 2005 a 2011 foram sempre vencidas pelas mesmas empresas Construtora Falcão Ltda., Construtora Civil de Terraplenagem Magalhães Ltda e Comercial Alinutri Ltda, todas com alguma ligação com o prefeito. Além do mais, inúmeras irregularidades nos processos licitatórios indicariam claramente o direcionamento de todos os certames, de modo que uma dessas empresas fosse sempre a vencedora”.

Foram afastados Antônio Nazaré Elias Corrêa, Raimundo Antônio Tavares Lima, Francisco Carlos Alves Pereira, Edilene dos Santos Souza, Raimunda de Souza Carvalho, Francisco Carlos Mendonça e Silva, Senir Crisóstomo Fernandes, Franciney Ricardo Lima dos Santos, Maria Helena Silva dos Anjos, Maria Suely Souza Dantas e Vinícius Nazareno Garcia de Lima, sem prejuízo de seus vencimentos.

Quanto ao gestor municipal, o juiz limita o afastamento por 180 dias, “prazo que entendo suficiente à conclusão da instrução, se empecilhos não forem opostos pela própria defesa dos demandados e não se vislumbre mais risco para a instrução do processo”. (Diário do Pará)

BELÉM/PA: TJE rejeita recurso do ex-deputado Robgol

17.04.2012.


As Câmaras Criminais Reunidas negaram provimento, ontem, ao mandado de segurança impetrado pela defesa de José Robson Nascimento, o Robgol.

O advogado alegou que ele estava sofrendo constrangimento por excesso de prazo para a conclusão da instrução penal, solicitando a devolução de bens apreendidos em abril de 2011 na casa do ex-deputado.

Segundo a defesa, o processo que apura as supostas fraudes na folha de pagamento e em licitações da Assembleia Legislativa estaria parado, o que acarretaria em ilegalidade, na medida em que o seu cliente estaria sofrendo constrangimento ilegal.

O advogado pediu a restituição dos bens e dos documentos apreendidos, durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão, em 19 de abril de 2011, quando foram apreendidos
R$ 457,461 mil, R$ 34,760 mil em tíquetes-alimentação e R$ 9.720 mil em tíquete-combustível.

O relator do mandado, desembargador Ronaldo Valle, não aceitou o argumento, pois o juiz de primeiro grau informou que o réu não foi ouvido porque não foi encontrado no endereço fornecido. (Diário do Pará)