sábado, 6 de agosto de 2011

Pirarucu 'de estimação' pesa quase 300 quilos em Mato Grosso

06.08.2011.

Para carregar peixe gigante foram necessários sete homens.

Criação do peixe na bacia do Alto Paraguai está proibida desde 2008.

Há mais de uma década, Anselmo Peron cria pirarucus em cativeiro no município de Nortelândia, a 254km de Cuiabá. No meio de milhares de animais da espécie, um deles chama atenção. O primeiro peixe da criação de Anselmo começou a ser cultivado com 5 cm, possui hoje aproximadamente 2,5m e quase 300 quilos, segundo o piscicultor. O pirarucu se difere dos demais animais da espécie, que têm em média 2 metros e costumam chegar a até 250 quilos.

Para retirar o peixe gigantesco da represa e levá-lo até outro lago foram necessários sete homens. Eles utilizaram uma rede para tentar diminuir o espaço livre para o peixe nadar, mas ainda assim a tarefa não foi muito fácil. "É um peixe de estimação que tenho. Não vendo, não dou, não empresto. É um peixe para a população ver e admirar", disse Peron.

O pirarucu é o maior peixe de escama de água doce do mundo e exclusivo da Bacia Amazônica. Apesar de ser uma espécie resistente, os ninhos formados durante a seca ficam expostos e tornam o peixe bastante vulnerável à ação dos pescadores.

Desde 2008, uma lei estadual proíbe o cultivo de pirarucu na região da bacia do Alto Paraguai. Mas Anselmo tem autorização, que foi tirada antes da determinação, e por isso pode manter seu cultivo no estado.
pirarucu em Mato Grosso (Foto: Reprodução/TVCA)Piscicultor de Mato Grosso tem autorização para criar pirarucu no estado. (Foto: Reprodução/TVCA)

O diretor da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Alvino de Oliveira Filho, explica que a proibição se deve ao plano de controle da Bacia do Alto Paraguai, que proíbe a criação de peixes naturais de outras bacias hidrográficas na região, os chamados peixes alóctones. “O pirarucu é da Bacia Amazônica e portanto se enquadra como espécie alóctone à Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai”.

De acordo com a bióloga especialista em aquicultura, Divina Sueide de Godei, o cultivo do pirarucu fora do seu habitat natural não é tão simples. “Deve-se ter todo um tratamento, toda quantidade de ração adequada, com a quantidade de proteínas necessárias para a desova. A água tem que estar no pH ideal, temperatura ideal. Tudo isso é fator determinante na reprodução do peixe”.


BELÉM/PA: Grávida é rejeitada em cinco hospitais

06.08.2011.

Com fortes dores de parto, Maria Monteiro da Silva, 17 anos, percorria Belém ontem à noite em busca de leito para ter seu bebê. A jovem veio da comunidade de Itancoamiri, no município de Acará, na manhã de ontem, acompanhada pela mãe, Honória Monteiro da Silva, em busca de vaga em um hospital.

A jovem foi levada ao Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, Santa Casa, Beneficente Portuguesa, Maternidade do Povo e ao Hospital Samaritano, mas não conseguiu atendimento.

“Em todos os hospitais que levamos disseram que ela está com três centímetros de dilatação e está para ter o bebê, mas não podem atender por falta de leito. Estamos desesperados”, contava Honória, por vonta das 23h de ontem.

Amigo da família, Adilson Nascimento peregrinava com Maria em seu carro pelos hospitais de Belém. “É revoltante ver uma pessoa nessa situação. Já fomos a vários lugares e nada. Desse jeito ela vai ter o bebê no meu carro, mesmo”.

Eles ainda tentariam levá-la à Ordem Terceira e ao Hospital Guadalupe. A assessoria de imprensa do governo do Estado informou que, nesses casos, o paciente deve ser encaminhando pela Secretaria de Saúde do município para a central de leitos da capital, que deve encaminhar o paciente para um hospital com leito disponível. Em casos de urgência, como o de Maria, segundo a assessoria, o encaminhamento deve ser a hospitais de ‘portas abertas’, como Pronto Socorro da 14 de Março (PSM) ou o Hospital Metropolitano, que não podem negar atendimento. O DIÁRIO não conseguiu contato com família ontem para apurar a resolução do caso.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Time do São Raimundo tenta ignorar crise na diretoria e focar na Série D

05.08.2011.

  Acompanhando de longe o caldeirão em ebulição que virou a política alvinegra, o elenco do São Raimundo prefere tapar os olhos para a crise extra-campo, ciente de que os problemas da Série D já são suficientes. O time, que ontem treinou no Baenão, vem evoluindo, como atesta o técnico Flávio Goiano. Porém, para conseguir a reabilitação, o Pantera precisará ficar bem esperto, pois o técnico do Independente, Charles Guerreiro, é um velho conhecido, e conhecedor, do grupo alvinegro, o que faz Goiano quebrar a cabeça para surpreender o Galo. Ontem, finalmente o estádio Colosso dos Tapajós foi liberado podendo receber um público de 12.500 torcedores.


O Baenão mais uma vez recebeu ontem o elenco do São Raimundo, que usou o gramado azulino pelo turno matutino para mais um trabalho de finalização e posicionamento, dois fatores que vem sendo cobrados pelo técnico Flávio Goiano, desde que assumiu a equipe. O técnico se disse cansado, não só pela rotina de trabalho estafante, mas ainda pelo reflexo da 'odisséia' a que o time foi exposto na segunda rodada, além do fato de ter que administrar a crise política junto ao elenco. Porém, ainda assim, Goiano afirma ter visto evolução no time. 'Estamos trabalhando forte e o resultado vai aparecer', disse.

BRASILIA/DF: Audiência discute hoje regras para o plebiscito

05.08.2011.

Audiência discute hoje regras para o plebiscito (Foto: Antônio Cruz/ABr)
Ontem, na Câmara dos Deputados, todos aproveitaram para fazer campanha (Foto: Antônio Cruz/ABr)

A realização do plebiscito que vai definir se a população do Pará quer ou não a divisão do Estado em duas novas unidades federativas movimentou ontem os corredores da Câmara dos Deputados em Brasília. Os adeptos do movimento lançaram a Frente Parlamentar em Defesa dos Estados de Tapajós e Carajás. Dos 17 deputados federais, sete apoiam a criação dos estados. Na Assembleia Legislativa do Pará, são 16 deputados estaduais que lutam pela divisão.

Com a presença de prefeitos, vereadores, empresários e lideranças das duas regiões, os presentes comemoraram o jingle do movimento, tocado durante todo o evento. “Chegou a hora de dividir para multiplicar. Diga sim para a esperança, mais segurança, mais saúde, mais educação”, diz o jingle.

Os deputados presentes ressaltaram que a criação dos dois novos estados vai permitir chegar o desenvolvimento às duas regiões, consideradas abandonadas por sucessivos governos estaduais.

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Criação do Estado do Carajás é o deputado Giovanni Queiroz (PDT). Já o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Criação do Estado do Tapajós é o deputado Lira Maia (DEM).

Participou também do evento o ex-senador pelo Tocantins, Leomar Quintanilha. Ele ressaltou que a divisão do Mato Grosso e do Tocantins são “os melhores exemplos para conhecer melhor e mostrar que é imperativo a divisão do Estado de Tapajós e Carajás.” Ainda de acordo com Quintanilha, todos ganham com a divisão, incluindo o Estado remanescente.

ALTAMIRA/PA: Caixão é encontrado perto de estrada em Altamira

05.08.2011.

Um caixão enterrado próximo da estrada que dá acesso a um dos mais frequentados balneários da região de Altamira chamou a atenção de um catador de açaí que passava pelo local. Na tarde de quarta-feira (3), um rapaz se deparou com a urna funerária e comunicou imediatamente a polícia sobre o achado.

O caixão era de tamanho pequeno e estava com parte para fora da terra, o que deixou o rapaz assustado. Ao chegar ao local, a Polícia Civil e o IML abriram o caixão. Para surpresa de todos, o que tinha dentro do caixão era um cachorro morto.

BELÉM/PA: Jovem é atacado a tiros no Jurunas

05.08.2011.

Um rapaz de prenome “Douglas”, cuja idade não foi informada, levou vários tiros no final da noite de anteontem (3), na esquina da travessa Breves, entre as ruas Timbiras e Caripunas, no bairro do Jurunas, em Belém. De acordo com populares que testemunharam o baleamento, ele foi socorrido e levado para o Pronto-Socorro do Guamá.

De acordo com moradores das proximidades onde aconteceu a agressão, e que não quiseram revelar seus respectivos nomes, “Douglas” conversava com outro rapaz quando foi alvejado por vários disparos de arma de fogo, que foram efetuados por um dos ocupantes de uma motocicleta. Os dois homens, que não foram identificados, fugiram.

Os moradores, temerosos de serem vítimas de alguma represália, preferiam optar pela “lei do silêncio”, se limitando a dizer que nem “desconfiam” de quem tenha praticado o crime.

Uma adolescente, moradora do Jurunas, garantiu que “Douglas” não possuía passagem pela polícia e não tinha envolvimento em brigas. O rapaz que acompanhava “Douglas” no momento do atentado não ficou ferido.

Não há informações sobre o estado de saúde da vítima. Contudo, uma irmã dele foi encontrada pela equipe de reportagem do DIÁRIO mas, por sua vez, não quis contar detalhes sobre o fato. A polícia já investiga o caso.

Vacinacão tem início na segunda-feira

05.08.2011.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) começa na próxima segunda-feira (8), em todo o Pará, as ações da campanha nacional de vacinação contra poliomielite e sarampo.

As equipes de Estratégia Saúde da Família e de Agentes Comunitários de Saúde de vários municípios participarão da campanha, cuja meta é imunizar 95% da população paraense menor de 5 anos de idade contra a poliomielite. A vacinação contra o sarampo é destinada à faixa etária de 1 a 6 anos.

No Pará foram distribuídas 900 mil doses da vacina contra poliomielite e mais de 1 milhão contra o sarampo. 

A campanha prosseguirá até o dia 16 deste mês. Segundo a Coordenação Estadual de Imunização, as campanhas são decisivas para a redução dos casos de várias doenças.

CONTÁGIO

A poliomielite é uma doença infecciosa provocada por três tipos de vírus. A maior parte das pessoas infectadas não apresenta paralisia, apenas sintomas leves, como infecção localizada na garganta ou intestino, que muitas vezes não são percebidos.

O sarampo também é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus de natureza grave, transmissível e altamente contagioso. Com o período de incubação de 8 a 14 dias, a transmissão se dá pela secreção expelida pela pessoa infectada, por espirro e tosse.

Pode ser transmitida de quatro a cinco dias antes do início dos sintomas, e até quatro dias após o aparecimento da doença.

Os sintomas mais comuns são febre alta, mal-estar, tosse, coriza e conjuntivite. Como também não existe tratamento ou medicamento específico, a melhor forma de prevenir o sarampo é com a vacinação.

CAMPANHA

No Pará foram distribuídas 900 mil doses da vacina contra poliomielite e mais de 1 milhão contra o sarampo.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

BELÉM/PA: TSE reabrirá processo de cassação de Duciomar

04.08.2011.

TSE reabrirá processo de cassação de Duciomar (Foto: Wagner Santana)
(Foto: Wagner Santana)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu aceitar pedido feito pelo deputado federal José Priante (PMDB-PA) para reabrir o processo de cassação dos diplomas do prefeito de Belém, Duciomar Costa, e de seu vice, Anivaldo Vale. O processo de cassação foi arquivado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). O ministro Marcelo Ribeiro determinou a reabertura do processo para que o TSE possa analisar o caso e verificar se a representação ainda é válida

Priante apresentou ao TSE um recurso de agravo por instrumento. Na representação, o deputado que ficou em segundo lugar na eleição municipal de 2008, pede a cassação dos diplomas e a aplicação de multas ao prefeito de Belém e a seu vice, por conduta vedada a agente público e abuso de autoridade (artigos 73 e 74 da Lei nº 9.504/1997) na eleição de 2008, quando Duciomar foi reeleito prefeito. A representação de Priante também abrange a coligação “União por Belém”, do prefeito reeleito.

BELÉM/PA: Tribunal elege novas desembargadoras

04.08.2011.

As juízas Maria do Céo Maciel Coutinho e Maria Edwirges de Miranda Lobato foram eleitas as novas desembargadoras do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), na sessão de ontem. A primeira foi eleita segundo critérios de merecimento, enquanto que a segunda pelo critério de antiguidade. As magistradas ocuparão as vagas deixadas, respectivamente, pelas desembargadoras Therezinha Martins da Fonseca e Maria Helena Ferreira.

A votação desta quarta-feira foi a primeira realizada por meio eletrônico, segundo os novos critérios objetivos de promoção estabelecidos pela Resolução nº 106 de 6 de abril de 2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Resolução nº 12, de 2 de março de 2011, do TJPA.

O programa de votação, criado pela Secretaria de Informática do TJPA, permitiu aos desembargadores atribuir pontuação aos onze candidatos em 35 itens. Os principais critérios diziam respeito ao desempenho, presteza, produtividade, aperfeiçoamento técnico e conduta ética. No final, o programa fez a contabilidade total da pontuação, gerando a lista tríplice com os três melhores colocados. Em seguida, os desembargadores votaram em tempo real no programa eletrônico, elegendo com 19 votos a juíza Maria do Céo Maciel Coutinho. Os juízes Roberto Gonçalves de Moura e Helena Farag receberam dois votos cada.

CRITÉRIOS

Pelo critério de antiguidade, os desembargadores acompanharam, à unanimidade, a indicação da corregedora da Corregedoria das Comarcas da Região Metropolitana de Belém, desembargadora Dahil Paraense, que após análise dos candidatos, concluiu pelo nome da juíza Maria Edwirges de Miranda Lobato.

A sessão também marcou a volta do desembargador Milton Nobre às sessões do Tribunal, após a conclusão do mandato de dois anos no cargo de conselheiro do CNJ. (Com informações da assessoria).

SUBSTITUIÇÃO

Maria do Céo Maciel Coutinho e Maria Edwirges de Miranda Lobato ocuparão as vagas deixadas, respectivamente, pelas desembargadoras Therezinha Martins da Fonseca e Maria Helena Ferreira.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Colegas decidem zoar marrento Balotelli e estragam Maserati de R$ 750 mil

03.08.2011.

Fedor não sai do interior do carro, e jogador promete devolver a "peça" aos colegas


http://i2.r7.com/balotelli-maseratti-fedida-700.jpgMontagem/The Sun/Getty Images
O carrão de Mario Balotelli não tem mais condições de ser usado: é impossível ficar dentro com o cheiro de feira

Mario Balotelli rapidamente se torna o jogador mais falado do Manchester City. O motivo, porém, não são suas jogadas ou gols, mas as confusões em que se mete no clube inglês. Dessa vez, a coisa não "cheirou" bem.


De volta da viagem de pré-temporada com o elenco do City pela América do Norte, Balotelli foi entrar em sua Maserati, estacionada na sede do clube, e descobriu uma mochila esportiva repleta de peixes atrás do banco. Tratava-se de uma brincadeira de seus companheiros de elenco.

O problema é que a viagem do Manchester City durou nada menos que duas semanas, e os peixes permaneceram dentro do carro por todo esse tempo. O italiano agora nem consegue entrar em seu luxuoso carro, tamanho o mau cheiro do interior.

Uma fonte disse ao jornal The Sun que moscas voavam em volta da Maserati, e havia pedaços de peixe no banco de trás. O odor, segundo ele, é "revoltante".

Até agora, nenhum dos jogadores do City assumiu a autoria da "pegadinha". Balotelli, porém, já prometeu dar o troco.

O meia-atacante já está marcado pela imprensa na Inglaterra. Além de acumular dezenas de milhares de reais em multas de trânsito, Balotelli já foi punido por atirar dardos em jogadores da categoria de base do City, além de pregar peças em outros jogadores durante treinos.


Recentemente, ele foi substituído pelo técnico Roberto Mancini por tentar marcar de calcanhar e perder um gol feito durante um amistoso de pré-temporada contra o Los Angeles Galaxy, nos EUA. O episódio gerou um novo atrito entre ele e o treinador.

ANANINDEUA/PA: 'Cobrador' é morto a pauladas na Cidade Nova

03.08.2011.

Após uma noite de farra em uma casa de shows na Cidade Nova, um homem foi morto a pauladas por volta das 5h de ontem (1). No local do crime, uma cena, segundo testemunhas, chocou populares: uma mulher que passava no local teria bebido o sangue da vítima. Não se sabe ainda o motivo do crime.

O homicídio aconteceu na Estrada da Providência, conjunto Nova Esperança, próximo à av. Dom Vicente Zico (antiga Arterial 18), em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. A vítima foi identificada como Manoel Rodrigues de Lima, o “Cobrador”, 41 anos. A polícia supõe que ele seria usuário de drogas.

Alguns moradores disseram que ouviram gritos, mas que não viram quais foram os possíveis autores do crime. Devido aos golpes violentos, possivelmente de pedaços de pau, e pelos sinais de espancamento. Na cena do crime, não foram encontrados os instrumentos usados pelos criminosos para assassinar Manoel de Lima.
 
“CASINHA”

De acordo com informações do cabo PM A. Barroso, da viatura 8110, da 3ª Zpol, ele foi morto após retornar de uma festa próxima do local. “Pelo que foi informado pelas pessoas que estavam por perto, a vítima estaria em uma festa aqui perto e, no retorno para sua casa, foi espancada e morta por várias pessoas.

Segundo estas testemunhas, ele seria usuário de drogas”, disse.

JOANES/PA: Brigas causam morte e esfaqueamento em Joanes

03.08.2011.

Na vila de Joanes, 15 km do centro de Salvaterra, uma briga generalizada na Praia Grande, no começo da noite do último domingo, 31, acabou fazendo uma vítima. Waldemar Farias Nunes da Silva, 45, residente no Bairro Água Lindas, em Belém morreu.

Waldemar estaria envolvido na batalha campal com outros elementos membros da própria comunidade e foi atingido por uma paulada fatal na cabeça. Com a demora na chegada da equipe policial, os agressores 
conseguiram figir embrenhando-se nas matas próximas a vila.

Somente pela manhã de segunda-feira uma equipe de militares conseguiu efetuar a prisão do elemento, conhecido como Renatinho, autor confesso da paulada que matou Waldemar. Outros dois foram presos, porém, a polícia ainda não conseguiu provas do envolvimento deles no crime.

Outra vítima do final das férias em Joanes foi Nilton Marques Barbosa, ele levou uma facada que abriu seu abdômen. O caso foi resultado de uma briga entre a vítima e seu desafeto, conhecido com “Brinquinho”. O fato ocorreu na vila de Joanes, próximo a um dos locais onde estava ocorrendo uma promoção festiva de encerramento das férias. Nilton foi levado para Belém em estado grave.

Brasil e Argentina vão jogar no Mangueirão

03.08.2011.

A Seleção Brasileira de Futebol vai realizar um amistoso contra a Seleção da Argentina no Estádio Olímpico do Mangueirão, em Belém, no dia 28 de Setembro deste ano.

A informação foi confirmada pelo Senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) através de seu perfil no Twitter (@senadorflexa), na manhã desta quarta-feira (03).

"Acabo de receber ligação. Confirmado! Brasil x Argentina no Mangueirão, 28/09! Será 'desafio': Um jogo lá na Argentina e outro aqui", disse o senador paraense no microblog.

De acordo com Flexa Ribeiro, o pedido de uma partida oficial da Seleção Brasileira em Belém foi feito em março deste ano, durante visita de cortesia do Governador Simão Jatene.
Jatene, Flexa Ribeiro e o presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), Antônio Carlos Nunes de Lima, estiveram na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. Na ocasião, os três ressaltaram a importância de trazer para Belém algum dos jogos preparatórios da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2014 e, ainda, outras seleções na fase de preparação para o Mundial.

Na mesma reunião, os políticos defenderam a ideia da capital paraense sediar alguns eventos como uma forma de compensação, já que foi excluída da lista das cidades que servirão como sub-sede da Copa de 2014.

"Também será uma grande oportunidade de mostrar ao mundo que o Pará está a disposição para os eventos que receberemos em breve", disse Flexa Ribeiro.

Na reunião ocorrida em março deste ano, o Governador Jatene já adiantava o empenho por levar a Belém eventos esportivos importantes. "Não só Belém, mas o Pará todo perdeu muito com a nossa exclusão (da Copa). Perdem-se investimentos e a visibilidade que um evento da grandiosidade das Copas Mundiais traz para os locais que o sediam. Colocar Belém no eixo dos jogos preparatórios é uma tentativa de amenizar o prejuízo do Pará", afirmou na ocasião o governador do Pará.

"Tenho certeza que o povo paraense irá preparar uma grande recepção para nossos craques. Nosso Estado está voltando a receber a atenção merecida. Não podemos jamais cruzar os braços por conta da incompetência da gestão passada. Devemos continuar trabalhando e é isso que estamos fazendo", complementou Flexa Ribeiro.

BELÉM/PA: Acidente na Marquês de Herval deixa trânsito lento

03.08.2011

Acidente na Marquês de Herval deixa trânsito lento (Foto: Wildes Lima)
(Foto: Wildes Lima)

Um acidente envolvendo quatro carros aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (03), na avenida Marquês de Herval, quase esquina com a travessa Alferes Costas.

Um dos veículos envolvidos capotou e outro fugiu. Quatro pessoas ficaram levemente feridas e já estão sendo socorridas por duas motos e uma ambulância do SAMU.

Segundo testemunhas, o carro que capotou e provocou o acidente seria do jogador de futebol, Adriano Miranda, ex-Clube do Remo. Ele teria se chocado com os veículos que estavam parados.

Pessoas que estavam próximas ao local afirmam ter visto latas e garrafas de cerveja no carro, que foram retiradas pelo motorista de um outro veículo. A reportagem do DOL esteve no local e viu uma garrafa de cerveja no carro do jogador, mas a versão não foi confirmada pela CTbel, que já está no local.

O trânsito está complicado. Ainda não há informações oficiais do motivo do acidente.

FAB resgata corpos das 8 vítimas de queda de avião

03.08.2011.

A Força Aérea Brasileira confirmou hoje (3) que resgatou os corpos das oito vítimas do acidente com o avião da FAB, em Bom Jardim da Serra (SC). O acidente aconteceu ontem. Os corpos serão levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Lages, onde passarão pelo exame de identificação.

A aeronave do 5º Esquadrão de Transporte Aéreo da FAB decolou às 11h45 de Canoas, no Rio Grande do Sul, com destino ao Rio de Janeiro. Às 13h27, o avião desapareceu do radar. O Comando da Aeronáutica investiga os fatores que contribuíram para o acidente.

Segundo a FAB, estavam a bordo o Major Antônio Carlos Souza da Silva, o 1º Tenente Samir de Barros Farias, o 2º Tenente Arthur Ricardo Carneiro da Silva Júnior, o 2º Tenente André Dias Alves, o Suboficial Marcelo André Rhoden, o 2º Sargento Helenilton de Souza Schafer, o 3º Sargento Jarbas Barbosa Mendes (Exército Brasileiro) e Gracy Quelle Nunes de Oliveira. (AE)

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Santos envia documento ao Real recusando proposta de R$ 99 milhões

01.08.2011.

Espanhois poderiam usar dinheiro para convencer Neymar a rescindir seu contrato. Mas craque não quer sair da Vila pela porta dos fundos

Neymar no jogo do Santos contra o Flamengo (Foto: Ricardo Saubin / Site Oficial do Santos)Neymar tem contrato com o Peixe até fevereiro de
2015 (Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)

O Santos enviou nesta segunda-feira ao Real Madrid um documento oficial recusando oferta de € 45 milhões (R$ 99 milhões) pelo atacante Neymar feita pelo clube espanhol há duas semanas. Até então, houve conversas, sondagens, encontros de dirigentes, mas o Real ainda não havia apresentado uma proposta oficial. O Peixe tinha de dar resposta até o primeiro dia de agosto.

O presidente santista, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, explicou que o Peixe apenas manifestou no papel o que já vinha falando há tempos.

- Nós não temos, absolutamente, nenhum interesse em nos desfazer do Neymar. Estamos mostrando que o Santos não é um mero formador de matéria-prima para o futebol europeu. O Neymar está feliz aqui, tem o sonho de ser campeão do Mundo.

O valor oferecido pelo Real é o da multa rescisória do contrato de Neymar com o Santos. No entanto, seria feita uma venda simples, atendendo a um desejo do jogador. Os espanhois até poderiam depositar esse valor na conta do atacante e ele rescindiria o vínculo, que vai até fevereiro de 2015. No entanto, Neymar não quer isso. Só quer deixar a Vila Belmiro em comum acordo com o clube que o formou.

Japonesa Kirin anuncia compra da Schincariol por R$ 3,95 bilhões

01.08.2011.

Grupo japonês comprou a Aleadri-Schinni Participações e Representações.

A holding Aleadri-Schinni tem 50,45% das ações da Schincariol.

O grupo japonês Kirin anunciou nesta segunda-feira (1º) a aquisição do controle da cervejaria brasileira Schincariol por R$ 3,95 bilhões.

A Kirin comprou a Aleadri-Schinni Participações e Representações, de Alexandre e Adriano Schincariol. A holding Aleadri-Schinni tem 50,45% das ações da Schincariol.

Na noite desta segunda-feira, ainda não havia nenhuma informação oficial no site da Schincariol. O G1 tentou entrar em contato com a cervejaria brasileira, mas não localizou nenhum representante para falar sobre o assunto. Os detalhes da transação, porém, estavam disponíveis no site da Kirin.

O comunicado oficial do grupo japonês destaca que a Schincariol é a segunda maior produtora de cervejas do Brasil, sendo conhecida pelas marcas Nova Schin, Devassa, Glacial, Baden Baden e Eisenbahn. O grupo também produz refrigerantes, sucos e água mineral, alcançando o terceiro lugar na produção de bebidas não-alcoólicas no país. A empresa tem uma rede com 13 fábricas em todo o Brasil.

A Kirin Holdings Company é uma empresa japonesa presidida pelo CEO Senji Miyake. Com sede em Tóquio, a companhia foi fundada em 1907 e teve uma arrecadação total de mais de R$ 40 bilhões em 2010, segundo o site oficial da empresa. A Kirin tem cerca de 32 mil empregados.

Conhecida por sua cerveja, a empresa japonesa produz diferentes tipos de bebidas alcoólicas e sem álcool. Além das cervejas, a empresa produz e distribui vinhos, uísque, chás, derivados de leite, sucos e água mineral.

Homem sequestrado e esfaqueado conta detalhes do crime em SP


01.08.2011.

Vítima de 33 anos levou 15 golpes de faca em várias partes do corpo.

Ele diz estar aliviado por ter sobrevivido porque tem filho pequeno.

O homem de 33 anos sequestrado por três criminosos na noite deste domingo (31) no bairro de Santa Cecília, na região central de São Paulo, contou nesta segunda-feira (1º) como ocorreu o crime. Os criminosos levaram a vítima para o interior do estado para realizar saques bancários, mas o carro capotou na Rodovia Raposo Tavares, na altura de São Roque. No meio do caminho, o homem foi torturado.

“Na rodovia, eles começaram a me chantagear: ‘qual a senha do cartão?’, ‘se você estiver mentindo, a gente vai te matar’”, lembrou a vítima. O homem de 33 anos levou 15 golpes de faca em várias partes do corpo.

“Eles foram pedindo a senha de um banco, depois de outro banco e eu fui fornecendo a senha para eles. E não adiantou.”
 
Os criminosos capotaram o carro na Rodovia Raposo Tavares. “Quando capotou, eu devo ter batido em alguma coisa, aí desmaiei de novo. Quando eu acordei, já estava com um monte de gente em volta do carro, algumas pessoas já falando ‘tudo bem aí?'”, conta.
O carro da vítima ficou destruído. Os três assaltantes estão presos em São Roque. “Minha sensação é de alívio porque tenho filho para criar, tenho filho pequeno, ele depende muito de mim”, afirmou. O homem recebeu atendimento em um hospital.

ITAITUBA/PA: Bandido morre em tiroteio com Polícia de Itaituba

01.08.2011.

Luciano foi morto ao reagir contra a PM, que recuperou 1 quilo e meio de ouro roubado



Foi apresentado às 17:55 horas de sábado, dia 30, na 19ª Seccional de Polícia de Itaituba, o elemento Valdir Pinto da Silva, de 38 anos, maranhense, residente no Bairro Maria Madalena, antiga Fazenda modelo. Valdir é acusado de ter participado de um assalto e foi preso pelos sargentos Bastos e Feitosa, do 15º BPM
Valdir da Silva foi apresentado do delegado José Bezerra, e prestou depoimento no episódio de assalto ocorrido em uma balsa que estava ancorada no rio Marupá. Valdir negou participação direta no assalto, de onde foi roubado um quilo e seiscentos gramas de ouro, já devolvidas pela Polícia ao proprietário.

Valdir, assaltante preso

Valdir em seu depoimento disse que trabalha como garimpeiro e que estava cinco dias aguardando transporte para ir até o garimpo Santa Rita, só que conheceu em um cassino de Itaituba o elemento conhecido apenas por Luciano, passando a morar com o mesmo em um quarto alugado na cidade.

Valdir relata que recebeu proposta para ir até o rio Marupá, e quando ali chegaram Luciano se dirigiu até uma balsa no rio Marupá, garimpo do Cabaçal, distante 400 km de Itaituba.

Enquanto ele ficou aguardando no rio em uma rabeta, ouviu um disparo de arma de fogo e viu Luciano correndo com uma bolsa tipo polchete na mão. Luciano que era considerado bandido de alta periculosidade já havia roubado o ouro e atirado no cantineiro Francisco Anísio, que apesar de ferido está em Santarém com a saúde estável, sem riscos de morte.
Assaltante Luciano morto ao reagir contra a Polícia

Nesse momento Luciano estava de posse de dois revólveres calibre 38 e uma pistola mil milímetros, e teria ordenado que fugissem de volta para o garimpo do Cabaçal, aonde Luciano ao chegar comprou combustível, entregou três mil e quinhentos para Valdir com a promessa que caso conseguissem fugir do cerco da Polícia iria lhe dar uma parte em ouro.

Valdir disse que depois desse acerto cada um saiu para um lado, enquanto ele foi à casa de um colono. O assaltante saiu andando por uma estrada e em dado momento ao se deparar com uma guarnição da Polícia Militar, comandada pelo sargento Bastos, tentou fugir, reagindo à voz de prisão e ainda atirando nos policiais que foram mais rápidos e atingiram Luciano que com os tiros veio a falecer e foi transferido para Itaituba, enquanto Valdir foi preso e apresentado na Polícia Civil.
Armas, munição e outros equipamentos apreendidos com os bandidos

Quanto aos fatos no assalto, o sargento Bastos, do destacamento do Crepurizão, disse à imprensa que foi um tiroteio intenso e que a intenção era pegar o assaltante vivo, mas como também a vida dos policiais estava em risco houve o revide e Luciano levou a pior, recebendo vários tiros em partes diferentes do corpo.

Valdir está preso na 19ª Seccional e teve contra si a prisão em flagrante delito, devendo ser recambiado para a Cadeia Pública ainda essa semana. As armas foram entregues junto com Valdir na 19ª Seccional, assim como também o produto do assalto contra a balsa do Rio Marupá, ou sejam, um quilo e seiscentas gramas de ouro que estavam na Polchete do bandido morto no confronto.

Um dos assaltantes foi preso e o outro morto ao reagir à prisão, graças a uma bem montada estratégia de barreiras feitas pela Polícia Militar, que por conhecer bem a região garimpeira mapeou os principais locais por onde os bandidos tentariam fugir e com ação dos destacamentos do Crepurizão, crepurizinho, Jardim do Ouro e Marupá a operação foi bem sucedida

ALTER DO CHÃO/PA: Homem mata companheira a facada em Alter do Chão

01.08.2011.

O ciúme fez com que “Nato” aplicasse uma facada certeira em sua companheira

Raimundo Nonato Corrêa matou a companheira

O crime, de estilo passional, aconteceu no domingo, dia 31, por volta das 02:00 horas, no interior da sede do clube Santo Antonio, na vila balneária de Alter do Chão, município de Santarém, quando o cidadão Raimundo Nonato de Oliveira Correa, vulgo ‘Nato’, de 21 anos, residente na Rua Elois Lobato, nº. 12, bairro Jacundá, em Alter do Chão, teria encontrado sua amásia, a vítima F. A., de 33 anos, se divertindo no interior daquele clube e desferiu uma única facada, o suficiente para ceifar sua vida.

Segundo informações dos policiais que participaram da diligência que culminou com a prisão do acusado em flagrante, este teria participado de um jogo de futebol pela parte da tarde de sábado e depois teria ido para a sede do clube Luso Brasil, em Alter do Chão, onde ficou bebendo umas cervejas e depois foi para a casa de sua cunhada, onde morava com a vítima. Como a vítima demorou a chegar do trabalho, ‘Nato‘ foi até a sede do clube Santo Antonio, onde acontecia um ‘forró’, e a encontrou se divertindo, onde teria tido um ‘pára pra acertar’ com a vítima, chegando a agredi-la com uma cotovelada no nariz.

Não satisfeito por que a vítima teria continuado no forró, o acusado foi até sua casa, possivelmente buscar a arma do crime, e retornou para a sede do Santo Antonio, onde encontrou com a vítima e desferiu uma única facada na região glútea. A vítima caiu ali mesmo, ensangüentada, e gritava por socorro, enquanto que o acusado fugia com a arma do crime.

A vítima ainda chegou a ser socorrida para o Posto de Saúde daquela vila, mas o seu estado de saúde era grave e foi transferida, com urgência, em uma ambulância do SAMU, para o Pronto Socorro Municipal de Santarém, onde veio à óbito.

O acusado, que aparentava estado de embriaguês alcoólica, foi detido por policiais militares, com ajuda de populares, quando empreendia fuga pela Rodovia Everaldo Martins em direção a Santarém. Com ele teria sido encontrada a arma usada no crime.

Em depoimento, ‘Nato’ negou ter praticado o crime, bem como de ter estado na sede do clube onde ocorreu o crime, de ter agredido a vítima e ter sido com ele encontrada qualquer arma.

Nato’ foi autuado em flagrante pelo delegado Eduardo Simão e já está na Penitenciária ‘Silvio Hall de Moura’.

JURUTI/PA: Muirapinima foi a Campeão do Festival de Juruti

01.08.2011.

 

 
A Tribo Muirapinima foi a grande vencedora do Festival Folclórico de Juruti deste ano, após a apuração que aconteceu neste domingo por volta das 15h.

Com este título a tribo Muirapinima completa seis títulos do FESTRIBAL, desde que começou oficialmente o Festival em 1995. Após o resultado os brincantes da tribo festejaram pra valer o título, pois há dois anos não venciam o Festival.
Resultado: Muirapinama: 479,1 e Mundurukus: 475,0

Após discussão, namorada de Rafael Silva morre ao cair da sacada

01.08.2011.

De acordo com o atacante da Portuguesa, Flávia Anaí teria se jogado do apartamento


São Paulo, SP, 01 (AFI) - Uma tragédia ocorrida na madrugada desta segunda-feira fez questão de acabar com a alegria do elenco da Portuguesa, que é líder isolada do Campeonato Brasileiro da Série B e caminha a passos largos rumo ao acesso. Flávia Anaí de Lima, de apenas 16 anos e namorada do atacante Rafael Silva (foto), morreu após cair da sacada do prédio onde morava com o jogador.
 
O casal dividia um apartamento na Vila Carrão, na zona leste de São Paulo há seis meses, mas constantemente vinham brigando nos últimos dias. Tudo teria começado após Flávia ficar sabendo que Rafael Silva estava em um bar no bairro de Tatuapé. Irritada, a jovem foi até o local e iniciou uma discussão com o jogador, chegando a agredi-lo e também quebrar vidros do carro do atacante.
Depois, a confusão teria continuado no apartamento e, de acordo com as declarações do jogador, a jovem tentou pular da janela do quarto, mas ele não deixou. Na sequência, Flávia partiu em direção a sala e saltou da sacada do apartamento, que se localiza no 15ª andar. Apenas a tia da jovem, Larissa Kisy, falou sobre o caso e acredita que ela não tenha se jogado, contrariando o depoimento de Rafael Silva.

Larissa Kisy afirmou que o casal vinha brigando constantemente, principalmente quando Rafael Silva abusava um pouco mais da bebida. Há cerca de 20 dias, o casal teria ido a delegacia para registrar um boletim de ocorrência sobre uma suposta agressão do atacante na namorada, mas Flávia teria voltado atrás depois de uma conversa com seu companheiro.

O delegado José Raimundo da Silva afirmou que a polícia vai trabalhar duro para resolver esse problema o mais rápido possível, mas o próximo passo será dado apenas depois do resultado da perícia, que deve durar cerca de um mês. Além disso, o atacante deverá depor pelo menos mais duas vezes sobre o ocorrido.

"O próximo passo é aguardar a perícia, no caso, em 30 dias tem uma solução. A discussão continuou no apartamento e lá, segundo ele, ela teria se jogado. Vai ser ouvido uma vez, duas vezes, tudo que for necessário no sentido de esclarecer completamente esse crime", comentou o delegado.

A Portuguesa já avisou que só irá se pronunciar sobre o caso quando a perícia da polícia for concluída.

Afastado dos gramados por pelo menos 15 dias depois de ter sua retina deslocada devido a uma bolada, Rafael Silva não compareceu ao treinamento desta segunda-feira e deve ficar em tratamento médico por pelo menos mais duas semanas. Com apenas 20 anos, o atacante foi revelado nas categorias de base da própria Lusa.

Altamira virou um grande canteiro de obras

01.08.2011.

Altamira virou um grande canteiro de obras (Foto: Divulgação)
Falta moradia para migrantes que chegaram movidos pela obra da usina (Foto: Divulgação)

A liberação da construção da Usina de Belo Monte tem levantado muita expectativa no Estado. Os possíveis benefícios que a obra irá trazer para o município de Altamira já estão gerando especulações em todos os meios setores. Mas é a explosão imobiliária que tem chamado bastante atenção. Não só grandes construtoras e corretoras de imóveis já estão de olho no mercado em expansão e pretendem implantar sede no município, mas os proprietários de imóveis na cidade também já atentaram para a valorização.

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Pará (Crea-PA) diz que esse crescimento desordenado poderá trazer prejuízos ao município. “Se a prefeitura de Altamira não fizer um planejamento, é bem provável que aconteça um caos urbano, pois vamos presenciar a lei da procura e da oferta”, avalia o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea, Alexandre Ferreira. Segundo ele, a grande procura por casas aliada à pouca oferta vai gerar uma elevação nos preços dos aluguéis locais.

Ele acredita que esse problema pode ser evitado a partir do momento em que for feita uma revitalização urbana. “Se a cidade que já existe conseguir se planejar e interagir com o novo espaço que está sendo construído, o saldo não será tão negativo. Tudo parte de um plano diretor”, explicou Ferreira.

E visando essa “corrida” pelo imóvel, construtoras e imobiliárias de todos os locais já têm se preparado para montar sede em Altamira. De acordo com a Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Pará (Ademi-PA), esse movimento de busca inicial por imóveis é normal para o mercado e a tendência é que, a médio prazo, fique estabilizado. “Com o aumento acentuado de pessoas na cidade e com as dificuldades de encontrar uma casa para ficar, a tendência é que tudo fique muito caro e todos vão tentar tirar proveito disso”, disse o presidente da Ademi, Antônio Couceiro.

Por isso, para Couceiro, a construção de Belo Monte é fundamental e o crescimento é inevitável, pois vai gerar emprego em todas as áreas. “Os impactos negativos não serão tão grandes se o município se planejar, pois a geração de empregos e a circulação de renda e impostos será muito alta. O maior exemplo é a cidade de Tucuruí”.

domingo, 31 de julho de 2011

SALINAS/PA: Presa quadrilha que assaltou em Salinas

31.07.2011.

Policiais da Delegacia de Polícia Civil do município de Salinópolis, na região do Salgado, sob o comando do delegado Orion Cavaleiro de Macedo Klautau, conseguiram ainda dentro do flagrante prender uma quadrilha que tinha tomado de assalto moradores de uma residência de veraneio naquele município.

Foram presos Elson da Silva Santos, João Barros da Silva, Marcelo de Souza Barros, Rodrigo da Costa Cunha, conhecido como “Baratinha”, e Welton Da Cruz Quadros.

Segundo uma das vítimas que estava no pátio da casa, um homem teria pulado o muro e sacado uma escopeta, rendendo a família, enquanto outros pegavam celulares, dinheiro, joias, notebooks e até lanches da geladeira. O crime foi desvendado depois que uma testemunha falou que sabia da “parada” e onde poderiam ser encontrados os assaltantes. Um deles estava com prisão decretada por homicídio.