sábado, 1 de outubro de 2011

SANTARÉM/PA: Jovem é morto com gargalo de garrafa

01.10.2011.


O motivo do crime seria uma briga por uso de drogas

Jovem é morto com gargalo de garrafa
 

Curiosos cercaram o local do crime Santarém - Assassinado com golpes no pescoço feitoS com gargalos de uma garrafa, nesta manhã (1º), no bairro São Francisco, o corpo Bruno Roberto Oliveira de Souza, de 20 anos, ficou de 5h até as 8h30m aguardando peritos do Instituto Médico Legal (IML).

Algumas testemunhas que ouviram barulho próximo ao local do crime, durante a madrugada, afirmam que o assassino é conhecido da vítima. “Houve uma discussão aí, são pessoas conhecidas, amigos dele. Aliás, eu ouvi que um é cunhado dele”, revela uma das testemunhas que não quis se identificar.

Procurado pela equipe de reportagem, o pai de Bruno não quis dar entrevista, mas garantiu que o filho era usuário de drogas – motivo que teria ocasionado sua morte.

A Policia Civil prendeu cinco jovens suspeitos de ter participação no crime.

Josiel dos Santos Ribeiro, Arlisson Ferreira de Lima e Nivaldo da Costa Almeida foram encaminhados para a cela da seccional, e OS dois menores devem aguardar o pronunciamento do Conselho Tutelar.

Segundo o delegado Jardel Guimarães, os levantamentos preliminares indicam que Josiel dos Santos foi quem efetuou os golpes, causando a morte de Bruno Roberto.

ALTAMIRA/PA: Comissão do MPT vai acompanhar obras de Belo Monte

01.10.2011.
  O Ministério Público do Trabalho da 8ª Região vai acompanhar as obras de construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, em Altamira, sudoeste paraense. Uma comissão formada por cinco procuradores - Hideraldo Machado e José Carlos Azevedo (de Belém); e Allan Bruno, Vitor Bauer e Marselha Assis (de Santarém) - ficará responsável pela apuração de ocorrências e o embasamento de eventuais medidas judiciais e extrajudiciais. O objetivo é que sejam evitados episódios como os que aconteceram nas hidrelétricas de Jirau e de Santo Antônio, em Rondônia, onde os trabalhadores se revoltaram com as condições a que eram submetidos no canteiro de obras.

Uma visita da comissão e da chefia do MPT da 8ª Região está agendada para o dia 23 de novembro, em Altamira, quando assistirão a uma nova apresentação do projeto feita conjuntamente pelo consórcio construtor de Belo Monte e pela Norte Energia.

No mês passado, a comissão se reuniu com engenheiros e advogados da Norte Energia e do consórcio construtor da usina para conhecer melhor o empreendimento e esclarecer como será a atuação do MPT em Belo Monte.

De acordo com a procuradora do Trabalho Gisele Góes, que representou a chefia da 8ª Região, o ministério pretende desenvolver um trabalho de cunho preventivo, por meio do diálogo e da transparência, como forma de evitar a judicialização das demandas. O procurador Hideraldo Machado destacou a necessidade de mobilização de forças-tarefa no acompanhamento das obras e atendimento das questões individuais e coletivas.

Na reunião, um dos representantes do consórcio ressaltou que foram criados programas de treinamento direcionados às populações das localidades atingidas pela construção da usina. Ofertaram-se cursos para pedreiro, carpinteiro e armador com carga horária média de 40 horas, além da criação de um centro de treinamento em Altamira, com perspectiva de expansão para Porto de Moz, Senador José Porfírio e Medicilândia. Cerca de 600 pessoas já foram treinadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em seis cidades. Outras 999 já receberam o certificado com diploma de treinamento.


Fonte: O Liberal

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

NOVO PROGRESSO/PA: Filho de radialista é assassinado em Novo Progresso

30.09.2011.

Omar de Souza foi morto com cacetadas e tiros de espingarda

Omar de Souza foi morto com cacetadas e tiros de espingarda

Nem sempre filho de peixe é peixinho. No município de Novo Progresso, Omar Miranda de Souza, filho do radialista apresentador do jornal do meio dia, na rádio Cultura, foi encontrado morto e com sinais de violência.

O jovem Omar Miranda, segundo informações, era bastante problemático, pois de acordo com informações policiais, ele teria várias passagens pela Polícia por furto e diversos outros crimes. “Só no ultimo mês ele foi preso duas vezes. Omar já tinha sido vítima de tentativa de assassinato outras vezes”, disse o policial.

Desaparecido desde a última sexta-feira, dia 23, seu corpo foi encontrado na tarde de domingo, 25, quando o comando da Polícia Militar na região foi informado do achado macabro próximo a ponte rio Jamanxim, e ao chegar no local constataram que se tratava mesmo do filho do comunicador da rádio Cultura local.

Segundo a Polícia, ao chegarem ao local encontraram o corpo do Omar Miranda de Souza em estado de decomposição e provavelmente o assassino teria levado a vítima ainda com vida para o local e teria sido espancado muito, pois no corpo foram visto vários hematomas, além de perfurações de tiro tipo espingarda. 

No local a Polícia encontrou uma cápsula de cartucho calibre 12. A morte do jovem pode ter sido acerto de contas ou mesmo simples queima de arquivo. A nuvem de mistério sobre o assassinato de Omar, filho do radialista, permanece no ar.

Por: Carlos Cruz

Horário de verão começa no dia 16 de outubro

30.09.2011.

 
O horário de verão vai começar no dia 16 de outubro e valerá para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A mudança de horário ocorre sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. No ano passado, o horário diferenciado resultou na redução de 4,4% da demanda de energia no horário de pico entre o fim da tarde e o início da noite, quando o consumo é mais alto nas regiões onde o sistema foi adotado, de acordo com o Ministério de Minas e Energia.


O horário de verão é adotado sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda por energia, motivado pelo calor e pelo crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. No verão, os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada adiantando a rotina das cidades em uma hora.

Fonte: Agência Brasil

BELÉM/PA: Tentativa de fuga termina em acidente em Belém

30.09.2011.
  Uma tentativa de fuga frustrada de três assaltantes, sendo um homem, uma mulher e um adolescente, levou ao capotamento de um automóvel na tarde desta sexta-feira (30), na Avenida Pedro Álvares Cabral, próximo ao conjunto Costa e Silva.


O acidente aconteceu por volta das 15h, depois que os suspeitos assaltaram um automóvel na Avenida Senador Lemos e tentavam fugir de uma viatura da Polícia Militar. 'Depois que eles abordaram o condutor do veículo, eles fugiram pela (Avenida) Pedro Álvares Cabral. Quando eles avançaram o sinal vermelho, uma viatura que estava no local pediu para que o veículo parasse e como eles não reduziram a velocidade os policiais atiraram em um dos pneus do carro', conta o delegado Miguel, titular da Seccional da Sacramenta.


Após uma manobra para tentar escapar dos policiais, o carro tombou, já próximo ao conjunto Costa e Silva. Os três ainda tentaram fugir, mas logo foram interceptados pelos militares. A vítima, que ficou refém dos assaltantes, não sofreu nenhum ferimento. Durante a perseguição, os assaltantes chegaram a trocar tiros com a polícia. Wallace Silva, de 21 anos, chefe do grupo, foi baleado.


Os acusados foram encaminhados para a Seccional da Sacramenta para registro do flagrante. Wallace e Maria Raimunda, de 20 anos, serão autuados pelos crimes de roubo qualificado e corrupção de menores. Já o adolescente, de 17 anos, será encaminhado para a Data (Divisão de Atendimento ao Adolescente).

Redação Portal ORM

SANTARÉM/PA: Vítimas da queda de avião em Santarém são enterradas

30.09.2011.
  As vítimas da queda de um avião monomotor na BR-163, em Santarém, oeste paraense, durante um voo de teste na tarde da quinta-feira (29), serão enterradas até esta segunda-feira (1º). Os mortos são o mecânico Rosivaldo e o piloto da aeronave, Antônio.


O mecânico Rosivaldo Carlos, de 41 anos, atuava na área há 20 anos e chegou a sofrer um acidente de trânsito no dia 13 de setembro. 'Ele era o sétimo irmão da família e dedicou a vida toda pra trabalhar, realizou com certeza todos os sonhos', disse Lucivalda Carlos, irmã do mecânico.


De acordo com a família, o corpo de Rosivaldo deve ser enterrado nesta tarde no cemitério da comunidade São José.


Já o piloto Antonio Araújo exercia a profissão há 30 anos e deixou a esposa e mais três filhos. A família contou que ele havia comprado o monomotor e estava fazendo alguns ajustes. Com a experiência que possuía, até os parentes dele ficaram impressionados com o acidente.


'Um ótimo pai, um piloto muito experiente, dedicava a vida única e exclusivamente à família, para ele tudo girava em torno da família', afirma Manoel Teles, tio do piloto.


Segundo a família, o enterro de Antônio está previsto para o sábado (1º), pois aguardam a chegada de outros parentes.


Com informações do NoTapajós.com

RIO DE JANEIRO/RJ: PM morre durante patrulhamento no Rock in Rio

30.09.2011.

Uma policial militar de 25 anos morreu, hoje (29) à tarde, enquanto fazia o patrulhamento no Rock in Rio, na zona oeste da cidade.

A agente, que trabalhava no 1º Comando de Policiamento de Área (CPA), passou mal por volta das 16h30. Ela chegou a ser encaminhada para o Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, mas não resistiu.

As causas da morte serão investigadas.

(Agência Estado)

MONTE ALEGRE/PA: Justiça interdita celas de delegacia no Oeste

30.09.2011.

A pedido da Defensoria Pública, o juiz Thiago Tapajós Gonçalves deferiu liminar, nesta quinta-feira, 29, para a interdição das celas anexas à Delegacia de Polícia Civil de Monte Alegre até que a carceragem seja reformada.

Com a medida, ficou proibida a custódia de qualquer preso no local. O juiz também deu prazo de dez dias para que a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (SUSIPE) transfira os presos da delegacia para estabelecimento penal mais apropriado. Caso a decisão seja descumprida, o superintende da SUSIPE está sujeito a pagamento de multa diária de R$ 1 mil.

Na ação civil pública, movida pela Defensoria Pública, o defensor Eduardo Augusto da Silva Dias afirmou que a delegacia se encontra em condições precárias de higiene e saúde, o que vem gerando reiterada reclamação por parte dos presos. Além disso, há falta constante de remédios e atendimento médico, o que segundo o defensor, viola os direitos básicos dos detentos e aumenta o risco de fugas e rebeliões.

O magistrado, acolheu os argumentos do defensor, ressaltando a necessidade da tomada de medidas urgentes. “Constato que há elementos palpáveis a apontar para a utilização inadequada das celas existentes na Delegacia de Polícia de Monte Alegre e, uma vez comprovada esta premissa, entendo que a proteção do interesse público reclama ou recomenda a adoção de medida tendente a fazer cessar este estado de irregularidade”. O juiz destacou também as provas documentais anexados aos autos. (Ascom TJPA).

BELÉM/PA: Assaltante tenta estupro e apanha de populares

30.09.2011.

Assaltante tenta estupro e apanha de populares (Foto: Amaury Silveira)
Pedro nunca mais vai esquecer a surra que levou (Foto: Amaury Silveira)

Depois de assaltar dois moradores de rua, o desocupado Pedro de Araújo, 19 anos, escondeu-se em uma casa da Vila Farah, na avenida Governador José Malcher, São Brás, ontem, no final da madrugada. Logo em seguida, ele entrou no domicílio e tentou estuprar uma senhorita, moradora local, sendo flagrado pelo dono da casa que reagiu e passou a espancá-lo.

Pedro conseguiu escapar e correu para a rua, mas foi perseguido pela vítima e seus vizinhos, sendo alcançado em uma grande loja, na avenida Governador José Malcher, esquina da travessa 14 de abril, e ali foi impiedosamente espancado, sofrendo vários ferimentos.

Caído no cimento do estacionamento da loja, ele foi socorrido por policiais militares da 2ª ZPol, que evitaram que fosse morto, no quase linchamento a que era submetido. Foi levado ao hospital do PSM Umarizal e posteriormente apresentado na Seccional São Brás, onde foi autuado em flagrante delito.

Todas as suas vítimas, inclusive os moradores de rua e uma dona de casa que também o reconheceu como o homem que a atacou em uma parada, prestaram depoimento contra o acusado, que permaneceu o tempo todo calado, sem negar ou confirmar as acusações que lhes eram feitas. (Diário do Pará)

BRASILIA/DF: Correios pedem ao TST suspensão da greve

30.09.2011.

Para tentar chegar a um acordo com os trabalhadores em greve há 16 dias, a direção dos Correios recorreu ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) para fazer a conciliação com os funcionários. A empresa instaurou o dissídio coletivo no TST com pedido de liminar para suspensão da greve, sob a pena de multa diária de R$ 100 mil.

Caso o TST decida não suspender a greve, os Correios pedem que o tribunal determine que a Federação Nacional dos Trabalhadores de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) garanta o percentual de 70% de empregados em cada uma das unidades operacionais da empresa, como agências postais, terminais de cargas e garagens e centros de triagem. O processo será encaminhado à vice-presidenta do TST, ministra Cristina Peduzzi, que deverá promover uma audiência para tentar chegar a um acordo entre as partes.

O pedido dos Correios chegou ao TST na noite de ontem (29) e classifica a paralisação como um “movimento atentatório à ordem pública”. Os Correios pedem que, no julgamento do mérito, a greve seja considerada abusiva. A empresa requer também que, durante o movimento, os grevistas garantam o acesso de usuários e empregado às unidades dos Correios, assim como a entrada e saída de veículos, e que seja impedida a realização de piquetes e atos que resultem em depredação do patrimônio público.

Em nota, os Correios informam que a busca de conciliação por meio do TST foi feita depois de esgotadas todas as tentativas diretas de acordo com a representação dos trabalhadores. “Os Correios continuam abertos ao diálogo e conclamam novamente os trabalhadores parados a reavaliar sua posição e fechar o acordo coletivo de trabalho, em benefício da população brasileira e de todos os 110 mil empregados da empresa”, diz o comunicado.

A principal divergência entre a empresa e os funcionários é sobre o desconto dos dias parados. Ontem, a direção dos Correios apresentou uma proposta de descontar os dias não trabalhados na proporção de um dia de greve por mês. Mas os trabalhadores não aceitam o desconto e se propõem a compensar os dias de greve com horas extras e mutirões para colocar o serviço em dia.

A empresa também manteve a proposta de aumento linear de R$ 80 a todos empregados, reajuste salarial e dos benefícios em 6,87% e abono imediato de R$ 500. A reivindicação dos trabalhadores é por um aumento linear de R$ 200, além de reposição da inflação de 7,16% e aumento do piso salarial de R$ 807 para R$ 1.635. A categoria também exige a contratação imediata de todos os aprovados no último concurso público dos Correios.

Para Saul da Cruz, do comando de negociações da Fentect, a empresa só tomou a iniciativa de recorrer ao TST depois de muita pressão dos trabalhadores. “Eles só chamaram a gente depois de 13 dias para fazer um acordo devido à pressão que os trabalhadores fizeram na porta da empresa”. Segundo ele, a entidade ainda não recebeu a notificação do TST para marcar a conciliação. (Agência Brasil)

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Um mês após AVC, R. Gomes já anda e fala normalmente; médico prevê recuperação 100%

28.09.2011.

Em cerca de trinta dias, muita coisa mudou no Vasco. O time se tornou líder isolado do Campeonato Brasileiro, teve três jogadores convocados para a seleção e vive uma das melhores fases de sua história recente. Entretanto, a maior vitória nestas últimas semanas está fora das quatro linhas. Um mês após o AVC hemorrágico que o deixou entre a vida e a morte, o técnico Ricardo Gomes superou todas as expectativas médicas e já está andando e falando normalmente com as pessoas que o cercam.
 
 
"O Ricardo já está falando tudo de uma maneira bem normal. Conversa, interage, raciocina muito bem. Ele também já está andando. Ainda que não fique de pé sozinho, já se movimenta bem com a ajuda das pessoas", afirmou Fábio Miranda, clínico-intensivista responsável pelo CTI do hospital Pasteur, onde Gomes ficou três semanas internado.

Animado com o quadro após um mês do dia do AVC, o médico que acompanha o treinador quase que diariamente ainda ressaltou que a recuperação de Ricardo beira o inacreditável e surpreende a cada dia que passa.

"Ele continua melhorando de uma maneira muito surpreendente, bem acima do esperado. Lembro que a nossa primeira preocupação naquele dia era mantê-lo vivo, e conseguimos bem. Depois, nos preocupamos com as sequelas, o que já está praticamente superado. Agora, depois de um mês, nos resta apenas aguardar para que esse processo termine. Acredito muito que teremos uma recuperação 100%, completa, sem qualquer dano futuro ao paciente", ressaltou Fábio Miranda, em contato com a reportagem do UOL 
Esporte.

Apesar de evitar qualquer previsão sobre datas, o médico ainda garante que um possível retorno de Ricardo Gomes aos trabalhos depende apenas da vontade do técnico. "Não temos que dar datas, até porque essa recuperação não é uma ciência exata, mas garanto que a volta aos campos depende única e exclusivamente da vontade dele. Se ele quisesse, poderia até estar lá, na cadeira de rodas, mas não temos para que fazer essa exposição", salientou o clínico, acrescentando que Ricardo não deixa de acompanhar um jogo do Vasco.

"Ele está sempre querendo saber, assiste aos jogos, conversa sobre os detalhes táticos do time. Comemora as vitórias, a boas fase, a liderança. E isso é uma coisa que tem feito bem até para a recuperação dele", encerrou Fábio Miranda.

Personagem central da campanha do Vasco no Campeonato Brasileiro, Ricardo Gomes é a grande fonte de inspiração do time que lidera a competição. Comovidos pela luta do treinador, os jogadores fizeram um pacto pela vitória e não cansam de repetir o discurso de que o grade sonho de todos é entregar a taça de campeão nacional para que o mesmo possa levantar.

 

RELEMBRE O DRAMA DE RICARDO GOMES APÓS O AVC SOFRIDO NO DIA 28/08

DOMINGO (28/08) Após sofrer um AVC hemorrágico no segundo tempo do jogo contra o Flamengo, o técnico foi levado às pressas para o hospital Pasteur, onde passou por uma delicada cirurgia de três horas para drenagem do excesso de sangue no cérebro
SEGUNDA (29/08) Após a tensão na noite de domingo, a equipe médica que cuida do treinador informou uma regressão no hematoma no cérebro e descartou a possibilidade de uma nova cirurgia. A evolução no quadro do paciente já era considerada satisfatória
QUARTA (31/08) Em mais um dia de evolução no quadro, os médicos retiraram os sedativos. Ricardo Gomes acordou, mexeu pernas e braços e reconheceu os familiares. Treinador iniciou a fisioterapia para evitar possíveis sequelas musculares
QUINTA (01/09) Cada vez mais consciente, Ricardo Gomes sorriu ao saber da vitória do Vasco no dia anterior. No fim do dia, recebeu visitas de Romário e José Luis Runco. Emocionado e muito agitado, voltou a ser sedado para evitar complicações
TERÇA (06/09) Uma nova tomografia computadorizada realizada no início da manhã apontou a redução completa do hematoma cerebral, o que significa dizer que não havia mais qualquer resquício de sangue da hemorragia sofrida pelo técnico. À tarde, Roberto Dinamite revelou que a expectativa era de que R. Gomes já pudesse ter os tubos retirados e respirar sem o auxílio de aparelhos já na quarta-feira
QUARTA (07/09) Ricardo Gomes apresentou progresso em sua recuperação. Os sedativos foram retirados completamente e o nível de consciência avança cada vez mais. O tubo que auxilia a respiração de Gomes támbém deve ser retirado totalmente nos próximos dias.
SEXTA (09/09) Após quase duas semanas entubado, o técnico Ricardo Gomes apresentou uma excelente evolução em 24 horas. Conforme previsto pela equipe médica no dia anterior, o treinador já respira sem ajuda de aparelhos
SEGUNDA (12/09) Após quinze dias lutando pela vida, o técnico do Vasco teve alta do CTI do hospital Pasteur e foi transferido para um quarto. O quadro de saúde é considerável estável e a evolução surpreende os responsáveis pelo caso diariamente.
DOMINGO (18/09) Depois de três semanas internado, Ricardo Gomes recebeu alta hospitalar e iniciou a fase de tratamento em casa. Consciente, o treinador iniciou novas sessões de fisioterapia e fonoaudiologia para evitar o risco de sequelas

São Francisco empata com Time Negra e fica perto da 1ª Divisão

28.09.2011.

O Leão Azul joga por um empate, no próximo domingo, no Colosso do Tapajós
O São Francisco jogando em Belém, no estádio da Curuzu, empatou em 1 x 1 com Time Negra e agora decide em casa, no estádio Colosso do Tapajós, a sua classificação para a final da segundinha e sua volta à primeira divisão do campeonato paraense. No jogo de domingo, dia 02 de outubro, às 18h30, o time azulino joga por uma vitória simples ou um empate de 0 x 0.

Um novo empate de 1 x 1 leva a decisão para os pênaltis.

Leão Azul

Time Negra 1 x 1 São Francisco
Local: Curuzu
Árbitro: Joel Alberto Teixeira Rezende
A1: Elson Araújo Neves
A2: José Lucas da Cruz Lima
4ª Árbitro: Edval Augusto Ferreira Figueiredo
CV: Brayan do Time Negr
Gols: Time Negra 1 x 0: Bruno 17′ 2º
São Francisco 1 x 1: Alex Carioca (cabeça) 32′ 2º
São Francisco: Flávio-Sidvan-Preto Marabá-Alex Carioca- e Maurean: Marcelo (Delson) – Diego Carioca-Ricardinho (Jonathan) (Jackinha) e Michel. Rodrigão e André. Técnico: Osvaldo Monte Alegre
Time Negra: Sanderson-Picachu-Cleber-Pablo-e Brayan: Wallace-Danilo-Ciro-(Valmir) e Luan: Elielson (Augusto) e Bruno (Pitbul). Técnico: Ronaldo Couto

Na Outra Semifinail

Estádio São Sebastião (Mosqueiro-PA)
Pedreira 0 x 3 Bragantino
Gols: Bragantino 1 x 0: Elison 28′ 1º
Bragantino 2 x 0: Nildo 33′ 2º
Bragantino 3 x 0: Juba (pênalti) 36′ 2º

Fonte: RG 15/O Impacto e Rolando a Bola

TCU investiga obra de ponte na BR-153

28.09.2011.

O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou sobrepreço de R$ 77 milhões na construção de ponte sobre o rio Araguaia na rodovia BR-153, entre o Tocantins e o Pará, o que corresponde a 34% do valor da obra. O convênio para execução do empreendimento foi celebrado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a Secretaria de Infraestrutura do Estado do Tocantins, que contratou o Consórcio Egesa – Cmt Araguaia para construção da ponte.

O tribunal constatou indícios de irregularidades no contrato, como quantitativos superestimados na planilha orçamentária, custos unitários acima do preço médio de mercado e deficiências no projeto básico quanto à falta de detalhamento das estruturas de concreto armado. Os indícios foram classificados pelo TCU como irregularidade grave com recomendação de paralisação (IG-P).

O tribunal promoverá oitivas do Dnit, que se tornou responsável pelo contrato após o cancelamento do convênio, e da empresa vencedora da concorrência para que, em até 10 dias, se manifestem sobre os achados que originaram o sobrepreço encontrado. (Diário do Pará)

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Greve dos bancários fecha mais de 4 mil agências no 1º dia, diz Contraf

27.09.2011.

Paralisação afetou cerca de 21% dos estabelecimentos.

Roraima, que não aderiu à greve, realiza assembleia na noite desta terça.

A estimativa é que bancários das 150 agências participem da paralisação, diz Sindicato (Foto: Tatiane Queiroz/ G1 MS)

Expectativa da Contraf é que adesão à greve
aumente nos próximos dias (Foto: Tatiane Queiroz/
G1 MS)

No primeiro dia de greve nacional dos bancários, 4.191 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados foram fechados em 25 estados e no Distrito Federal, de acordo com informações da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).
 
Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o país conta com 20.073 agências bancárias. Portanto, no primeiro dia de paralisação do setor, a greve atingiu 20,9% dos estabelecimentos.
O balanço da Contraf foi feito com base em dados enviados pelos sindicatos até as 18h. De acordo com a entidade, os bancários de Roraima – único estado que não aderiu à paralisação – realizam ainda na noite desta terça-feira (27) uma assembleia para decidir o rumo do movimento dos trabalhadores do setor no estado.

“A greve começou mais forte que a do ano passado, uma das maiores que fizemos nos últimos 20 anos, quando fechamos 3.864 unidades no primeiro dia de paralisação”, disse, em nota, Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional dos Bancários.

“Isso mostra a grande insatisfação dos funcionários com a postura dos bancos, que, em cinco rodadas de negociação, não apresentaram uma proposta decente que atenda às reivindicações da categoria.”

Os bancários entraram em greve por tempo indeterminado após negociações frustradas com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A proposta patronal contemplava reajuste de 8% sobre os salários, o que representa aumento real de 0,56%, segundo a Contraf. A reivindicação da categoria é de 12,8% de reajuste, sendo 5% de aumento real.

“A proposta [da Fenaban] também não contempla valorização do piso, maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR), mais contratações, fim da rotatividade, melhoria do atendimento aos clientes, fim das metas abusivas e do assédio moral, mais segurança e igualdade de oportunidades”, diz Cordeiro.

A expectativa dos representantes da categoria é de que a adesão à greve aumente nos próximos dias. “A experiência de anos anteriores mostra que a tendência é o índice de paralisação aumentar. Estamos preparados para intensificar a mobilização e fazer a maior greve das últimas décadas para garantir avanços econômicos e sociais”, afirma Cordeiro.

O coordenador do Comando Nacional, no entanto, não descarta a retomada das negociações. “Continuamos apostando no diálogo.”
 
Fenaban

Em nota, a Fenaban disse que a greve da categoria dos bancários “é totalmente injustificada” e que foi decidida com as negociações ainda em andamento, sem que houvesse uma situação de impasse.

“Nós não interrompemos as negociações e seguimos afirmando que as conversas precisam continuar”, diz o diretor de Relações do Trabalho da entidade, Magnus Apostólico.

BELÉM/PA: Aldivan é o novo contratado do Clube do Remo

27.09.2011.

Aldivan é o novo contratado do Clube do Remo (Foto: Mário Quadros)
O lateral esquerdo Aldivan já atuou no Paysandu em 2009 (Foto: Mário Quadros)

O lateral esquerdo Aldivan, de 35 anos, acaba de ser anunciado como novo contratado do Clube do Remo. O novo contratado do clube azulino assinou contrato de um ano para defender a camisa do Leão.

O jogador, que foi campeão em 2009 pelo Paysandu, disputou a série D, este ano, pelo São Raimundo.

O Remo ainda pode fechar a qualquer momento com os ex jogadores do água, o volante Willian Santos, e o goleiro Marcelo Cruz.

(DOL, com informações de Sandro Galtran)