sábado, 12 de março de 2011

Cálculo errado derrubou Real Class, diz UFPA

12.03.2011

Cálculo errado derrubou Real Class, diz UFPA


Após 39 dias da queda do edifício Real Class, que matou três pessoas e atingiu moradores de um quarteirão, com casas, carros e nervos prejudicados, foi divulgada perícia que aponta a causa e dá respostas. O Grupo de Análise Experimental de Estruturas e Materiais (Gaema), formado por professores da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará, entregou o laudo pericial que aponta que o edifício caiu por erro no cálculo do projeto estrutural. O engenheiro calculista da obra é Raimundo Lobato da Silva, contratado pela Real Engenharia.

Chefiada pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-PA), a comissão que solicitou a perícia é composta por representantes do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Pará (Sinduscon), Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), Associação dos Construtores de Obras Públicas (Acoop), Faculdade de Engenharia da Universidade Federal do Pará, Faculdade Ideal (Faci), Universidade da Amazônia (Unama) e Instituto de Avaliação e Perícias de Engenharia do Pará (Iapep).

O fato de o reitor Carlos Maneschy fazer questão de frisar que a UFPA não tem nenhum envolvimento com o laudo reforça, para José Viana, presidente do Crea, que o trabalho desenvolvido pelos engenheiros do Gaema – ao custo de R$ 100 mil - é independente. “Eles têm autonomia e titulações competentes para realizar o trabalho”, esclareceu.

Em pouco mais de um mês, os sete professores do grupo, engenheiros civis com titulações em materiais, fundações e estruturas, analisaram os projetos de arquitetura, estrutura, fundações e laudos de sondagem do edifício e realizaram testes e ensaios em amostras de aço e concreto no laboratório do Instituto de Tecnologia da Faculdade.

O laudo, entregue às 9h de ontem ao Crea, foi lido à imprensa na tarde de ontem, na sede do conselho, por Denio Ramam de Oliveira, PHD em estruturas e coordenador do Gaema. A perícia aponta que o concreto e o aço empregados na estrutura apresentavam resistências compatíveis com as recomendadas pelas normas brasileiras. As fundações foram corretamente projetadas, levando em consideração as cargas informadas no projeto.

Em resumo, o que o documento informa é que o esqueleto do prédio foi mal projetado e, quando a estrutura foi submetida a uma combinação elevada de carregamentos verticais e horizontais (vigas e lajes), não conseguiu sustentar o peso. Por mais que os ‘sinais’ como estalos ou fissuras não tenham aparecido, o problema estava ali presente. “Aconteceu diferente do que ele pensava e calculou como estrutura para o prédio”, concluiu Manuel Diniz Perez, coordenador da Faculdade de Engenharia Civil da UFPA e doutor em Materiais e Processos.

Por todas essas implicações, a edificação Real Class deformou, esmagou os pilares e tombou.

Remo ainda tenta explicar a surra para o Cametá

12.03.2011

Remo ainda tenta explicar a surra para o Cametá


Os jogadores do Clube do Remo ainda não conseguiram engolir as espinhas do Mapará, que continuam presas na garganta de todos remistas. A equipe tenta entender os motivos que levaram o time a sofrer uma goleada de 4 a 1 para o Cametá, no jogo de ida da semifinal do primeiro turno do Campeonato Paraense 2011.

A opinião de todos os remistas é a mesma: a equipe inteira teve uma péssima atuação. Para o volante Mael, o time jogou apático, pecou muito na marcação. Seguindo a mesma linha de raciocínio, o meia Fininho explica que o time esteve irreconhecível na partida, além de lamentar o fato de a equipe ter tomado quatro gols em tão pouco tempo. No intervalo da partida, o volante Luís André disparou: “era para o time ter tomado mais gols, estamos errando muito”, esbravejou o jogador.

Já o zagueiro Rafael Morisco vai mais além. Na análise do defensor, também faltou sorte aos azulinos. “Podia ter mais 90 minutos que a bola não ia entrar a nosso favor. Já o time deles fez gols que a bola bateu no nosso jogador e entrou. Foi muita infelicidade nossa, a gente estava ciente de que ia ser um jogo difícil, mas ninguém esperava por isso.”, lamenta o capitão, que acredita na força do time no Baenão. “O que eles tiveram em Cametá a gente vai ter aqui em casa. A gente tem que manter a cabeça levantada, porque não tem nada perdido”, afirma. (Diário do Pará)

sexta-feira, 11 de março de 2011

População de Itaituba assustada com grande onda de violência

11.03.2011

População de Itaituba assustada com grande onda de violência

Polícia Civil fecha cerco contra assaltantes que usam motos

Polícia Civil fecha cerco contra assaltantes que usam motos

O município de Itaituba, localizado no Oeste do Pará, já está se tornando referência na mídia estadual e nacional, com relação à sua instabilidade política e agora com a violência.

Assassinatos, assaltos, briga de gangues, espancamentos, esfaqueamentos, crimes de encomenda, etc, são assuntos que fazem parte do dia-a-dia do povo itaitubense. A Polícia tem se desdobrado para amenizar a situação, mas com poucos homens e quase sem estrutura, quase nada pode fazer para controlar essa onda de violência.

Filha de Vereador assaltada – No último sábado, por ocasião do desfile de carnaval, por volta das 10 horas da noite, uma das filhas do vereador Luís Fernando Sadeck (Peninha), de 16 anos, foi assaltada por dois homens que estavam em uma motocicleta. Um deles saltou da moto com grande rapidez, encostou o cano de uma escopeta na barriga da adolescente e anunciou que era um assalto. O fato aconteceu a uns 50 metros do Fórum de Justiça.

Na Delegacia, a adolescente informou à Polícia que o assaltante falou a seguinte frase: ““Me dá o celular”. Ainda atônita com a situação por qual passava, a adolescente ficou sem reação, mas entregou o celular ao bandido, O que mais chama atenção de todos, é que em alguns casos, os bandidos não escondem o rosto, como o assalto à filha do Vereador. Os dois assaltantes estavam sem capacete na hora do assalto. Isso demonstra que eles estão desafiando a Polícia, certos que ficarão impunes.

Felizmente nada aconteceu à adolescente, somente o susto que levou quando foi abordada pelos assaltantes.

Outros fatos – Outros assaltos aconteceram na cidade durante a quadra momesca, com o plantão policial sendo bastante movimentado, como briga de gangues, esfaqueamentos, etc. Na maioria dos casos, os bandidos agem sempre com o intuito de fazer dinheiro, ou, simplesmente trocarem o produto do roubo por droga. Dias atrás, na 5ª Rua da Bela Vista, um jovem foi assaltado e teve que entregar seu celular aos bandidos, que agiram da mesma forma, em uma motocicleta e armados.

SUSPEITO – As polícias Civil e Militar estão à procura do elemento conhecido por “Ivanzinho”, tido como de alta periculosidade e que estaria participando diretamente dos assaltos à mão armada contra alguns estabelecimentos da cidade.

De acordo com o delegado José Bezerra, Ivanzinho que tem com extensa ficha criminal pode estar envolvido nos assaltos a uma mercearia e um supermercado da cidade, de onde os ladrões levaram a quantia de cinqüenta mil reais, estando até hoje o assalto ainda sem ser elucidado.

No mesmo estilo do assalto a um supermercado, dois ladrões em uma moto em menos de cinco minutos após colocarem armas na cabeça de dois funcionários levaram cerca de quinhentos reais e outros objetos de uso pessoal, entre eles celulares, dos funcionários e do proprietário da Distribuidora de Bebidas Cristal.

Em todos os assaltos feitos contra estabelecimentos comerciais de Itaituba os ladrões (que entram sempre de capacete na cabeça) são vistos em detalhes pelas câmeras de circuito interno, inclusive a Polícia Civil está em poder das imagens para tentar identificar os assaltantes que não se preocupam nem com o horário dos seus crimes.
Por: Nazareno Santos

Avião faz pouso forçado em Santarém

11.03.2011

Avião faz pouso forçado em Santarém

O pouso forçado foi em uma estrada de chão na comunidade de Santa Maria

 

Avião bimotor da marca Bonanza, que acabou de levantar vôo do aeroporto Maestro Wilson Fonseca, apresentou problemas e o piloto, conhecido por Paulinho, teve que fazer um pouso forçado em uma estrada de chão na comunidade de Santa Maria, região do eixo forte.  Informações são de que além do piloto, mais três pessoas se encontravam no avião, o corpo de bombeiros já se encontra no local, até o momento não se sabe se houve vitimas.
Da Redação

São Raimundo irá realizar três amistosos

11.03.2011

São Raimundo irá realizar três amistosos


O técnico Charles Guerreiro vai trabalhando para fazer do São Raimundo um time mais forte e competitivo para a Taça Estado do Pará, equivalente ao segundo turno do Campeonato Paraense 2011. Para deixar a equipe mais preparada, o treinador comandará a equipe em três amistosos pelo interior: dia 16, contra Itaituba, dia 19, contra o selecionado de Juruti, e dia 20, contra Oriximiná. (Gustavo Pêna, DOL)

Cametá goleia o Remo no Parque do Bacurau: 4 a 1

11.03.2011

Cametá goleia o Remo no Parque do Bacurau: 4 a 1


Cametá goleia o Remo no Parque do Bacurau: 4 a 1 (Foto: DOL)
Cametá goleia o Remo no Parque do Bacurau: 4 a 1 (Foto: DOL)

Incrível. Totalmente perdido em campo e mostrando um péssimo futebol na tarde desta quinta-feira (10), o Clube do Remo foi goleado pelo Cametá por 4 a 1, e complicou as suas chances de conseguir chegar às finais do Campeonato Paraense 2011. O jogo de volta entre as equipes será na próxima segunda-feira (14), a partir das 20h30, no estádio Evandro Almeida, o Baenão.

Cametá e Clube do Remo iniciavam a busca por uma vaga nas finais do Campeonato Paraense 2011. Pelo lado do Mapará, o destaque ficava para o atacante Leandro Cearense, um dos grandes jogadores da competição. Já o Leão iniciava as semifinais com a melhor campanha de todo o Estadual e disposto a fazer um bom resultado logo no campo do adversário, para decidir dentro do estádio Baenão, com a ajuda do seu 
torcedor.

Em princípio, os donos da casa imprimiram pressão. O estado do estádio Parque do Bacurau facilitava as investidas da equipe do técnico Fran Costa. Ambientado com o clima do jogo, não demorou muito para  os cametaenses inaugurar o marcador. Aos 12 minutos o atacante Leandro Cearense aproveitou bom toque pela esquerda e fez 1 a 0 para o Cametá.

Mas os azulinos estavam vivos na partida. Dois minutos depois o lateral-esquerdo Marlon recebeu cruzamento e empatou o jogo: 1 a 1. Mas quem disse que o Mapará sentiu o gol? Ao contrário, continuou jogando em ritmo acelerado, como se atacasse ao ritmo das marchinhas de carnaval, cadência mais que comum nesta época do ano. Com 22 minutos, a bola foi cruzada na área e o zagueiro Paulo Sérgio desviou, marcando contra. Cametá 3 x 1 Remo.

A partir daí ficou nítido os erros da defesa do time da capital do estado. A dupla de zaga Paulo Sérgio e Rafael Morisco erraram, e muito, principalmente na cobertura das jogadas alçadas pelo lado esquerdo. Tanto, que aos 33 minutos a zaga do Leão falha, o goleiro Léo Rodrigues ainda defende, mas o atacante Leandro Cearense não desperdiça: goleada no interior: Cametá 4 a 1 no Remo, placar do primeiro tempo.

Na volta dos vestiários, o técnico Paulo Comelli tentou acabar com o ‘apagão’ proporcionado pelo Remo. Tirou Luis André e Fininho, para as entradas de Ramon e Léo Franco, respectivamente. Com isso, o comandante visava aumentar o poder de posse de bola no meio-campo, mas, ao mesmo tempo, não esquecer de defender as arrancadas de contra-ataque do Cametá.

Para melhorar a situação azulina na segunda metade da partida, o árbitro Clauber José Miranda expulsou o meio-campo Leandrinho e o time interiorano ficou com 10 jogadores. Com um a mais, houve um ligeiro crescimento no toque de bola do Remo. Porém, atabalhoado, o volante Ramon fez falta desnecessária e também foi expulso do jogo. A partir daí as equipes ficaram iguais no número de jogadores.

O Remo tentava diminuir o marcador, mas o Cametá mostrava competência tática para continuar com a vitória pelo placar elástico. Até a sorte estava do lado do Mapará. Aos 30 minutos o lateral-direito Elsinho chutou e a bola tocou na canela do goleiro André Luis, desviando o que seria o gol remista.

Nem as mudanças de Comelli surtiram efeito. O atacante Wellinton Silva, que entrava em campo após um longo período em recuperação de uma lesão, não conseguia um lugar no meio da boa zaga cametaense. No final, visivelmente cansado, o time do Remo apenas observava o Cametá tocar a bola no campo de ataque e segurar a goleada no Parque do Bacurau: 4 a 1, placar final. (Gustavo Pêna, DOL)

Ficha Técnica:
Cametá: André Luis; Américo, Tonhão, Rubran e Mocajuba; Wilson, Paulo de Tárcio, Robinho (Romeu) e Leandrinho; Leandro Cearense (Castiano) e Jaílson.
Técnico: Fran Costa.
Clube do Remo: Léo Rodrigues; Elsinho, Paulo Sérgio, Rafael Morisco e Marlon; San, Mael, Luis André (Ramon) e Fininho (Léo Franco); Ró e Adriano Pardal (Wellington Silva).
Técnico: Paulo Comelli.
Local: Estádio Parque do Bacurau.
Renda: R$ 33.690 mil.
Público pagante: 3.519 torcedores.
Público total: 3819 expectadores.
Árbitro: Clauber José Miranda. Assistentes: Lúcio Ipojucan da Silva e José Ricardo Coimbra.
Cartão amarelo: Américo, Tonhão, Paulo de Tárcio e Wilson (CAM). Luis André e San (REM).
Cartão vermelho: Leandrinho (CAM) e Ramon (REM).

Saída de Potiguar agitou a Curuzu

11.03.2011

Saída de Potiguar agitou a Curuzu


Saída de Potiguar agitou a Curuzu (Foto: Mário Quadros)
(Foto: Mário Quadros)

A partida de Thiago Potiguar para a China trouxe sentimentos opostos no resto do elenco do Paysandu. “Estamos triste pelo lado do conjunto. Mas feliz pelo lado pessoal. Vamos sentir falta e torceremos por ele”, contou o volante Alisson. Segundo Allison, o último contato com Potiguar foi nos vestiários, logo após a partida contra o Independente. “Ele disse que ia sair do clube e agradeceu a todos. Depois todos nós jogadores fomos cumprimentá-lo”, revelou.

O presidente do clube, Luiz Omar Pinheiro, avaliou a saída do meia com desgosto. “Se dependesse de mim, ele ficava. Mas hoje no futebol o dinheiro fala mais alto. Tentei segurar ele duas vezes aqui... na terceira, não tivemos como cobrir. Ele também queria isso”, expôs.

Entretanto, quem não gostou mesmo, foi Ricardo Rezende, presidente do Conselho Deliberativo do Paysandu (Condel). De acordo com ele, a decisão do empréstimo precisa da aprovação do Condel. “O estatuto do Conselho Deliberativo do clube, juntamente com o Departamento Jurídico, diz que qualquer contratação, empréstimo, venda acima de 1000 ORTNS é de competência do Condel”, afirmou Rezende. Como o Estatuto do Torcedor é do ano de 86, época do Plano Cruzado, ORTNS era um Título Público Federal que determinava a correção monetária. Hoje, 1000 ORTNS equivalem a cerca de 30 mil reais.

O Condel considerou a negociação como mal pensada. “Estamos surpresos. É um dos maiores jogadores do Paysandu e um dos melhores do Pará. Um jogador como ele tem que ser sempre estudada uma proposta para permanecer. A diretoria tem que ajudar na classificação do time. Desmanchando desse jeito vai fica difícil. Potiguar tinha que jogar o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil”. (Diário do Pará)

Após derrota, Comelli reclama de arbitragem

Após derrota, Comelli reclama de arbitragem


Ao final do jogo em que o Leão foi massacrado pelo Cametá, o técnico do Clube do Remo, Paulo Comelli, reclamou da arbitragem de Clauber José Miranda e de seus auxiliares. O treinador remista não colocou a culpa no trio pelo fracasso do time na partida, mas questionou alguns lances da partida, como inversão na marcação de faltas e principalmente o lance que originou o segundo gol cametaense, em que todo o sistema defensivo do time remista parou esperando pelo apito.

“Hoje eu vi porque a diretoria queria arbitragem de fora”, disparou Comelli. “No segundo gol o jogador deles estava totalmente impedido, tudo bem que nós erramos no posicionamento defensivo, o time não jogou bem, mas o árbitro errou num momento que não podia errar”, questionou o treinador, que seguiu na bronca. “Confiaram na arbitragem daqui e deu nisso. Não quero desmerecer a vitória do Cametá, mas o juiz errou e errou muito”, lamentou.

A diretoria remista havia solicitado um árbitro de fora do Estado. Não obteve êxito. Para o jogo de volta, o árbitro escalado é Wilson Luiz Seneme, da FIFA. (Diário do Pará)

quinta-feira, 10 de março de 2011

Homem é executado com vários tiros no centro de Novo Progresso

10.03.2011
 
Homem é executado com vários tiros no centro de Novo Progresso
 
 
Home é executado com vários tiros no centro de Novo Progresso
No começo da noite de terça feira de carnaval, por volta das 19 horas, foi registrado pela policia militar, um homicídio, o fato aconteceu na avenida medianeira próximo à loja a baratinha, no centro de Novo Progresso, a vitima foi atingida com vários tiros e morreu no local.

A vitima Benjamin Francisco de Souza, identificado pelo apelido BEIJA, de 47 anos, estava caminhando pela avenida medianeira , quando foi atingido com vários tiros de arma de fogo , segundo testemunhas, foram disparados por dois indivíduos em uma motocicleta e que até momento ainda são desconhecidos da policia.
O sargento Edilson silva chefe da guarnição da policia militar no momento relata, que eles foram acionados via 190 e quando chegaram ao local encontram a vitima já sem vida, pois no corpo tinha vários ferimentos a bala, provavelmente de um revolver calibre 38, já que no local não foi encontrado nenhuma cápsula.
Os tiros atingiram a cabeça, o peito e o braço da vitima.



O corpo da foi encaminhado para funerária e o caso foi apresentado na policia judiciária civil, que abril investigações na tentativa de prender os suspeitos.


POR CJ MORAES/ DIGITAL NOTICIAS

Policia militar prende menor que matou idoso a pauladas

10.03.2011
 
Policia militar prende menor que matou idoso a pauladas
Policia militar prende menor que matou idoso a pauladas
 
A policia militar de Novo Progresso no comando do sargento Edilson silva, prendeu um menor acusado de matar a pauladas um idoso, horas após o crime.

O crime aconteceu na madrugada de terça feira de carnaval em uma vila no bairro pires de lima, apos cometer o crime o menor aprendeu fulga sendo preso pela policia já na saída de novo progresso.
De acordo com sargento o menor L.S de 17 anos confessou o crime e foi constatado que o mesmo teria cometido outro assassinado no estado Para.

O delegado ira pedir o internamento do menor em uma casa de recuperação na cidade de Santarém aja visto que ele é reincidente e com apenas 17 anos já é autor de 2 crimes.
O motivo segundo relata policial o menor falou que matou o Vicente de Paulo da trindade de 64 anos, por que ele teria comentado com os visinhos da vila que ele teria roubado dinheiro dele.
O menor não aparentava nenhum arrependimento e disse ainda que ele deveria ,era ter matado o dono da vila pois fala de mais finalizou o policial .


Por CJ MORAIS DIGITAL NOTICIAS

Investigador é morto após policiais o confundirem com traficante

10.03.2011

Investigador é morto após policiais o confundirem com traficante


O investigador Tadeu Duarte Oliveira, 46 anos, morto na noite de ontem (8) durante uma operação policial em Soure, foi confundido com um suposto traficante e atingido por dois disparos, efetuados por um colega da Polícia Civil. O fato ocorreu quando uma equipe de sete policiais civis e militares fazia buscas em uma residência, localizada no bairro da Matinha, em Soure, arquipélago do Marajó, por volta das 22h de ontem (8).
Vizinhos afirmam que o local foi lavado antes da chegada da perícia (Foto: Dário Pedrosa)

Após chegar à residência, em uma pick-up Hilux descaracterizada, os policiais se dividiram em duas equipes: uma faria a abordagem pelos fundos da casa, em direção ao quintal da casa a pé, e a outra parte faria a abordagem pela frente, chegando até a viatura.

A equipe dos fundos acabou entrando na residência primeiro. Com a camisa amarrada na cabeça, o investigador Tadeu Duarte iniciava o percurso pelos cômodos da casa em meio a alguns tiros deflagrados por seus companheiros, como forma de intimidar qualquer tipo de reação.

Confundido com um dos supostos traficantes que estariam no interior da casa, Tadeu oi alvejado com dois tiros, disparados por Felipe Schmidt, superintendente regional da Polícia Civil nos Campos do Marajó. Um dos disparos perfurou o tórax do policial, no sentido da direita para a esquerda, e o outro, sua mão esquerda.

Com o tiro, o policial chegou a dar um grito antes de cair no chão da cozinha da casa. Ao perceber que se tratava de um colega, os demais policiais suspenderam fogo e partiram em socorro ao companheiro ferido, que já estava caído no chão, desfalecido.

Segundo relato de populares que acompanharam a operação, os policiais tentaram reanimar Tadeu ali mesmo, envolto em muito sangue. Foi possível perceber a comoção dos membros da equipe, que choravam sobre o corpo do colega caído. De imediato, o policial foi levado para o Hospital Menino Deus, mas já estava sem vida.

DENÚNCIA

Uma equipe do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, que estava em Soure, foi acionada para o local. Os peritos viram o corpo no hospital e dirigiram-se para o local onde o fato ocorreu. Porém, relatos dos vizinhos do local afirmam que os próprios policiais teriam lavado o local onde o fato ocorreu, eliminando vestígios de sangue.

A perícia chegou a localizar vários projéteis no local. Diversas cápsulas de balas calibre ponto 40 foram recolhidas pelos moradores nos arredores da casa. Uma das balas teria atingido a porta traseira esquerda da viatura usada pelos policiais.

O delegado de Salvaterra, Arilson Caetano, foi deslocado para Soure com o objetivo de acompanhar a situação. Na manhã de hoje (9), deslocou-se para Belém, acompanhando o delegado Felipe Schmidt, que apresentou-se na Delegacia Geral, apontando-se como o responsável pelo disparo que atingiu seu companheiro de operação.

Nenhuma pessoa teria sido localizada no interior da residência invadida, exceto os próprios policiais. Apenas uma certa quantidade de droga teria sido encontrada e conduzida a Belém para ser entregue na Delegacia Geral, juntamente com o Delegado responsável pela operação.

O proprietário da residência, Pedro Barbosa Aragão, 56 anos, não estava no local durante a incursão policial. Chegou alguns minutos depois, quando os policiais já teriam saído. Ele reclamou não ter sido comunicado pelos policiais e que nem tinha conhecimento da existência de nenhum entorpecente em sua residência, onde mora com dois outros irmãos,  de nomes Evandro e Edilson.

O corpo do investigador Tadeu Duarte foi transferido, de avião, para Belém, nas primeiras horas de hoje.

Em Rio Maria são os presos que ‘atendem’ população na delegacia

10.03.2011

Em Rio Maria são os presos que ‘atendem’ população na delegacia

Na delegacia de Polícia Civil de Rio Maria são os presos que atendem os cidadãos a procura de atendimento para fazer um simples boletim de ocorrência. “Não tem polícia. Volta mais tarde, que daqui a pouco eles estão aí” é a resposta dada por eles. A situação na Depol vai de mal a pior. Desde a estrutura física precária e comprometida até a equipe de investigadores, escrivão e delegado, que não atende a população a contento.


A ala carcerária também não atende aos padrões exigidos pelo órgão de Direitos Humanos. A delegacia ainda não possui delegado titular, sendo o de Xinguara responsável. Outro problema é a falta de escrivão. O que é lotado na Depol de Rio Maria tira folgas a cada 15 dias e o Estado não designou outro para atender neste período de vacância.

O problema da Delegacia de Rio Maria é antigo. Em maio de 2009, o Conselho da Comunidade na Execução Penal da Comarca de Rio Maria, composta por seis membros, tendo como seu presidente o advogado Rone Messias, comunicou ao então secretário de Segurança Pública do Estado do Pará as condições precárias da ala carcerária e os riscos à saúde dos presos de Justiça.

Rone Messias solicitou providências junto ao Ministério Público do Estado. O promotor de Justiça Ney Tapajós requereu judicialmente a interdição da ala carcerária, a qual foi interditada em caráter de liminar pelo juiz Roberto Cezar. O Estado recorreu da decisão, mas o Tribunal de Justiça do Estado do Pará manteve a interdição.

Em meados de 2010, através do Conselho da Comunidade, foi feita uma manutenção básica da ala carcerária, sendo esta desinterditada. Com recurso em caixa, o conselho pediu para serem implantados na delegacia de Rio Maria um banheiro na cela de preso provisório, que fica próximo à sala do delegado; a elevação do muro que cerca a ala carcerária; e uma acomodação para menor infrator. No entanto, até a presente data, o governo do Estado do Pará não autorizou a reforma.

“É lamentável o descaso do poder público. Desde 2009, o Conselho da Comunidade de Rio Maria vem cobrando do Estado do Pará reestruturação da delegacia de polícia, reforma, construção de uma cela para mulher e ao menor infrator, e melhores condições de trabalho para o delegado”, disse Rone Messias.

“O pior, o conselho possui recurso, apesar de ser uma quantia pequena, mas, mesmo assim, o Estado do Pará fecha os olhos para Rio Maria e não autoriza a reforma, por isso tal fato já está protocolado junto ao Ministério Público do Estado do Pará para as devidas providências.”

Iron Maiden em Belém em 2011 Show do Iron Maiden em Belém

Iron Maiden em Belém em 2011

Show do Iron Maiden em Belém
O show do Iron Maiden em Belém do Pará acontecerá no Cidade Folia no dia 01 de abril de 2011. As vendas começarão oficialmente no dia 27 de novembro.
O Iron Maiden realizará ao total, 06 shows no Brasil. Isso é o que está confirmado para o primeiro semestre de 2011.
Os organizadores do Rock in Rio já demostraram interesse em ter Iron Maiden como uma das atrações do evento. O Rock in Rio deve ocorrer em outubro de 2011.
Assim como aconteceu em sua última turnê mundial, Somewhere Back In Time World Tour, em 2008 e 2009, o Iron Maiden viajará mais uma vez no Boeing 757 da banda, o Ed Force One, totalmente redecorado e customizado para a nova turnê. Além dos integrantes e a equipe de apoio, a aeronave vai transportar mais de 10 toneladas de equipamentos em mais de 50.000 milhas ao redor do planeta. E, claro, pilotado por ninguém menos que o próprio Bruce Dickinson. A turnê começa em 11 de fevereiro e passará por 26 cidades em 13 países através de 5 continentes para 29 shows.

Ingressos

* Pista - Lote Limitado - Promoção Primeiro Eu R$85,00
* Pista - Segundo Lote - R$100,00
* Pista - Terceiro Lote - R$120,00
* Front Stage (área vip em frente ao palco com buffet) R$300,00
* Camarote R$250,00 por pessoa

Valores de meia entrada!

Durante o evento do dia 27 no Boulevar Shopping rola ainda um "Warm Up" com "Welcome soft drinks & snacks" e projeção da The Final Frontier World Tour em um super telão de leds!

Faça parte e marque seu lugar na história. Iron Maiden em Belém "The Final Frontier World Tour".

TRE apressa julgamento de prefeitos de Santarém, Marabá e Belém

10.03.2011

TRE apressa julgamento de prefeitos de Santarém, Marabá e Belém

Da Redação

Mais de dois anos após a eleição 2008, vários municípios paraenses continuam com as gestões indefinidas, aguardando soluções judiciais para ter seus prefeitos ou para realizar novas eleições municipais. A situação é considerada grave porque tende a criar instabilidade política nos municípios e já motivou a manifestação do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA), desembargador Ricardo Nunes, durante sessão ordinária do dia 15 de março.

 
Possivelmente, depois do carnaval, o TRE julgará os prefeitos de Belém, Duciomar Costa (PTB), de Marabá Maurino Magalhães(PR) e Maria do Carmo Martins (PT) de Santarém por irregularidades cometidas na campanha eleitoral de 2008. Ambos são acusados de uso da máquina na campanha de reeleição, através da propaganda institucional.

 
 Nunes informou que determinou à Secretaria Judiciária o levantamento de processos de prefeitos e vices-prefeitos com cassação de registro, cujos processos ainda tramitam no próprio TRE/PA  ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

 
O desembargador informou também que o tribunal tomará medidas urgentes para realizar eleições onde o processo judicial eleitoral estiver concluído ou em vias de conclusão, como Aveiro, Brasil Novo e Bujaru, que ainda aguardam o trâmite final. Chaves, Rondon do Pará e Itaituba,também se encontram nessa situação.
 

Mas as situações de instabilidade política não se resumem aosmunicípios menores. Os prefeitos da capital, Santarém e Marabá também estão com processos judiciais eleitorais e correm risco de cassação.
 
Maria do Carmo Martins responde a dois processos movidos pelo DEM no TRE. No primeiro, ação de investigação judicial eleitoral, ela foi condenada em primeira instância a três anos de inelegibilidade.

 
Maria recorreu ao TRE, cujo relator é o jurista André Bassalo. Ele informou que conversou com o outro juiz do processo contra expedição de diploma da prefeita, Ronaldo Desterro, combinando que os processos estarão prontos para irem à pauta de votação na segunda semana de março.  O parecer do Ministério Público Eleitoral sobre a ação de investigação é favorável à cassação da prefeita de Santarém.

 
Outro grande município, cujo prefeito poderá perder o cargo, Marabá, a situação também aguarda decisão judicial do mérito da ação. Maurino Magalhães (PR) foi cassado em janeiro e no dia 2 de fevereiro conseguiu voltar ao cargo, através de liminar do jurista Rubens Leão, membro do TRE. Magalhães foi cassado pelo juiz eleitoral de Marabá,Cristiano Magalhães, acusado de uso de recursos financeiros não declarados na campanha eleitoral. Com a liminar Maurino aguarda o julgamento do mérito no cargo.

PMS prorroga prazo de pagametno do IPTU

10.03.2011

PMS prorroga prazo de pagametno do IPTU


A prefeita Maria do Carmo assinou o Decreto de No. 044/2011, que prorroga o prazo de pagamento da Primeira e Segunda Cota Única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), para mais um mês, a contar do último dia 03 de março.
 
Pelo documento municipal, para a Primeira Cota Única do IPTU, que estabelece 30% de desconto, o contribuinte poderá pagar até o dia 04 de março, e a Segunda Cota Única, com 20% de desconto, até o dia 04 de maio do corrente ano.
 
O Secretário Municipal de Finanças, Edmilson Santos, esclarece que o governo decidiu pela prorrogação em atendimento aos inúmeros pedidos encaminhados pelas associações de moradores. “Estamos fazendo junto às entidades, reuniões para esclarecer dúvidas sobre os valores do IPTU deste ano. Temos informado sobre o trabalho que fizemos em mais de 70 mil unidades residenciais de Santarém e como funciona o novo sistema de Cadastro Multifinalitário, que é o Cadastro Imobiliário do município. Enfim, entendemos que era justo dar mais um tempo para o contribuinte começar a pagar seu imposto.
(Fonte:Ascom/PMS)

Prefeito de Piçarra do Araguaia deves edr expulso do PSB

10.03.2011
Prefeito de Piçarra do Araguaia deves edr expulso do PSB

Corre boatos de que o prefeito de Piçarra, Jairo Luiz Linardi, poderá ser expulso do PSB por infidelidade partidária. O motivo seria a última campanha eleitoral em que Jairo não teria apoiado os candidatos indicados pela direção estadual. Desde então, o clima entre Jairo e o partido ficou bastante estremecido, e expulsá-lo da legenda é uma indicação de que o PSB não digeriu bem a falta de compromisso partidário que teria sido demonstrado por ele, por isso a ameaça de expulsão.
 
 
 

Conheça a maquete do novo Hospital Municipal de Parauapebas

10.03.2011

Conheça a maquete do novo Hospital Municipal de Parauapebas


Foram reiniciadas as obras do novo Hospital Municipal de Parauapebas. Alguns trabalhadores estão fazendo a limpeza da obra e, segundo a empresa contratada, as obras entrarão em ritmo acelerado em quinze dias. O prefeito Darci Lermen garantiu ao Blogger que o novo Hospital será concluído em dezembro de 2011, sendo entregue a população no aniversário da cidade de 2012. Acompanhe como ficará o novo HM veja a foto da maquetes

L-200 preta tomba na PA 275 sem vítimas fatais Imprimir

10.03.2011

L-200 preta tomba na PA 275 sem vítimas fatais

A camionete caiu a uma altura de mais ou menos dez metrosUma camionete preta L-200 , tomba a esquerda da PA 275, sentido Marabá x Parauapebas, Na altura do km 16, sem vítimas fatais.
As explicações mais comuns acerca dos acidentes automobilísticos, abordam as más condições das estradas, a manutenção dos automóveis, ônibus, caminhões e sobre a “falha humana”, que muitas vezes é utilizada como sinônimo de imprudência ou abuso de álcool, mas raramente suspeita-se da possibilidade de que o causador do acidente tenha dormido ao volante.
E desta vez não foi diferente, foi encontrado pela Polícia Rodoviária Federal neste sábado por volta das 06h, uma camionete tipo L-200  preta, pertencente à Locplan, Locação de Equipamentos, esquerda da PA 275, sentido Marabá á Parauapebas, próximo  ao km 16, com bastante avarias.

Os funcionários da empresa que estavam fazendo o resgate da camionete nos narraram que a camionete era ocupada por duas pessoas funcionárias da empresa, porém não sabiam o nome, só garantiram serem pessoas importantes na empresa.
O trânsito no local foi paralisado aproximadamente por uma hora e meia, e foi o suficiente para se fazer uma fila quilométrica, onde a Polícia Rodoviária entrou em ação e organizou o trânsito. Após o resgate, a pista foi liberada e o fluxo de carro se normalizou em pouco tempo.
O técnico do guincho, que não quis ser identificado, diz que foi orientado para vir buscar o veículo e levá-lo até a empresa.
“Eu não conheço as pessoas que estavam na camionete, só sei que são pessoas importantes na empresa”, finalizou.

Justiça dá 48 horas à Vale para pagar a Maquipesa Imprimir

10.03.2011

Justiça dá 48 horas à Vale para pagar a Maquipesa

Momento da conversa entre os funcionários e o sindicato da categoria.
NOTA OFICIAL (Vale)
A Vale esclarece ainda que foi surpreendida com notificação da Maquipesa rescindindo os contratos, bem como com a paralisação das atividades, e não reconhece os motivos alegados pela contratada para tais ações. Por conta disso, a Vale utilizará os instrumentos contratuais e legais cabíveis.
A Vale reitera seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico sustentável nas regiões onde atua e reafirma sua política de disseminação da responsabilidade econômica, social e ambiental em toda a cadeia produtiva.
Parauapebas, 14 de fevereiro de 2012.”

Seguindo os preceitos do bom jornalismo, abrimos espaço para que a Vale pudesse se pronunciar a respeito da matéria “Funcionários de uma contratada da Vale ameaçam interditar Portaria por atraso em seus salários”, veiculada pelo Carajás o Jornal na edição 395.

Através de pronunciamento oficial, a Vale diz-se surpresa pelo rompimento contratual sem explicações da Maquipesa, bem como afirma pretender tomar medidas judiciais cabíveis contra a empresa.

Ocorre que de acordo com o processo 0000286-94.2011.5.08.0114, que corre na 1ª Vara de Trabalho de Parauapebas, movida pelo sindicato da categoria, onde constam como reclamadas tanto a Maquipesa como a Vale, onde o Sindicato pede BLOQUEIO DAS PARCELAS DEVIDAS à Maquipesa, para fins de pagamento de seus empregados trabalhadores, a Vale realmente estaria em débito com a empresa, apesar afirmativa em contrário. O juiz determinou que a Vale tem 48 horas para que seja cumprida a ordem judicial de bloqueio e pagamento dos trabalhadores.

Rodovia "sem dono" continua abandonada

10.03.2011

Rodovia "sem dono" continua abandonada


A BR-155 (ex-PA-150), a rodovia “sem dono”, está literalmente jogado às traças e à iminência de causar mortes num trecho curto entre o Km 6 e o acesso ao Distrito Industrial de Marabá. Só nesse percurso, a reportagem do CORREIO DO TOCANTINS contabilizou mais de 30 crateras, algumas das quais, a depender de um piscar de olhos do motorista incauto, podem estourar os dois pneus dianteiros e os amortecedores dos carros, tamanha a profundidade.

Curionópolis terá mais uma mina de ouro

10.03.2011
 
Curionópolis terá mais uma mina de ouro


O município de Curionópolis contará com mais um garimpo de ouro a ser explorado de forma mecanizada a partir deste ano. Trata-se do garimpo da Cutia, que foi aberto em 1988 e se localiza a 22 quilômetros do antigo garimpo de Serra Pelada. Nos anos que se seguiram, o local atraiu mais de 20 mil garimpeiros em busca do metal dourado. Quase dois mil quilos de ouro foram extraídos da mina até 1992, quando o então presidente da República, Fernando Collor de Mello, determinou o fim da extração manual dos garimpos em todo o País.

Uma assembleia-geral ordinária da Cooperativa Mista dos Garimpeiros da Cutia (Coomic) está marcada para ocorrer no próximo mês de abril, com o objetivo de fechar acordo com a empresa que deverá explorar a mina. Dentro da pauta deve estar a proposta de parceria entre a entidade e a empresa privada que fará a pesquisa e, posteriormente, a extração dos vários minérios existentes na área de pouco mais de 633,33 hectares.

De acordo com o presidente da Coomic, Raimundo Lopes, na assembleia geral extraordinária realizada no dia 13 de fevereiro último, entre outros itens, os cooperados aprovaram apreciação das propostas de parceria para exploração mineral na Cutia, “e agora vamos trabalhar para que tudo corra bem e em abril apresentemos um parceiro”.

O presidente da cooperativa relatou que parte da área que pertence à entidade já foi sondada e o banco de dados dessa área está com uma mineradora. “Vamos trabalhar para ter acesso a esse banco de dados tão importante para nossas futuras parcerias. Para tal, já comunicamos ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e juntos vamos ter acesso a essas informações”, afirmou Raimundo Lopes.

Na concepção do presidente da Coomic, é importante que a parceria seja feita com uma empresa responsável e que tenha interesse em atender às demandas do povo garimpeiro. “Temos de estudar as propostas de parceria de uma forma coerente, para trazer os benefícios oriundos desta futura fusão não apenas aos cooperados de nossa entidade, mas também ao município de Curionópolis”, reforçou.

Raimundo Lopes fez questão de tranquilizar os cerca de 8.500 cooperados representados, afirmando que a diretoria da cooperativa está trabalhando dia e noite para que em abril aconteça como previsto a assembleia e a parceria se firme. “Não vamos descansar até alcançar o objetivo de ver a futura mina do antigo garimpo da Cutia totalmente implantada”. (Waldyr Silva, com informações da Agência Bateia)

Caixa disponibiliza CPF gratuito para mulheres até sexta-feira

10.03.2011

Caixa disponibiliza CPF gratuito para mulheres até sexta-feira


A Caixa Econômica Federal oferece às mulheres até sexta-feira (11), o serviço de inscrição gratuita no Cadastro de Pessoa Física (CPF), em todas as agências do banco. A iniciativa faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, lembrado no dia 8.

Segundo a Caixa, o objetivo é possibilitar o acesso das mulheres às políticas públicas do governo federal: Programa Fome Zero, Bolsa Família e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além de facilitar o acesso à inclusão bancária e ao microcrédito.

No site da Caixa Econômica Federal, é possível encontrar a relação das agências do banco. Para isso, basta acessar a opção Encontre a Caixa.

O CPF é um banco de dados gerenciado pela Receita Federal do Brasil que armazena informações cadastrais de contribuintes pessoas físicas.

Rio Tocantins recua, mas pode registrar novas subidas

10.03.2011

Rio Tocantins recua, mas pode registrar novas subidas


Depois de ter alcançado a marca de 12,22 metros acima do normal, o nível do Rio Tocantins, às 18 horas de ontem, quarta-feira (9), já havia baixado 16 centímetros e a régua pluviométrica de Seção Fluvial da 23ª Brigada marcava 12,06 metros. Diante desse recuo, muitas famílias, cujas águas já estavam alcançando as residências, decidiram não sair de casa, na esperança de que as águas continuem baixando. 

Contudo, de acordo com Joab Pontes, diretor da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), a descida do rio se deu devido à abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Uma vez que, de acordo com informações obtidas pela Comdec, o Rio Araguaia está a cada dia com um volume maior de água. “Logo fecharão as comportas e o rio volta a encher”, afirmou.

Até ontem, segundo a Defesa Civil, contabilizada cerca de 400 famílias desabrigadas, aproximadamente 1.700 pessoas; e mais de 900 famílias atingidas desalojadas, o que totaliza cerca de 4.300 pessoas fora de casa, expulsas pela subida das águas.

A respeito da não construção de abrigos por parte da Prefeitura Municipal de Marabá (PMM), criticada por alguns meios de Comunicação, Joab Pontes observou que a decisão se deu por causa da irredutibilidade dos próprios moradores das áreas alagadas. “Eles preferem ficar perto de suas casas, seus empregos e da escola dos filhos”, sublinhou, apontando que, prova disso, é que no Ginásio Poliesportivo da Folha 16 existem 70 barracas desocupadas. Segundo ele, todas com iluminação e devidamente estruturadas. Além de fornecimento de água e segurança no local, "mas Mas ninguém se dispôs a se alojar no lugar".

A grande preocupação de Joab é, caso o rio atinja os 13 metros acima do nível normal, que todos os que estão alojados no Bairro Santa Rosa, em sua maioria, à altura das quadras de esportes e do posto de saúde, tenham de ser removidas. “O problema é que, quando isso acontecer, a Avenida Silvino Santis estará interditada, como já está, e a Transmangueiras também. “Portanto, teremos [Comdec e Corpo de Bombeiros] de alugar embarcações para a remoção dessas famílias. Sendo utilizados caminhões só depois dessa retirada”, explicou o diretor da Defesa Civil Municipal.

Assistência

Perguntado a respeito de que tipo de assistência os órgãos de apoio aos flagelados o município tem proporcionado, Joab Pontes disse que está se fazendo um acompanhamento das famílias, além da distribuição de água potável. Só futuramente elas receberão mantimentos e materiais básicos, vindos da PMM, por meio da Comdec e do governo estadual, por meio do 5° Grupamento do Corpo de Bombeiros, que representa a Defesa Civil Estadual e atende toda a região sul e sudeste do Pará. Assim, a prefeitura de Marabá deverá distribuir mil cestas básicas, enquanto o Corpo de Bombeiros 2.500 em toda sua área de atuação.

Água

A respeito da água potável, distribuída aos atingidos pelas cheias, a reportagem questionou a propósito de sua real qualidade para consumo, visto que o CT esteve nos abrigos e observou uma água com tonalidade extremamente barrenta. Contudo, Joab alegou que a cor da água não quer dizer que está imprópria para consumo. Ainda assim, conforme informou, foi acordado com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) que um técnico do órgão faça uma análise a respeito da qualidade da água que está sendo distribuída para os desabrigados. Caso seja atestada a má qualidade, a Cosanpa (Compania de Saneamento Pará) será instruída a um tratamento efetivo da água. O resultado desse levantamento deve sair ainda nesta sexta-feira (11).

Emergência

Questionado a respeito de ações realizadas com a efetivação do Decreto de Situação de Emergência, ele explicou que o decreto é limitado às áreas atingidas pelas águas. Visto que elas são, agora, isentas de cobrança de energia, impostos e demais taxas cobradas naquelas localidades. “Assim, esses moradores não são cobrados por aquilo que não estão usando. Isso, devido ao decreto”, continuou, “Esse é o principal motivo do decreto”, ratificou Joab. (Carmem Sevilla)

Policia Divulga nome do suspeito de esfaquear e matar rapaz na orla

10.03.2011

Policia Divulga nome do suspeito de esfaquear e matar rapaz na orla


Rafael do Carmo Pereira, 21 anos, está foragido.

Policia Divulga nome do suspeito de esfaquear e matar rapaz na orla
 

Rafael do Carmo Pereira Santarém - De acordo com o delegado Nelson Silva, 2 estupros, 2 tentativas de homicídio e a prisão de uma quadrilha foram registradas dentre as várias ocorrências, relatadas por civis, junto a delegacia durante o feriado prolongado de carnaval.

Quanto ao assassinato de Cleberson Albert Viana, na ultima noite de carnaval, o inquérito já apontou que foi Rafael do Carmo Pereira, de 21 anos, quem esfaqueou o rapaz na orla. Ele continua foragido.

Mesmo com operação "Carnapaz" Santarém teve carnaval violento

10.03.2011

Mesmo com operação "Carnapaz" Santarém teve carnaval violento


Policia Civil faz balanço negativo da operação.

Mesmo com operação
 

Superintendente de Policia Civil Santarém - Apesar da operação denominada “carnapaz” a superintendência da policia civil fez uma avaliação negativa do carnaval esse ano em toda região oeste do Pará. Assaltos, brigas e esfaqueamentos estiveram entre as principais ocorrências registradas nos 19 municípios sob a jurisdição da superintendência da policia civil.

Segundo o Diretor houve um aumento no efetivo de investigadores e escrivães nos lugares com maior fluxo de pessoas, militares também reforçaram o contingente na seccional de Santarém, Alter do Chão e Obidos, mas isso não foi suficiente para conter a violência do bloco da violência.

O Superintendente aponta o consumo excessivo de bebida alcoólica como fator determinante para a violência que ocorreu nesse carnaval, houve um numero incomum de delitos praticados com armas brancas, dezenas de pessoas esfaqueadas após discussões e brigas, muitas vezes motivadas pelo álcool.

Roberta Merabeth assume Detran de Santarém

10.03.2011

Roberta Merabeth assume Detran de Santarém

A nova diretora promete tratamento mais humano aos usuários e funcionários do Órgão

Roberta Merabeth, Detran

“Responsabilidade é a palavra que vai nortear toda nossa atividade á frente desta instituição pública”, disse Dra. Roberta Merabeth, que em breve vai mostrar á imprensa seu Plano de Ação, que segundo ela, será adotado a curto, médio e longo prazo, tanto dentro do Detran, quanto na fiscalização no trânsito, em parceria com a SMT e seus agentes Esperamos que a Dra. Roberta Merabeth possa também  moralizar o caótico trânsito de Santarém, punindo aos infratores der maneira exemplar.

Por: Carlos Cruz

Polícia divulga fotos de assassinos de Vice-Prefeito

10.03.2011

Polícia divulga fotos de assassinos de Vice-Prefeito

Os assassinos estão sendo procurados em todo o País

Pocurados pela morte de político

A Polícia Civil divulgou nesta quarta-feira (9) as reproduções simuladas dos dois autores do assassinato de Osvaldo Rogério de Sousa, que era vice-prefeito de Água Azul do Norte, sul do Pará. A vítima, que era conhecida por “Boca Rica”, foi morta com tiros, no último dia 8, por volta de 20h, quando estacionava o carro na garagem de casa, na localidade de Vila Canadá, a 70 quilômetros da sede do município. As imagens foram produzidas pelo Serviço de Perícia Iconográfica e Retrato Falado, da Diretoria de Identificação da Polícia Civil. Os autores do crime utilizavam uma moto.

As reproduções das imagens dos criminosos foram feitas a partir de relatos prestados por testemunhas do crime. Após o homicídio, o inquérito policial foi instaurado pela Seccional Urbana de Xinguara, sob presidência do delegado José Orimaldo Farias. O trabalho contou com apoio do Núcleo de Apoio à  Investigação (NAI), da Polícia Civil de Redenção. As apurações demonstraram que o crime foi cometido por pistoleiros que esperaram a chegada da vítima no local e aguardaram o momento oportuno para agir. Os bandidos aguardaram Osvaldo Rogério em um bar em frente à residência da vítima.

Fonte: Polícia Civil

Cametá vai vencendo o Clube do Remo por 3 a 1

Cametá vai vencendo o Clube do Remo por 3 a 1

Cametá vai vencendo o Clube do Remo por 3 a 1 (Foto: DOL)
Início de partida para Cametá x Clube do Remo (Foto: DOL)

Hoje, a segunda semifinal da Taça Cidade de Belém, que será realizada às 16 horas em Cametá, será um jogo de contrastes. De um lado, o Clube do Remo com a melhor defesa do campeonato até aqui, com apenas três gols sofridos. Do outro, o Cametá com o segundo melhor ataque da competição, com 17 gols, ficando atrás apenas do Paysandu.

Detalhe: o Remo, por demonstrar uma disparidade entre gols tomados e feitos, ainda continua com uma ‘pulga atrás da orelha’: nenhum dos atacantes do Leão foi responsável por qualquer um dos 12 gols marcados. “Temos que estudar melhorar essa média de gols do ataque. Estamos estudando a melhor forma para reverter essa situação”, contou o técnico Paulo Comelli na véspera da partida. Ró e Adriano Pardal foram escalados para, mais uma vez, tentar balançar as redes. Ró, aliás, quando ainda atuava pelo Independente, fez dois gols em cima do Mapará.

Caso não consigam marcar, como de praxe, Comelli vai contar com Thiago Marabá e Wellington Silva como opções de ataque para o segundo tempo. O que falta no Remo, tem de sobra no Cametá. Só o atacante Leandro Cearense, artilheiro do certame com onze gols, já marcou mais da metade dos gols do total dos azulinos. Em compensação, o setor defensivo é o que mais sofreu, com 19 gols, inclusive sendo a defesa que levou a maior goleada até aqui, com cinco gols em uma única partida. A derrota foi para o Independente na primeira rodada. E se o Remo pode ser dá ao ‘luxo’ de ter sofrido somente três, vai ter que redobrar as atenções hoje, pois dois deles foram marcados justamente pelo adversário de logo mais.

“Foi o jogo que entramos mais dispersos, por isso levamos aqueles gols. O time deles é muito perigoso e não podemos fazer mais isso”, disse o volante Luis André. Além disso, a viagem de cinco horas de duração, as condições do gramado do Parque do Bacurau e a folia que Cametá ainda se encontra devido ao Carnaval, são fatores extracampo que podem atrapalhar a missão do Leão. (Diário do Pará)

Jornal elege os dez melhores episódios de Chaves

10.03.2011

Jornal elege os dez melhores episódios de Chaves

Férias em Acapulco foi eleito o melhor capítulo da série de Roberto Gómez Bolaños
 
Do R7
DivulgaçãoDivulgação
Jornal do Peru elege os dez melhores episódios da história do Chaves
Publicidade
Comemorando os 40 anos do humorístico Chaves, o jornal El Comercio, do Peru, fez uma lista com os dez melhores episódios do seriado.

Lançado em 20 de junho de 1971, Chaves transformou o ator Roberto Gómez Bolaños em um símbolo da TV mexicana.

Desde novembro do ano passado, a série deixou de ser exclusividade do SBT, no Brasil, e começou a ser transmitida também pelo canal por assinatura Cartoon Network.

Veja a lista com os dez melhores episódios do seriado, de acordo com a publicação:

1 - Férias em Acapulco (1977)
2 - O Ladrão da Vila (1974)
3 - Os Espíritos Zombeteiros (1974)
4 - Seu Madruga Professor (1975)
5 - O Festival da Boa Vizinhança (1973)
6 - Os Refrescos do Chaves (1972)
7 - O Bilhete de Loteria (1974)
8 - As Novas Vizinhas (1972)
9 - Seu Madruga, Velho do Saco (1975)
10 - O Radinho do Quico (1975)

Vasco se recupera, bate o Duque de Caxias e vence a primeira na Taça Rio

10.03.2011

Vasco se recupera, bate o Duque de Caxias e vence a primeira na Taça Rio
 
Com isso, o Vasco somou seus primeiros três pontos no Grupo A, enquanto o Duque de Caxias tem apenas um ponto no Grupo B

Rio de Janeiro, RJ, 10 (AFI) - O Vasco se recuperou da derrota na estreia da Taça Rio. Em jogo da segunda rodada, recebeu o Duque de Caxias na noite desta quarta-feira, em São Januário, e venceu por 4 a 2, graças principalmente à boa atuação no primeiro tempo. Destaque também para o gol do zagueiro Dedé, em bela cobrança de falta.

Com isso, o Vasco somou seus primeiros três pontos no Grupo A, enquanto o Duque de Caxias tem apenas um ponto no Grupo B. "Eu insisti em treinar e o Ricardo Gomes me apoiou. O pessoal que treina comigo me incentiva a continuar. Agradeço a todos. Tomara que seja o jogo da virada. O nosso campeonato começou agora", comemorou Dedé, que fez seu gol em momento crucial, quando o adversário havia anotado o segundo gol e ameaçava empatar.
Tudo o que o Vasco queria era um gol cedo para adquirir tranquilidade e evitar pressão precipitada da torcida. E Felipe abriu o placar logo aos 9 minutos, após aproveitar espirrada da zaga adversária. Depois do gol, porém, o Duque de Caxias passou a pressionar, sem eficácia.

A única oportunidade do time da Baixada Fluminense foi um forte chute de Geovanne Maranhão aos 30 minutos, que o goleiro Fernando Prass espalmou. O lance despertou os vascaínos, que resolveram colocar a bola no chão e retomaram o controle do jogo.

Assim, o segundo gol veio aos 36 minutos. Bernardo cruzou da esquerda e Anderson Martins apareceu bem para desviar de cabeça. Aos 43, Eder Luís e Bernardo tabelaram e o jovem meia foi derrubado pelo goleiro do Duque de Caxias. Ele pediu ao veterano Felipe para cobrar e o fez com muita categoria: 3 a 0.

"Estou trabalhando com tranquilidade, com o apoio dos meus pais e minha esposa. Espero ter um grande ano", disse Bernardo, após seu primeiro gol pelo clube.

Mas o garoto se sentiu mal no vestiário e foi substituído por Caíque. E foi aí que as coisas ameaçaram azedar para o Vasco. O time perdeu poderio ofensivo, o que foi agravado pelo gol sofrido logo aos cinco minutos. Somália escorou de cabeça a cobrança de falta e diminuiu para o Duque de Caxias. Dedé chegou a marcar, dois minutos depois, mas o lance foi acertadamente anulado por impedimento.

Aos 22 minutos, o zagueiro Anderson Martins recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, tornando a partida muito complicada para o Vasco, que ficou com um jogador a menos em campo. Animado, o Duque de Caxias foi para cima e encostou ainda mais. Ari tabelou com Gilcimar e fez um lindo gol aos 28. Mas, quando a partida parecia virar um drama, surgiu Dedé como herói vascaíno. Aos 33, o zagueiro cobrou falta com a categoria de um camisa 10 e abriu nova vantagem de dois gols, definindo a vitória.
 
Confira os resultados da 2ª rodada da Taça Rio:
 
Quarta-feira
Americano 2 x 1 Macaé
Cabofriense 2 x 1 Resende
Olaria 2 x 0 Boavista
Nova Iguaçu 0 x 1 Botafogo
Fluminense 3 x 1 América
Vasco 4 x 2 Duque de Caxias


19h30
Bangu x Flamengo
20h
Volta Redonda x Madureira

10.03.2011

Palmeiras desiste de Adriano: ‘Não vamos trazer um problema’

Sem poder gastar muito, diretoria do clube diz que contratação do Imperador não compensa. Histórico do atacante também pesa na decisão

Adriano embarque aeroporto (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)Adriano: esnobado pelo Verdão
(Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)

O Palmeiras precisa de um camisa 9, mas dificilmente ele será Adriano, que rescindiu contrato com o Roma nesta terça-feira. Apesar de o técnico Luiz Felipe Scolari querer e estar em contato com o empresário Gilmar Rinaldi desde a semana passada, o clube descarta a possibilidade de trazer o Imperador. No fim do ano passado, o Palmeiras manifestou interesse pelo jogador a pedido de Felipão, ainda na gestão de Luiz Gonzaga Belluzzo. Agora, porém, não existe mais essa vontade por parte da nova diretoria.

- A chance é zero, não tem condições - resumiu o vice-presidente Roberto Frizzo.

Dois pontos são fundamentais nesse “desinteresse”. O primeiro é a troca de comando no início do ano e a implantação de uma política de contenção de gastos. O alto salário de Adriano tiraria o fôlego financeiro do clube, mesmo com a ajuda de Felipão, que já liberou Edinho, Vitor e Tadeu e deixou Lincoln e Maurício Ramos à disposição para futuras negociações.
 
O segundo é o histórico de indisciplina do atacante. Apesar de o técnico gostar de Adriano e garantir à diretoria que seria capaz de recuperá-lo, Frizzo prefere não arriscar. Lembrando as confusões na Itália e no Rio de Janeiro, o dirigente foi taxativo.
- Não queremos confusão, então não vamos trazer um problema. Sabemos do grande jogador que ele é, mas infelizmente não se encaixa no que queremos hoje. Queremos tranquilidade.

Além do Palmeiras, Flamengo e Corinthians são dois possíveis destinos de Adriano no Brasil. Ele se recupera de uma cirurgia no ombro direito e deve definir seu futuro só depois de estar 100% curado.

Sem pressa, o Palmeiras deve buscar um nome mais barato para vestir a camisa 9 e fazer dupla com Kleber. A última tentativa foi com Ricardo Bueno, do Atlético-MG, mas o clube mineiro só aceitou negociá-lo em definitivo. O Verdão queria o jogador por empréstimo de um ano.

Picada de aranha peluda causa ereção de quatro horas

10.03.2011

Picada de aranha peluda causa ereção de quatro horas

Picada de aranha peluda causa ereção de 4 horas / Foto: Reprodução
 
Rafael Marques - Expresso
 
Diz a lenda que os amantes latinos são os mais fogosos do mundo. Se, entre os humanos, essa história, por enquanto, não passa de conto da carochinha, entre as aranhas, a máxima está se provando verdadeira. 
 
Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Georgia, nos Estados Unidos, descobriram um aracnídeo brasileiro que, com uma picada, é capaz de causar uma ereção de quatro horas de duração. Coincidência ou não, a criaturinha peluda atende pelo sugestivo nome de "Aranha Armadeira" (Phoneutria nigriventer).


A descoberta pode significar uma revolução no tratamento da disfunção erétil. Os cientistas acreditam que o veneno da aranha pode vir a servir como base para uma nova cura para o problema. Seria o fim das famosas pilulinhas azuis?


"Isso é bom porque sabemos que alguns pacientes não respondem à terapia convencional. Isto poderia ser um tratamento opcional para eles", disse a fisiologista Kenia Nunes.

No estudo, publicado no "Journal of Sexual Medicine", foram usados ratos hipertensos e com o apetite sexual seriamente prejudicado. Apesar de a injeção do veneno ter normalizado o desempenho dos roedores, a pesquisa ainda está longe de acabar. Foram encontrados alguns efeitos colaterais, como: perda do controle muscular, dor intensa no bilau, dificuldade respiratória e até morte.

"Neste veneno, várias toxinas atuam com atividade diferente. Por isso, quando um humano é picado por essa aranha, podemos observar diversos sintomas, incluindo priapismo, uma condição na qual o pênis fica ereto continuamente. Ainda temos que isolar esta toxina para que os efeitos indesejados não aconteçam", explicou.

Jovem tem pênis mutilado após cena de ciúmes em cidade do Peru

10.03.2011

Jovem tem pênis mutilado após cena de ciúmes em cidade do Peru

Rapaz foi agredido após ter dançado bêbado com menor em Ayacucho.


Ele acordou na sarjeta e sem o órgão sexual, que não será reimplantado.

Um homem de 20 anos teve o pênis mutilado durante o feriado de Carnaval na região peruana de Ayacucho, no sul do país, aparentemente em um ato de vingança por ter dançado com uma jovem menor de idade, informou nesta quinta-feira o jornal "Peru.21".

Conforme relatou ao jornal a própria vítima, Jhonatan Medina, o incidente ocorreu após as festas de Carnaval, quando ele chegou com vários amigos a uma cantina de Masinga, duas horas e meia de Humanga, capital de Ayacucho.

Na cantina, Medina ingeriu bebida alcoolica e logo após dançou com sua prima, provocando ciúmes no marido dela. A situação piorou quando ele dançou com a irmã menor do cunhado, que recriminou sua atitude.

"Depois disso continuei tomando e perdi a consciência. Ao acordar, estava debaixo de uma ponte, banhado de sangue e sem meu pênis, mas felizmente meus familiares cuidaram de mim", relatou Medina.

A mãe da vítima o levou a um centro médico próximo, de onde foi levado ao hospital regional de Ayacucho.
Enquanto isso, outro grupo de parentes voltaram até o local e, após uma longa busca, acharam o pênis do jovem.

No entanto, os médicos explicaram que, como já tinha passado 11 horas desde a mutilação, o órgão sexual não podia ser reimplantado.

"Já estabilizou-se a hemorragia produzida pelo corte, que também afetou parte do escroto, mas não será possível reconstruir seu órgão reprodutor", informou o médico Fredy Muñaqui, que acrescentou que após sua recuperação, Medina requereria de tratamento psicológico.

De acordo com as primeiras investigações policiais, o corte do membro teria sido realizado com uma lâmina afiada, enquanto as autoridades já começaram uma investigação para encontrar os culpados.

Após saída de Potiguar, Alex Oliveira vira 'a única opção' no meio

Após saída de Potiguar, Alex Oliveira vira 'a única opção' no meio
10.03.2011
 
A confirmação sobre a ida de Thiago Potiguar para a China para assinar seu contrato de empréstimo para o futebol asiático deixou uma vaga no meio de campo bicolor. O Portal ORM, então, perguntou ao técnico bicolor, Sérgio Cosme, quem seria o substituto do camisa 7 e teve a seguinte resposta: 'o Alex Oliveira é a nossa única opção'.

De acordo com Cosme, a confirmação da volta de Alex Oliveira, que, segundo ele, só não jogou porque estava suspenso, 'é também a opção mais correta'. 'Estamos carentes de meias de ligação. A diretoria está tratando disso. Enquanto isso, temos somente o Alex como meia de ligação e é ele quem deve ficar responsável por esta função', disse e ressaltou: 'Hoje, vamos ter treino à tarde e começar a definir isto com calma e trabalho'.

Aliás, em relação à carência de meias de ligação no Bicola, Cosme informou: 'Já entrei em contato com a diretoria. A minha indicação é baseada em características. Peço a eles um jogador destro, ou canhoto, ou ambidestro e eles vão atrás de um nome. Mas é fato que precisamos de mais jogadores para esta posição', frisou.

Sobre o meia argentino, Martín Cortés, que chegou no Paysandu há cerca de uma semana e ainda não teve o contrato assinado com o clube, Cosme falou: 'Ainda não o vi jogar. Espero que ele tenha treinado durante esses dias que estive em Tucuruí e que ele treine hoje à tarde. Mas, por questões extra-campo, ele ainda não pode ser opção para mim', afirmou.

Lateral esquerda - Ainda no assunto 'reposições', a dor de cabeça de Sérgio Cosme é ainda maior quando se fala sobre a expulsão do lateral esquerdo, Brayan, contra o Independente.

'Praticamente não temos opções para esta função. Já venho pedindo jogadores de perna esquerda há um tempo. Quero até mesmo um zagueiro canhoto, mas isto não é fácil. O clube vive problemas financeiros e os jogadores não querem sair de seus clubes ganhando pouco', enfatizou.

Para o próximo jogo contra o Independente, neste sábado (12), às 16h, na Curuzu, o técnico Sérgio Cosme não descarta, nem mesmo, entrar jogando com o sistema 3-5-2, 'como terminamos contra o Independente ontem', indicou.


Redação Portal ORM

Remo espera que a chuva não caia em Cametá

10.03.2011

Remo espera que a chuva não caia em Cametá

Treinando durante todo o carnaval, o Clube do Remo irá solicitar uma ajuda dos céus para que todo o trabalho durante o feriado tenha valido a pena: o auxílio de São Pedro. Os azulinos esperam que não chova antes ou durante a partida de logo mais em Cametá, no estádio do Parque do Bacurau. Quando enfrentaram o Mapará, pela 2ª rodada do paraense, jogadores reclamaram bastante do estado do gramado. O zagueiro Rafael Morisco foi um dos que mais sofreu naquela partida. Na ocasião, ele chegou a escorregar em uma poça de lama e Leandro Cearense aproveitou para marca.

Mas, como dessa vez se trata de semifinal, e o gramado não pode ser usado mais como desculpa, o técnico Paulo Comelli tratou de intensificar os treinamentos de bola parada, apostando que podem ser decisivos em uma eventual chuva que caia por lá hoje (10).

O meia Fininho segue como titular após bom desempenho na partida contra o Independente. Fininho vai entrar no lugar de Thiaguinho - que continua no departamento médico tratando uma contusão no joelho direito. Além de ter treinado para ser um dos cobradores de falta, o jogador vai ser um dos principais homens de ligação com o ataque remista. O setor, por sinal, que se encontra em jejum, mas terá boas oportunidades não só com os titulares, Ró e Adriano Pardal, assim como com os reservas Tiago Marabá e Wellington Silva, que provavelmente entrarão no segundo tempo.

Leandro: “Vai ter que sobrar para o Remo!”

Cametá é conhecida no Pará como a ‘terra do carnaval’. E lá, a folia só termina domingo. Mas, para o técnico do time do Cametá... “Não tivemos Carnaval esse ano. Carnaval pra gente só em 2012 agora”, afirmou Fran Costa. Desde a reapresentação após o último jogo contra a Tuna, partida pela qual a equipe se classificou para o quadrangular, os treinos não param. Tudo para estar mais bem preparado que o Clube do Remo, líder do campeonato, no jogo de hoje.

E ficar nesse regime de concentração não foi nada fácil, quando se tem uma cidade toda pulando carnaval. “A cidade está uma loucura, muita gente. Mas, tivemos que ficar quietos e pensar somente na partida. Vai ter que sobrar para o Remo essa nossa reclusão! Aqui dentro quem manda somos nós”, provocou o atacante Leandro Cearense, que está com a moral em alta, por ser o artilheiro da competição e um dos ‘xodós’ de Fran Costa.

Além de jogar no parque do Bacurau, o Cametá conta com o entrosamento de sua equipe para tentar superar o Leão. O time permanece com os mesmo onze nomes das sete primeiras rodadas do Parazão. “Sabemos do favoritismo do Remo, mas no geral o jogo vai ser muito disputado, com condições de qualquer um sair vitorioso”, declarou Costa. (Diário do Pará)

Chegou a hora: Leão e Mapará se enfrentam

10.03.2011

Chegou a hora: Leão e Mapará se enfrentam


Hoje (10), a segunda semifinal da Taça Cidade de Belém, que será realizada às 16h, em Cametá, será um jogo de contrastes. De um lado, o Clube do Remo com a melhor defesa do campeonato até aqui, com apenas três gols sofridos. Do outro, o Cametá com o segundo melhor ataque da competição, com 17 gols, ficando atrás apenas do Paysandu.

Detalhe: o Remo, por demonstrar uma disparidade entre gols tomados e feitos, ainda continua com uma ‘pulga atrás da orelha’: nenhum dos atacantes do Leão foi responsável por qualquer um dos 12 gols marcados. “Temos que estudar melhorar essa média de gols do ataque. Estamos estudando a melhor forma para reverter essa situação”, contou o técnico Paulo Comelli na véspera da partida.

Ró e Adriano Pardal foram escalados para, mais uma vez, tentar balançar as redes. Ró, aliás, quando ainda atuava pelo Independente, fez dois gols em cima do Mapará. Caso não consigam marcar, como de praxe, Comelli vai contar com Thiago Marabá e Wellington Silva como opções de ataque para o segundo tempo.

O que falta no Remo, tem de sobra no Cametá. Só o atacante Leandro Cearense, artilheiro do certame com onze gols, já marcou mais da metade dos gols do total dos azulinos. Em compensação, o setor defensivo é o que mais sofreu, com 19 gols, inclusive sendo a defesa que levou a maior goleada até aqui, com cinco gols em uma única partida. A derrota foi para o Independente na primeira rodada.

E se o Remo pode ser dá ao ‘luxo’ de ter sofrido somente três, vai ter que redobrar as atenções hoje, pois dois deles foram marcados justamente pelo adversário de logo mais. “Foi o jogo que entramos mais dispersos, por isso levamos aqueles gols. O time deles é muito perigoso e não podemos fazer mais isso”, disse o volante Luis André.

Além disso, a viagem de cinco horas de duração, as condições do gramado do Parque do Bacurau e a folia que Cametá ainda se encontra devido ao Carnaval, são fatores extracampo que podem atrapalhar a missão do Leão. Por tudo isso, ao que tudo indica, a segunda semifinal do Parazão será um jogão de bola. A melhor defesa é o ataque? Ou o equilíbrio é a melhor arma? Em se tratando de decisão, é melhor esperar a bola rolar, do que confiar em qualquer clichê do futebol. (Diário do Pará)

PRF totaliza 107 acidentes neste carnaval

10.03.2011

PRF totaliza 107 acidentes neste carnaval

PRF totaliza 107 acidentes neste carnaval (Foto: Paula Lourinho)
Trânsito lento e congestionado durante a tarde de ontem (9) (Foto: Paula Lourinho)

A Polícia Rodoviária Federal divulgou na manhã desta quinta-feira (10) um balanço oficial da operação “Carnaval 2011” realizada ao longo do feriado.

O resultado final apontou a totalidade de 4997 veículos fiscalizados nas estradas paraenses. Desde a última sexta-feira até a quarta-feira de cinzas, 107 ocorrências de acidentes foram atendidas e geraram um saldo de 67 feridos e 8 mortos.   

Aos infratores abordados, 2773 multas foram aplicadas, 76 veículos retidos e 39 carteiras de habilitação (CNHs) recolhidas.

A PRF informou ainda que foram efetuados 2037 testes alcoolemia para medir a quantidade de álcool no sangue dos motoristas parados nas barreiras. (DOL)

Medicamentos devem ficar até 6% mais caros

10.03.2011

Medicamentos devem ficar até 6% mais caros


Medicamentos devem ficar até 6% mais caros  (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O governo autorizou reajuste no preço de remédios a partir do dia 31 de março. O aumento pode chegar a 6% e valerá para a maior parte dos medicamentos usados no país, como antibióticos e anti-inflamatórios.

Uma resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), publicada ontem, dia 9, no Diário Oficial da União, definiu os critérios para calcular o reajuste. Um deles é o acumulado de março de 2010 a fevereiro deste ano do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que registrou 6,01%.

É levado em conta também um fator de produtividade da indústria farmacêutica e a participação dos genéricos no mercado. Quanto maior a participação de genéricos no mercado, maior é o fator usado no cálculo do reajuste.

A Cmed, ligada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), irá publicar uma resolução especificando os percentuais de reajuste e o teto a ser cobrado do consumidor para evitar abusos. As empresas que descumprirem estão sujeitas a sanções. No entanto, elas podem adotar preços mais baixos que os estipulados pela câmara. (eBAND)

Jogadores do Remo são assaltados em Belém

10.03.2011

Jogadores do Remo são assaltados em Belém


O goleiro Lopes e o meio campo Thiaguinho, jogadores do Clube do Remo, foram assaltados na tarde de hoje (10), na avenida Conselheiro Furtado, próximo à travessa Generalíssimo Deodoro, em Belém.

Segundo Paulo Caxiado, repórter setorista da Rádio Clube do Pará, os dois jogadores estavam no local realizando exames em uma clínica particular e, na saída, foram abordados por bandidos, que anunciaram o assalto. Apenas as carteiras porta-cédulas dos jogadores foram roubadas.
(Soraya Wanzeller/DOL)

quarta-feira, 9 de março de 2011

Remo está pronto para enfrentar o Mapará

09.03.2011

Remo está pronto para enfrentar o Mapará

Remo está pronto para enfrentar o Mapará (Foto: Mário Quadros)
(Foto: Mário Quadros)

O Leão Azul está pronto para encarar o Mapará pelas semifinais da Taça Cidade de Belém. Depois de passarem o carnaval treinando e abdicarem da folia, tudo o que os jogadores azulinos querem é sair de Cametá, amanhã (10), com o resultado positivo, para que todo o trabalho do feriadão tenha valido a pena.
O técnico Paulo Comelli não fez mistério para revelar a equipe que iniciará a partida no Parque do Bacurau, realizando apenas algumas alterações em relação à onzena titular da partida passada. O volante Luís André e o lateral-esquerdo Marlon retornam de suspensão e entrarão nos lugares de Léo Franco e Edinaldo, respectivamente, sendo que os dois últimos foram titulares na partida passada, contra o Independente. Diego Barros, que também atuou contra o Galo Elétrico, sentiu dores no joelho esquerdo e dará lugar ao titular da posição Paulo Sérgio, que retorna ao time depois de ter sido poupado no último compromisso do Leão.

Com Thiaguinho no DM azulino, Fininho segue como o titular na meiuca da equipe, sendo o responsável pela articulação das jogadas ofensivas do time. Diego Barros também foi cortado por lesão e os atacantes Thiago Marabá e Wellington Silva foram relacionados para o banco de reservas, podendo ser boas opções para o segundo tempo. Ontem, depois de realizarem um treino tático ao comando de Paulo Comelli, com foco nas bolas paradas (ponto forte do Cametá) e nas jogadas ensaiadas da equipe (o treinador pediu para que as câmeras de TV fossem desligadas), os plantel remista foi se concentrar no hotel Sagres, logo depois de almoçarem na Toca do Leão.

Concentração, aliás, o Leão Azul terá que dispor de sobra para enfrentar as dificuldades que cercam esta partida decisiva, que pode valer, futuramente, não apenas a vaga para a final do primeiro turno, como também a classificação para a Série D, prioridade do clube na temporada. “Sabemos que a partida em Cametá será muito difícil, mas nosso time está concentrado e preparado para o que der e vier”, afirma o confiante Mael, que espera tirar de letra o fato do hotel que a delegação remista estará hospedada na cidade cametaense ficar nas proximidades da folia e também o gramado esburacado do Parque do Bacurau.

Além disso, a viagem para Cametá, programada para às 12h30 de hoje será bastante desgastante. Os remistas pegarão três balsas e tem previsão de chegada às 19h (5 horas de viagem). Depois de fugirem das “tentações” no carnaval, passarem por uma viagem cansativa, com várias paradas, e terem que encarar o péssimo gramado da equipe adversária, está mais do que na hora do Leão dar a forra e sair com um bom resultado da terra do francês, para liquidar a fatura no Baenão, na próxima segunda à noite.  (Diário do Pará)