sábado, 7 de maio de 2011

MANAUS/AM - Vice-prefeito de Humaitá morre em acidente em Manaus

07.05.2011.

Renato Gonçalves, 53, morreu na madrugada deste sábado (07/05), depois o Voyage que dirigia bateu em um ‘dente de dragão’ na avenida Darcy Vargas.
[ i ] Renato Gonçalves também foi secretário de saúde de Manaus.

Manaus - O vice-prefeito de Humaitá, Renato Pereira Gonçalves, 53, morreu na madrugada deste sábado (07/05), depois o Voyage que dirigia bateu em um ‘dente de dragão’ na avenida Darcy Vargas, próximo ao Amazonas Shopping. Ele ainda foi levado para o Pronto Socorro 28 de Agosto, mas não resistiu e morreu no hospital.

Segundo informações de parentes, ele teve um infarto enquanto dirigia e acabou causando o acidente, por volta das 2h, quando se dirigia para casa. O laudo do Instituto Médico Legal (IML) apontou como causa da morte anemia aguda, causada por hemorragia interna e traumatismo cranioencefálico.

Renato, que era médico, já foi prefeito de Humaitá (a 590 quilômetros ao sul de Manaus) por duas vezes e atualmente atuava como vice-prefeito do município. Ele também já foi secretário municipal de Saúde de Manaus.

JACUNDÁ/PA: Colisão entre caminhões mata 2 em Jacundá

07.05.2011.
 
Colisão entre caminhões mata 2 em Jacundá (Foto: Diario do Pará)

(Foto: Diario do Pará)

Dois motoristas morreram no início da tarde de ontem, na cidade de Jacundá, quando um caminhão de transporte de carvão vegetal colidiu violentamente contra outro caminhão, carregado de madeira serrada. O acidente interditou por duas horas a rodovia PA-150, no quilômetro 90. As vítimas são Francisco Armando da Conceição, 41, e um homem identificado apenas por Baiano. Os dois morreram no local.

Um dos caminhões retornava de Marabá, onde descarregara uma carga de carvão vegetal. O condutor residia na cidade de Jacundá. Já o outro veículo, dirigido por Baiano, que morava em Goianésia do Pará, seguia no sentido contrário com uma carga de madeira serrada.

Pela posição em que ficaram os veículos, supõe-se que Armando teria realizado uma ultrapassagem e, na pior das hipóteses, cochilado ao volante. “Acredito que foi uma tentativa de ultrapassagem”, avaliou um policial, que chegou ao local do acidente para organizar o trânsito.

Na cena do acidente, percebia-se que o condutor do caminhão carvoeiro invadiu a pista contrária, enquanto Baiano tentou evitar o acidente, chegando a entrar na lateral esquerda na estrada. Porém, a batida foi inevitável. Os dois caminhões se chocaram e os motoristas morreram na hora.

Segundo um familiar do motorista Armando, o trabalho exaustivo pode ser a explicação para o descuido durante a viagem. “Ele iria chegar, almoçar e seguir viagem rumo à Tailândia, onde carregaria com carvão para ser entregue em Marabá”, relatou o familiar, que pediu para não ser identificado. (Diário do Pará)

BELÉM/PA - Motoqueiro de 19 anos morre em acidente

07.05.2011.
 
Motoqueiro de 19 anos morre em acidente (Foto: Edson Carlos Lopes)

(Foto: Edson Carlos Lopes)

A colisão com um carro provocou a morte do jovem Danilo Ferreira de Oliveira, de apenas 19 anos, que pilotava a moto de placa final 0851 quando foi atingido pelo veículo que vinha em alta velocidade. O acidente aconteceu por volta das 2h15 deste sábado (7), na avenida Júlio César, próximo ao aeroporto Brigadeiro Protásio, o Aeroclube.

Policiais da 10ª Zpol se dirigiram para atender a ocorrência e uma equipe do Samu também foi acionada para socorro, porém devido aos graves ferimentos, o rapaz veio a óbito no local. A vítima teve o pescoço quebrado com o impacto da batida.

De acordo com o Tenente Éder, da Polícia Militar, testemunhas disseram que um carro modelo Peugeot, de cor escura, teria provocado o acidente, mas seguiu em fuga.

Outra testemunha procurou a redação do DOL e relatou ter acompanhado a demora no atendimento a vítima. “Do momento do contato telefônico com o 192 até a prestação de socorro, passaram-se mais de 20 minutos, sendo que o Corpo de Bombeiros fica a menos de 1km do local”, afirmou. “A moto ficou destruída e antes da chegada da emergência o jovem parecia dar seus últimos suspiros”, completou.

O IML do Centro de Perícias Renato Chaves realizou a remoção do corpo cerca de uma hora depois. Familiares chegaram à cena do acidente no mesmo momento e informaram que Danilo de Oliveira era soldado da marinha. (DOL)

Divisão do Pará repercute no Amazonas

A aprovação do plebiscito que irá indicar se o Pará deve ou não ser dividido recebeu destaque nos principais veículos de comunicação de Manaus, já que, com a criação do Estado do Tapajós, muitas pessoas devem deixar de migrar para o Amazonas em busca de trabalho.

Após a aprovação na Câmara dos Deputados, na última quinta-feira, o assunto repercutiu como a nova saída de desenvolvimento para as duas regiões que lutam pela criação dos Estados do Tapajós e Carajás.

Em manchete, o site A Crítica diz: Jatene apoia plebiscito, mas sem contaminação eleitoral. O governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), é favorável ao plebiscito sobre a divisão territorial para criação dos Estados de Carajás e Tapajós, nas regiões sul e oeste paraenses, mas defende a realização de uma ampla campanha de comunicação para esclarecer a população sobre “as ameaças e oportunidades da divisão”, afirma o site. 

Outro site, o D24am, destaca: Câmara aprova plebiscito sobre a criação de dois Estados no Pará.

Alguns jornais impressos e emissoras de TV anunciaram que esse é um novo tempo para as regiões que precisam se desenvolver e atrair mais investimentos e indústrias, o que até os últimos dias é direcionado apenas a Belém, afirmam.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, existem 300 mil paraenses morando em Manaus, número suficiente para eleger por exemplo, um prefeito em Santarém, vereadores e mais alguns deputados estaduais e federais.

Com a notícia, muitos moradores de Santarém, Oriximiná, Alenquerem e demais municípios que farão parte do território do novo Estado, caso este seja realmente criado, dizem que a decisão está nas mãos do povo. 

“É nesse momento que todos devem se unir”, disse o oriximinaense Leandro Campelo, que trabalha em Manaus há dois anos na área de construção civil.

DISCRIMINAÇÃO

Recentemente um episódio foi destaque em rede nacional quando uma paraense foi discriminada pelo prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, que estava em visita a uma área que oferecia riscos de deslizamentos de encostas. Na ocasião, a dona de casa Laudenice Paiva, separada, mãe de sete filhos e saída de Belém há três anos, pedia providências, pois, segundo ela, não tinha para onde ir. Após Laudenice dizer que não sairia do local, Amazonino disparou: “Minha filha, então morra, morra”.

Essas e outras palavras foram registradas por uma emissora de televisão que divulgou a matéria. A discussão afetou ainda mais aos paraenses, com a sequência do diálogo, quando o prefeito perguntou a origem da mulher e, ao ouvir que ela é paraense, disse: “Então pronto, tá explicado”.

INDONÉSIA - Avião cai no mar e deixa 27 mortos na Indonésia

Um avião de passageiros da Indonésia caiu no mar com 27 pessoas a bordo, hoje (7), perto da ilha de Papua. Segundo um funcionário da Marinha envolvido na operação de resgate, todos os ocupantes do voo morreram. "Posso confirmar que todos os passageiros foram mortos quando o avião explodiu ao cair no mar", disse à rádio ElShinta. "O avião se partiu em pedaços. Encontramos 15 corpos flutuando na água e os outros passageiros estão presos na fuselagem", acrescentou.

Mais cedo, um porta-voz do Ministério do Transportes também havia dito que 27 pessoas estavam no avião MA-60 da companhia aérea Merpati Nusantara, sendo 21 passageiros e seis tripulantes. O avião havia decolado da cidade de Sorong, na província de Papua Ocidental, com destino ao distrito de Kaimana cerca de 400 quilômetros ao sul, segundo ele. O vasto arquipélago indonésio depende pesadamente do transporte aéreo e tem um dos piores históricos de segurança aérea da Ásia. As informações são da Dow Jones. (Agência Estado)

PARÁ - Até julho sai edital para contratação de policiais

07.05.2011.

Até julho sai edital para contratação de policiais (Foto: )

O maior número de vagas será ofertado para a Polícia Militar.

Até julho deve ser publicado o edital do concurso público para a contratação de 1.510 novos policiais em todo o Pará. Segundo dados da Secretaria de Estado de Administração (Sead), o maior efetivo será para a Polícia Militar (PM), que ganha 1.060 novos membros.

Já a Polícia Civil ofertará 450 vagas, divididas entre delegados (50), escrivães (200) e investigadores (200). O último concurso voltado à segurança pública foi realizado há cerca de um ano e meio.

“Ainda estamos analisando a possibilidade de ampliar o número de delegados para suprir demandas futuras que surgirão no interior com a instalação de grandes projetos, a exemplo de Belo Monte”, explica a secretária Alice Viana Monteiro. Segundo ela, o objetivo é regionalizar a atuação da Polícia Civil, aumentando sua presença, principalmente nas regiões sul, sudeste e centro-oeste.

MUDANÇA

Outra mudança que o edital trará é o aumento do nível de escolaridade exigido para o cargo de soldado da PM. Antes, bastava o ensino fundamental completo para se inscrever no certame; agora, o candidato precisa ter concluído o ensino médio. “Aguardamos também o dimensionamento das leis, cujo pedido já foi levado à Assembleia Legislativa, a fim de homologar essa alteração”, explica.

A licitação para contratação de empresa responsável pelo concurso já está em andamento, assim como o edital e os termos de referência. A expectativa é de que os aprovados sejam imediatamente convocados, seguindo o limite das vagas ofertadas.

“A segurança continua como prioridade do governo atual e esse concurso é um reflexo do compromisso assumido com a sociedade”, frisa a secretária.

Apesar da mobilização da categoria para reajustes salariais, as remunerações permanecerão as mesmas recebidas atualmente pelos policiais na ativa. (Diário da Pará)

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Santarém é o 2º na lista de notificações de dengue no Pará

SANTARÉM/PA - 06.05.2011.


De acordo com a Sespa estão confirmados 5.800 casos de dengue em 2011.

Santarém é o  2º na lista de notificações de dengue no Pará
 

Santarém tem 619 casos confirmados em 2011 Pará - Os casos confirmados de dengue no Pará, de janeiro a abril de 2011, já chegam a 5.800. O informe da situação da dengue no Estado, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), aponta ainda que, no mesmo período, 14.434 casos foram notificados.

Segundo o diretor do Departamento de Controle de Endemias da Sespa, Bernardo Cardoso, os números estão dentro do esperado. “Estamos observando um declínio nesse número de casos, já que, no período anterior a esse, foram notificados cerca de 16 mil casos”.

Segundo os dados da secretaria, os municípios de Altamira, Santarém, Marabá, Parauapebas, Belém, Tucuruí e Marituba foram os que apresentaram os maiores índices de notificações e também de casos confirmados. Em primeiro lugar, Altamira apresentou, no período, 1.293 notificações de casos suspeitos, sendo que 814 foram confirmados. Já a capital paraense foi o 5º município que apresentou o maior índice, com 803 notificações e 359 casos confirmados.

Diante do quadro, Bernardo afirma que a secretaria já está tomando providências. “Já mandamos larvicidas para os pontos mais relevantes. Já mandamos sete tambores da substância que compõe o fumacê para Altamira e Santarém. Logo, vamos encaminhar mais sete para Parauapebas”.

Segundo ele, a maioria dos focos do mosquito é identificada nas vias públicas. “Foi percebido, durante a visita dos agentes, que hoje tem mais mosquito nas ruas do que dentro das casas. O que percebemos também é que, quando o mosquito nasce, já traz o vírus com ele”.

Além dos casos mais comuns da dengue, foram confirmados 11 casos de dengue tipo 4 no Pará, sendo 10 em Belém e um em Ananindeua. Os 10 casos de dengue tipo 4 em Belém ocorreram nos bairros de Maracacuera, Águas Negras, Tenoné, Pratinha, Cabanagem, Marambaia, Marco, Canudos e Condor. Em Ananindeua, o caso foi registrado no Coqueiro. Os casos foram tratados a tempo.

MORTES

Até o momento, já foram identificadas sete mortes por dengue no Estado, sendo duas em Belém e as outras nos municípios de Altamira, Pacajá, Santarém, Soure e Tucuruí.

CASOS NO PARÁ

Cidade>> casos notificados >> casos confirmados


Altamira 1.293 >> 814

Santarém 1.132 >> 619

Marabá 954 >> 443

Parauapebas 937 >> 373

Belém 803 >> 359

Tucuruí 512 >> 327

Marituba 473 >> 297

Itaituba 453

Novo Progresso 398

Castanhal 385

Paragominas 374

Monte Alegre 298

Cametá 250

Abaetetuba 247

N. Repartimento 243

Ulianópolis 240

Pacajá 232

Salinópolis 221

Breu Branco 218

Jacundá 211

Fonte: Diário do Pará

Assassinos executam dois em 30 minutos

BELÉM/PA - 06.05.2011.
 
Em um intervalo de apenas meia hora, dois homicídios, com características de execução, foram registrados na noite de anteontem, em Belém. Por volta das 22h, o mecânico Mário Augusto Pinho, de 51 anos, foi morto com um tiro na cabeça dentro do carro que dirigia, um Fiesta prata, na rua do canal Água Cristal sentido da rua Rodolfo Chermont, com avenida Júlio Cezar na Marambaia. Os autores do crime não levaram qualquer objeto ou pertence da vítima, levantando, segundo a polícia, à hipótese de acerto de contas.


O cabo PM Raja, da 5ª ZPol, informou que a população local reconheceu a vítima como morador da área e dono de um oficina mecânica nas redondezas. “A população afirma que, antes do crime acontecer, o carro de Mário estava sendo seguido por um carro vermelho e, logo após, foram ouvidos disparos .” complementa o cabo.

Familiares da vítima estiveram no local mas, muito abalados com o crime, não quiseram se pronunciar sobre o assunto. As informações fornecidas pelos peritos do CPC “Renato Chaves” são de que o tiro que matou Mário foi disparado na altura da cabeça e atravessou o crânio, saindo próximo a orelha direita.

BARREIRO

Às 22h30, na área do Barreiro, o jovem José Lima Almeida, de 22 anos, foi encontrado morto, com um tiro na parte de trás da cabeça, na esquina da passagem Lobato com a São Jorge, conhecida como área de fuga de bandidos.

Segundo informações do cabo PM Francisco Martins, da 1ª ZPol, a possível causa da execução teria sido uma rivalidade entre gangues do CDP e do Barreiro. “Os confrontos entre os dois grupos começaram quando, em uma ocasião, os dois se uniram para realizar um grande assalto e tiveram divergências na hora da divisão dos pertences roubados. Então um integrante da gangue do Barreiro matou um integrante da gangue do CDP”, explicou o cabo.

Desde então começou uma grande rivalidade entre os grupos e que, segundo a população local, já dura mais de dois anos, com várias vítimas fatais. De acordo com a Polícia Militar, José Lima Almeida já tinha passagem pela polícia por assalto. (Diário do Pará)

Frieza na confissão provoca morte de desafeto

BELÉM/PA - 06.05.2011.
 
Frieza na confissão provoca morte de desafeto (Foto: Celso Rodrigues)

(Foto: Celso Rodrigues)

Não está livre, mas leve e solto está. Literalmente “de pernas para o ar”. Assim se encontrava, na tarde de ontem, Geraldo Francisco Lima de Leão, 24 anos, diante da polícia e da reportagem.

De forma tranquila, ele detalhou o homicídio que cometeu na madrugada do último domingo contra Gerson Pinheiro da Silva, 25 anos. Conformado com a prisão, Geraldo disse que não sente remorso pelo crime. O arrependimento que sentiu foi quando viu, por meio da imprensa, na última segunda-feira, a prisão de Waladim Lopes, acusado de ter sido o autor do crime.

VERDADE

Após o homicídio, policiais da Seccional da Cidade Nova passaram a investigar o caso. No dia seguinte, a polícia prendeu Waladin. Ele foi apontado como autor do homicídio e, além disso, foi constatado que estava foragido da colônia agrícola Heleno Fragoso, pois há 9 anos cometeu o crime de estupro. Ele declarou inocência da acusação, mas permaneceu preso em virtude do estupro cometido.

No último dia 3, a polícia recebeu uma denúncia informando que a polícia havia feito a prisão errada e que o verdadeiro criminoso se tratava de Geraldo. Com isso, o delegado Paulo de Tarso Dutra continuou com a investigação e, no final da manhã de ontem, por volta das 12h, foi até a casa da irmã de Geraldo e, chegando lá, ele foi encontrado.

FRIEZA

“Ele não resistiu à prisão e logo assumiu a autoria do crime. Desde o início ele foi frio e tranquilo”, disse o delegado. A afirmação do delegado foi confirmada com a conversa que a reportagem teve com Geraldo. Ele disse que cometeu o crime em virtude de uma desavença que os dois tinham. “Ele não ia com a minha cara, uma vez eu fiz um assalto e, na fuga, pulei e passei pelo quintal dele, desde aí ele ficou na marcação”.

Geraldo disse que a causa do crime foi por ele ter apanhado de Gerson na frente de uma “paquera”. “Eu tava lá com a senhora e ele veio pra cima de mim, eu não pude fazer nada porque ele tava na companhia de mais dois caras, depois que saí de lá esperei ele”. Dito e feito, já era de madrugada quando Geraldo avistou Gerson. “Eu parti pra cima dele, era eu ou ele, peguei uma pedra e joguei, aí depois eu saí de lá e quando voltei ele ainda tava respirando, aí eu dei mais pauladas no crânio dele”. (Diário do Pará)

Garimpeiro atira em outro pra não pagar dívida

ITAITUBA/PA - 06.05.2011.
 
Por pouco um garimpeiro de pré-nome Osmar não morreu depois de ter sido baleado por um outro garimpeiro, identificado como Moisés Vera Cruz, conhecido por “Floresta”. O incidente aconteceu ontem no garimpo Água Branca, na Província Aurífera do Tapajós, município de Itaituba, Oeste do Pará.

De acordo com as informações repassadas pelo agente de polícia do local, o crime teria sido motivado por uma suposta dívida contraída por “Floresta” junto a Osmar. “Floresta teria fechado negócio com o “amigo”, em que adquiria um moinho de quebrar pedras na extração de ouro, com a garantia de que só pegaria o equipamento quando repassasse o dinheiro.

Mesmo não concordando com o fato de o moinho ter sido levado sem seu consentimento, Osmar deu prazo até ontem para que “Floresta” pagasse o que devia. “Quando ele foi cobrar, levou foi tiro”, disse uma testemunha que não quis ser identificada.

Os tiros foram disparados em ato contínuo a uma discussão entre agressor e vítima. Osmar foi atingido por dois disparos: um na barriga, perto do peito, no lado esquerdo, que varou debaixo do braço, e outro na mão.
 
Ele foi atendido na própria comunidade de Água Branca e, em seguida, encaminhado para o Hospital Municipal de Itaituba. A polícia ainda não tem pistas sobre o paradeiro do homem que efetuou os disparos. (Diário do Pará)

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Supremo reconhece união estável de homossexuais

BRASILIA/DF - 05.05.2011.

Casais gays podem ter assegurados direitos, como pensão e herança.


Em decisão unânime, ministros do STF defenderam os direitos de gays.

Débora Santos Do G1, em Brasília

Os ministros Ayres Britto, relator das ações sobre união homossexual, e Ricardo Lewandowski durante julgamento no Supremo (Foto: Dida Sampaio / Agência Estado) 
 
Os ministros Ayres Britto (dir), relator das ações
sobre união homossexual, e Ricardo Lewandowski
durante julgamento no Supremo (Foto: Dida
Sampaio / Agência Estado)

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu, por unanimidade, nesta quinta-feira (5) a união estável entre casais do mesmo sexo como entidade familiar. Na prática, as regras que valem para relações estáveis entre homens e mulheres serão aplicadas aos casais gays. Com a mudança, o Supremo cria um precedente que pode ser seguido pelas outras instâncias da Justiça e pela administração pública.

O presidente do Supremo, ministro Cezar Peluso, concluiu a votação pedindo ao Congresso Nacional que regulamente as consequência da decisão do STF por meio de uma lei. “O Poder Legislativo, a partir de hoje, tem que se expor e regulamentar as situações em que a aplicação da decisão da Corte seja justificada. Há, portanto, uma convocação que a decisão da Corte implica em relação ao Poder Legislativo para que assuma essa tarefa para a qual parece que até agora não se sentiu muito propensa a exercer”, afirmou Peluso.
 
De acordo com o Censo Demográfico 2010, o país tem mais de 60 mil casais homossexuais, que podem ter assegurados direitos como herança, comunhão parcial de bens, pensão alimentícia e previdenciária, licença médica, inclusão do companheiro como dependente em planos de saúde, entre outros benefícios.
Em mais de dez horas de sessão, os ministros se revezaram na defesa do direito dos homossexuais à igualdade no tratamento dado pelo estado aos seus relacionamentos afetivos. O julgamento foi iniciado nesta quarta-feira (4) para analisar duas ações sobre o tema propostas pela Procuradoria-Geral da República e pelo governo do estado do Rio de Janeiro.

Em seu voto, o ministro Ayres Britto, relator do caso, foi além dos pedidos feitos nas ações que pretendiam reconhecer a união estável homoafetiva. Baseada nesse voto, a decisão do Supremo sobre o reconhecimento da relação entre pessoas do mesmo sexo pode viabilizar inclusive o casamento civil entre gays, que é direito garantido a casais em união estável.

A diferença é que a união estável acontece sem formalidades, de forma natural, a partir da convivência do casal, e o casamento civil é um contrato jurídico formal estabelecido entre suas pessoas.

A lei, que estabelece normas para as uniões estáveis entre homens e mulheres, destaca entre os direitos e deveres do casal o respeito e a consideração mútuos, além da assistência moral e material recíproca.
 
Efeitos da decisão
A extensão dos efeitos da união estável aos casais gays, no entanto, não foi delimitada pelo tribunal. Durante o julgamento, o ministro Ricardo Lewandowski foi o único a fazer uma ressalva, ao afirmar que os direitos da união estável entre homem e mulher não devem ser os mesmos destinados aos homoafetivos. Um exemplo é o casamento civil.

“Entendo que uniões de pessoas do mesmo sexo, que se projetam no tempo e ostentam a marca da publicidade, devem ser reconhecidas pelo direito, pois dos fatos nasce o direito. Creio que se está diante de outra unidade familiar distinta das que caracterizam uniões estáveis heterossexuais”, disse Lewandowski.

“Não temos a capacidade de prever todas as relações concretas que demandam a aplicabilidade da nossa decisão. Vamos deixar isso para o caso a caso, nas instâncias comuns. A nossa decisão vale por si, sem precisar de legislação ou de adendos. Mas isso não é um fechar de portas para o Poder Legislativo, que é livre para dispor sobre tudo isso”, afirmou o relator do caso, ministro Ayres Britto.

"Esse julgamento marcará a vida deste país e imprimirá novos rumos à causa da homossexualidade. O julgamento de hoje representa um marco histórico na caminhada da comunidade homossexual. Eu diria um ponto de partida para outras conquistas", afirmou o ministro Celso de Mello.
Ministros do Supremo durante sessão sobre união entre homossexuais (Foto: Carlos Alberto / Imprensa STF) 
 
Ministros do Supremo durante sessão sobre união
entre homossexuais (Foto: Carlos Alberto /
Imprensa STF)
 
Julgamento

No primeiro dia de sessão, nove advogados de entidades participaram do julgamento. Sete delas defenderam o reconhecimento da união estável entre gays e outras duas argumentaram contra a legitimação.

A sessão foi retomada, nesta quinta, com o voto do ministro Luiz Fux. Para ele, não há razões que permitam impedir a união entre pessoas do mesmo sexo. Ele argumentou que a união estável foi criada para reconhecer “famílias espontâneas”, independente da necessidade de aprovação por um juiz ou padre.

“Onde há sociedade há o direito. Se a sociedade evolui, o direito evolui. Os homoafetivos vieram aqui pleitear uma equiparação, que fossem reconhecidos à luz da comunhão que tem e acima de tudo porque querem erigir um projeto de vida. A Suprema Corte concederá aos homoafetivos mais que um projeto de vida, um projeto de felicidade”, afirmou Fux.

“Aqueles que fazem a opção pela união homoafetiva não podem ser desigualados da maioria. As escolhas pessoais livres e legítimas são plurais na sociedade e assim terão de ser entendidas como válidas. (...) O direito existe para a vida não é a vida que existe para o direito. Contra todas as formas de preconceitos há a Constituição Federal”, afirmou a ministra Cármen Lúcia.
 
Preconceito

O repúdio ao preconceito e os argumentos de direito à igualdade, do princípio da dignidade humana e da garantia de liberdade fizeram parte das falas de todos os ministros do STF.

“O reconhecimento hoje pelo tribunal desses direitos responde a grupo de pessoas que durante longo tempo foram humilhadas, cujos direitos foram ignorados, cuja dignidade foi ofendida, cuja identidade foi denegada e cuja liberdade foi oprimida. As sociedades se aperfeiçoam através de inúmeros mecanismos e um deles é a atuação do Poder Judiciário”, disse a ministra Ellen Gracie.

“Estamos aqui diante de uma situação de descompasso em que o Direito não foi capaz de acompanhar as profundas mudanças sociais. Essas uniões sempre existiram e sempre existirão. O que muda é a forma como as sociedades as enxergam e vão enxergar em cada parte do mundo. Houve uma significativa mudança de paradigmas nas últimas duas décadas”, ponderou Joaquim Barbosa.

O ministro Gilmar Mendes ponderou, no entanto, que não caberia, neste momento, delimitar os direitos que seriam consequências de reconhecer a união estável entre pessoas do mesmo sexo. “As escolhas aqui são de fato dramáticas, difíceis. Me limito a reconhecer a existência dessa união, sem me pronunciar sobre outros desdobramentos”, afirmou.

Para Mendes, não reconhecer o direitos dos casais homossexuais estimula a discriminação. “O limbo jurídico inequivocamente contribui para que haja um quadro de maior discriminação, talvez contribua até mesmo para as práticas violentas de que temos noticia. É dever do estado de proteção e é dever da Corte Constitucional dar essa proteção se, de alguma forma, ela não foi engendrada ou concedida pelo órgão competente”, ponderou.
 
Duas ações

O plenário do STF concedeu, nesta quinta, pedidos feitos em duas ações propostas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pelo governo do estado do Rio de Janeiro.

A primeira, de caráter mais amplo, pediu o reconhecimento dos direitos civis de pessoas do mesmo sexo. Na segunda, o governo do Rio queria que o regime jurídico das uniões estáveis fosse aplicado aos casais homossexuais, para que servidores do governo estadual tivessem assegurados benefícios, como previdência e auxílio saúde.

O ministro Dias Toffoli não participou do julgamento das ações. Ele se declarou impedido de votar porque, quando era advogado-geral da União, se manifestou publicamente sobre o tema.

SIGNIFICADOS DE ALGUMAS TATUAGENS PELA "BANDIDAGEM"

05.05.2011

SIGNIFICADOS DE ALGUMAS TATUAGENS PELA "BANDIDAGEM"

"A tatuagem, uma antiga forma de expressão corporal, é também utilizada por facções criminosas como forma de comunicação, cuja mensagem estampada na pele, pode revelar a personalidade ou atitudes de um marginal. O conhecimento do significado de cada tatuagem nesse meio é de grande importância para a investigação policial, auxiliando o profissional da área de segurança pública no combate ao crime."
O significado de uma tatuagem de palhaço varia de acordo como ele se apresenta no desenho. Normalmente a tattoo de palhaço é associada a malandragem e são representados como figuras macabras ou armadas. Nos presídios as tatuagens de palhaço identifica os assaltantes de bancos.

Tatuagens e significados



Âncora – simboliza esperança, proteção e segurança. Indica a relação do usuário com o mar, sendo feita nos braços.
Borboleta – denota o anseio pela liberdade. É feita por fugitivos, podendo também indicar homossexualidade.
Cadeado e molho de chaves – exprimem que o apenado sofre martírios no mundo do cárcere.
Caravela – significa liberdade. É feita, geralmente, na altura do coração.

Caveira com punhal cravado – indica assassino de policiais.

Coração cortado por flecha – indica um homossexual passivo.

Coração cortado por flecha, com a inscrição “amor de mãe” – indica que seus usuários são homossexuais e cometeram crimes contra os costumes. Atualmente, não tem mais esse significado. É feita nos braços e no peito.

Cruz de carvalho – denota tratar-se de um indivíduo de alta periculosidade. É feita nos ombros e nos braços.

Espada – quando tem mais de 15 cm indica a valentia do apenado.

Espada de São Jorge – é feita para exprimir que seu usuário é protegido por Ogum. É desenhada invariavelmente na perna esquerda.

Espadas cruzadas – também simboliza a proteção de Ogum e é impressa na perna esquerda.

Estrela (Rosa-dos-Ventos) – significa a liberdade e um amuleto para evitar novas detenções prisões.

Estrela de Salomão – indica que o usuário está livre de sortilégios.

Letras – significa recordação do nome de alguma pessoa (mulher, família, amigo). É aplicada nos braços.

Mulher – representa mulheres ligadas ao detento (esposas, amantes, mães, filhas, etc.).

Nomes, versos ou dizeres – simbolizam grande e sincera amizade.

Nossa Senhora Aparecida – Quando aplicada nas costa ou no peito, em tamanho pequeno, significa proteção e esperança. Em tamanho grande, acima da metade e no centro das costas indica o detento que foi estuprado no cárcere. Pode simbolizar também o estuprador, o homicida e o ladrão.

Pintas na lateral do rosto – indicam a homossexualidade passiva do apenado.

Pistola – indica o indivíduo praticante de assalto seguido de morte. É aplicada na perna.

Pontos na mão entre o polegar e o indicador:
Um ponto – punguista (batedor de carteira).
Dois pontos – estupro.
Três pontos em forma de triângulo – viciado ou traficante de drogas.
Quatro pontos em forma de quadrado – furto.
Cinco pontos em forma de cruz – roubo; um ponto em cada ponta de uma estrela (cinco pontas); homicídio.
Cinco pontos dentro de um círculo e quatro pontos fora – chefe de quadrilha.
Nove pontos em forma de cruz – homicida ou chefe de quadrilha.

Plenário aprova plebiscito sobre criação dos estados de Tapajós e Carajás

BRASILIA/DF - 05.05.2011.




O Plenário aprovou nesta quinta-feira dois projetos de decreto legislativo que autorizam a convocação e a realização de plebiscitos sobre a divisão do Pará e a criação de dois novos estados: Tapajós e Carajás (veja ilustração ao lado). Os textos aprovados determinam que as consultas públicas deverão ocorrer dentro do prazo de seis meses após a publicação dos decretos autorizativos.

A primeira proposta (PDC 731/00), que trata do plebiscito para a criação do estado de Tapajós, deverá retornar ao Senado por ter sido alterada na Câmara. O texto aprovado é o substitutivo da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, apresentado pelo relator, deputado licenciado Asdrubal Bentes (PMDB-PA).

Segundo o parecer, a proposta precisou ser modificada para incorporar vários municípios criados ao longo do tempo em que a proposta tramitou no Congresso. Houve ainda alterações para tornar mais claros os procedimentos a serem adotados caso o plebiscito seja aprovado pela população.

O texto aprovado determina que no prazo de dois meses, contado da proclamação do resultado do plebiscito e se este for favorável à criação do novo estado do Tapajós, a Assembleia Legislativa do Pará deverá se manifestar sobre a medida, devendo dar conhecimento da decisão ao Congresso Nacional em três dias úteis.

O estado de Tapajós, se aprovado, terá 27 municípios e corresponderá a 58% do atual território paraense, na região oeste.

Carajás

A segunda proposta aprovada (PDC 2300/09), que prevê a realização de plebiscito para a criação do estado de Carajás, não foi alterada na Câmara e segue para a promulgação.

Caso seja aprovado, o novo estado de Carajás terá 39 municípios e ocupará uma área equivalente a cerca de 25% das regiões Sul e Sudeste do território atual do Pará.

Segundo a Constituição, os estados podem incorporar-se, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros ou formar novos estados ou territórios federais mediante aprovação da população diretamente interessada, por meio de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.

Caravana tricolor a Assunção vai da euforia à decepção em poucas horas

RIO DE JANEIRO/RJ - 05.05.2011.

Alegria antes do jogo acaba com a eliminação apática no Paraguai. Incansável, Romerito se mantém como anfitrião ideal mesmo após a derrota

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
 
O roteiro tinha tudo para ser perfeito. Voo fretado de ida e volta, sem escalas, para o Paraguai, almoço na melhor churrascaria de Assunção, translado completo de ônibus e ingresso para a partida contra o Libertad, no Estádio Defensores de Chaco, pelas oitavas de final da Libertadores. Depois da vitória por 3 a 1 no Engenhão, o Fluminense podia até perder por um gol de diferença na capital paraguaia que mesmo assim garantiria sua classificação para a próxima fase. A derrota por 3 a 0, no entanto, levou a caravana tricolor da euforia à decepção em poucas horas.

A saída do estádio, devagar e por uma pequena porta, representava bem o sentimento dos torcedores. Todos queriam sair dali rapidamente, mas não era possível. Além de esperar cerca de meia hora após o apito final para deixar o Defensores del Chaco em direção ao ônibus, ainda restavam mais duas horas e meia de voo para o Brasil. Ídolo tricolor, Romerito esteve sempre presente e assistiu à partida no meio da torcida ao lado de seu filho Julio Cesar. Mesmo permanecendo no Paraguai, ele fez questão de ir até o aeroporto se despedir de todos. E ainda usou sua influência para entrar na área de embarque mesmo sem ter passagem e ainda abrir o Free Shop, que não costuma funcionar durante a madrugada.
montagem caravana fluminense paraguai (Foto: Edgard Maciel de Sá / Globoesporte.com) 
 
Após euforia na ida, torcida volta com o peso da decepção (Foto: Edgard Maciel de Sá / Globoesporte.com)

- Estarei ao lado do Fluminense nos momentos bons e ruins. A ação de marketing foi maravilhosa. Pena que o resultado da partida destoou. O time jogou muito atrás. O erro do goleiro no primeiro gol deu força aos paraguaios. E logo depois o Fred ainda perdeu um gol que poderia ser decisivo. Jogamos muito recuados e fomos castigados. Agora só volto daqui a um mês para o Brasil. Não quero ouvir as provocações dos rivais.

Aqui quase ninguém torce para o Libertad mesmo... - disse o ex-jogador, sem perder o bom humor mesmo após a eliminação e uma verdadeira maratona de fotos e autógrafos.

Os gritos de alegria e ansiedade que marcaram a chegada ao Paraguai acabaram substituídos por rostos cansados e abatidos. Tudo bem diferente do dia passado em Assunção. Na hora de decolar, os tricolores encontraram uma aeronave personalizada e com uma tripulação composta apenas por torcedores do Fluminense. Em meio a muita cantoria, o departamento de marketing do clube realizou um quiz e distribuiu brindes a quem acertava as respostas de perguntas sobre a época em que Romerito jogava nas Laranjeiras, na década de 80. Além do ídolo, o presidente Peter Siemsen também estava presente.
caravana torcida fluminense paraguai (Foto: Edgard Maciel de Sá / Globoesporte.com) 
 
Pacote adquirido pelos tricolores incluía 'parada'
em uma churrascaria (Foto: Edgard Maciel de Sá)

Após a aterrissagem, os 110 torcedores que adquiriram os pacotes de mais uma ação do projeto "Tricolor em Toda Terra" foram levados a quatro ônibus. Cada um deles era denominado pelo nome dos quatro únicos paraguaios que vestiram a camisa tricolor: Romerito, Victor Gonzalez, Telesca e Estigarribia. O primeiro destino foi a churrascaria Aquarela, que foi parcialmente fechada para receber a caravana. Dois telões mostravam gols e partidas importantes de Romerito pelo Tricolor. Sempre o centro das atenções, o ex-jogador conseguiu por alguns minutos se isolar do assédio dos fãs e, em um momento de nostalgia, ficou observando sozinho aos lances que eram exibidos nos telões.

A chegada ao Defensores del Chaco foi tranquila. A pouca presença de torcedores do Libertad-PAR nas imediações do estádio ajudou a evitar confusões. Em um bar em frente à entrada da torcida visitante, um paraguaio chamou a atenção. Com muita animação, o garçom Rodrigo Rios cantava as músicas de exaltação ao Fluminense junto com a torcida e divertia os tricolores. Por seus dentes avantajados, foi chamado de Ronaldinho Gaúcho tricolor.
caravana torcida fluminense paraguai (Foto: Edgard Maciel de Sá / Globoesporte.com) 
 
Esperançosos, torcedores assistem à partida contra o Libertad no Defensores del Chaco (Foto: Edgard Maciel de Sá / Globoesporte.com)

- Sou torcedor do Olimpia-PAR, mas gosto muito do futebol brasileiro e vou torcer pelo Fluminense - disse ele, apesar da bandeira do Libertad que levava nas mãos.

Principal momento de um dia que se desenhava perfeito, o jogo acabou sendo o ponto fora da curva. Na arquibancada, uma faixa era exibida com os seguintes dizeres: "Ratos correm, guerreiros lutam". E uma barreira de policiais fazia a proteção dos brasileiros, mesmo que o estádio estivesse bem vazio. Mas em campo, o que se viu foi bem diferente. Apático, o Tricolor irritou seus torcedores. Fred, pela atuação apagada, e Ricardo Berna, que falhou no primeiro gol do time paraguaio, eram os principais alvos das reclamações. A decepção pela eliminação pode ser medida pela animação dos tricolores no fim da viagem.

De volta ao aeroporto, muitos dormiram à espera do voo. Outros acompanhavam pela TV a reprise do jogo entre Cruzeiro e Once Caldas-COL. Quando os gols do Libertad-PAR eram mostrados, as críticas voltavam.
Romerito no embarque do Fluminense com o presidente do clube, Peter (Foto: Edgard Maciel de Sá / GLOBOESPORTE.COM) 
 
Anfitrião, Romerito distribuiu autógrafos mesmo
após a eliminação (Foto: Edgard Maciel de Sá)

Incansável, Romerito seguia seu papel de anfitrião. Já perto das três da manhã, ainda distribuía autógrafos como se fosse o primeiro. De quebra, mandou abrir o Free Shop local para os brasileiros e, mesmo sem passagem, adentrou a área de embarque e ficou na porta do avião dando tchau a cada torcedor que passava.

Dentro do avião, silêncio quase total. O único grito de "Nense" se deu na aterrissagem.

- O projeto foi um sucesso. Tudo funcionou bem e o preço foi adequado. Percebi que essa viagem mexeu com os torcedores. Tendemos a repetir e aprimorar assim que possível. O Fluminense está cada vez mais conhecido fora do Brasil e o marketing tricolor soube aproveitar mais essa participação na Libertadores.

Pena que no aspecto técnico a equipe não correspondeu - avaliou Idel Halfen, vice-presidente de marketing do Flu.

Fora de campo, a logística do departamento de marketing tricolor funcionou sem problemas. Só faltou combinar com o time para fazer da viagem uma data inesquecível para os tricolores em toda terra.

Estado do Tapajós está na pauta de hoje da Câmara‏ Federal

SANTARÉM/PA - 05.05.2011.

Senador Mozarildo Cavalcante é autor do requerimento que convoca o Plebiscito
Senador Mozarildo Cavalcante

Autoridades e moradores do Oeste do Pará vivem a expectativa da votação do plebiscito para a criação do Estado do Tapajós, colocada em pauta na sessão extraordinária de hoje da Câmara Federal, em Brasília.

Ferrenho nas discussões que envolvem o Estado do Tapajós, o deputado federal Lira Maia estará no plenário, entre os representantes políticos da região que irão participar da sessão.

Para Maia, a matéria sobre o Novo Estado interessa muito para todos os moradores e autoridades de Santarém e cidades vizinhas. A matéria faz parte do requerimento do ex-senador Mozarildo Cavalcante (PTB/RO), emitido no ano 2000, que convoca plebiscito sobre a criação do Estado do Tapajós.

O deputado estadual Alexandre Von (PSDB), chamado pelo deputado federal Lira Maia (DEM), viajou ontem à tarde para Brasília para acompanhar, hoje, a votação do projeto de lei do senador Mozarildo Cavalcante.

O Movimento Pró-Estado do Tapajós que há cerca de 10 anos acompanha todo o processo do requerimento do ex-senador Mozarildo Cavalcante, em Brasília, também mobiliza forças políticas para que o projeto de plebiscito seja votado no plenário da Câmara. O coordenador do movimento pela criação do Estado do Tapajós, Edivaldo Bernardo, está otimista. Ele acredita que o projeto de plebiscito seja votado hoje.

Uma comitiva de 25 pessoas de vários municípios do Oeste do Pará esteve recentemente em Brasília articulando politicamente o projeto de criação do Novo Estado.

Por: Manoel Cardoso

Falta de infraestrutura: veículos atolam em via no Maicá

SANTARÉM/PA - 05.05.2011.


Na manhã de ontem um ônibus de linha atolou e por pouco não cai em vala
Ônibus ficou atolado em barro

O problema com a infraestrutura em Santarém há tempos tem sido alvo de reclamações da sociedade. No período chuvoso, os riscos com acidentes tem se agravado.

No bairro do Maicá, onde muitas ruas não possuem pavimentação, a prefeitura fez um serviço de terraplanagem na rua Cristovão Colombo, porém, o que deveria ser uma solução, se transformou em um transtorno para quem precisa utilizar a via. A força das águas da chuva abriu uma vala.

“A tanto tempo que essa rua vem esculhambada, agora acham de botar essa tabatinga aqui e quando chega esse tempo até para as crianças fica difícil”. Reclama o morador Raimundo Santana.

O trator que deveria fazer o serviço de melhorias da rua precisou ser usado como reboque para retirar os veículos que ficam atolados no local.

Na manhã de ontem, um ônibus de linha ficou atolado no local. Por pouco ele não caiu na vala que se abriu no trecho da via.

Para o empresário da linha de ônibus, a situação de infraestrutura dificulta a circulação dos veículos.

“Com essa chuva que tá dando diariamente na cidade, se não fizerem o serviço que dá condições para o ônibus rodar, fica inviável”. Analisa o empresário Mário Borges.

Notapajos.com

Pará tem 734 mil famílias chefiadas por mães

PARÁ - 05.05.2011. 
Depois da segunda metade do século XX, a mulheres aos poucos conseguiram conquistar sua independência em relação aos homens. Passaram, então, a formar família sem, necessariamente, precisar da figura do homem ao seu lado. E hoje, no Estado do Pará, cerca de 734 mil famílias são chefiadas pela mães, que também fazem o papel de pai.



A pesquisa divulgada pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), nesta quinta-feira (5), mostra que entre os sete Estados que compõem a região Norte, o Pará está em primeiro lugar. A quantidade de mães que tem a dupla função familiar em todo o Norte é de 1,6 milhões. O Pará detém cerca de 46% desse total.



'O triste desse dado é que dessa porcentagem de mães lideres do lar, 50% ganham entre meio e um salário mínimo, ou seja, muitas dessas mulheres vivem em estado financeiro crítico. Com ganhos entre um e dois salário mínimo, o Pará tem 19,97% do total. As mulheres que recebem acima de 20 salários são um minoria insignificante, sendo apenas 0,20%', analisa Roberto Sena, supervisor técnico do Dieese.



Região Norte - Depois do Pará, o Estado com maior número de mães chefes de família é o Amazonas, com 374 mil mulheres. Em terceiro lugar vem Rondônia, com cerca de 159 mil mulheres. Logo depois está o Estado de Tocantins, com 141 mil mulheres.



O ranking continua com o Acre, com cerca de 73 mil mulheres chefes do lar. Um pouco abaixo está o Amapá, com 72 mil mulheres. Em último lugar vem o estado de Roraima, com apenas de 50 mil mulheres chefiando a família.


Redação Portal ORM

Garota de 15 anos filma cenas de estupro

RIO DE JANEIRO/RJ - 05.05.2011.
 
Um homem de 70 anos foi preso pela Polícia do Rio de Janeiro suspeito de estuprar a enteada, de 15, desde os seis anos de idade. A adolescente filmou com uma webcam os abusos e procurou uma delegacia para registrar os fatos.

A delegada Marcela Ortiz, após analisar as imagens, pediu o mandado de prisão pelo crime de estupro de vulnerável. Na residência do idoso, os policiais encontraram uma espingarda sem registro e munição. Ele foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e munição. (eBand)

Presos tentam rebelião em Mosqueiro

MOSQUEIRO/PA - 05.05.2011.
 
Por volta de 22h da noite de quarta-feria (4) seis presos do anexo da SUSIPE, que fica ao lado da Seccional de Mosqueiro, iniciaram uma tentativa de rebelião.

Revoltados, os presos queimaram um colchão pelo fato de o indulto de Dia das Mães não ter sido autorizado.

Segundo agentes do destacamento interativo da Rotam, o princípio de rebelião foi rapoidamente controlado por Policiais Militares da 9ª Zpol, de Mosqueiro, sem que tenha sido necessário o destacamento de outras unidades ao distrito.

Em Mosqueiro, o agente prisional da SUSIPE não quis dar maiores informações, preferindo esperar por declarações da Assessoria de Imprensa do órgão.

Mais informações em instantes.

(DOL)

Mecânico é assassinado no canal Água Cristal

BELÉM/PA - 05.05.2011
 
Por volta das 22 horas de quarta-feira (4), Mário Augusto Pinho, de 53 anos, foi assassinado dentro de um carro na rua que margeia o canal Água Cristal, no bairro da Marambaia.

A vítima estava dentro do carro, no banco do motorista, quando foi abordada por um homem, segundo populares da área, que disseram ter ouvido os diparos.

Mário Augusto era proprietário de uma oficina de carros na área onde foi morto. Policiais militares fizeram levantamento de informações mas ainda não têm nada concreto. Sem informações de testemunhas, as investigações vão ser feitas de acordo com o que foi levantado pela perícia científica do CPC Renato Chaves.

(DOL/ Com informações da reportagem da RBA TV)

Briga entre torcidas acaba em um baleado

BELÉM/PA - 05.05.2011.
 
Uma troca de tiros entre torcidas organizadas do Remo e do Paysandu terminou com um torcedor baleado, por volta das 19h de ontem. No confronto, segundo a Polícia Militar, Elielson da Conceição, 22 anos, foi baleado no ombro direito. O fato aconteceu na avenida Fernando Guilhon com a travessa Quintino Bocaiuva, no bairro da Cremação.

De acordo com o cabo PM Francisco Júnior, da 4ª ZPol, quando a guarnição chegou ao local, o confronto entre as torcidas rivais Remoçada e Terror Bicolor estava acontecendo. Elielson, da torcida do Paysandu, teria efetuado quatro disparos contra os integrantes da Remoçada, antes de ser atingido no ombro. “Quando o abordamos, ele estava de carona em uma moto, tentando fugir do local. Quando ele viu a viatura, atirou em nossa direção. Por sorte, ninguém foi atingido. Ele só largou a arma quando atiramos como sinal de advertência”, relatou.

O autor do tiro que acertou Elielson foi identificado apenas como “Jailson”, da torcida organizada Remoçada, que conseguiu fugir. Elielson será autuado em flagrante por porte ilegal de arma e por ter disparado arma de fogo. (Diário do Pará)

No Pará, servidor-fantasma foi 'contratado' com 1 ano de idade

BELÉM/PA - 05.05.2011.

A Assembleia Legislativa do Pará incluiu em sua folha de pagamento o nome de um funcionário que tinha um ano de idade na data de sua contratação, em 1988.
Ricardo Rafael Monteiro da Silva, que hoje tem 24 anos, é um dos 11 funcionários-fantasmas identificados até agora pelo Ministério Público, que investiga suposto esquema de fraudes na Casa.

Combustível: MPE investiga se há abuso em reajuste

PARÁ - 05.05.2011.
 
A reunião realizada na manhã de ontem, no Ministério Público Estadual (MPE), com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Estado do Pará (Sindicombustíveis), resultou na promessa do promotor de Justiça de Defesa do Consumidor, Marco Aurélio Nascimento, de investigar possíveis abusos no aumento do preço do combustível no Pará.

Segundo o presidente do Sindicombustíveis, Alírio Gonçalves, os reajustes são ocasionados pelo aumento do preço do álcool anidro, que é repassado pelas distribuidoras. “De janeiro para cá, o combustível já aumentou 20% para o consumidor por causa do aumento repassado pelas distribuidoras aos postos. O que elas alegam (distribuidoras) é que o álcool anidro repassado pelas usinas às distribuidoras já aumentou 117%”.

Para tentar coibir o aumento do produto na capital, o sindicato apresentou ao MPE os dados de reajustes repassados aos donos de postos nos últimos meses. “Queremos que se tome uma providência sobre o aumento”.

Diante das informações repassadas pelo sindicato, o promotor Marco Aurélio resolveu investigar os possíveis abusos que podem estar acontecendo no setor. “Vamos solicitar para as distribuidoras as notas fiscais das compras de gasolina e etanol e juntá-las com a pesquisa realizada semanalmente pela Agência Nacional do Petróleo, que identifica a venda no posto. Através da análise contábil dessas informações, vamos saber se há um abuso que possa ser questionado judicialmente”.

Alírio afirma que ainda há a possibilidade de aumento no combustível ainda nesta semana por outros motivos. “O governo federal já disse que vai aumentar a gasolina por conta das importações, então, a qualquer momento pode haver novos aumentos”. (Diário do Pará)

Homem é executado com 9 tiros

ANANINDEUA/PA - 05.05.2011.
 
Foi assassinado a tiros, por volta das 13h da tarde de ontem, Paulo Robson Gomes de Moura, mais conhecido como “Robinho”, 21 anos. Ele foi alvejado com nove tiros por todo o corpo.

O crime foi na passagem Santa Advento, esquina com a passagem Santa Maria, no Icuí- Guajará, em Ananindeua, região metropolitana de Belém.

Segundo informações do sargento F. Marques, da Polícia Militar, dois homens não identificados que estavam em uma motocicleta são os autores do crime. A polícia informou que “Robinho” teria sido morto em um provável acerto de contas devido ao modo como foi assassinado.

O CRIME

“Populares que não quiseram se identificar, nos informaram que dois homens estavam em uma moto e ao avistarem ‘Robinho’ aqui na passagem Advento, um deles desceu da moto e veio na direção dele. O outro ficou esperando na esquina enquanto que o parceiro sacou a arma e atirou na vítima”.

A polícia informou ainda que, “Robinho” já tinha passagem pela polícia por ter cometidos dois homicídios e além disso, ele era traficante de drogas.

INQUÉRITO

O caso foi registrado na Seccional Urbana da Cidade Nova e a Polícia Civil informou que vai abrir inquérito policial para investigar o crime. (Diário do Pará)

Retirado primeiro corpo de destroços do Airbus

FRANÇA - 05.05.2011

A França anunciou hoje (5) o resgate do primeiro corpo encontrado entre os destroços do avião da Air France que caiu no Oceano Atlântico em 2009. Os restos mortais de um dos passageiros foram levados a bordo do navio Ile de Sein no início desta manhã.

"Submerso durante quase dois anos, a uma profundidade de 3,9 mil metros, o corpo, ainda preso ao assento do avião, está deteriorado", diz um comunicado da direção-geral da Polícia Militar francesa.

A polícia francesa informou que o corpo, juntamente com as caixas-pretas do avião, será encaminhado, na próxima semana, a um laboratório de análise a fim de determinar a possibilidade de uma identificação por meio do DNA.

O comunicado afirma ainda que a tentativa de resgate dos corpos está sendo efetuada em condições "particularmente complexas e inéditas” e que “grandes incertezas continuam existindo em relação às possibilidades técnicas de levar os corpos à superfície".

Segundo os especialistas, os corpos podem não resistir às mudanças de temperatura da água durante a retirada. Além disso, a fortíssima pressão da água a quase 4 km de profundidade mantém a estrutura corporal coesa na água.

Oito integrantes da polícia militar francesa estão a bordo do navio Ile de Sein, que realiza a quinta fase de buscas, entre militares da polícia dos transportes aéreos, marítima e do Instituto de Pesquisas Criminais da Polícia Militar, especializado na identificação de vítimas de catástrofes.

O resgate de corpos está sob a responsabilidade da Justiça francesa. O acidente com o avião da Air France, que fazia a rota Rio-Paris, matou 228 pessoas. Apenas 50 corpos foram encontrados logo após o desastre, sendo 20 deles de brasileiros. (Agência Brasil)

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Polícia mata homem com um “tiro de advertência"

BELÉM/PA - 04.05.2011.
 
Durante uma briga de família, César Meireles Figueiredo, 30 anos, portador de esquizofrenia maníaco depressiva e transtorno bipolar, foi morto ao ser atingido pela polícia com um tiro na perna, que deveria ser de advertência. O crime aconteceu no bairro de São Brás.

Segundo o pai da vítima, o professor universitário aposentado Cleovaldo Figueiredo, 67 anos, ele daria R$ 100 ao filho, mas entregou só R$ 60, o que iniciou a confusão.

“Como ele não ficou satisfeito, entrou em surto exigindo o restante, mas eu não tinha. Foi quando falei se ele ia me matar e ele me jogou no sofá me dando socos pelo corpo”.

Os vizinhos chamaram a polícia. Homens da 2ª ZPol invadiram a residência e ele ouviu dois disparos.

“Quando vimos, momento depois dos tiros, os policiais estavam tirando meu filho de dentro de casa, enrolado em uma rede”.

Segundo o investigador Marcos Cavalcante, da Seccional de São Brás, César tinha uma faca e reagiu à prisão, ferindo um dos soldados. Um dos PMs teria feito um disparo de advertência na perna da vítima, mas atingiu a veia femural. O investigador Cavalcante disse que será instaurado um inquérito. (Diário do Pará)

Homem é esfaqueado ao resistir assalto

ALTAMIRA/PA - 04.05.2011.
 
Por volta da meia-noite de segunda-feira (2), um homem foi esfaqueado com três golpes quando voltava para casa no centro da cidade. Ele ficou caído na calçada e foi identificado por vizinhos que acionaram o corpo de bombeiros.

Deivison Araújo disse que mora em Belém e que está de passagem por Altamira. Segundo contou a polícia, dois homens pediram dinheiro e o celular, mas ele resistiu, dando oportunidade aos ladrões que o feriram com a arma branca.

O corpo de bombeiros chegou no local, fez os primeiros socorros e encaminhou o homem para o hospital municipal. Deivison levou uma facada nas nádegas e duas na perna direita. Ele chegou a perder bastante sangue e reclamava de muitas dores.

De acordo com pessoas que presenciaram o fato a mulher de Deivison, que não apareceu no local, é quem teria esfaqueado o rapaz por causa de ciúmes. Ele nega. (Diário do Pará)

Está criada a polêmica entre Tuna Luso e Remo

BELÉM/PA - 04.05.2011.
Está criada a polêmica entre Tuna Luso e Remo (Foto: DOL)

Está criada a polêmica entre Tuna Luso e Remo (Foto: DOL)

“É por isso que o futebol paraense está nessa situação”. Essa não foi a primeira vez que o presidente da Tuna Luso Brasileira Fabiano Bastos desferiu essa frase. Sem ‘papas na língua’, o mandatário ficou indignado com a afirmação de que a Cruz de Malta seria a responsável pelos ingressos ‘salgados’ para o clássico da próxima segunda-feira (9), no estádio Baenão, contra o Remo.

Nesta quarta-feira (4), segundo o repórter da Rádio Clube do Pará, Paulo Caxiado, o presidente do Remo, Sérgio Cabeça, teria dito que a Tuna, através de Fabiano Bastos, teria sido contra a redução no preço dos ingressos para o jogo do Campeonato Paraense entre os clubes e que já havia mandado confeccionar os ingressos ao preço de R$ 20 as arquibancadas, R$ 10 as meias-entradas e R$ 50 as cadeiras.

Prontamente, Bastos, em entrevista ao vivo na Clube, desmentiu o fato, explicando que não foi procurado pela diretoria do Leão para uma conversa quanto ao preço dos bilhetes. “Eu não sei o que está acontecendo que estão querendo colocar a diretoria da Tuna contra a torcida. Eu pensei que estaria tratando com pessoas sérias no Remo. O mando do jogo é do Remo e havia um acordo, somente, quanto ao local”, disse.

Fabiano Bastos revelou que hoje o vice-presidente do Remo, Paulo Mota, entrou em contato com ele para pedir desculpas. “Paulo Mota me pediu desculpas pelo ocorrido e que essa decisão foi exclusiva do presidente do Remo. Fiquei surpreso quando disseram que a Tuna bateu o pé quanto ao preço dos ingressos. A Tuna sequer foi ouvida. Me disseram que o ingresso já está pronto e que a Tuna foi intransigente. Fui educado como ‘homem que honra as calças que veste’. Esse comportamento não é sério. 

Por isso que o nosso futebol está nessa situação”, desabafou.

No primeiro turno do Parazão, Remo e Tuna fizeram um acordo com relação ao local onde seria realizado os jogos dos times (Mangueirão) e quanto a divisão da renda. Porém, a partida do segundo turno entre as equipes será no Baenão. A reportagem do DOL tentou contato com a diretoria do Remo, mas não obteve sucesso. (Gustavo Pêna, DOL)

Termina a 'greve' dos jogadores do São Raimundo

SANTARÉM/PA - 04.05.2011.
 

De braços cruzados. Assim esteve o elenco do São Raimundo durante toda a última terça-feira (3) e a manhã desta quarta-feira (4). Os jogadores se recusavam a trabalhar, alegando salários atrasados. Porém, a situação terminou com um enredo típico de novela mexicana, com ‘final feliz’. Em reunião entre os atletas e a diretoria, ficou decidido que o grupo voltará aos treinamentos na tarde de hoje.

Os jogadores haviam decidido que só voltariam a treinar após o pagamento de dois meses de salários atrasados. Porém, a diretoria do clube afirmava que os valores estavam atrasados, somente, em um mês e dez dias. Especulações davam conta de que o meio-campo Renato Medeiros, um dos principais atletas do Pantera no Campeonato Paraense, seria o líder do ‘motim’, o que logo foi desmentido pelo elenco.

Somente parte do grupo santareno havia recebido o mês de março, o que gerou insatisfação no restante dos profissionais. A solução encontrada pela diretoria foi quitar os pagamentos de março (cerca de R$ 98 mil) até a próxima sexta-feira (6), enquanto que os valores atrasados de abril seriam pagos após a partida contra o Independente Tucuruí, que acontece no domingo (8), a partir das 17h, no estádio Barbalhão.

Pela vitória por 1 a 0 diante do Castanhal, os jogadores receberam uma premiação de R$ 4 mil, sendo metade por parte da diretoria e a outra conseguida através do técnico Charles Guerreiro. Atualmente, a folha salarial do São Raimundo, entre atletas e comissão técnica, está em quase R$ 150 mil. (Gustavo Pêna, DOL)

Time do Clube do Remo ainda está indefinido

BELÉM/PA - 04.05.2011.
 
O Clube do Remo realizou um treinamento na manhã desta quarta-feira (4), no campo do SESI, localizado no bairro do Coqueiro, em Ananindeua. Na tarde de hoje, o técnico Paulo Comelli ainda irá realizar um outro treino, desta vez no Baenão, e já deverá começar a formatar o time do Leão que enfrenta a Tuna Luso na próxima segunda-feira (9), a partir das 20h30, pelo Campeonato Paraense 2011.


O volante Moisés entrará na vaga de quem? O atacante Finazzi começará como titular? Essas são as dúvidas que Paulo Comelli deve dissipar para si, o torcedor e para a imprensa. Pelo que fez no clássico do último domingo (1º), contra o Paysandu, Moisés deve ganhar uma posição na equipe, enquanto que Finazzi poderá fazer a sua estreia atuando desde o começo de uma partida.

Enquanto isso, quem tem vaga certa no Remo, como o zagueiro Rafael Morisco, já começa a pensar na Tuna desde agora. “É lógico que o adversário vem jogar contra nós com a ‘água quase nos pescoço e chegando no nariz’. A vontade deles vai querer ser maior do que a nossa, mas aqui no Baenão não tem disso. Com o incentivo do nosso torcedor, vamos jogar para cima. Não temos nada haver com eles estarem caindo. A gente não quer saber disso. Temos que ver o nosso lado e de quem paga as nossas contas”, revela o jogador.

Na programação do Remo, o time realiza um treinamento coletivo na manhã desta quinta-feira (5), no Baenão, e outro no sábado (7). No domingo (8), o Leão faz um treino recreativo e logo após entra em regime de concentração para o jogo contra a Lusa. (Gustavo Pêna, DOL)

'Enfiei a faca nele em legítima defesa', diz jovem

BELÉM/PA - 04.05.2011.

'Enfiei a faca nele em legítima defesa', diz jovem (Foto: Cezar Magalhães)
A jovem disse que esfaqueou namorado para não ser morta (Foto: Cezar Magalhães)

"Enfiei a faca nele em legítima defesa". Essas foram as palavras de Jacy Ferreira, 18 anos, que, em uma briga de casal, esfaqueou o companheiro, Jason dos Santos, 19 anos. Segundo ela e a família, Jacy sempre apanhou do namorado e, na tarde de ontem (3), resolveu reagir. Jason perdeu a faca e terminou com ela nas costas. Foi levado para o Hospital Metropolitano de Belém.

De acordo com depoimento prestado à imprensa, Jacy, com várias marcas pelo corpo, resultantes de agressões passadas, contou que sempre apanhou do companheiro, com quem tinha um relacionamento de quatro anos. Eles moravam na passagem Beira-Rio, no bairro do Curuçambá, município de Ananindeua.
 
Antes de dividirem a mesma moradia, os dois moravam com o pai dela, Benedito Moraes, em um quarto nos fundos da casa. Mas segundo o pai da jovem, as brigas eram constantes e a polícia vivia no local por causa de Jason.

“Ele sempre bateu nela e eu vivia intervindo. Dei tudo para eles: casa, comida, toda a assistência para eles viverem bem lá em casa. De tanto a polícia ir no local resolver as broncas deles, desisti e mandei eles saírem. Mas não adiantou: eles continuaram brigando e de forma muito violenta. Uma vez ele deixou ela sem andar durante dias”.

REAÇÃO

Emocionada, Jacy contou que nunca reagiu às agressões, mas ontem não se controlou. “Sempre apanhei dele, mas nunca reagi. Ontem ele brigou comigo porque eu disse que ia trabalhar com meu pai em serviços de serigrafia e ele não aceitou. Daí ele começou a me bater, depois pegou uma faca para me cortar, atingiu meu dedo e minhas mãos. Consegui tomar a faca das mãos dele e enfiei nas costas dele”.

Mesmo com diversas marcas pelo corpo, e o argumento de que deu a facada em legítima defesa, Jacy foi presa em flagrante e autuada por tentativa de homicídio, na Seccional Urbana do Paar. (Diário do Pará)

terça-feira, 3 de maio de 2011

Marrone acena da janela de hospital após acidente de helicóptero

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP - 03.05.2011.

Cantor sertanejo foi transferido para o quarto e deve ter alta nesta quarta.

Ele fez sinal de positivo para quem passava em frente ao Hospital de Base.

Luciana Bonadio Do G1 SP, em São José do Rio Preto
Marrone acena da janela do hospital (Foto: Luciana Bonadio/G1) 
Marrone acena da janela do hospital (Foto: Luciana Bonadio/G1)

O cantor Marrone, da dupla sertaneja Bruno e Marrone, acenou da janela do hospital em que está internado em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, na tarde desta terça-feira (3). Ele ficou ferido após o helicóptero em que estava cair nesta segunda. O piloto e o primo do artista se machucaram com mais gravidade.

Pessoas que passavam em frente ao Hospital de Base observaram a cena. Ele fez um sinal de positivo e um "V" de vitória.

O mecânico Márcio Moreno, de 48 anos, afirmou ao G1 ter visto o momento da queda do helicóptero. “Não dava para acreditar que era ele”, disse. Ele contou que trabalhava sobre uma caixa d’água quando viu que a aeronave voava baixo, até derrubar um alambrado e cair. “Chamamos o resgate, a polícia. O Marrone saiu andando, pedimos para ele ficar longe [do helicóptero].”

Segundo Moreno, o piloto dava orientações para as pessoas que auxiliavam no resgate, apesar da dor que sentia por causa de um ferimento no pé. O mecânico disse que tentava acalmar o cantor. “Eu falava para ele ficar calmo. É muito triste, não é fácil não”, comentou.
 
O helicóptero já foi removido do local do acidente.  
Investigação

Alambrado atingido pela aeronave continuava caído no local do acidente  (Foto: Luciana Bonadio/G1) 
 
Alambrado atingido pela aeronave continuava caído
no local do acidente (Foto: Luciana Bonadio/G1)

O tenente-coronel Ricardo Beltran Crespo, chefe do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes (Seripa IV), pretende ouvir o cantor e o piloto do helicóptero, que ainda estão internados em hospitais do município.

Crespo disse que nesta terça não possível ouvir Marrone porque ele ainda sente muita dor.

Já o piloto recebe atendimento na Santa Casa do município. Ele teve o membro inferior esquerdo amputado dez centímetros abaixo do joelho.

Segundo a assessoria da dupla sertaneja, o helicóptero que pertence a Marrone passava por manutenção regularmente. O tenente-coronel do Seripa afirmou que o objetivo da investigação não é encontrar culpados.

"A missão da Força Aérea neste trabalho de investigação é prevenir que novos acidentes como esse aconteçam."
Marrone deve ter alta nesta quarta (Foto: Luciana Bonadio/G1) 
 
Marrone deve ter alta nesta quarta (Foto: Luciana Bonadio/G1)

Conselheira tutelar diz que prisão foi 'sequência de erros'

ALTAMIRA/PA - 03.05.2011.


'Foi uma sequência de erros', afirmou Lucenilda Lima, do Conselho Tutelar de Altamira, em entrevista ao Portal ORM, sobre a prisão de um adolescente de 17 anos que ficou preso por mais de 80 dias no presídio do município. O jovem ficou preso ao lado de cerca de 15 'bandidos muito perigosos', como denominou a conselheira. 'Ele só foi solto porque a Defensoria Pública de Altamira descobriu um erro grotesco sobre a data de nascimento', afirmou Lucenilda.

De acordo com a conselheira, o adolescente ficou oito dias preso na Superintendência Regional de Altamira por ter assaltado uma lanchonete no dia 20 de janeiro e, após uma decisão do juiz Márcio Bittencourt, o adolescente foi transferido para o presídio da cidade, onde permaneceu por 81 dias. 'O juiz deve ter olhado o ano de nascimento dele, que foi em 1993, e homologou a prisão. O problema é que ele faz aniversário apenas no mês de outubro, o que significa que ele ainda tinha 17 anos no momento da prisão', contou Lima.

O Conselho Tutelar só soube que o adolescente teria ficado preso por 81 dias no dia 20 de abril, após uma denuncia anônima. 'Nós fomos procurar nos nossos arquivos e vimos realmente que tinha um alvará de soltura para o adolescente emitido pelo juiz Márcio Bittencourt, o mesmo que teria expedido o mandato de prisão do jovem, no mês de janeiro deste ano', explicou. Um inquérito policial foi instaurado para descobrir e punir os responsáveis pela prisão.

A conselheira ainda relatou que o adolescente vinha sofrendo ameaças e que, por isso, foi transferido para Santarém, onde deve cumprir medida sócio-educativa, já que o município de Altamira não possui nenhum centro de internação para adolescentes.

Amanhã, às 15h, o Conselho Tutelar do município, juntamente com o Juizado da Infância e Adolescência, vai até o presídio onde ele ficou preso conversar com as pessoas que dividiram cela com o menor para saber o que aconteceu no período em que ele ficou lá.

Entenda o caso - No final do ano passado, o adolescente, que já estava em atendimento no Conselho Tutelar de Altamira por cometer alguns delitos no município, foi transferido para Santarém, onde deveria passar cerca de um ano cumprindo medida sócio-educativa.

Em Santarém, ele teria tido problemas com outros adolescentes e foi transferido para o Centro de Internação do Adolescente de Marabá sem o conhecimento do Conselho Tutelar de Altamira. Algum tempo após chegar ao centro, o adolescente conseguiu fugir.

No dia 20 de janeiro, o menor participou de um assalto a uma lanchonete em Altamira e foi preso pelo delegado de plantão Lettiere. A conselheira Lucenilda ainda informou que o pai do menor teria tentado, por diversas vezes, levar a certidão de nascimento do filho, mas não teria sido atendido na Superintendência. 'Ele me mostrou uma cópia da certidão com a data de nascimento rasurada de caneta. Mas o pai alega que foi na delegacia que resuraram o documento', disse.

De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, foi o próprio adolescente que informou que tinha 20 anos. Diante deste fato, o delegado Lettiere, responsável pela prisão, solicitou os documentos do suspeito, mas os responsáveis não levaram até à delegacia.

Após oito dias detido na delegacia do município, por meio da decisão de um juiz da comarca de Altamira, o adolescente foi encaminhando para o presídio da cidade, onde permaneceu por quase três meses. A assessoria ainda informou que o delegado só soube a real idade do jovem através da decisão judicial de soltura do menor.

O Portal ORM entrou em contato com o delegado Lettiere, mas foi informado de que a autoridade policial não está autorizada a falar à imprensa sobre o assunto.

Redação Portal ORM

Polícia divulga resultado da operação 'Noitada' em Itaituba

ITAITUBA/PA - 03.05.2011.
A Polícia Civil divulgou nesta terça-feira (3), os resultados da operação 'Noitada' realizada neste final de semana, em Itaituba, sudoeste do Pará. Em 12 bairros (centrais e periféricos) atingidos pela ação, área de 40 quilômetros de extensão, foram vistoriados 15 estabelecimentos comerciais. Do total, três foram fechados por irregularidades.

Durante a ação policial, sete motocicletas e dois carros foram apreendidos. Os veículos trafegavam sem a documentação obrigatória que confirma origem e propriedade. Uma máquina 'caça-níquel' também foi arrecadada. A ação teve por objetivo fazer a fiscalização de estabelecimentos de consumo de bebidas alcoólicas, patrulhamento de bairros periféricos da cidade, abordagem de pessoas que se encontrem em atitude suspeita, verificação e revista de veículos, combate aos jogos ilegais e agir de maneira preventiva para evitar práticas delituosas e demonstrar a presença da Polícia Civil na cidade. A operação contou com 12 policiais civis em cinco viaturas.


Com informações da Polícia Civil

Adiós, Real! Barça segura vantagem, empata com o rival e está na decisão

BARCELONA/ESPANHA - 03.05.2011.

Após triunfo por 2 a 0 no jogo de ida, em Madri, time catalão mostra o mesmo futebol de toque e posse de bola e elimina os merengues da Liga

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
 
O Barcelona jogou como Barcelona, se impôs diante do Real Madrid e conquistou a vaga na final da Liga dos Campeões. Na tarde desta terça-feira, no Camp Nou, o time catalão cansou de perder oportunidades, principalmente com Lionel Messi, e empatou por 1 a 1 com os merengues. Por conta do triunfo por 2 a 0 no jogo de ida, no Santiago Bernabéu, a equipe comandada por Pep Guardiola carimbou o passaporte para Wembley, na Inglaterra, mesmo local da conquista do primeiro título da equipe na Champions League, em 1992.

Assim como na semana passada, os jogadores do Real Madrid reclamaram da arbitragem. Desta vez, o motivo foi um gol mal anulado pelo árbitro belga Frank de Bleeckere logo no início da etapa final. O tento colocaria os merengues na frente dos rivais e, provavelmente, mudaria a história do jogo. O juiz, inclusive, foi citado pelo técnico José Mourinho por um suposto erro na Champions do ano passado quando expulsou Thiago Mota, do Inter de Milão, clube comandado pelo gajo na época.
 
Com a classificação, o Barcelona está à espera do vencedor do duelo entre Manchester United e Schalke 04. As duas equipes decidem a vaga na decisão da Liga dos Campeões nesta quarta-feira, 15h45m (de Brasília), no Old Trafford, na Inglaterra. No primeiro jogo, os Diabos Vermelhos venceram por 2 a 0. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

Pedro comemora gol do Barcelona contra o Real Madrid (Foto: EFE) 
 
Pedro comemora o gol do Barcelona na partida contra o Real Madrid, no Camp Nou (Foto: EFE)
Barça pressiona, e Real não dá um chute a gol na etapa inicial
Cristiano Ronaldo e Daniel Alves na partida do Barcelona contra o Real Madrid (Foto: Reuters) 
 
Cristiano Ronaldo tenta desarmar Daniel Alves na
partida entre Barça e Real Madrid (Foto: Reuters)

Enquanto Guardiola mostrou a mesma ousadia de sempre no Barça, com toques e posse de bola, José Mourinho não pôde comandar a equipe na beira do gramado por ter sido expulso no jogo de ida. O português preferiu nem se arriscar no Camp Nou e acompanhou a partida do hotel onde a delegação merengue está hospedada na Catalunha.

Com Mourinho longe, o Real Madrid entrou em campo com o esquema tático que predominou durante toda a temporada: o 4-2-3-1. As alterações foram em peças. Sérgio Ramos, suspenso, Khedira, machucado, e Özil, no banco de reservas, foram substituídos, respectivamente, por Arbeloa, Lass Diarra e Kaká, que voltou a ser titular após estar completamente recuperado de um problema no joelho.

Nos jogos anteriores contra o Barcelona, José Mourinho preferiu atuar sem centroavante, com Özil e Cristiano Ronaldo se revezando no comando do ataque. Já o Barça... O esquema de sempre: o 4-3-3. Com muito toque e posse de bola, características adotadas pelo comandante Pep Guardiola desde que assumiu a equipe, em 2008.

E o confronto no Camp Nou começou mais frio do que se imaginava. O Real Madrid, apesar do retorno do esquema, não conseguia chegar com força ao ataque. O Barcelona usava o expediente de sempre: posse de bola até encontrar um buraco na defesa rival. Até aos 20 minutos da etapa inicial, nada. Nem os catalães, nem os merengues.

Porém, a partir daí, o Barcelona encontrou o caminho das pedras e só não abriu o marcador por conta da ótima atuação de Casillas. A primeira chance clara de gol aconteceu aos 21 minutos. Xavi cobrou escanteio da direita na cabeça de Busquets. Completamente sozinho na marca do pênalti, o espanhol pegou mal na bola e o arqueiro defendeu com tranquilidade no meio da meta.
Messi na partida do Barcelona contra o Real Madrid (Foto: Reuters) 
Messi foi o destaque do primeiro tempo da partida desta terça-feira (Foto: Reuters)

Aos 30, Messi começou a desequilibrar a partida e perdeu duas chances claras de abrir o marcador. Na primeira, aos 31, o argentino recebeu na direita, avançou para a meia-lua e bateu colocado. Casillas fez a defesa com segurança. No lance seguinte, aos 32, o camisa 10 do Barça dominou na entrada da área, deu um belo corte em Xabi Alonso e pegou mal na bola, que passou à esquerda do arqueiro do Real.

O domínio do Barcelona seguiu latente na primeira etapa. Aos 33, Messi desarmou Lass Diarra no meio-campo e puxou o contra-ataque. O hermano rolou para David Villa no bico da grande área, que chutou colocado, obrigando Casillas a se esticar todo para evitar o primeiro gol dos donos da casa.

E nada do Real acordar para pressionar o Barça, no Camp Nou. Aos 35, Villa recebeu pelo lado esquerdo e cruzou para Iniesta. O espanhol só deu um toque na bola, que ficou à feição de Messi. O argentino soltou a bomba e Casillas fez outra grande defesa. Na etapa inicial, os merengues não deram um chute a gol.
Casillas faz defesa na partida do Real Madrid contra o Barcelona (Foto: AFP) 
Casillas fez ótimas defesas no primeiro tempo e salvou o Real Madrid no Camp Nou (Foto: AFP)
Gol mal anulado no início da etapa final é motivo de reclamação no Real.

Antes do início do segundo tempo, um torcedor invadiu o gramado e foi contido pelos seguranças. Com a bola rolando, o Real Madrid foi quem buscou o ataque logo no primeiro minuto. Cristiano Ronaldo arrancou do meio-campo, passou por um adversário e a bola sobrou para Higuaín, que tocou para o gol. Porém, na queda após o passe, CR7 derrubou Mascherano e o árbitro marcou falta do gajo, anulando o lance de forma equivocada (assista ao lado).

A pressão inicial da etapa final não assustou o Barcelona. Aos oito, Valdés iniciou a jogada na defesa e tocou para Daniel Alves na lateral direita. O brasileiro rolou para Iniesta na intermediária. O espanhol percebeu a entrada de Pedro nas costas de Marcelo, que não acompanhou o atacante, e fez um lindo lançamento para o camisa 17. O jogador invadiu a área e tocou na saída de Casillas: 1 a 0 para os donos da casa.

A princípio, Mourinho não poderia dar instruções por estar suspenso pela Uefa pela expulsão no jogo de ida, no Santiago Bernabéu. Mas recebendo informações ou não, o assistente Aitor Karanka acertou ao tirar Kaká para apostar na entrada de Özil. Minutos antes, aos nove, Adebayor já havia substituído Higuaín.

O Real Madrid subiu de produção e passou a atacar o Barcelona. Tudo o que não fez em Madri ou na etapa inicial do confronto no Camp Nou. Aos 18, os merengues foram premiados pelo esforço. Di María recebeu dentro da área e chutou na trave. Na sobra, o próprio argentino cruzou para Marcelo, que chutou no contrapé de Valdés: 1 a 1.
jogadores do Barcelona comemoram gol contra o Real Madrid (Foto: AFP) 
Jogadores do Barcelona comemoram gol marcado por Pedro contra o Real Madrid (Foto: AFP)

A partida ficou pegada com a proximidade doapito final. Marcelo abusou da virilidade e fez falta dura em Messi, sendo advertido com o amarelo. A resposta do argentino? Na bola. No minuto seguinte, caneta em Ricardo Carvalho em contra-ataque do Barça. Aos 34, o Camp Nou começou a gritar o nome de Abidal. O francês, que passou por uma cirurgia para a retirada de um tumor no fígado há 42 dias, foi chamado por Guardiola para o aquecimento.

No último minuto, Abidal entrou na vaga de Puyol e foi ovacionado pelo público. O jogador foi aplaudido de pé pelos torcedores que foram ao estádio. Pouco tempo depois, o belga Frank de Bleeckere apitou o fim do confronto e o francês foi atirado para o alto pelos companheiros, felizes com o seu retorno e, claro, com a classificação à final da Champions.
Jogadores do Barcelona comemoram classificação com Abidal (Foto: AFP)Jogadores do Barcelona comemoram o retorno de Abidal à equipe (Foto: AFP)

barcelona 1 x 1 real madrid
Valdés; Daniel Alves, Macherano, Piqué e Puyol (Abidal); Xavi, Busquets e Iniesta; Pedro (Affelay), Messi e Villa (Keita). Casillas; Arbeloa, Albiol, Ricardo Carvalho e Marcelo; Xabi Alonso e Lass Diarra; Kaká (Özil), Di María e Cristiano Ronaldo; Higuaín (Adebayaor).
Técnico: Pep Guardiola Técnico: José Mourinho
Gols: Pedro, aos oito minutos, Marcelo, aos 18 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Ricardo Carvalho, Diarra, Marcelo, Adebayor e Xabi Alonso (Real Madrid); Pedro (Barcelona)
Cartões vermelhos:
Árbitro: Frank de Bleeckere (BEL)
Auxiliares: Walter Vromans e Mark Simons (BEL).
Estádio: Camp Nou, Barcelona (Espanha)