quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

BELÉM/PA: Evento de MMA espera reunir 4 mil pessoas no Hangar nesta quinta

Evento de MMA espera reunir 4 mil pessoas no Hangar nesta quinta

Mais de quatro mil pessoas são esperadas para perstigiar o 13º Iron Man Championship Figth, que acontece nesta quinta-feira (12), a partir das 20 horas, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. 'Inicialmente iríamos fazer na Estação das Docas, mas como a procura foi muito grande optamos em realizar o evento no Hangar', revela Eliane Pimentel, da organização.


O ex-BBB Marcelo Dourado será o árbitro principal das 11 lutas que acontecerão durante o evento e Mauricio Shogun será o convidado VIP. De acordo com os organizadores, os ingressos para o evento podem ser obtidos gratuitamente no Shopping Boulevard mediante apresentação de documento de identidade.


Os lutadores Renan Vírgula e Daniel Acácio estarão na disputa pelo cinturão de 77Kg. Para quem não conhece, o MMA - Mixd Martial Arts mistura vários tipos de artes marciais, mas com regras definidas.


Nas lutas do 13º Iron Man Championship Figth, que acontecerão pela segunda vez no Hangar - a última foi em agosto do ano passado - espera ter o mesmo resultado com sucesso de público. Nesta nova edição haverá uma novidade, ao invés do ringue, será instalado um 'Octagon' uma estrutura de oito lados, sem as cordas de cercamento, que veio diretamente do último UFC no Rio de Janeiro para Belém.

Manager descarta aposentadoria de Spider e prevê 'ano de Lyoto'

Manager descarta aposentadoria de Spider e prevê 'ano de Lyoto'

Empresário da maioria dos principais nomes brasileiros no Ultimate, Jorge 'Joinha' Guimarães esteve nos treinos abertos do UFC 142 nesta quarta-feira, na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, para conferir um de seus principais investimentos, o atual campeão peso-pena, José Aldo Jr. Porém, sempre que alguém se aproximava dele, a conversa acabava se encaminhando para seu cliente mais famoso: Anderson Silva, atual campeão dos pesos-médios, que vai comentar o evento na TV Globo neste sábado. Indagado sobre os boatos de que o 'Spider' só faria mais duas lutas antes de se aposentar, Joinha tratou de acalmar os fãs.


'Vai depender dele, mas não acredito nisso. Nunca o vi tão animado. Ele está com tudo, empolgado com o jeito que o esporte cresce', afirmou o manager.


O contrato de Anderson com o UFC ainda tem quatro lutas. A próxima, segundo Joinha, será em junho, quando o brasileiro vai enfrentar o vencedor entre Chael Sonnen e Mark Muñoz. O empresário considerou ainda ser cedo para falar em uma renovação de contrato, mas garantiu que o Ultimate é o maior interessado nessa situação, especialmente após a aposentadoria do peso-pesado Brock Lesnar, recordista na venda de pacotes de pay per view nos EUA.


'O Anderson é um lutador indispensável para a organização. É um dos que mais vende pay per view, já ultrapassa o Brock. Ele é muito respeitado e é um showman. Mesmo quando não está num bom dia, ele é garantia de um espetáculo', disse Guimarães.


Representante também de Lyoto Machida, o empresário disse que o peso-meio-pesado se recupera bem da cirurgia no cotovelo esquerdo a que se submeteu na semana passada. Joinha previu um grande ano para o 'Dragão', que foi finalizado por Jon Jones no UFC 140, em 10 de dezembro passado.


'O Lyoto não está convencido com essa derrota para o Jon Jones, mas agora vai ter que comer pelas beiradas para chegar ao título de novo. Ele está vindo com tudo. Não é apenas coincidência que, no horóscopo chinês, este ano é o ano do Dragão. Vai ser o ano do Lyoto', disparou o empresário.

BELÉM/PA: Mulher morre atropelada por carreta na BR-316

12.01.2012.

Uma mulher morreu esmagada por uma carreta após cair de uma motocicleta na tarde desta quinta-feira (12), na rodovia BR-316, sentido Belém-Ananindeua, em frente ao Shopping. Um homem, que vinha dirigindo a moto, sofreu apenas escoriações.

Luiz Guilherme, de 36 anos, estava passando no local no momento e relatou o acidente. “A moto tentou desviar de um carro e acabou batendo em outro veículo. Os dois caíram na pista e foram atingidos por uma carreta que vinha logo atrás. A mulher foi atingida na cabeça e morreu na hora, o homem teve a perna esmagada”, contou Guilherme. O sobrevivente foi encaminhado ao hospital.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar estão no local. O Instituto Médico Legal (IML) está a caminho para fazer a remoção do corpo. Por conta da interdição da pista, se forma um grande engarrafamento na avenida Almirante Barroso.

BELÉM/PA: Senador Jader Barbalho passa bem após cirurgia

12.01.2012.

O senador Jader Barbalho (PMDB) se submeteu a um procedimento cirúrgico na manhã de quarta-feira (11), mas passa bem e deve receber alta amanhã (13).

De acordo com nota enviada pela assessoria de imprensa do senador, Jader foi operado no Hospital Beneficente Portuguesa, localizado na avenida Generalísimo Deodoro, bairro Nazaré. Segundo boletim divulgado pela equipe médica, o senador foi submetido a uma pequena cirurgia para redução do tamanho da próstata. O médico responsável pela cirurgia foi o Dr. Oscar Teixeira Dias e a anestesista foi a Dra. Sheila Accioly.

O senador recebeu manifestações de carinho de pacientes e profissionais de saúde. A direção da Beneficente e a equipe de enfermagem receberam os agradecimentos do senador, que ainda realizou rápida visita às instalações. Jader ficou impressionado com a infraestrutura do hospital e equiparou-o aos melhores do país.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

BELÉM/PA: Cabo da marinha é assassinado na Cabanagem

09.01.2012.

Um cabo reformado da marinha foi assassinado a tiros na noite desta segunda-feira (09) na esquina da feira da Cabanagem, em Belém.  A polícia faz buscas para localizar Vanderson e Buiu, os supostos assassinos.

Policiais militares da 5ª Zona de Policiamento no local. O  Ciopp foi acionado para remover o corpo e fazer levantamento de local do crime com a Divisão de Homicidios.

TERRA ALTA/PA: Bando assalta tesoureiro de município paraense

09.01.2012.

Bando assalta tesoureiro de município paraense (Foto: JR. Avelar)
Após perseguição, carro caiu em um barranco em Santa Izabel (Foto: JR. Avelar)

Cinco homens assaltaram a residência e levaram o carro do tesoureiro da prefeitura do município de Terra Alta. O assalto aconteceu no centro de Castanhal, mas o veículo da vítima só foi localizado na periferia de Santa Isabel do Pará.

Jhones Fernando Sousa do Nascimento que estava dirigindo o veículo na hora da perseguição acabou preso e está a disposição da polícia na delegacia de Castanhal.

Uma televisão, uma câmera digital e os documentos da vítima foram recuperados.

RIO DE JANEIRO/PA: Ultimate divulga programação completa do UFC 142, no Rio

09.01.2012.

Primeiro evento será o treino aberto na praia da Barra, nesta quarta-feira
Por SporTV.com Rio de Janeiro
Wanderlei Silva ufc pesagem mma (Foto: Getty Images) 
Wanderlei Silva realiza sessão de autógrafos
nesta quarta-feira (Foto: Getty Images)

O site oficial do Ultimate divulgou nesta segunda-feira a programação completa para a semana do UFC 142,
no Rio de Janeiro. Além das lutas e da pesagem, estão agendados um treino aberto na praia da Barra da Tijuca, sessões de autógrafos com Wanderlei Silva e Minotouro, visita à quadra da Mangueira e muito mais.

Tudo começa com o treino aberto na praia da Barra da Tijuca, às 11h desta quarta-feira, com José Aldo, Vitor Belfort, Chad Mendes e Anthony Johnson.
 
Confira a programação:
 
Quarta-feira – 11/01

11h – 14h

Treino Aberto

Fãs brasileiros poderão assistir enquanto José Aldo, Vitor Belfort, Chad Mendes e Anthony Johnson treinam e se preparam para suas lutas na Praia da Barra da Tijuca.

Os atletas convidados do UFC e as Octagon Girls também estarão presentes. Aberto ao público, o evento será apresentado pela MC Maria Joana Aguiar e comentários do apresentador do SporTV Mário Filho. O setlist será comandado pelo DJ Bocaiúva.

Local: Praia da Barra da Tijuca

Em frente à Praça São Perpétuo (conhecida como "Praça do Ó") – Av. Sernambetiba 1998-2068, próximo ao Posto 3.

19h – 21h

Sessão de autógrafos com Wanderlei Silva na loja Centauro do Shopping Leblon

Fãs terão a oportunidade de conhecer a lenda do UFC e treinador do primeiro TUF brasileiro, Wanderlei Silva

Centauro Leblon

Av. Afrânio Melo Franco 290 – Leblon

Rio de Janeiro- RJ
Minotouro comemora vitória sobre Tito Ortiz no UFC 140 (Foto: Getty Images) 
Minotouro também fará sessão de autógrafos, mas na quinta-feira (Foto: Getty Images)
 
Quinta-feira, 12/01

13h – 14h30m

Coletiva de imprensa (Não será aberto ao público)

Com as presenças de José Aldo, Chad Mendes, Vitor Belfort e Anthony Johnson

O evento será no Copacabana Palace, restrito apenas à imprensa credenciada.

18h – 20h

Evento na Quadra de Samba da Mangueira com Jon Jones, Júnior "Cigano" dos Santos e as Octagon Girls

Quadra GRES Estação Primeira de Mangueira

Rua Visconde de Niterói, 1072 - Mangueira

Rio de Janeiro | RJ - CEP: 20943-001

19h – 21h

Sessão de autógrafos com Rogério "Minotouro" Nogueira na Paquetá Esportes, no Norte Shopping
Paquetá Esportes

Norte Shopping

Av. Dom Hélder Camara, 5474

Cachambi - Rio de Janeiro - RJ

19h – 21h

Sessão de autógrafos com Demian Maia em São Paulo, na loja Centauro do Bourbon Shopping

Loja Centauro, Bourbon Shopping

Rua Turiassú, 2100

São Paulo – SP

Sexta-feira, 13/01

Pesagem oficial

HSBC Arena

Avenida Embaixador Abelardo Bueno 3401-Barra da Tijuca

Rio de Janeiro, Brazil

16h

Abertura dos portões ao público

16h30m – 17h30m

Fãs terão a oportunidade de conhecer todos os lutadores convidados do UFC que estão na cidade para o UFC Rio: Júnior "Cigano" dos Santos, Lyoto Machida, Wanderlei Silva, Rogério "Minotouro" Nogueira, Gray Maynard e Diego Brandão. Todos assinarão autógrafos das 16h30m às 17h30m na HSBC Arena.
UFC 135 jon jones (Foto: Agência Getty Images) 
 
Campeão meio-pesado, Jon Jones vai visitar a quadra da Mangueira (Foto: Agência Getty Images)

17h30m – 18h30m

Q&A com a repórter do UFC Paula Sack e o campeão dos pesos pesados Junior "Cigano" dos Santos

19h – 19h30m

Pesagem Oficial

Sábado, 14/01

UFC RIO

HSBC Arena

Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 3401-Barra da Tijuca

Rio de Janeiro, Brasil

20h30m

Abertura dos portões

22h05m

Primeira luta (preliminar)

1h

Início do card principal

O UFC 142 será realizado na Arena da Barra e destaca a luta pelo cinturão do peso pena entre o atual campeão José Aldo e o desafiante Chad Mendes. A TV Globo e o canal Combate transmitem ao vivo.

Confira o card completo:
 
CARD PRINCIPAL

José Aldo Jr. x Chad Mendes

Vitor Belfort x Anthony Johnson

Rousimar "Toquinho" Palhares x Mike Massenzio

Erick Silva x Carlo Prater

Edson Barboza Jr. x Terry Etim

CARD PRELIMINAR

Thiago Tavares x Sam Stout

Ednaldo "Lula" Oliveira x Gabriel Napão

Yuri "Marajó" Alcântara x Michihiro Omigawa

Ricardo Funch x Mike Pyle

Felipe "Sertanejo" Arantes x Antonio "Pato" Carvalho

Preso médico condenado pela morte de Hélio Norman

09.01.2012.

Está preso em Teresina, capital do Piauí, o médico Arnaldo Félix da Silva Neto, condenado por homicídio qualificado a 19 anos de reclusão pela morte do professor Hélio Norman de Azevedo da Silva, ocorrida em 28 de janeiro de 1997, em regime inicialmente fechado. Arnaldo foi preso no último sábado (7), em uma ação conjunta de policiais civis do Pará e do Piauí, no colégio de sua propriedade, na Rua Eliseu Martins, bairro Centro, em Teresina.

Arnaldo Félix teve o mandado de prisão decretado pelo juiz Edmar Silva Pereira, titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Belém, em decorrência da sentença condenatória transitada em julgado. A ordem de prisão foi expedida em 7 de novembro do ano passado. Arnaldo Félix será transferido para Belém, em data ainda não confirmada, para cumprir a pena.

O condenado foi localizado a partir de investigações realizadas pela equipe da Divisão de Homicídios, da Polícia Civil do Pará. De acordo com o diretor da DH, delegado Gilvandro Furtado, após receber a ordem judicial, a equipe iniciou as investigações para localizar o paradeiro de Arnaldo Félix. Durante os levantamentos, os policiais apuraram que o médico era dono de um colégio no centro da capital piauiense. A polícia paraense repassou informações à Polícia Civil em Teresina, com o objetivo de cumprir o mandado de prisão.

Uma equipe de policiais do Piauí localizou e prendeu Arnaldo Félix, que foi levado para o 3º Distrito Policial na capital piauiense, onde permanece recolhido à disposição da Justiça do Pará.

Apelação - Arnaldo Félix aguardava em liberdade o resultado da tramitação da apelação da sentença condenatória. Além dele, foram condenados pela morte do professor Hélio Norman o médico Adalberto Batista Rocha, julgado em 16 de abril de 2004 e condenado a 15 anos e dois meses de reclusão em regime inicialmente fechado, mas que ganhou o direito de recorrer em liberdade da condenação, e Joseli Menezes de Lima, que em 12 de agosto de 2008 recebeu a pena de 18 anos de reclusão em julgamento no Tribunal do Júri em Belém, e teve concedido direito de apelar em liberdade pelo juiz Edmar Pereira.

Joseli também está com mandado de prisão decretado pela Justiça e permanece foragido. Outros dois indiciados por participação no homicídio - Joelson Alves de Mesquita e Waldeci de Araújo - estão foragidos. Mais duas pessoas foram citadas no processo - Robson de Oliveira Benito, que foi impronunciado (retirado do processo por falta de provas) e Carlos Milhomem de Lima, assassinado no Maranhão.

O professor de Física e proprietário de um curso pré-vestibular, Hélio Norman de Azevedo da Silva, foi morto a tiros em frente à instituição de ensino, no bairro de Batista Campos, centro de Belém. Arnaldo Félix e Adalberto Rocha foram condenados como mandantes do crime, motivado por vingança.

Conforme o processo, Hélio Norman era sócio de Adalberto Rocha, porém resolveu romper a sociedade após seu irmão ter sido acusado por Adalberto de ter desviado dinheiro do curso pré-vestibular. Ainda conforme as investigações, Arnaldo Félix e Adalberto Rocha planejaram a morte. Apontado como intermediário na contratação dos pistoleiros, Joseli Menezes de Lima era cunhado de Arnaldo Félix e teria sido responsável também pelo aluguel de uma casa para alojar os pistoleiros. Arnaldo Félix foi apontado como o avalista do aluguel do imóvel. Joseli ainda alugou o veículo usado para transportar os pistoleiros até o local do crime e depois na fuga.

SANTARÉM/PA: Ciclista é atropelada por ônibus na Fernando Guilhon

09.01.2012.


O acidente aconteceu em um dos momentos de maior movimentação da via, quando os banhistas seguem para os balneários.

Ciclista é atropelada por ônibus na Fernando Guilhon
 

A vítima sofreu ferimentos leves na perna Santarém - Uma ciclista foi atropelada por um ônibus no final da manhã de domingo (8) na rodovia Fernando Guilhon. A vítima, Lua Cleicy Feitosa sofreu ferimentos leves na perna e mesmo estando consciente foi encaminhada ao Pronto Socorro Municipal.

O acidente aconteceu em um dos momentos de maior movimentação da via, quando os banhistas seguem para os balneários.

De acordo o motorista do ônibus, Ronaldo paixão a jovem atravessou a rodovia sem perceber que o ônibus que havia parado para desembarque de passageiros iria dar partida novamente.

A bicicleta só tinha um dos freios e após o acidente, ainda estava intacta, sem sinais da batida.

Agentes da Secretaria Municipal de Transporte (SMT) precisaram orientar os condutores para desobstruir a via.

ITAITUBA/PA: Homem assassinado com tiro a queima roupa em Itaituba

09.01.2012.

Januário foi covardemente executado com um tiro na cabeça, por dois homens
O corpo de Januário sendo levado para o necrotério

O assassinato aconteceu por volta da 20 horas e 30 minutos de ontem, domingo, 08 de janeiro, na 2º Rua com a Travessa São José, no Bairro Jardim das Araras, em Itaituba Oeste do Pará.

Segundo informações colhidas pela repórter Junior Ribeiro ainda no local do crime, o homem assassinado foi identificado por Januário, de aproximadamente de 50 anos. Populares afirmaram que Januário estava em frente de sua residência, no local acima citado, quando dois homens chegaram em uma motocicleta, um deles desceu da moto e chamou pela vítima, em seguida efetuou um tiro a queima roupa na altura da cabeça de Januário, que caiu na calçada já sem vida. Em seguida, os dois homens fugiram em alta velocidade para local incerto.

Uma unidade do Corpo de Bombeiros ainda foi acionada, mas ao chegar ao local não havia nada mais a fazer pelo senhor Januário, que já se encontrava sem vida no chão; Minutos depois Policiais Militares também chegaram ao local para colher algumas informações sobre os autores do crime. Algumas testemunhas oculares conversaram com os policiais e repassaram dados importantes à Policia Militar.
Local onde aconteceu o crime

Dezenas de curiosos se aglomeraram no local para saber o que estava acontecendo. O corpo de Januário foi retirado do local por um serviço funerário, em seguida foi levado para a pedra do necrotério do Hospital Municipal, onde foi liberado para a família fazer o velório.

Policiais Civis e Militares já estão em campo investigando o crime e vários motociclistas estão sendo parados nas ruas da cidade e revistados, mas até o momento nenhum suspeito foi identificado pelos policiais.

TRAIRÃO/PA: Prefeito de Trairão dá exemplo de administração

09.01.2012.

 

Danilo Miranda deixou Município adimplente e assinou vários convênios
Danilo Miranda

Nos últimos dias de 2011, o prefeito do município de Trairão, Danilo Miranda, esteve em Belém, onde assinou quatro convênios que beneficiarão a população de Trairão.

O primeiro convênio foi com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no valor total de R$ 2.492.000.00 (dois milhões quatrocentos e noventa e dois mil reais) para beneficiar o Projeto de Assentamento do Rio Bonito, onde serão recuperadas mais de 70 KM de estradas vicinais.

Outro convênio assinado por Danilo foi com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) no valor de mais de R$ 3.3 milhões para a execução de Melhorias Sanitárias Básicas (MSB). Em outras palavras, os recursos serão aplicados na construção de 509 banheiros novos destinado às famílias carentes.

De acordo com o Prefeito, a área social tem sido uma das prioridades de sua administração. Danilo sempre orienta sua equipe de governo no sentido de que priorize o social. O gestor trairense costuma dizer que não se faz uma boa administração se não cuidar daqueles que realmente necessitam do poder público.

Além do convênio com a FUNASA, Danilo Miranda assinou, também, o convênio com o Ministério da Educação, pelo qual receberá do FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação), mais de 800 mil reais, para construção de duas quadras poliesportivas cobertas. Uma na sede do Município e outra no Distrito de Bela Vista do Caracol.

O Prefeito trairense assinou ainda, convênio com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, através do qual, a cerimônia de assinatura contou com a presença do superintendente regional, o ex-vice-governador Odair Correia, a Prefeitura de Trairão poderá, já a partir de Janeiro, fazer a emissão de carteiras de trabalho, o que antes só era feito em outros municípios, o que gerava contratempo e despesas a quem necessitasse de tal documento.

De acordo com o prefeito Danilo, essa iniciativa é muito importante para o Município, porque vai agilizar a emissão de carteiras, fazendo dessa forma com que melhore a vida do trabalhador.

Antes das parcerias anunciadas, Danilo Miranda havia assinado convênio com o Governo Federal, através do Ministério da Educação e do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para receber a primeira CRECHE de Trairão  através do Programa Proinfância, pelo qual serão investidos algo em torno de R$ 1,2 milhão em recursos para a construção do Centro Educacional, que obedecerá aos padrões de engenharia e arquitetura exigidos pelo FNDE.  A parceria foi firmada graças à Prefeitura de Trairão estar em situação regular perante os órgãos Federais e Estaduais  e inscrito no programa Proinfância em 2011.

De acordo com o Gestor Trairense, a construção da CRECHE é um anseio da população há muitos anos e a mesma vai trazer mais conforto e melhores condições de aprendizado para as nossas crianças, haja vista que  a unidade será construída toda em padrão moderno de última geração e atenderá a população humilde e simples. Danilo diz estar muito feliz em ter conseguido tamanho benefício e mais uma vez cumprir com seu compromisso perante a comunidade Trairense.

Os convênios firmados no apagar das luzes de 2011 totalizaram mais de R$ 7.8 milhões, que beneficiarão a população com obras provenientes das referidas parcerias firmadas com órgãos do Governo Federal, isto graças ao empenho de Danilo Miranda em buscar melhorias para a população e sua responsabilidade diante da administração pública. Aplicando os recursos de forma correta e prestando contas do que e, em que é gasto o dinheiro público, Danilo Miranda conseguiu transformar Trairão no único Município financeiramente correto do Sudoeste Paraense, o que o tornou bem visto aos olhos do governo federal e viável para celebração de convênio, que este ano de 2012 prometem ser diversos, considerando o grande número de projetos protocolados junto aos ministérios.

SÃO CAETANO DE ODIVELAS/PA: Dois mortos em acidente na estrada de Odivelas

09.01.2012.

Na madrugada desta segunda-feira (9) duas pessoas morreram em um acidente de carro na PA-140, estrada que dá acesso ao município de São Caetano de Odivelas, nordeste paraense. Os únicos ocupantes do veículo eram o motorista e uma mulher, que seria candidata à vereadora da cidade.

As vítimas ainda chegaram a ser atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), mas não resistiram aos ferimentos. O caso foi registrado na delegacia de Castanhal, onde serão apuradas as causas do acidente. De acordo com o delegado Edivaldo Lima, só se sabe até o momento que o veículo onde o casal estava saiu da pista e entrou no mangal, por volta de 1h da madrugada.

Os corpos foram removidos para o IML de Castanhal. Os nomes das vítimas ainda não foram divulgados.

domingo, 8 de janeiro de 2012

MARITUBA/PA: Menina de 15 anos é assassinada com tiro na cabeça, em Marituba

08.01.2012.

  Mas um menor é morto em Marituba, região metropolitana de Belém. Desta vez uma menina de apenas 15 anos foi a vítima. Ela foi assassinada com um tiro na cabeça. O crime aconteceu neste domingo (8), na estrada da Pirelle. Segundo informações da Polícia Militar, a jovem saía de um igarapé, quando foi abordada por um homem ainda não identificado. Testemunhas que presenciaram o crime não quiseram dar informações.

Os policiais não sabem informar o motivo do homicídio. O Instituto Médico Legal (IML) esteve no local e já fez a remoção do corpo. A polícia permanece no local colhendo o máximo de informações e já trabalha com uma linha de investigação do que possivelmente teria ocasionado o crime.

BELÉM/PA: Domingos Juvenil é alvo de 8 processos judiciais

08.01.2012.
  A situação do ex-presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), o peemedebista Domingos Juvenil, vai se complicando cada vez mais conforme avançam as investigações do Ministério Público do Estado (MPE) sobre os desvios ocorridos na Casa de 2004 a 2010. Juvenil, que tentou ser governador do Estado nas últimas eleições gerais, já acumula nada menos que oito processos cíveis e criminais por conta do escândalo descoberto em abril do ano passado.

Segundo os promotores do caso, Arnaldo Azevedo e Nelson Medrado, foi durante a gestão de Juvenil que o descalabro no Legislativo tomou maiores proporções. Fraudes na folha de pagamento, funcionários fantasmas, gratificações ilegais e montagem de licitações são apenas alguns exemplos do que ocorreu durante os quatro anos em que Juvenil presidiu a Casa.

Até agora, Juvenil já figura em três denúncias criminais e cinco ações cíveis de improbidade administrativa envolvendo desvio de recursos públicos e fraudes. Todas já foram recebidas pela Justiça, mas, até agora, o réu Juvenil não foi incomodado. Isto porque os processos nos quais figura o peemedebista ainda estão no início - em alguns mais recentes, ele ainda não foi sequer citado para apresentar defesa.


Um dos processos criminais contra Juvenil, no qual ele é acusado de ordenar despesas irregulares, não foi acolhido por nenhum juiz. Como está vinculado a outro processo criminal do caso Alepa que envolve mais de 20 réus, os magistrados têm declarado suspeição em sequência e ninguém se disponibilizou para julgar o feito.


Nas ações cíveis que tramitam na Justiça contra o ex-presidente da Alepa, o promotor Nelson Medrado pede que Juvenil, solidariamente com os outros acusados, devolva o dinheiro que foi usurpado dos cofres públicos. Somando os valores que constam nas cinco ações oferecidas por Medrado até agora envolvendo Juvenil, o valor total a ser devolvido ao erário é de R$ 29.155.137, 35. Além disso, o promotor pede, em todas as ações, que Juvenil e os demais réus tenham seus direitos políticos suspensos de cinco a oito anos. Em alguns casos, como na ação envolvendo a Ideal Turismo, Medrado solicitou ainda a indisponibilidade dos bens dos acusados como forma de assegurar o ressarcimento aos cofres públicos. 'Nós esperamos que esses processos sejam julgados e culminem com a condenação dos réus. É para isto que o Ministério Público vem trabalhando', frisa o promotor.

Além das fraudes na folha de pagamento verificados enquanto Juvenil estava no Poder, um dos fatos que chamou a atenção do Ministério Público durante as investigações foram as fraudes em processos licitatórios. Apenas em 2010, último ano de Juvenil no poder, foram realizadas 176 licitações de obras na Casa, uma média de 14 obras ao mês.

No entanto, o promotor Nelson Medrado constatou que apenas 4 certames ocorreram dentro da legalidade, o que sinaliza que a esmagadora maioria das obras nunca foi realizada, embora o dinheiro tenha sido gasto. O promotor ainda não possui estimativa de qual foi o rombo por conta das fraudes em licitações na Era Juvenil, pois ainda precisa investigar os processos licitatórios de 2007, 2008 e 2009. 'Comecei por 2010, pois era o ano com maior indício de irregularidades. Agora vamos partir para os anos anteriores, ouvindo depoimentos de empresários', destaca Medrado, que deve começar a colher os depoimentos nesta semana, quando o MPE volta do recesso.

Agência de viagens contratada pelo peemedebista embolsou R$ 28 mi

Outro escândalo envolvendo Domingos Juvenil foi o caso 'Ideal Turismo', que é objeto de dois processos contra ele na Justiça - um cível e outro criminal. Os promotores do Ministério Público do Estado (MPE) descobriram que a Ideal Turismo, empresa que forneceu passagens para a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) de 2007 a 2010, recebeu cerca de R$ 28 milhões da Casa, embora o contrato anual fosse de cerca de R$ 4 milhões. A empresa, que tem sede no município de Altamira, possuía escritório dentro do Palácio da Cabanagem, com todas as despesas custeadas. Juvenil figura como réu nos processos da Ideal por ser o ordenador de despesas da Casa, mas o MPE investiga ainda uma possível ligação entre a agência de viagens e o ex-presidente da Alepa.

'Há indícios de ligações de Juvenil com a Ideal, mas ainda estamos apurando', aponta o promotor Nelson Medrado. Altamira é um dos currais eleitorais de Juvenil.

Em 2012, uma nova linha de investigação que também deve comprometer Juvenil será aberta pelo MPE. Tratam-se dos convênios firmados pela Alepa com entidades assistenciais, que estão na mira do MPE. Em setembro do ano passado, ao examinar os arquivos contidos no computador do ex-chefe da Casa Civil da Alepa, Edmilson Campos, o promotor Nelson Medrado, do MPE, encontrou documentos de mais de 50 associações: ofícios de pedidos de financiamento, planos de trabalho e propostas de projetos encaminhados à Alepa.

Edmilson Campos foi chefe da Casa Civil durante a gestão de Juvenil, de quem é sobrinho, e guardava os documentos dessas associações em seu computador, o que, segundo o MPE, pode indicar alguma irregularidade nos convênios. Os dois promotores que investigam o caso - Nelson Medrado e também Arnaldo Azevedo - deverão trabalhar em conjunto nas investigações dos convênios a partir deste mês.

Promotoria aponta prejuízos ao erário com pagamentos irregulares

Além de ser alvo das ações de improbidade administrativa, Domingos Juvenil também foi denunciado pelo Ministério Público do Estado (MPE) pela prática de crimes previstos no Código Penal. A primeira peça criminal contra o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) foi oferecida em agosto pelo promotor Arnaldo Azevedo, do MPE, segundo a qual Juvenil teria pago gratificações sem o devido amparo legal. O crime 'ordenar despesas ilegais', previsto no artigo 359-D do Código Penal, pode acarretar em 1 a 4 anos de detenção.

'Esta foi uma prática muito grave, já que o presidente da Casa ordenou o pagamento de despesas que não tinham a menor previsão legal, lesando assim os cofres públicos', ressalta o promotor.

O caso 'Ideal Turismo' também rendeu um processo criminal nas costas de Juvenil. Após o promotor Nelson Medrado, do MPE, ingressar com ação cível pedindo o ressarcimento dos R$ 28 milhões recebidos pela empresa de turismo, Arnaldo Azevedo considerou que o beneficiamento da empresa de viagens também configurou crime contra o processo licitatório, peculato e formação de quadrilha, pelos quais devem responder Juvenil e os demais réus do processo: Sérgio Duboc, Jorge Feitosa, Raul Velasco, Débora Jaques, Françoise Marie e Maria de Nazaré Guimarães.

As penas para os crimes, previstos no Código Penal, podem chegar aos 12 anos de reclusão. Mas, na avaliação de Azevedo, o caso que mais chamou atenção foi a contratação irregular da médica Paula Roberta Ferreira. Concursada do Hemopa, Paula foi cedida à Alepa a pedido de Juvenil, então presidente da Casa, e passou então a trabalhar no gabinete civil da presidência. No entanto, o MPE descobriu que Paula estava, de fato, morando em São Paulo, e não comparecia a nenhum dos dois expedientes. O caso gerou processo criminal e cível contra Juvenil, que solicitou a transferência da servidora.

'Juvenil era o gestor da Casa e sabia que não poderia requisitar a servidora para outro departamento que não fosse o de saúde. Mesmo assim, ele solicitou Paula para trabalhar em seu próprio gabinete', lembra o promotor. Na avaliação de Nelson Medrado, não há como Juvenil não ser responsabilizado pelas sucessivas fraudes que ocorreram na Casa. 'Para o MPE, não há dúvidas sobre a responsabilidade dele nas fraudes que ocorreram. Ele era o gestor, o ordenador de despesas, não tinha como ele não tomar conhecimento do que ocorria.

Eram fraudes muito grandes para serem desconhecidas. Não estamos falando um caso isolado, estamos falando de um esquema de desvios de verbas gigantesco, que deu prejuízo de mais de R$ 100 milhões', frisa o promotor.

BELÉM/PA: Voo da TAM não decola após avião derrapar na pista

08.01.2012.

Uma aeronave da TAM, voo 3447, teve problemas um dos pneus e derrapou durante a decolagem no aeroporto internacional de Val-de-Cans, atravessando a cabeceira da pista até invadir o mato. O avião seguiria para Brasília.

O problema começou quando um pneu do avião estourou e a aeronave não pode decolar. O voo foi cancelado.