sábado, 27 de novembro de 2010

Parecer reprova contas de Ana Júlia de 2008

Parecer reprova contas de Ana Júlia de 2008
 
Sábado, 27/11/2010, 04:01:08
Parecer reprova contas de Ana Júlia de 2008 (Foto: Tarso Sarraf)
(Foto: Tarso Sarraf)
Presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembleia Legislativa do Pará (AL), a deputada estadual Simone Morgado (PMDB) deu parecer pela não aprovação das contas da governadora Ana Júlia Carepa, referentes ao ano de 2008. O parecer deve entrar em pauta da comissão na próxima semana, quando os deputados que pediram vistas do documento terão que anunciar se concordam com a recomendação de Morgado ou se apresentarão voto em separado.
O documento está hoje nas mãos do líder do governo na Assembleia, deputado Gabriel Guerreiro (PV), e ainda dos deputados Arnaldo Jordy (PPS); Carlos Martins (PT) e Bira Barbosa (PSDB). Foram os quatro que pediram vistas.
Após análise nas comissões, as contas são analisadas em plenário. Pelo detalhamento do relatório de Morgado, que tem quase 100 páginas, e pelo clima de animosidade entre governo e oposição na Assembleia, Ana Júlia pode ter dificuldade para conseguir a aprovação.
Todos os anos, o Executivo é obrigado a enviar para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) a prestação de contas da administração pública. Após análise pelo TCE, o documento é enviado aos deputados que têm, entre outras, a missão constitucional de fiscalizar o Executivo.
Ao analisar a prestação de contas, Morgado listou 21 itens que, segundo ela, a teriam levado a recomendar a não aprovação do relatório. Um dos mais graves, explica ela, é o fato de que o governo teria usado - segundo consta na prestação de contas-recursos oriundos da compensação de exploração de recursos naturais para despesas com custeio. Por lei esses recursos seriam exclusivamente para investimentos. Esse desvio de recursos, segundo ela, seria o suficiente para uma ação de improbidade contra a governadora. Leia mais no Diário do Pará

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Ruas de Santarém sem sinalização nem denominação

26 de novembro 2010 as 10:20 am

Ruas de Santarém sem sinalização nem denominação

Para quem vem de fora e até mesmo para quem mora na cidade é um grande problema. As pessoas tem que “adivinhar” onde se encontram, ou então pedir informações

A Sinalização nas ruas, ou a placa com os respectivos nomes, são encontradas apenas nas ruas do centro. Nos bairros da periferia de Santarém, fica difícil saber o nome das ruas principais ou das transversais. Um problema que a prefeitura deveria sanar, pois a Pérola do Tapajós sedia eventos internacionais, a exemplo do V Forum Pan Amazonico, entre que começou no dia 25 e se estende até  29 de novembro, no Parque da Cidade. Como se não bastasse o trânsito maluco, ainda existem ruas “sem nome”. Com a palavra, as autoridades de plantão.

Santarém se prepara para o Círio da Conceição

Santarém se prepara para o Círio da Conceição
 
Sexta-Feira, 26/11/2010, 01:50:49

Neste domingo Santarém celebra o Círio da Conceição, manifestação que já conta 92 anos de história. Segundo a coordenação, este será o Círio mais longo da história, contando com as peregrinações da imagem em mais de 250 locais, iniciadas em setembro. A festividade de Nossa Senhora da Conceição se estende até 8 de dezembro, dia oficial da padroeira do povo católico santareno.
Em 2009, segundo estimativas dos bombeiros e Polícia Militar, mais de 250 mil pessoas acompanharam a procissão. Este ano, a expectativa é que esse número seja superado.
Estão programadas 18 homenagens oficiais ao longo do percurso, saindo da Praça de São Sebastião e chegando no elevado da Praça da Matriz. O círio sairá às 7h e passará pelas avenidas Nazaré, São Sebastião, Cuiabá e Tapajós. Uma das homenagens mais tradicionais é a parada em frente ao Sindicato dos Estivadores onde os fiéis assistem à queima de fogos de cerca de 20 minutos.
Outra tradição que será mantida é o jantar do Círio na Barraca da Santa, onde os fiéis reservam lugares e fazem verdadeiras confraternizações. (Diário do Pará)

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Final de semana marcado por acidentes em Santarém

Final de semana marcado por acidentes em Santarém

As polícias de Trânsito (PTRAN) e Militar (PM) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram vistos em vários bairros durante o final de semana, em Santarém, oeste paraense. O motivo foi a imprudência que contribuiu com a crescente estatística de acidentes no trânsito santareno.



Segundo a Polícia Militar, na Avenida Curuá-Una, a falta de atenção de um pedestre provocou um atropelamento, deixando três feridos. Os policiais militares e os agentes do serviço 192 realizaram os atendimentos no local. O cabo Manoel explica que, nesse caso, a imprudência está relacionada ao uso de bebida alcoólica. ‘Infelizmente o cidadão vinha passando com uma garrafa de cerveja e houve esse impacto. A moto bateu e os três caíram. Houve várias escoriações, inclusive um estava com sangramento na cabeça’, relatou o PM.




Em um trecho da Rodovia Fernando Guilhon, o condutor de uma motocicleta sofreu algumas escoriações após colidir com um carro de auto-escola. O local do acidente é a entrada para Maracanã, bairro com grande movimento aos finais de semana por conta da proximidade com a praia.




No cruzamento das Avenidas Castelo Branco e Turiano Meira, dois carros se chocaram logo depois que um deles avançou a preferencial, deixando um dos motoristas ferido. Para o agente de trânsito, Everaldo Vasconcelos, o incidente aconteceu por falta de atenção. ‘O condutor se distrai com alguma coisa, esquece da sinalização, apesar dela ser bem legível nesse perímetro. Então, vem com uma velocidade de 60 quilômetros por hora e os outros que estão cruzando não atentam para a sinalização’, afirma.

Carro cai de ponte e mata duas pessoas no rio Curuá

Carro cai de ponte e mata duas pessoas no rio Curuá

O trecho onde aconteceu o acidente, é um dos mais temidos pelos motoristas

Ponte de Alenquer sobre o rio Curuá
Segundo informações, o carro caiu em um barranco com mais de vinte metros. O acidente aconteceu por volta de duas horas da manhã de sábado, dia 20. O carro conduzindo quatro pessoas caiu da ponte sobre o rio Curuá. Segundo informações do correspondente da TV Tapajós em Alenquer, Frank de Oliveira, infelizmente duas pessoas morreram, porém, dois sobreviventes estão com ferimentos leves.
O grupo ia de Óbidos para Alenquer e, segundo Frank, o motorista perdeu o controle e caiu de uma ponte com vinte metros de altura. Segundo informações, duas vítimas eram funcionárias da Isolux, empresa de construção civil responsável pela instalação do linhão Tucuruí. As vítimas fatais foram identificadas pelo prenome de Wilson, natural do Rio de Janeiro e Degrime, conhecido como ‘Zuma’, natural de Roraima. A polícia Civil, em Santarém, através de seus peritos, está promovendo os exames de praxe para esclarecer as verdadeiras causas do acidente.

Judiciário de Santarém suspende atendimento

Judiciário de Santarém suspende atendimento

O Judiciário de Santarém, no oeste do Pará, teve suas atividades suspensas até 1º de dezembro, por decisão do Pleno do Tribunal de Justiça do Estado. Durante esse período, vai ocorrer a mudança estrutural do sistema local ao Projud (Programa de Processo Judicial Eletrônico), no qual a tramitação ocorre eletronicamente.


Ainda em Santarém, serão instaladas a Vara do Juizado Especial das Relações de Consumo, com sede na Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará), e a Vara do Juizado Cível, com sede no campus das FIT (Faculdades Integradas do Tapajós). Ficam mantidos ainda o Juizado especial Criminal, com sede na Ulbra, e o Juizado criminal Ambiental, vinculado a Vara Agrária de Santarém.


O TJE está finalizando os preparativos para o 55º Encontro Nacional de Corregedores de Justiça, agendado para quinta e sexta-feiras, em Belém. Na pauta, palestras sobre a 'Importância das parcerias das Corregedorias da capital e do interior do Estado no processo de adoção internacional', proferida pela desembargadora Maria Rita Lima Xavier, corregedora de Justiça das comarcas do interior do Estado.


Entre os palestrantes nacionais está o juiz corregedor Marcelo Mairon Rodrigues, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Ele vai falar sobre 'Controle informatizado das prisões e interações provisórias'. O Encontro será aberto na próxima quinta-feira, as 19h, na sede do TJE.


Fonte: O Liberal

domingo, 21 de novembro de 2010

Lyoto é derrotado em decisão polêmica dos juízes

Lyoto é derrotado em decisão polêmica dos juízes
Domingo, 21/11/2010, 03:09:57
Lyoto é derrotado em decisão polêmica dos juízes (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)
Seria o primeiro passo de Lyoto Machida para retornar ao topo da categoria dos meio-pesados no Ultimate Fighting Championship (UFC), e o cenário estava armado para uma séria candidata à luta do ano. Mas uma decisão polêmica da arbitragem deu a vitória do combate a Quinton 'Rapage' Jackson, surpreendendo aos próprios lutadores e ao público que lotou o Palace Arena, em Detroit, Michigan, nos EUA.
O EVENTO
O UFC 123 teve seis lutas preliminares e cinco lutas na categoria principal, com destaque para as vitórias brasileiras de Edson Junior na categoria preliminar e de Maiquel Falcão na principal, estreando no UFC com uma vitória sobre o americano Gerald Harris em uma decisão unânime da arbitragem. Tudo levava a crer que seria uma noite perfeita para o Brasil.
Machida teria pela frente um adversário tentando voltar aos dias de glória. Uma lenda do extindo Pride (evento que foi 'absorvido' pelo UFC), Rampage passou por momentos ruins em relação à forma física e era acusado constantemente de estar mais preocupado com sua carreira no cinema (ele interpretou o 'B.A.' na recente adaptação da série 'Esquadrão Classe A') do que com sua carreira no UFC. Vindo de uma derrota, Rampage incendiou o clima do duelo com todo tipo de provocações nos dias anteriores ao combate.
Machida também vinha de derrota, após ser nocauteado por Maurício 'Shogun' Rua no UFC 113 e perder o cinturão adquirido após 16 vitórias consecutivas no UFC.

A grande luta da noite: LYOTO x RAMPAGE
Ao som de Bleed It Out, da banda americana Linkin Park, Lyoto Machida entrou no octógono confiante que acabaria ali com a desconfiança que vem sofrendo desde a vitória polêmica no primeiro combate com Shogun, e reafirmaria sua posição entre os grandes nomes do UFC. Mas quando as luzes apagaram, e a clássica trilha sonora do Pride tomou conta do Palace Arena, um teatral Rampage surgiu deixando bem claro que estava ali para ser o protagonista da noite, e confirmaria essa postura ao partir pra cima de Lyoto logo após o sinal do árbitro de que o combate havia começado.
Os chutes baixos de Lyoto, procurando as pernas recém lesionadas do adversário, não conseguiam frear o ímpeto do norteamericano que procurou encurralar o brasileiro no início do round. O equilíbrio da luta se manteve até os primeiros golpes do brasileiro furarem o bloqueio de Rampage, que acordou para o combate com o primeiro round já perdido. No segundo round Rampage entrou bem mais ofensivo, enquanto Lyoto continuava esperando o erro do oponente. Mas Rampage pouco errou neste Round, e conseguiu encurralar o brasileiro nas grades, inclusive com algumas tentativas de levar a luta para o solo. Um 'upper' garantiu a vitória do americano, e também garantiu um terceiro round mais aberto.
Na última parte do confronto, uma joelhada de Lyoto abriu a guarda do adversário para uma sequência de socos e chutes que desequilibrou o duelo por alguns instantes, mas desta vez Jackson teve sucesso quando tentou levar a luta para o chão. Lyoto recuperou o controle da luta tentando finalizações, e quando conseguiu montar no oponente esteve perto de conseguir um nocaute. Mesmo em aparente desvantagem, Rampage garantia o equilíbrio do round partindo para o ataque, coisa que a direção do UFC sempre incentiva e premia. Com o fim da luta, o próprio Rampage admitiu a derrota levantando o braço de Lyoto, mas os dois seriam surpreendidos pela decisão dos juízes.
A DECISÃO
Ao anunciar a vitória de Rampage Jackson, o olhar espantado do vencedor resumiu o sentimento do público no Palace Arena. Enquanto Lyoto anunciava que era o vencedor e que recorreria da decisão, Rampage já se colocava à disposição para uma revanche. Mas a decisão foi absolutamente normal para o presidente do UFC, o americano Dana White, que chegou a declarar que Rampage mereceu a vitória devido à sua agressividade no combate, em um claro recado à 'frieza' de Lyoto. White inclusive determinou que não haverá revanche do duelo. (DOL)