quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Detran retoma hoje atendimento ao público

04.01.2012.


O retorno estava previsto para dia 5, mas foi adiantado.


Detran retoma hoje atendimento ao público
 

Departamento em Santarém, localizado na Av. Cuiabá Pará - O Detran/PA informa que o atendimento ao público volta ao normal hoje, no horário habitual, das 8h às 14h, e um dia antes do previsto, que seria 5 de janeiro. O usuário dos serviços do Detran também poderá acessar e utilizar normalmente todos os serviços do site do Detran(www.detran.pa.gov.br).

Na última segunda-feira, o Detran/PA divulgou a tabela com as novas taxas de serviços de veículos e habilitação, que são reajustadas de acordo com o valor monetário da Unidade Padrão Fiscal (UPF) do Pará, de R$ 2,3020, para o exercício fiscal de 2012. Confira os novos preços no site do Detran.

Polícia prende monstro do bairro Elcione Barbalho

04.01.2012.

Com bastante cinismo, Lucivaldo nega ter aliciado sua sobrinha de 14 anos
Com cinismo, Lucivaldo nega crime

O marceneiro Lucivaldo da Silva Santos, de 41 anos, morador do bairro Elcione Barbalho, na grande área do Santarenzinho, foi preso por uma guarnição da Polícia Militar, acusado de aliciar a própria sobrinha, uma menina de 14 anos. Testemunhas afirmam que há cerca de três anos, o acusado vinha tentando estuprar a sobrinha.

Lucivaldo foi conduzido para a Delegacia de Atendimento Especializado a Mulher (Deam), onde após ser interrogado pela delegada Andressa Sousa, foi encaminhado para a 16ª Seccional Urbana. Em seguida, colocado à disposição da Justiça, na Central de Presos Provisórios da Susipe, onde deve responder pelo crime de estupro de vulnerável.

Em depoimento na Delegacia, o acusado contou que foi à casa de sua mãe no bairro Elcione Barbalho para pegar algumas ferramentas de trabalho. Ele nega ter abusado sexualmente de sua sobrinha.

“Eu tenho intimidade com ela e, apenas toquei nela. Não cheguei a estuprar a menina”, nega o acusado.

O pai da adolescente confirma que o tio da menina vinha aliciando a garota há bastante tempo e, que na tarde de terça-feira, os irmãos da vitima lincharam o acusado. Minutos depois da confusão, o serviço 190 do Centro Integrado de Operações (Ciop) foi acionado.

Ao chegar no local, homens da Polícia Militar prenderam Lucivaldo em flagrante delito. Já a menor de idade garante que estava sendo aliciada pelo próprio tio.

De acordo com a delegada Andressa Souza, pelas circunstancias dos fatos, o acusado foi indiciado por estupro e encaminhado para o Poder Judiciário.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

PARÁ: Empresas sem credenciamento no MEC devem suspender cursos e divulgação enganosa

03.01.2012.
 
O Ministério Público Federal (MPF) enviou recomendações a empresas que promovem cursos de graduação irregularmente no Pará e também às que oferecem cursos livres mas induzem os alunos a erro usando em material de divulgação e até em contratos termos como 'faculdade', 'graduação', 'licenciatura'.

São instituições privadas quem não tem reconhecimento nem autorização do Ministério da Educação (MEC) para oferecer cursos de nível superior, e que acabam prejudicando centenas de estudantes com a propaganda enganosa e, em alguns casos, até prometendo que diplomas serão emitidos por instituições conveniadas.

As empresas recomendadas foram a Faculdade Teológica do Pará (Fatep), Instituto de Educação Superior e Serviço Social do Brasil (Iessb) e Faculdade de Educação Superior do Pará (Faespa).  As três são investigadas em inquéritos no MPF.

No caso do Iessb, era feita oferta de cursos de graduação sem autorização. Alunos denunciaram ter sido avisados somente no sexto semestre do curso que teriam que realizar uma prova em outra instituição de ensino para obtenção do título de nível superior.

O MEC já avisou que esse mecanismo – conhecido como “aproveitamento extraordinário” - só pode ser implementado por solicitação individual dos alunos, com exame caso a caso. Em casos como o do Iessb, com solicitação coletiva feita por uma empresa, é manobra que desrespeita a legislação educacional em vigor no país e não será aceita.

As outras empresas investigadas – Fatep e Faespa – não chegaram a oferecer cursos de graduação sem autorização, mas induziram os alunos a erro por usar em material de propaganda e até em contratos assinados termos que se referem aos estudos de nível superior.

A Fatep e a Faespa, além de usarem nos próprios nomes o termo 'Faculdade', colocaram em contratos de prestação de serviços educacionais, firmados com os alunos, termos como 'curso de graduação livre em Licenciatura Plena em Pedagogia' ou 'curso de graduação livre em Pedagogia'.

O MPF recomendou ao Iessb, à Fatep e à Faespa que retirem imediatamente de seus contratos, documentos ou materiais publicitários os termos graduação, licenciatura, vestibular ou formação superior. E que retirem as cláusulas dos contratos assinados com os alunos que informam a possibilidade de aproveitamentos dos estudos ou convalidação do diploma.

Para o MPF, as empresas devem 'deixar claro que o ensino que a instituição oferece é livre e, portanto, sem autorização legal do MEC e sem direito a diploma autorizado pelo MEC'. As empresas têm 20 dias para responder às recomendações. Se não cumprirem o recomendado, ficam sujeitas à processo judicial, de acordo com a legislação aplicável ao caso.

Outro lado -Portal ORM tenta contato com as empresas em questão

Com informações do MPF-Pará

PARÁ: 145 presos não voltaram após saída temporária

03.01.2012.

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) informou em nota que do total de 812 internos do regime semi-aberto que receberam o benefício da saída temporária de Natal e Ano Novo, 667 retornaram às unidades prisionais. Desse total, 145 presos não retornaram. Isso significa uma evasão de aproximadamente 17%, percentual que se mantém na média do ano anterior, em que 16% dos internos não voltaram para as unidades.

A Susipe comunica os casos de não retorno ao juízo da execução penal que concedeu a saída, a fim de que seja instaurado o processo de regressão de regime. Uma vez recapturados, os foragidos voltam para o regime fechado. A relação dos foragidos também é comunicada à autoridade policial competente para que tome conhecimento. A saída temporária é parte integrante do processo de reintegração social previsto na Lei de Execução Penal (LEP), destinado a presos que se encontram no regime semi-aberto, que já tenham cumprido 1/6 da pena com bom comportamento. É concedido por meio de decisão do juiz da vara de execução penal.

BELÉM/PA: Iron Man 13 trará 11 combates na Estação das Docas

03.01.2012.

Iron Man 13 trará 11 combates na Estação das Docas (Foto: Shamara Fragoso)
Maurílio Touro (à dir. na foto) enfrentará César Buyu (Foto: Shamara Fragoso)

Depois de ser adiado duas vezes, o 13º Iron Man Championship Fight teve sua data, local e card completo confirmados. O evento, um dos maiores do Estado, será realizado no dia 12 de janeiro, na Estação das Docas.

Ao todo, serão 11 combates, com destaque para a disputa de cinturão na categoria até 77 kg, entre Renan Vírgula e Daniel Acácio, e o combate entre Maurílio Touro e Edvan Sakuraba X Maurílio Touro

O Iron Man 13 também terá a presença VIP de Maurício Shogun e do ex-BBB Marcelo Dourado como árbitro principal.

Confira o card completo do Iron Man 13:

Renan Vírgula X Daniel Acácio

Maurílio Touro X Edvan Sakuraba

André Lobato X Thiago Baía

Ivan Pitbull X Jubileu Tailândia

Iliarde Santos X Daniel Pec Man

Lucas Granolla X Bininho Negrão

Thayo Silva X Scorpion

Mário Pimba X Daziel Macaco Jr.

Bruno Crocop X César Buyu

Mayckson Sousa X Michel Bastos

Bruno Carioca X Neto Fúria

SERVIÇO

O 13º Iron Man Championship Fight será realizado no dia 12 de janeiro, na Estação das Docas (Armazém 3). Informações: (91) 8107-8351.

SANTARÉM/PA: Juíza determina volta da Junta ao São Raimundo

03.01.2012.

Oficial de Justiça abre a porta da sede do Pantera para entrada de Antonio Sampaio

Oficial de Justiça abre porta da sede do Pantera
Diretores e Oficial de Justiça chegam à sede do Pantera
A sede do São Raimundo volta a ser palco de tumulto na tarde desta terça-feira, dia 3. Agora a determinação é judicial. A juíza Betânia de Figueiredo Pessoa Batista, através de Medida Cautelar, reconduziu a volta da Junta Governativa à direção do time alvinegro.
Oficial de Justiça mostra documento da Justiça
Advogado Odemar Pinto presta esclarecimentos à imprensa
O agravante de quem fica ou não como diretor do clube teve início no último final de semana. Uma reunião do Conselho Deliberativo autorizou o retorno do presidente Rosinaldo do Vale, na sexta-feira, dia 30 de dezembro de 2011. Seguido da acusação de arrombamento na tarde do último domingo, dia 1º de janeiro.

Nesse dia uma confusão foi formada na sede do clube alvinegro, quando Rosinaldo do Vale, acompanhado dos ex-dirigentes Jardel Guimarães e Júnior Tapajós, baseados na decisão do Conselho, tendo à frente o conselheiro Silvio Tadeu, tentaram entrar nas dependências da sede do time alvinegro.
Sandro Lopes e Francis Moura retornam à direção do clube
Antônio Sampaio reassume presidência do São Raimundo

Agora, mediante a decisão da juíza Betânia de Figueiredo, sai Rosinaldo do Vale e retorna à direção do Pantera, a Junta Governativa, presidida por Antônio Sampaio, bem como do diretor de futebol Sandro Lopes. Abaixo a Ação Cautelar da Juíza:


Fonte: RG 15/O Impacto e Alciane Ayres, com fotos de Bena Santana

SANTARÉM/PA: São Francisco apresenta reforços para o Parazão 2012

03.01.2012.

Cleydir e Balão Marabá chegaram na segunda-feira e já estão treinando
Cleydir e Balão Marabá

No treinamento realizado ontem à tarde (02), no Campo da Estrada Nova, a diretoria do São Francisco Futebol Clube apresentou dois jogadores que vão reforçar o grupo no Campeonato Paraense 2012. Trata-se do lateral direito Cleydir e do meio-campo Balão Marabá.

Cleydir e Balão Marabá começaram os trabalhos de preparação física e participaram de treino técnico junto com os demais jogadores. O Leão Azul Santareno se prepara para estrear no Parazão contra o time do São Raimundo no próximo dia 14 de janeiro, no Estádio Colosso do Tapajós, em Santarém.

Quem também se reapresentou ao técnico Osvaldo Monte Alegre foi atacante Emerson Bala, que estava de recesso de fim de ano. Emerson Bala, assim como Cleydir e Balão, também foi logo integrado ao grupo visando aumentar o potencial ofensivo do Leão Azul Santareno.

Conheça um pouco mais dos dois novos jogadores do São Francisco:

Balão Marabá

Nome completo: Antonio Silva da Costa

Natural: Marabá – PA

Carreira: Águia de Marabá (PA), Penarol (AM), Cametá (PA), Izabelense (PA) e Abaeté (PA)

Altura: 1,79m

Idade: 24 anos

Posição: Meio-Campo ou Segundo Volante

Cleydir

Nome Completo: Cleydir Rogério Mesquita da Silva

Natural: Belém – PA

Carreira: Paysandu, Ananindeua, Tuna Luso, Itabaiana (SE), São Paulo e Independente de Macapá, 
Pinheirense, Bragantino e outros clubes;

Altura: 1,70m

Idade: 24 anos

Posição: Lateral Direito e Volante

Programação do Leão: As atividades do São Francisco desta terça-feira (03), serão realizadas em dois períodos: Treino pela manhã, iniciou às 09h, no Campo JQ. E a tarde, às 16h, faz um jogo treino contra o time do União de Estrada Nova, no Campo da Estrada Nova.

No domingo (08), o Leão Azul Santareno realiza um jogo amistoso contra a Seleção de Monte Alegre, o jogo será realizado no Campo do Norte, na cidade de Monte Alegre.

ALTER DO CHÃO/PA: Alter do Chão será cenário de novela da Rede Globo

03.01.2012.

A novela 'Amor, Eterno Amor’ terá como protagonista Gabriel Braga Nunes
Gabriel Braga Nunes

A vila de Alter de Chão será cenário de gravação da nova novela das 6, ‘Amor, Eterno Amor’ que substituirá ‘A vida da gente’. O primeiro local de gravações no Pará será na vila balneária. Os trabalhos iniciam nesta quarta-feira (4) e seguem até o dia (6). A novela tem estreia prevista para março.

A trama escrita por Elizabeth Jhin será protagonizada por Gabriel Braga Nunes. Devem vir para Santarém mais 7 atores que compõem o elenco: Letícia Persiles, André Gonçalves, Andréia Horta, Daniela Fontan, Carol Castro, Erom Cordeiro, Raphael Viana.

Além de Alter do Chão, outros locais serão cenários da novela, como Soure e Tracuateua.

As cenas de “Amor, Eterno Amor”, já começaram a ser gravadas. O ponto de partida foi dado na cidade de Carrancas, em Minas Gerais. Aqui no Pará, estima-se que as gravações durem cerca de um mês. Oitenta profissionais da Rede Globo estão envolvidos no trabalho.

Não é a primeira vez que Alter do Chão serve de cenário para gravações. Em 2010 o lugar recebeu duas produções de filmes. O longa-metragem dirigido por Cláudio Barros, ‘Tainá III’ e ‘Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios’ protagonizado por Camila Pitango e dirigido por Beto Brant.

Tema

A novela vai tratar do autismo. Segundo a sinopse, as pessoas com esse problema apresentam um comportamento de auto-análise e adquirem habilidades bem acima da média. A personagem de Ana Lúcia é dona de um prédio no Rio de Janeiro. Bondosa ela deixa algumas pessoas morarem de graça no local, mesmo com a pressão feita por familiares, principalmente por sua irmã, que é a grande vilã da trama. Ana Lúcia acaba morrendo, mas passará a ser vista como fantasma. A personagem de Klara Castanho terá poderes paranormais e poderá ver a falecida através de vidência.

“Amor, Eterno Amor” conta com um elenco que será mesclado por novidades e experientes atores. O mocinho será interpretado pelo ator Gabriel Braga Nunes, que foi o Léo de “Insensato Coração”. Ele viverá um tratador de búfalos e que apesar de ter nascido em Minas Gerais trabalha no Pará, na Ilha de Marajó. Carmo Dalla Vecchia disputará o amor de uma mulher com Gabriel. André Gonçalves será um índio e a pequena Klara Castanho será uma criança com poderes paranormais.

O elenco conta também com Cássia Kiss no papel de vilã. Outros nomes confirmados são: Othon Bastos, Carlos Vereza, Marina Ruy Barbosa, Carolina Kasting, Mariana Rios, Carol Castro, Andréia Horta, Jandira Martini, Zezé Polessa, Walderez de Barros, Raphael Vianna e Vera Mancini. A trama tem direção de Rogério Ramos.

ITAITUBA/PA: Homem canibal arranca orelha da companheira com dentadas em Itaituba

03.12.2012.

Marleide Rodrigues lutou muito contra seu ex-companheiro, mas ficou sem uma orelha

Marleide perdeu a orelha, após dentada

Para algumas mulheres no município de Itaituba, Oeste do Pará, a alegria e sonho da entrada de um novo ano, acabaram se transformando em pesadelo, que das suas residências foram parar na 19ª Seccional de Polícia Civil.

O primeiro caso extremo de violência contra a mulher ocorreu no Bairro Vitória Régia. A vítima foi Marleide de Sá Rodrigues, de 36 anos, que após viver por três anos resolveu que não valia mais a pena manter seu relacionamento com seu companheiro Reinaldo Pessoa, conhecido por Preto. Mas Preto, com a coisa ruim no couro, reagiu com violência.

Ocorre que Preto não aceitou o pedido de separação e passou a agir com violência contra Marleide, tendo o caldo entornado por volta das 03:00 horas da tarde de domingo (dia 1º). Marleide ao ser agredida passou a travar luta corporal com Reinaldo, que de maneira covarde, fria e num ato canibalesco mordeu com tanta violência que acabou arrancando a orelha esquerda de Marleide, que esvaindo em sangue foi socorrida por parentes e amigos.

Mesmo sendo às três da tarde Marleide disse que teve que lutar sozinha contra Preto, embora na rua e às proximidades de sua casa tivesse muita gente, inclusive alguns mototaxistas que não lhe socorreram, mesmo ela gritando enquanto se defendia do seu agressor, que após morder a orelha da ex-companheira, saiu em desabalada carreira estando ainda foragido.

O mais incrível no relato da vítima, é que Preto não satisfeito em ter arrancado com uma dentada a orelha de Marleide, ainda foi ao Hospital Municipal pata tentar matá-la, mas graças a interferência do vigia, o mesmo foi retirado do Hospital, quando deveria ser detido e entregue à Polícia Militar, pois já havia cometido delito grave anteriormente.

Operação fiscaliza quase 20 mil veículos no Pará

03.01.2012.

Operação fiscaliza quase 20 mil veículos no Pará (Foto: Jaime Souzza)
(Foto: Jaime Souzza)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou, na noite de ontem (02), a “Operação Fim de Ano”. Foram 18 dias de fiscalização nas rodovias paraenses, entre as festividades do Natal e do réveillon. Na manhã de hoje (03), foi divulgado o balanço da operação. 

Foram fiscalizados 18.804 veículos, o que gerou 4.226 autos de infração de trânsito, com 162 veículos retidos por apresentarem irregularidades na documentação e nos equipamentos obrigatórios. 86 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) foram apreendidas por estarem vencidas há mais de 30 dias ou apresentarem suspeitas de falsificação, além de 572 documentos de veículos (CRLV) recolhidos.

Nesse período, foram registrados 252 acidentes, sendo que 155 tiveram apenas danos materiais, 88 foram com feridos e nove com mortos. Desses 252 acidentes, 75% ocorreram na BR-316 e 40% deles aconteceram nos 10 primeiros quilômetros.

Cerca de 40 condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de bebida alcoólica e 28 foram presos por apresentarem nível de alcoolemia acima de 0,33 miligramas. Três acidentes tiveram como causa o condutor alcoolizado.

A falta de atenção e não manter a distância de segurança foram responsáveis por 70% dos acidentes ocorridos no período da operação. Outras causas foram sonolência, excesso de velocidade, desrespeito à sinalização, ultrapassagem em local proibido, defeito na via e defeito mecânico.

As principais infrações registradas foram transitar pelo acostamento, conduzir o veículo com licenciamento vencido, equipamento obrigatório em mau estado de funcionamento ou inoperante, e conduzir sem habilitação ou com habilitação vencida.

A Polícia Rodoviária Federal informou que mesmo com o término da “Operação Fim de Ano”, a fiscalização na BR-316 continuará intensificada até o carnaval, dessa vez, com a “Operação Rodovida”.

A PRF trabalhará nos pontos críticos com a parceria do Detran, CTBel e Demutran. Além das operações de combate a direção sob efeito de álcool, dentro das cidades de Belém e Ananindeua, em parceria com a Polícia Militar e Polícia Civil.

Projeto de Lei prevê que cabeleireiros tenham ensino fundamental e curso técnico

03.12.2012.

O projeto de Lei que exige escolaridade específica de cabeleireiros e curso técnico ainda não foi sancionado pela presidenta Dilma Roussef
O cabeleireiro Sílvio Sena diz que cursos técnicos servem para dar continuidade ao aprendizado do profissional

O cabeleireiro Sílvio Sena diz que cursos técnicos servem para dar continuidade ao aprendizado do profissional (Evandro Seixas)

Aprovado no dia 21 de dezembro de 2011, no Senado Federal, o projeto de lei 112/07, que regulamenta o exercício da profissão de cabeleireiro, já começa a dividir opiniões. Para os profissionais da área que atuam em Manaus, a regulamentação pode trazer vantagens e desvantagens. A estimativa é de que hoje exista em Manaus mais de 1,2 mil profissionais, entre cabeleireiros e barbeiros, com estabelecimentos próprios ou contratados por salões, engrossando uma estatística preocupante: a de profissionais não habilitados ao exercício da profissão.

 Se obtiver a sanção da presidente Dilma Roussef, o projeto de lei passará a vigorar, obrigando quem tiver interesse em exercer a atividade ter o ensino fundamental completo e possuir habilitação específica (curso técnico) legalmente reconhecida. O tempo de serviço também valerá para profissionais que já atuem há mais de um ano, a contar da data de publicação da lei.

“Considero estranha a exigência do curso técnico e currículo porque mesmo com certificado e diplomo, o profissional que não tem o feeling não se estabelece”, afirma o cabeleireiro e maquiador Bruno Faruk,32, há dez anos atuando na área da beleza.

 “Não adianta curso técnico e currículo se não tem o feeling, o dom para a coisa”, explica. Para Bruno, a lei é contraditória porque, segundo ele, não é o que o profissional aprende na escola que vai colocá-lo em dia com a prática. “O que eu aprendi sobre cabelo não foi nas disciplinas da escola”, argumenta, se dizendo autodidata e frequentador de cursos de reciclagem no Brasil e no exterior.

Já a cabeleireira Cleomar de Miranda, que atua há 32 anos na área, considera a lei oportuna. “Acho legal para quem está começando. Faço parte de uma geração que abria os espaços de beleza e ia aprendendo com o dia a dia e o talento próprio”, afirmou a cabeleireira.

       Especialista em penteados, Cleomar hoje ministra cursos básicos para quem tem interesse em se profissionalizar. “Vejo nesses cursos muitas vezes pessoas que não têm condições e que não tiveram estudo, mas buscam uma forma de ganhar a vida”, afirma ela, que tem o ensino fundamental completo. Para Cleo, o curso de formação do Senac é o mais completo. “O profissional tem que, acima de tudo, amar o que faz e estar sempre interessado em aprender mais, explica.

Cigano já se arma para duelo com Overeem: 'Vai ser uma luta em pé'

03.01.2012.

Atual campeão diz que confia no seu boxe para defender o cinturão

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Junior Cigano, em coletiva com Cain Velasquez, no UFC (Foto: Reprodução) 
 
Cigano durante coletiva do UFC (Foto: Reprodução)

Depois de dizer que o "gigante" Alistair Overeem não o assustava, o brasileiro Junior Cigano dos Santos mostrou que vem estudando o próximo adversário e que já tem uma ótima ideia do que vai encontrar em sua primeira defesa de cinturão. Para o atual campeão dos pesos-pesados (até 120kg) do UFC, o combate com o holandês tem tudo para ser do agrado dos fãs de MMA:

- Vai ser muito, muito bom para os fãs. Ele é um trocador, e eu sou um trocador. Vai ser uma luta em pé. Ele é muito bom em usar seus chutes, suas joelhadas e seus socos. Mas eu acredito muito no meu boxe - disse ao site do jornal "USA Today".
Cigano conquistou o título após vencer o americano Cain Velásquez na madrugada de 13 de novembro de 2011, nos Estados Unidos. Depois, passou por uma cirurgia para corrigir um problema no joelho, mas já aparenta estar no caminho para a total recuperação. O duelo entre ele e Overeem, que se tornou o desafiante número 1 após nocautear Brock Lesnar no UFC 141, na madrugada do último sábado, ainda não tem data confirmada, mas deve acontecer entre os meses de abril e maio de 2012.

Amazonenses gastaram R$ 31 milhões com custos dos deputados estaduais

03.01.2012.

Este é o valor estimado pago, no ano passado, pelos  habitantes do Amazonas para manter os deputados estaduais
Das 123 reuniões ordinárias realizadas pela Aleam apenas em 10  houve participação de todos os 24 deputados
Das 123 reuniões ordinárias realizadas pela Aleam apenas em 10 houve participação de todos os 24 deputados (Rubilar Santos-02/agosto/2011)

Cada amazonense desembolsou R$ 53,14 em 2011 para manter os 24 deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM). Segundo o site da Secretaria de Estado da Fazenda ( www.sefaz.am.gov.br) até o dia 30 de dezembro, o Legislativo amazonense registrava gastos da ordem de R$ 188 milhões, bancados pelo bolso dos 3.538.359 habitantes do Amazonas.

 Somados somente os salários, “auxílio paletó”, verba de gabinete e Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap), conhecida como “Cotão”, os 24 deputados custaram no ano passado R$ 31,3 milhões. 

Cerca de R$ 1,3 milhão para cada deputado.

 Para participar de 12 reuniões ordinárias por mês um deputado recebe salário de R$ 20 mil. No início e no final de cada ano, os parlamentares recebem mais R$ 20 mil de ajuda de custo, também conhecida como “auxílio paletó”. Mensalmente, eles ainda têm direito a R$ 70 mil de verba de gabinete, e mais R$ 21 mil de “Cotão”.

 Teoricamente, o “Cotão” deve custear gastos com passagens, fretamento, combustível, etc. Até o dia 30 de dezembro, o site da Assembleia Legislativa (www.aleam.gov.br) não mostrava os dados do Cotão referentes aos meses de novembro e dezembro. De janeiro a outubro, os 24 deputados gastaram  R$ 4,4 milhões com esta cota.

A média de gastos de cada parlamentar com o “Cotão” foi de R$ 179.3 mil. Entra nessa soma os R$ 57,7 mil gastos por Washington Régis (PMDB), que ocupou uma das cadeiras da ALE-AM até do dia 15 de agosto, sendo substituído depois por Wilson Lisboa (PCdoB).  

Sem cortar regalias

Apesar dos vencimentos gordos, os deputados demonstraram esse ano que não têm interesse em abrir mão de nenhuma das regalias. Projetos como o fim do “auxílio-paletó” e o fim do recesso parlamentar do meio do ano, que se arrastaram durante todo o ano, acabaram sendo arquivados.  

Mas se “faltou consenso entre os deputados” para cortar regalias, como definiu o presidente da ALE-AM, Ricardo Nicolau (PSD), sobrou união na hora de aprovar no apagar das luzes de 2011 projeto para aumentar de R$ 70 mil para R$ 79 mil a verba de gabinete. Além de criar mais 72 cargos comissionados. 

Apenas os deputados de oposição Luiz Castro (PPS), José Ricardo (PT) e Marcelo Ramos (PSB) votaram contra o aumento da verba e a criação dos novos cargos na Casa.

 Com o cofre cheio de dinheiro público em 2011, e orçamento de R$ 201,4 milhões em 2012, a presidência da ALE-AM vai bancar também cursos de graduação e pós-graduação exclusivos para funcionários da Casa. O Projeto de Resolução Legislativa nº 29/2011, que institui a Universidade do Legislativo Amazonense (UNIALEAM), foi aprovado em setembro do ano passado. O custo das primeiras turmas está estimado em até R$ 90 mil.

 Também com dinheiro público, o presidente da ALE-AM, deputado Ricardo Nicolau (PSD), promete agraciar os servidores da do parlamento em 2012 com uma creche e uma policlínica, promessas de campanha dele durante as eleições para a presidência da Casa. O orçamento inicial dos dois projetos foi estimado em R$ 6 milhões. Mas deve sofrer alterações, segundo o parlamentar.

 Adjuto lidera gastos com  o ‘cotão’

 O deputado Adjuto Afonso (PP) foi o que mais usou a Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap) em 2011. O parlamentar usou cada centavo dos R$ 222.240 creditados para ele.

Campeão de votos em quatro municípios nas eleições de 2010, de janeiro a novembro de 2011, Adjuto gastou R$ 22,9 mil somente com o item passagens aéreas. O parlamentar foi eleito com 28.313 votos, dos quais 17.668 vieram do interior.

Os deputados Vicente Lopes (R$ 221,9 mil), Sinésio Campos (R$ 221,4), Arthur Bisneto (R$ 221,3 mil), Marcos Rotta (R$ 220,3), David Almeida (R$ 219,1 mil), Francisco Souza (R$ 216, 4 mil) e Josué Neto (R$ 207,4 mil) completam a lista dos parlamentares que mais usaram o “Cotão” em 2011.

 Em 10 reuniões 100% de presença

Apenas 10 das 123 Reuniões Ordinárias realizadas entre fevereiro e dezembro de 2011 na ALE-AM contaram com a presença dos 24 deputados estaduais.

Em 113 reuniões foram registradas 329 faltas. Todos os 24 parlamentares faltaram pelo menos uma vez em 2011. Segundo o portal da ALE-AM (www.aleam.gov.br), todas as ausências foram justificadas.

Maio foi o mês em que mais os deputados faltaram às reuniões em plenário: 52 faltas. O segundo maior número de faltas (51) foi registrado em Agosto.

Julho, setembro e dezembro foram os meses com menor número de reuniões: 6, 9 e 8, respectivamente. Os meses que os deputados faltaram menos foram fevereiro (15 faltas), dezembro (17 faltas) e novembro (18 faltas).

As Reuniões Ordinárias da ALE-AM são realizadas nas terças, quartas e quintas-feiras. Um deputado recebe um salário mensal de R$ 20 mil para participar de uma média de 12 reuniões por mês.

Viagens, reuniões partidárias, doenças, convenções partidárias e atestados médicos foram algumas das justificativas alegadas pelos deputados em 2011 para faltarem às reuniões ordinárias.

 Por conta de um problema de saúde da filha, o deputado Arthur Bisneto (PSDB) ficou fora do parlamento do dia 23 de agosto a 6 de setembro. O parlamentar também faltou reuniões para participar de reuniões partidárias.

Com 32 faltas, Bisneto foi o deputado mais ausente das reuniões em plenário. Já o deputado Marcos Rotta (PMDB) foi o parlamentar que menos faltou (uma falta), segundo dados do portal da ALE-AM.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

ITAITUBA/PA: Homem é trucidado com vários golpes de facão em Itaituba

02.01.2012.

A última sexta-feira do ano de 2011 foi trágica, com 7 acidentes e um homicídio

Vítima de acidente em Itaituba

O final do ano de 2011 em Itaituba se consolidou como um dos mais violentos, com elevado índice de acidentes de trânsito e um homicídio. Pelo período da tarde de sexta-feira, dia 30, ocorreram três acidentes com motos e à noite o Hospital Municipal foi movimentado com mais sete acidentes, sendo que em alguns deles as vítimas ficaram em estados graves, precisando de remoção para Santarém.

Em um dos acidentes, três motos colidiram na Rua 13 de Maio, às proximidades da Mônaco. Após receber atendimentos no Hospital Municipal, Michel Azevedo, de 20 anos, foi transferido por parentes para o Hospital Santo Antônio, enquanto que o outro envolvido de pré-nome Wendel entrou no hospital em estado de coma e foi removido de avião para Santarém, dado a gravidade do seu estado de saúde.
Assassinado com golpes de facão

Morte sangrenta e brutal: Outro registro de violência foi o assassinato de um homem moreno, estatura média, aparentando 35 anos. O mesmo recebeu diversos golpes de facão pelo corpo, mais precisamente na cabeça, braços e barriga. O crime ocorreu na 12ª Rua, próximo ao laranjal, no bairro São Tomé, por volta das 22 horas de sexta-feira, dia 30, mas o autor ou autores do homicídio não foram encontrados até agora pela Polícia Civil, que está levantando o caso. O homem que ainda não foi identificado permanecia na pedra do necrotério sem que nenhum parente ou conhecido tenha comparecido para fazer o devido reconhecimento. A vítima estava de short jeans e camiseta verde, mas sem portar qualquer documento.

SANTARÉM/PA: Tumulto e confusão na sede do São Raimundo

02.01.2012.

Fotos exclusivas do arrombamento da sede do São Raimundo

A disputa pela direção do time do São Raimundo virou caso de Polícia. Tudo começou quando o Conselho Deliberativo do clube realizou um reunião, na tarde do 31 de dezembro de 2011 e com posse de assinaturas de 12 membros autorizou o retorno de Rosinaldo do  Vale à presidência do clube. O mandato dele encerra no próximo ano e na tarde de ontem, dia 01 de janeiro de 2012, uma confusão foi formada na sede do clube alvinegro, quando Rosinaldo do Vale, acompanhado dos ex-dirigentes Jardel Guimarães e Junior Tapajós, baseados em uma reunião realizada na sexta-feira tendo à frente o conselheiro Silvio Tadeu, tentaram entrar nas dependências da sede do time alvinegro.
Arrombamento do cadeado
Momento em que o cadeado é arrombado
De acordo com o conselheiro sócio proprietário, Cícero Lopes, a sede foi arrombada para Rosinaldo e os acompanhantes que são a favor da volta dele. “Seu Jardel Guimarães que devia se colocar em seu lugar de delegado, e seu Junior Tapajós invadiram e disseram que iam tomar posse do São Raimundo na marra. Que queriam vê quem ia tirar deles o São Raimundo”, disse Cícero Lopes
Arrombamento da sede do Pantera
Polícia foi acionada para intervir
Para os torcedores que estiveram no momento da confusão, o problema entre os grupos revolta. “O que está acontecendo é ganância, porque hoje em dia o clube melhorou a situação. O que me revolta é quando o time está numa pior ninguém aparece”, destaca o torcedor Roberto Figueiredo.
Momento de tensão
Torcedores revoltados com a situação
Membros da Junta Governativa ao serem informados sobre o arrombamento seguiram até Seccional de Polícia Civil e registraram Boletim de Ocorrência sobre o ocorrido.
Confusão formada
Alguns membros se revoltaram
Um dos membros da Junta que foi formada e destituiu Rosinaldo do Vale da presidência do clube, advogado Sandro Lopes, informou que a ação realizada por alguns membros ao tentarem arrombar a porta da secretaria do clube foi ilegal e a situação do São Raimundo se complica ainda mais perante a opinião clube. Ele informou que vão ingressar na Justiça e provara que a diretoria que está querendo voltar na marra, está totalmente irregular e que não prestou contas de alguns recursos que entraram para o clube.
Rosinaldo, jardel e Junior Tapajós discutem com outros membros do Pantera
Rosinaldo do Vale entra na sede do Pantera
O impasse está formado e somente com a interferência da Justiça é que se chegará a um ponto final para ver quem vai comandar os destinos do Pantera no ano de 2012.

BARCARENA/PA: Remo inicia hoje, em Barcarena, sua pré-temporada

02.01.2012.



O Clube do Remo dá início hoje, em Barcarena, ao período de dez dias de pré-temporada, que vai terminar com um jogo-treino contra uma seleção local na quarta-feira, dia 11 de janeiro. O Leão viajou ao município vizinho com um elenco composto por 26 jogadores, que não esconderam a ansiedade por voltar a ter contato com a bola depois de uma semana de trabalhos físicos. O Remo estreia no Campeonato Paraense de 2012, o Centésimo Parazão, no dia 15 de janeiro, às 20h30, no Baenão, contra o Águia de Marabá.

O elenco do Remo se apresentará pela primeira vez, hoje, completo. O horário marcado pela comissão técnica para a apresentação dos jogadores foi estabelecido para as 11 horas, no Baenão, para que aconteça o almoço em conjunto, seguido da viagem para Barcarena. Ao chegar no município, os jogadores irão para o hotel Equinócios, onde o grupo passará os próximos dez dias, e então haverá um leve trabalho físico que dará início à pré-temporada. Entre os boleiros, porém, ninguém esconde a ansiedade por voltar a trabalhar com bola. 'Eu não vejo a hora de correr atrás da bola', confessou o lateral-direito Pedro Balu, uma das novas caras azulinas para 2012.

Outro atleta que deposita grande confiança no trabalho que será desenvolvido em Barcarena é o atacante Bruno Oliveira. 'A expectativa para um início de trabalho é sempre a melhor possível. Vamos procurar fazer uma boa pré-temporada para fazer uma boa estreia e começar bem (no Parazão)', disse. Bruno tem em comum com seu concorrente no ataque, Joãozinho, a vontade de conquistar o espaço entre os titulares do Leão, em Barcarena. 'Todo mundo vai para buscar seu espaço e comigo não é diferente, mas quem define é o treinador. Claro que vou buscar ser titular, mas sem desrespeitar ninguém. Todos nós temos o mesmo objetivo e vamos entrar no Campeonato pensando logo em sermos campeões do primeiro turno', garantiu.

BELÉM/PA: Paraense que ganhou R$ 35 mi ainda não reclamou prêmio

02.01.2012.


O sortudo paraense que foi um dos cinco ganhadores do prêmio da Mega Sena da Virada de R$ 177,6 milhões, arrematando nada mais nada menos que a quantia de R$ 35.523.497,52, ainda não apareceu para reclamar o prêmio.  Segundo a assessoria da Caixa Econômica Federal, em Belém, o bilhete premiado saiu da lotérica 'Pé Quente', na Avenida Boaventura da Silva esquina com a Doca de Souza Franco, bairro do Umarizal.

Segundo a Caixa, o ganhador terá 90 dias, após a realização do sorteio, para receber a bolada. Ao final deste período, o prêmio prescreve e o seu valor é repassado para o fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.

As outras apostas vencedoras são de Russas, no Ceará, Mauá, em São Paulo, Carmo do Cajuru, em Minas Gerais, e Brasília, no Distrito Federal. O sorteio foi realizado no último sábado (31), com transmissão ao vivo pela TV aberta.

Confira as dezenas sorteadas: 03 - 04 - 29 - 36 - 45 – 55

Outras 954 apostas acertaram 5 dezenas na Mega da Virada. O prêmio para a quina é de R$ 33.711,30. Para as 85.852 apostas que acertaram 4 dezenas, o prêmio é de R$ 536,83.

Regras da Justiça Eleitoral para 2012 estabelecidas pelo TSE já estão em vigor

02.01.2012.

Elas passaram a vigorar desde domingo, dia 1º e também demarcam a distribuição de valores por parte dos governos
Ministros do Tribunal Superior Eleitoral estabeleceram regras para as eleições municipais deste ano e várias delas já estão em vigor
Ministros do Tribunal Superior Eleitoral estabeleceram regras para as eleições municipais deste ano e várias delas já estão em vigor (Sérgio Camargo -ASICS-TSE)

As regras da Justiça Eleitoral para evitar crimes e abusos políticos em 2012 já começam a valer desde o primeiro dia do ano. Só no domingo três limitações foram impostas a candidatos e partidos interessados em disputar o pleito municipal. O dia da votação, segundo o calendário eleitoral aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), será 7 de outubro.

A primeira regra - já em vigor desde ontem - é em relação a distribuição de bens, valores e benefícios por parte dos governos municipal, estadual e federal. A exceção é nos casos em que forem decretados estados de calamidade pública e estado de emergência pela administração pública. Outra exceção é a distribuição de benefícios por parte dos governantes feita por meio de programas sociais autorizados em lei e que já esteja na execução orçamentária no exercício anterior.

Pesquisas eleitorais

A segunda regra está relacionada às pesquisas eleitorais que já ganharam espaço na mídia desde o segundo semestre do ano passado. Desde ontem toda pesquisa de opinião sobre intenção de votos em 2012 deve obedecer uma série de critérios previstas na Resolução 23.364/2011 do TSE. A regra vale para todo território nacional. No Amazonas, as pesquisas relativa às eleições devem ser registradas no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).

 A última regra iniciada no primeiro dia do ano eleitoral diz respeito às entidades assistenciais mantidas por políticos. Todas os programas sociais executados pelas Organizações Não-Governamentais (PNGs) “nominalmente” ligadas ou mantidas por candidatos estão suspensos a partir de ontem. Nesse caso, não cabe exceções. Ainda que o programa esteja previsto no orçamento ou prescrito em lei.

Na última semana de 2011, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que contabiliza 11 resoluções aprovadas para reger o pleito de 2012, já tem em vista uma nova regra para o pleito deste ano. A indicação veio numa decisão de plantão do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, e trata sobre as polêmicas doações para campanha por parte de empresas criadas no ano eleitoral. Lewandowski sugere que as contribuições de empresas criadas no curso do ano eleitoral sejam autorizadas a doar só 2% do capital social.

A preocupação do ministro em indicar um limite é porque a legislação atual dá como parâmetro a arrecadação da empresa no ano anterior ao pleito. A doação à campanha por parte de pessoas jurídicas deve obedecer o limite de 2% do faturamento bruto do ano anterior ao pleito. A regra, desta maneira, impedia empresas criadas no ano da eleição de doar, já que não teria parâmetro para apurar o limite para a doação.

 Gestores públicos são monitorados

 Embora a publicidade institucional só seja proibida expressamente a partir do dia 7 de julho, a legislação eleitoral prevê limites claros para a administração pública a partir de 1º de janeiro. A informação está publicada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base na Resolução 23.370/2011 da Corte Superior. A propaganda eleitoral é permitida a partir do dia 6 de julho.

 As despesas com publicidade estão em cheque no ano eleitoral e os gastos são monitorados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Entre os dias 1º de janeiro e 6 de julho de 2012, esse tipo de despesa não pode ser maior que a média gasta nos três últimos anos. A publicidade institucional ficou proibida entre os dias 7 de julho e o dia da votação (7 de outubro, no caso do primeiro turno).

As pesquisas eleitorais devem ser registradas com, pelo menos, cinco dias antes da divulgação no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).

A Corte Regional, devem ser informadas uma série de dados sobre as pesquisas de opinião: quem contratou a pesquisa, valor e origem dos recursos despendidos no trabalho, nome de quem pagou pela realização do trabalho, metodologia e período de realização da pesquisa, plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado, intervalo de confiança e margem de erro. Quem desobedecer as regras da Justiça Eleitoral, relativas à pesquisa fraudulenta, está sujeito a multa que varia entre R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00.

BELÉM/PA: Grupo bicolor se reapresenta hoje na Curuzu

02.01.2012.

Grupo bicolor se reapresenta hoje na Curuzu (Foto: Mário Quadros)
Robinho é um dos atletas que se reintegram ao papão (Foto: Mário Quadros)

Hoje à tarde está marcada a reapresentação do elenco bicolor após as comemorações de final de ano. Além dos garotos da base que vêm trabalhando desde o dia 19 de dezembro, esta segunda-feira marca também o retorno dos jogadores Rodrigo Cardoso, Mariano Rubbo, Juliano e Robinho, para a continuidade da preparação para o Campeonato Paraense, que começa daqui a 12 dias, quando o Paysandu enfrenta o Cametá no estádio da Curuzu.

Como declarou anteriormente, o diretor Olívio Câmara trabalha para que a renovação do time bicolor aconteça, porém não acredita que seria salutar a permanência da base do elenco principal formado essencialmente por jovens jogadores, por isso espera-se surpresas na reapresentação. “O Paysandu não entrará em campo com um time apenas de garotos. Entre escolher um jogador jovem da base e outro que vier de fora, com certeza o da base terá prioridade, mas haverá contratação de jogadores mais experientes para auxiliar os mais jovens”, disse Olívio.

Enquanto a motivação e ansiedade para o início do Paraense crescem entre os jogadores sob o comando do técnico Nad, 2012 não começou bem para alguns jovens atletas que estavam realizando testes na Curuzu. 

No vestibular bicolor, Edilson Belém, Ewerton, Mosqueiro, Finta e Marquinhos não serão aproveitados para esta nova temporada. “Esses garotos fizeram um excelente trabalho aqui, porém não foi o suficiente para continuar, pois entre jovens que chegam aqui para realizar testes e os que estão no Paysandu há algum tempo, na base, daremos a oportunidade para quem já é da casa”, explicou Nad.

O lateral esquerdo Jairinho e o goleiro Gustavo ganharam sobrevida, sendo aprovados para a segunda fase e se reapresentarão hoje à tarde com o restante do grupo. “Jairinho terá mais uma semana de avaliação com o grupo e o goleiro Gustavo foi muito bem e será aproveitado por nós”, concluiu o técnico Nad.

Aeroportos têm 8,6% de voos cancelados até as 15h

02.01.2012.

Em Porto Alegre, nove dos 49 voos programados foram cancelados, mas só um sofreu atraso. No Aeroporto dos Navegantes, em Florianópolis, nenhum dos nove voos programados para este domingo foi cancelado e só um sofreu atraso.

No Aeroporto Internacional André Franco Montoro, em Guarulhos, 11,4%, ou 16 dos 140 voos programados para o primeiro dia do ano foram cancelados. O aeroporto internacional paulista foi o que registrou maior número de atrasos no País: 10 até agora. No Aeroporto de Congonhas, um dos mais movimentados do Brasil, 5 dos 95 voos programados foram cancelados. Em Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo, dos 62 voos previstos, 9 foram cancelados.

No Rio de Janeiro, dos 89 voos programados para sair do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, cinco foram cancelados entre meia-noite de ontem e 15 horas deste domingo e só quatro sofreram atraso.

No Santos Dumont, quatro dos 57 voos previstos foram cancelados e apenas um se atrasou.


No Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, dos 91 voos programados para este domingo, cinco foram cancelados. Não há registro de atrasos de voos na capital do País hoje. No Aeroporto Tancredo Neves, em Belo Horizonte, capital mineira, dos 70 voos programados três foram cancelados e dois se atrasaram.

Em Porto Alegre, nove dos 49 voos programados foram cancelados, mas só um sofreu atraso. No Aeroporto dos Navegantes, em Florianópolis, nenhum dos nove voos programados para este domingo foi cancelado e só um sofreu atraso.

BRASIL: Novo salário mínimo de R$ 622 entra em vigor hoje

02.01.2012.

Entra em vigor a partir de hoje (1º) o reajuste do salário mínimo, que passa de R$ 545 para R$ 622, um aumento de R$ 77. O novo salário mínimo corresponderá a R$ 20,73 por dia e o valor pago pela hora de trabalho será de R$ 2,83.

De acordo com cálculos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o aumento de 14,13% vai injetar R$ 47 bilhões na economia brasileira. Descontada a inflação estimada para 2011, o aumento real do salário mínimo deve ser de 9,2%.

Ainda segundo o Dieese, 48 milhões de pessoas têm sua renda vinculada ao valor do salário mínimo e, portanto, serão diretamente beneficiadas com o aumento. O governo também passará a arrecadar R$ 22,9 bilhões a mais devido ao aumento do consumo causado pelo reajuste.

O novo salário mínimo de R$ 622 terá impacto de R$ 23,9 bilhões nas contas públicas em 2012. De acordo com governo, a maior parte desse montante corresponde aos benefícios da Previdência Social no valor de um salário mínimo que serão responsáveis pelo aumento de R$ 15,3 bilhões nas despesas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O método de reajuste do salário mínimo foi definido por meio de medida provisória aprovada pelo Congresso. A lei que fixa a política de reajuste do salário mínimo estabelece que o valor será reajustado, até 2015, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.

Também começa a valer hoje o reajuste de 14,12% no valor do benefício do seguro-desemprego. Com isso, o valor máximo pago ao trabalhador passa de R$ 1.010,34 para R$ 1.163,76. O percentual de reajuste está em resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador publicada no dia (30) no Diário Oficial da União.

O benefício é pago em, no máximo, cinco parcelas de forma contínua ou alternada. Quem, nos últimos três anos, trabalhou entre seis meses e 11 meses recebe três parcelas. Aqueles que trabalharam entre 12 meses e 23 meses recebem quatro parcelas e quem comprovar vínculo empregatício de, no mínimo, 24 meses, recebe cinco parcelas.

Tem direito ao seguro-desemprego o trabalhador dispensado sem justa causa, que tenha recebido salários consecutivos no período de seis meses anteriores à data de demissão e tenha sido empregado de pessoa jurídica por pelo menos seis meses nos últimos 36 meses.

O trabalhador tem do sétimo dia ao 120º dia após a data da demissão do emprego para requerer o benefício.

ANANINDEUA/PA: Alexandre Pires faz show em homenagem a Ananindeua

02.01.2012.

Alexandre Pires faz show em homenagem a Ananindeua (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Amanhã (03), Ananindeua completa 68 anos de emancipação e a Prefeitura traz, para comemorar a data, um dos maiores nomes do samba pagode nacional: Alexandre Pires. O show tem início às 20 horas e será realizado na Av. Dom Vicente Zico (antiga Arterial 18), próximo à WE 72.

Será o momento dos moradores celebrarem o aniversário em um evento gratuito e que incluirá outras atrações regionais. Mas o mais esperado é o show do artista que atualmente tem destaque nacional e internacional. No repertório, músicas da época em que Alexandre fazia parte do grupo “Só pra Contrariar” e sucessos atuais da carreira internacional do artista.

Nascido em Uberlândia, Minas Gerais, Alexandre Pires já foi premiado nacionalmente e internacionalmente. Em 2011, ganhou o Grammy Latino na categoria “Engenharia de Som” e obteve o reconhecimento da revista Billboard, com o prêmio no Latin Music Awards, de “Melhor Artista do Ano”.

Alexandre Pires já lançou cerca de 30 trabalhos entre CDs e DVDs desde a época do “Só pra Contrariar”. Ele falou um pouco mais da carreira, repertório e da grande expectativa para esse show.

P - Ananindeua, que é a terceira maior cidade da Amazônia, comemora os 68 anos no dia 03. Se apresentar em um evento gratuito permite ao cantor se aproximar mais de seu público?
R - Com toda certeza, pois isso possibilita que todos possam curtir o show.

P - Como é sua relação com o público paraense?
R - Adoro o povo paraense, é um povo acolhedor que tem muito alegria e isso nos motiva sempre.

P - Agora você é um artista internacional. Como você analisa a sua trajetória fora do Brasil?
R - Foram anos de muito trabalho, é difícil você sair do seu país de origem com a cara e a coragem, mas tinha que ser naquele momento e graças a Deus fui bem aceito.

P - Quais as novidades que você traz para esse show de Ananindeua?
R - Trago no repertorio um mix de samba, onde vai desde musicas do SPC quanto a musicas atuais de trabalho como por exemplo Sissi.

BELÉM/PA: Rua dos Caripunas adota hoje o sentido único

02.01.2012.

A partir de hoje, a rua dos Caripunas, no trecho da avenida Alcindo Cacela, até a avenida José Bonifácio, passará a ser mão única, no sentido Jurunas - São Brás. A implantação das placas de sinalização, assim como a pintura asfáltica, já foram concluídas. Equipes da Companhia de Transportes de Belém (CTBel) devem começar ainda hoje a orientar condutores que trafegam pela via. A princípio, a fiscalizaão não terá caráter punitivo. Aainda assim, os condutores devem redobrar a atenção no trecho onde houve a mudança, sobretudo nos horários de maior movimentação de veículos.

Até ontem, alguns motoristas ainda tinham dúvidas sobre como vai ficar o sentido da via. O taxista Paulo Mafra não tinha certeza se a mudança já estava em vigor. 'Eu vi alguma coisa nos jornais, mas não sei quando começa a valer a mudança. Na dúvida, tentei observar as placas, mas elas ainda estão cobertas. O jeito é arriscar', diz ele.

Para os moradores, a mudança é positiva, afirma a dona-de-casa Maria Guimarães, 61 anos. 'Acho que vai melhorar, porque haverá uma grande redução no fluxo de veículos, e com isso, teremos menos barulho.

Creio que vamos conseguir dormir melhor', diz a moradora, que reside há mais de 30 anos na Caripunas. Ela diz que em determinados períodos, a rua fica muito engarrafada. 'Quando chove, a rua fica totalmente paralisada, pois as transversais alagam, e os carros escoam para cá. Quem quer chegar em casa, sofre uma tremenda dor de cabeça', constata a dona-de-casa, que se queixa também da falta de pavimentação asfáltica.

'A prefeitura apenas tapou alguns buracos, e deixou a rua cheia de relevos. Estes remendos não devem durar muito tempo', reclama. Ela também lamenta a falta de iluminação pública. 'Com esta mudança, podem ocorrer acidentes, já que na escuridão que fica à noite, ninguém vai conseguir enxergar as placas. É preciso que a Prefeitura melhore a iluminação pública da Caripunas', observa.

Técnico em informática, Assis Ferreira, 41 anos, mora na rua dos Caripunas há sete anos e avalia que a alteração no sentido da via melhorará a vida dos condutores, mas ainda precisará de ajustes. 'É evidente que, para quem mora aqui, a mudança representa um sossego, já que o fluxo de carros será reduzido drasticamente. Entretanto, já que a Prefeitura está se propondo a fazer mudanças, acho que poderia ser instalado um semáforo na esquina da Nove de Janeiro com a Caripunas. Naquele local, acontecem frequentes colisões', garante. Outro ponto levantado por Ferreira é a falta de estacionamento. 'Com o sentido único, será mais complicado encontrar um carro estacionado na porta de nossas garagens, o que de vez em quando acontece', diz. Ele sugere que a CTBel faça um trabalho preventivo para orientar as pessoas. 'Os agentes deveriam estar entregando folders explicativos desde a semana passada', diz ele.

Virada do ano tem 14 mortos na Região Metropolitana

02.01.2012.


O último dia de 2011 e o primeiro de 2012 foram marcados pela violência. 14 mortes foram registradas na Região Metropolitana de Belém. Uma das vítimas, acusada de roubos, foi linchada por desconhecidos. Apenas uma mulher acusada de matar o marido foi presa. Duas pessoas também foram vítimas da violência no trânsito e outras três morreram afogadas.

Alex Martins Cordeiro, de 32 anos, foi mais uma vítima da violência que marcou o último dia do ano na Região Metropolitana de Belém. Morto a tiros durante a madrugada, o corpo de Alex foi encontrado somente no início da manhã do último sábado, 31. A vítima estava jogada em um matagal localizado na área de ocupação da Cananga, área de difícil acesso na zona rural de Marituba. Uma mulher com quem a vítima mantinha um relacionamento é a principal suspeita pelo crime. Conhecida apenas pelo apelido de 'Cearense', a mulher não foi encontrada na casa onde morava, localizada próximo ao local onde o corpo foi encontrado.

De acordo com familiares da vítima, Cearense já havia ameaçado matar o companheiro várias vezes. 'Na última quinta-feira ela (acusada) foi até a casa dele e avisou que iria pagar alguém para matá-lo', contou Renata Martins, irmã da vítima. A suspeita é de que a vítima tenha sido morta na porta da casa da acusada, mas o corpo sido arrastado para o meio do mato. 'A marca de sangue no chão leva até a casa da Cearense. Basta acompanhar a trilha para comprovar que o corpo foi arrastado para o matagal', afirmou Renata, enquanto observava o corpo do irmão no matagal.

Policiais civis da Divisão de Homicídios estiveram na casa da acusada, mas não havia ninguém no imóvel. Moradores da área de ocupação contaram ter ouvido estampidos semelhantes a disparos de tiros no início da madrugada. “Já era tarde quando ouvi o barulho. Tinha certeza que se tratava de tiros, mas não quis sair de casa para verificar. Aqui nesta área o melhor é ficar dentro de casa, pois é muito perigoso”,  justifica um morador do local, que preferiu ficar no anonimato.

A vítima tinha passagens pela polícia pelo crime de roubo e estava há três meses em liberdade. “Ele esteve no presídio, mas foi solto por ordem da justiça. Atualmente não estava envolvido com nenhuma situação criminosa”, afirmou a irmã da vítima. Policiais militares da 18ª Zona de Policiamento (Zpol) isolaram a área para o trabalho de levantamento de local de crime. O cadáver foi removido por volta de 10 horas e encaminhado para o Instituto Médico Legal. O crime está registrado na Seccional de Marituba, responsável pelas investigações.

Linchamento - Um homem foi linchado por um grupo de desconhecidos após tentar praticar um roubo na travessa São Jerônimo, próximo à rua Franklin de Menezes, em Icoaraci. A vítima, que não foi identificada, era conhecida na área pela prática de diversos roubos e furtos. A morte ocorreu durante a madrugada e foi comunicada ao Centro Integrado de Operações (Ciop). Ninguém foi preso ou identificado.

Policiais militares da 8ª Zona de Policiamento (Zpol) foram deslocados até a área. “A população decidiu fazer justiça com as próprias mãos, o que não é um bom exemplo, pois isso só gera mais violência. Quando chegamos ao local já encontramos a vítima sem vida. Pelo que apuramos, ele foi espancado por uma multidão enfurecida”, disse um dos policiais militares. Segundo populares, a vítima era usuária de drogas e conhecida na área pela prática criminosa. “Ele vivia roubando os moradores aqui do bairro, por isso teve este fim trágico no último dia do ano.

Os moradores cansaram de ter os pertences e objetos de valor roubados pelo criminoso e decidiram acabar com a vida criminosa deste rapaz. Pelo menos agora os roubos irão diminuir, pois este rapaz era responsável pela maioria dos roubos ocorridos no local”, afirmou uma moradora da rua.

O crime foi registrado na Seccional de Icoaraci. A perícia de local de crime foi feita ainda durante a madrugada. O cadáver foi removido e encaminhado para necropsia no Instituto Médico Legal (IML). Até o último sábado, nenhum familiar da vítima compareceu ao local para fazer o reconhecimento
do corpo.

domingo, 1 de janeiro de 2012

MOSQUEIRO/PA: Três morrem afogados nas águas das praias de Mosqueiro

01.01.2012


Três pessoas morreram afogadas em praias diferentes, na Ilha de Mosqueiro, neste domingo (1º). Duas vítimas eram adolescentes, de 15 anos. O terceiro afogamento foi de um homem adulto. As mortes aconteceram nas praias do Farol, Paraíso e Murubira.


Segundo o Corpo de Bombeiros, um dos adolescentes estava com um grupo de amigos na praia do Paraíso, quando mergulhou e desapareceu, por volta das 14 horas. 'Inicialmente recebemos informação de que seria um adulto, que estava possivelmente sob efeito de álcool, mas depois confirmamos que se tratava de um adolescente', comenta o coordenador de operações do Corpo de Bombeiros, Capitão Armando Silva de Souza.


Já a vítima da praia do Farol, também adolescente, de 15 anos, desapareceu um pouco antes do caso ocorrido no Paraíso. Os dois corpos foram encontrados por volta das 18 horas, após buscas pelo Corpo de Bombeiros nas duas praias. O adolescente chegou a ser encontrado com vida, foi levado para o hospital, mas não resistiu. O jovem foi identificado como Leonardo M. G., morador do bairro do Telégrafo.


A terceira vítima sumiu nas águas da praia do Murubira, na tarde de hoje e foi encontrada por volta das 18h30, mas os Bombeiros ainda têm poucas informações sobre ele. Sabe-se apenas que é um homem adulto.


Parcial- Somente neste domingo foram registradas 43 ocorrências, sendo que a maioria em praias de Outeiro, local mais procurado pelos banhistas. Metade desses registros foi de crianças desaparecidas. 'Os pais são pessoas geralmente desatentas que vão para se divertir e esquecem as crianças', afirma o bombeiro.


Nas praias da ilha de Outeiro também foram registrados oito princípios de afogamento, cujos banhistas foram socorridos por salva-vidas dos Bombeiros.


A operação final de ano dos Bombeiros começou no final de semana do Natal e abrange pelo menos 28 municípios do interior do Estado, além das estradas, com apoio em viaturas de resgate, em caso de acidentes. A ação vai até esta segunda-feira (3), no retorno do feriado.


Redação Portal ORM

SALINAS/PA: De seis veículos incendiados no Atalaia, cinco tiveram perda total

01.01.2012.


O Corpo de Bombeiros confirmou que seis veículos de passeio pegaram fogo na estrada do Atalaia, em Salinópolis, no nordeste paraense, neste domingo (1º). Cinco deles tiveram perda total. Ninguém ficou ferido.

De acordo com o coordenador de operações do Corpo de Bombeiros, Capitão Armando Silva de Souza, a ocorrência deu entrada na central de atendimento às 15h30. 'Os barraqueiros que ficam nessa área resolveram atear fogo no lixo. As chamas alastraram para uma vegetação seca, atingindo os veículos que estavam próximo ao local', contou.

Os seis carros de passeio estavam estacionados em um dos chamados 'atalhos' da estrada, distante cerca de três quarteirões da praia e ninguém ficou ferido. Os bombeiros conseguiram controlar as chamas, após 40 minutos. Duas viaturas de combate a incêndio foram usadas na operação.

Mesmo se tratando de uma situação aparentemente acidental, o caso foi registrado na delegacia de Salinópolis para investigação. 'Até por questão de seguro, é necessário que seja feita a ocorrência', explica o Bombeiro.

SANTARÉM/PA: Estudante é esfaqueado no bairro da Cohab

01.01.2012.

Cláudio Cardoso recebeu uma facada no pescoço e foi socorrido pelo SAMU
Estudante recebendo atendimento médico

O clima tenso continua em algumas vias públicas da cidade de Santarém. “Não podemos mais andar tranqüilos e sem a presença da Polícia, em bairros distantes do centro é difícil sobreviver”, disse o estudante Cláudio Cardoso, de 22 anos, que ontem, sexta-feira, dia 30, à meia noite, foi vítima de assalto e esfaqueamento.

Ele caminhava da casa de um amigo em direção à sua residência, no bairro Diamantino, ao passar pela Travessa NS 02, no bairro da Cohab, foi parado por dois homens. “Um deles disse que se tratava de um assalto. Pegaram a minha carteira e depois me furaram embaixo do pescoço. Na rua pedi socorro, mas ninguém me ajudou. Mesmo sangrando consegui chegar em casa. E lá minha mãe ligou para o SAMU”, disse Cláudio. O estudante assim que chegou foi submetido a uma cirurgia leve no Pronto Socorro Municipal. E está fora de perigo.

Na 16ª Seccional de Polícia Civil, o plantão foi considerado tranqüilo, sem agravantes. No Instituto Médico Legal também não ocorreu nenhum registro.

MOSQUEIRO/PA: Jovem desaparece nas águas de uma praia em Mosqueiro

Jovem desaparece nas águas de uma praia em Mosqueiro

Um jovem desapareceu na praia do Paraíso, em Mosqueiro, na tarde deste domingo  (1º). Segundo o Corpo de Bombeiros este foi o primeiro caso suspeito de desaparecimento em praias paraenses registrado neste Réveillon. O balanço parcial da operação nas praias mostra que houve 40 ocorrências só nas praias de  Outeiro, local mais procurado. Entre elas estão crianças perdidas, princípio de afogamento, além de casos de insolação.

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, o jovem, de aproximadamente 25 anos, estava com um grupo de amigos na praia do Paraíso, quando foi mergulhar e desapareceu. 'Esse tipo de ocorrência acontece geralmente pele consumo de álcool. A pessoa consome álcool, mergulha e depois não consegue voltar', comenta o coordenador de operações do Corpo de Bombeiros, Capitão Armando Silva de Souza.

Este foi o primeiro caso de desaparecimento ocorrido nas águas de praias dos balneários do interior do Estado durante o Réveillon deste ano. Os Bombeiros também receberam outra informação sobre o desaparecimento de um banhista na praia da Brasília em outeiro, mas o caso ainda não foi confirmado. Homens do Corpo de Bombeiros fazem busca nos dois locais.

Somente neste domingo foram registradas 40 ocorrências em Outeiro, local mais procurado pelos banhistas, sendo metade de crianças desaparecidas. 'Os pais são pessoas geralmente desatentas que vão para se divertir e esquecem as crianças', afirma o bombeiro.

Nas praias da ilha também foram registrados oito princípios de afogamento, cujos banhistas foram socorridos por salva-vidas dos Bombeiros.

A operação final de ano dos Bombeiros começou no final de semana do Natal e abrange pelo menos 28 municípios do interior do Estado, além das estradas, com apoio em viaturas de resgate, em caso de acidentes. A ação vai até esta segunda-feira (3), no retorno do feriado.



Redação Portal ORM