sábado, 28 de maio de 2011

BELÉM/PA: Manifestações isoladas marcaram Caminhada da OAB

28.05.2011.

Manifestações isoladas marcaram Caminhada da OAB (Foto: Adauto Rodrigues)
(Foto: Adauto Rodrigues)

Público abaixo da expectativa e manifestações isoladas marcaram a chamada “Marcha contra a Corrupção”, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará, que ocorreu na manhã deste sábado, no centro de Belém.

A caminhada, que durou uma hora, contou com menos participantes que o esperado. Segundo a Polícia Militar, tinha aproximadamente 15 mil pessoas, bem abaixo dos 50 mil da expectativa da organização. 

Mesmo assim, várias pessoas comentaram que a participação foi de cerca de 4 mil manifestantes. Além disso, somente pouco mais de mil assinaturas foram recolhidas para o abaixo-assinado que a Ordem que levantar e levar ao Ministério Público e prevê 100 mil assinantes.

Entre os participantes, o presidente da OAB nacional, Ophir Cavalcante e o bispo do Marajó, Dom Luis Azcona. “Não e mais possível que pessoas que trabalhem de sol a sol e paguem seus impostos, sejam penalizados por quem se apossa do dinheiro público”, declarou Ophir. Sobre a crítica de vários advogados ao movimento, que ocasionou uma reunião tensa na última quinta-feira. Ophr disse que a “OAB é maior que advogados, e que tem compromisso com a sociedade”, justificou .

APOIO ERRADO

Balões e faixas foram amarrados em frente à Assembleia Legislativa, mas o prédio permanecia fechado. 

Bonecos e fantasmas foram as fantasias de algumas pessoas. Estudantes, artistas e até garimpeiros davam o panorama da quantidade de protestos que pulverizaram a manifestação.

Não faltaram também movimentos contrários. Edgar Chaves, da ONG Transparência Pará, disse que o movimento era legítimo, mas organizado com apoio errado. “A OAB só está levando em conta a questão partidária. E para isso tem o apoio de uma empresa de comunicação comandada por empresários processados por corrupção na Sudam. É muito contraditório”, avalia.  Concursados ainda não nomeados criticavam o Governo do Estado e houve quem reclamasse da administração da ex-governadora Ana Júlia e do secretário de governo da época e deputado federal Cláudio Puty. Sobrou até para o presidente da OAB, Jarbas Vasconcelos.

Varios manifestantes levaram faixas protestando, como “Rômulo é campeão de corrupção - Cadê o dinheiro da Sudam?” e “OAB não tem moral para protestar contra corrupção”. E eram muitos os alvos escolhidos do protesto: desde a Assembleia Legislativa, até prefeituras como de Barcarena, na fala de um deputado federal que discursou em um trio elétrico. Sem contar faixas contrárias a políticos como Edmilson Rodrigues e Duciomar Costa. (Diário do Pará)

BELÉM/PA: Cordel do Leão: Giva e sua trupe querem a vaga

28.05.2011.

Cordel do Leão: Giva e sua trupe querem a vaga (Foto: Mário Quadros)
Givanildo e sua turma querem garantir a vaga na final do Parazão (Foto: Mário Quadros)

A delegação do Clube do Remo já está, desde ontem (27) à noite, em Tucuruí para decidir com o Independente quem vai passar à final do segundo turno e enfrentar São Raimundo ou Cametá, que duelam hoje (28) pela outra vaga disponível. Sem dúvida, o desafio é daqueles para provar a valentia azulina e, nesse caso, é preciso até mesmo inspiração no sangue nordestino arretado, típico da região do cangaço, para provar que, se depender de bravura, o Leão não fugirá à luta!

Para quem acha que é exagero, basta lembrar que, como na novelinha das seis da Rede Globo, Cordel Encantado, nosso valente ‘Jesuíno’ é o comandante Givanildo Oliveira, pernambucano da gema, que não é muito afeito a mostrar os dentes para qualquer um. Ele já avisou que não veio aqui para brincar, nem passear, veio para ser campeão e, para isso, já apostou em um ataque tão ‘cabra da peste’ quanto ele: o seu conterrâneo Rodrigo Dantas e o paraibano Jaílton, o que forma uma espécie de bando do Giva, o ‘Cordel Azeitado’ do Leão Azul! Não é isso, Dantas?

“É, são dois Estados ali próximos (risos). Espero que dê certo nesse jogo, que é decisivo. No turno passado, o Remo não conseguiu passar da fase semifinal, mas, nós queremos passar dessa fase, chegar à final e, consequentemente, vencer o campeonato”, sinaliza. E sobre esse adversário, Dantas? O mascote dele é um galo, o Galo Elétrico, como é que prepara isso lá no sertão do Pernambuco? “Eu não sei como é que prepara não, mas do jeito que vier eu como (risos)”, brinca o dublê de cangaceiro.

Já que o pernambucano não entende muito de Galo, é melhor descer mais um pouco no mapa nordestino e ir até o baiano Rafael Granja, outro legítimo representante sertanejo que está no Filho da Glória e do Triunfo. 

“Não entendo muito de galo não. O (sobrenome) Granja vem da rua que eu moro, lá em Vitória da Conquista, que tem uma granja. O radialista lá me chamava de Rafael Granja por causa dessa rua”, despista.

O próximo capítulo? Bem, a emissora não forneceu o resumo, mas ele vai ao ar amanhã (29), às 16h, direto de Tucuruí, com promessa de ser decisivo e ter grandes emoções... (Diário do Pará)

TUCURUI/PA: Com grana no bolso, Galo vai pra cima do Leão

28.05.2011.

A palavra decisão é usada no futebol geralmente para denominar uma final de campeonato. No caso do Independente Tucuruí, a partida de volta da semifinal do returno amanhã (29), no Navegantão, está sendo tratada por diretoria, jogadores e comissão técnica como uma autêntica decisão. Vencendo o Clube do Remo em seus domínios, a equipe praticamente garante seu passaporte para a Série D e, de quebra, disputará a final contra Cametá ou São Raimundo.

Os cartolas, pensando nisso, resolveram injetar um ânimo a mais para o plantel. Os salários, referentes ao mês de maio, foram quitados de forma antecipada. Tudo para que seus jogadores se preocupem exclusivamente em jogar bola no domingo. “Resolvemos fazer essa força (antecipação dos salários) para os atletas, para incentivar ainda mais eles a conseguirem a vitória no domingo”, disse o presidente do clube, Deley Santos.

Além da notícia do “din din” na conta, ontem (27), a equipe treinou em dois períodos, sendo de manhã um treino físico em uma academia e de tarde um treino recreativo, no Navegantão, que definiu a onzena titular e os 18 relacionados para o jogo de amanhã (29).

Aliás, o escolhido para substituir o zagueiro Guará foi Marraqueti, homem de confiança do treinador Sinomar Naves. Aparentado segurança e tranquilidade nos treinamentos, Marraqueti terá a missão de fechar a zaga do Independente, ao lado do zagueiro Alísson. A equipe, inclusive, já está definida.
 
A onzena titular para a decisão...

Dida; Lima, Alísson, Marraqueti e Fábio Gaúcho; Adenísio, Evandro Pará, Marçal e Gian; Joãzinho e Marcelo Peabiru. (Diário do Pará)

CAMETÁ/PA: Hora de conhecer o primeiro finalista do Parazão

28.05.2011.

Hora de conhecer o primeiro finalista do Parazão (Foto: Diário do Pará)
(Foto: Diário do Pará)

Pelas regras, para chegar à final do segundo turno do Campeonato Paraense, São Raimundo e Cametá precisam se enfrentar em dois jogos, totalizando 180 minutos. Qualquer espectador que analisar somente os primeiros 45 minutos, diria, facilmente, que a Pantera seria um dos finalistas, já que, neste tempo, os alvinegros foram superiores e venceram por 3 x 0. Porém, vieram os 45 minutos seguintes, e o Mapará subiu de produção, fez dois gols e diminuiu a vantagem. Hoje (28), a partir das 16 horas, no Parque do Barcurau, em Cametá, as duas equipes se reencontram para o restante, os 90 minutos finais, que decidirão quem, de fato, passará para a final.

E se, pelas regras, o fator extracampo contasse para beneficiar a uma das equipes, o Cametá, certamente, faria mais um gol e deixaria tudo igual para os próximos 90 minutos de hoje. Tudo por conta da semana conturbada que o São Raimundo passou: primeiro Sandcley Mont, gerente de futebol, e depois até o técnico Charles Guerreiro pediram, ao estilo ‘Tropa de Elite’, para sair do clube de Santarém. Ambos alegaram falta de comprometimento por parte da diretoria com a equipe. Guerreiro foi até além e se desentendeu com o Rosinaldo Vale, presidente alvinegro. Entretanto, tudo foi contornado, os dois permaneceram e fecharam o discurso, seguido fielmente pelos jogadores.

Já pelas bandas da terra do Carnaval, fora das quatro linhas, as coisas estão bem melhores. Por mais que alguns problemas de infraestrutura tenham atrapalhado a equipe nos treinos durante a semana, os salários estão em dia e a fé do técnico Fran Costa mais ainda. Todos os seus jogadores estão à sua disposição, fato que não ocorreu durante todo o segundo turno. Costa promete colocar em campo o mesmo time que foi vice-campeão no turno anterior.
 
OS SORTUDOS

Ontem (27) os torcedores, sorteados na promoção do Troféu Camisa 13, compareceram nos estúdios do Programa Camisa 13 para receber seus prêmios. A premiação foi entregue pelo apresentador Zaire Filho, coordenador do projeto, e a equipe de Marketing da RBATV. Dois oito sortudos, somente dois não puderam comparecer. Um deles, por sinal, chamou atenção. Trata-se de Leandro Baia, mais conhecido como Leandrinho, meia titular do Cametá.  (Diário do Pará)

MARITUBA/PA: Homem é morto com 6 tiros em Marituba

28.05.2011.

Um homem foi assassinado no início da tarde de ontem (27) no conjunto Almir Gabriel, em Marituba. Segundo testemunhas que não quiseram se identificar, dois homens desconhecidos que estavam em uma motocicleta perseguiram a vítima e a alvejaram com seis tiros. Nenhum familiar compareceu ao local do crime.

O crime aconteceu na travessa Felipe Soares, entre as ruas Robson Vítor e Padre Józimo, por volta de 12h. A vítima seria conhecida apenas como “Raimundo” e seria vendedor de picolé na área.

De acordo com o soldado PM Da Paz, o crime tem características de execução, pois nenhum pertence da vítima foi levado. “Diante das circunstâncias, tudo leva a crer que ele devia a traficantes da área. Nada foi roubado, pois ele está com o aparelho celular e o relógio de pulso. Mas nesses casos a ‘lei do silêncio’ impera e isso dificulta o trabalha da polícia”.

A Divisão de Homicídios foi acionada e compareceu ao local para fazer o levantamento inicial da cena e, posteriormente, os peritos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves chegaram para fazer a remoção do corpo.

Um fato curioso ocorreu antes e durante as perícias iniciais: o aparelho celular da vítima tocou inúmeras vezes e só após os peritos fazerem as análises no corpo, um dos policiais civis da Divisão de Homicídios atendeu a ligação. Tratava-se de um número privativo e a pessoa que ligava era uma mulher. Segundo o policial, desconfiada da voz, ela desligou e não retornou mais. Ele disse que a ligação seria apenas para checar se ele ainda estava vivo. No braço direito, “Raimundo” tem tatuagens com os seguintes nomes: Lucivaldo, Luciana, Liliane e Juliana.
 
INFORMAÇÕES

O caso foi registrado na Seccional Urbana de Marituba onde será investigado. Quem tiver qualquer informação sobre o crime pode ligar para o disque denúncia (181) ou para o 190. A ligação é sigilosa e pode ser feita 24 horas todos os dias. (Diário do Pará)

BENEVIDES/PA: Dor e revolta em enterro de escrivão

28.05.2011.

Emoção, dor e revolta marcaram o enterro do ex-escrivão José Ramalho da Costa Junior, 41 anos, morto após reagir a um assalto em um ônibus na tarde de anteontem (26), no município de Benevides.

Uma verdadeira procissão com amigos e familiares da vítima acompanhou o corpo do ex-policial da residência dele até o cemitério Santa Isabel de Icoaraci. A viúva do ex-escrivão, a professora Ana Paula Ramalho, 48, estava bastante abalada com o fato ocorrido e contou que estava sob base de calmantes para suportar a dor da perda. Bastante emocionada, ela disse que José Ramalho nasceu, foi criado em Icoaraci e que sempre foi um homem querido pelos amigos.

A irmã da vítima, Etiene Ramalho, fez orações clamando pela paz e demonstrou revolta em relação à violência na sociedade. O enterro aconteceu às 17h30 de ontem (27). (Diário do Pará)

OUTEIRO/PA: Foragido é recapturado após matar oito

28.05.2011.

Policiais militares capturaram, no final da noite de anteontem, um rapaz de apenas 20 anos, que declarou já ter praticado pelo menos oito homicídios. Ele caminhava tranquilamente pela rua Jader Barbalho, próximo ao bairro do Fidelis, no distrito de Outeiro, em Belém.

Wellington Lenon Soares dos Santos, portava um revólver calibre 32 que estava carregado com seis munições intactas. Os policiais militares o encontraram após terem recebido uma denúncia anônima que descreveu todas as características de “Light”, como ele também é conhecido.

Após a captura, a guarnição comandada pelo sargento Ronaldo conduziu “Light” para a seccional de Icoaraci, unidade policial da qual ele fugiu no dia 17 de janeiro deste ano. Um dia antes, Wellington havia sido preso por tentativa de homicídio. Mas a principal revelação a respeito dele ocorreu durante o depoimento.

Diante do delegado Renato Wanghon, “Light” afirmou que efetuou oito assassinatos em diversos locais da Região Metropolitana de Belém. “Ele é uma ‘espécie’ de ‘soldado’ de cobrança de dívidas”, explicou o delegado. Ainda em depoimento, Wellington revelou que cobrava entre R$ 1.000,00 e R$ 2.000,00 para cometer os crimes.

“Light” confirmou brevemente que executou os assassinatos, mas não entrou em detalhes. Pelos menos perante a reportagem, Wellington dos Santos também não informou quem foram suas vítimas. Agora, ele está à disposição da Justiça. (DOL, com informações do Diário do Pará)

Mesmo sem pressa, Lyoto Machida se diz pronto para enfrentar Jones

28.05.2011.

Brasileiro admite que o ideal seria fazer mais uma luta antes de enfrentar atual campeão dos meio-pesados, mas não foge do desafio

Por Adriano Albuquerque Rio de Janeiro
Lyoto Machida (Foto: Site oficial do UFC) 
 
Lyoto prometeu agarrar chance de enfrentar Jones
com 'unhas e dentes' (Foto: Site oficial do UFC)

O brasileiro Lyoto Machida afirmou nesta sexta-feira que vê com bons olhos a possibilidade de enfrentar o atual campeão dos meio-pesados do UFC, Jon Jones, em sua próxima luta. Após o presidente do evento, Dana White, confirmar declarações do próprio Jones de que o baiano radicado no Pará estava na lista de possíveis desafiantes para sua primeira defesa de título, Machida se mostrou disposto a lutar logo para recuperar o cinturão que foi seu entre 2009 e 2010.

O carateca chegou a estar ameaçado de demissão pelo UFC caso perdesse o terceiro combate seguido, após derrotas para Maurício "Shogun" Rua e Quinton "Rampage" Jackson, mas deu a volta por cima ao derrubar Randy Couture, lenda do MMA, na última luta de sua carreira, com um golpe que lhe valeu o prêmio de "Nocaute da Noite" no UFC 129, no último 30 de abril. Machida admitiu que o convite para uma disputa de título neste momento seria uma surpresa.

- Sempre é bom a gente fazer mais uma ou duas lutas para ficar mais confiante, mais credenciado. Mas acredito que estou bem preparado. A verdade é que não tenho pressa, mas se a oportunidade for dada, vou agarrar com unhas e dentes, com muito prazer e muita vontade para trazer esse título para o Brasil - afirmou à reportagem do SporTV.com.

O baiano também repercutiu as declarações de Shogun ao programa "Tá na Área", de que o UFC coloca brasileiros para lutar entre si para deixar os americanos no topo. Machida não descordou completamente de Shogun, porém deixou claro que os combates com compatriotas são parte do jogo.

- Acontece com todo mundo. Os brasileiros dominam grande parte do cenário e esses confrontos são inevitáveis. Pode até haver um interesse do UFC em transformar um americano em campeão desta categoria, que é uma categoria nobre, e eles conseguiram fazer isso com o Jon Jones, que tem muito recurso e se encaixa entre os melhores da categoria. Mas não posso pensar dessa forma. Tenho que acreditar que temos que fazer nosso trabalho, independente de ser brasileiro ou americano, que o mundo conspira pra gente também.

Ligações entre cidades vizinhas ficam mais baratas a partir de hoje

28.05.2011.

Agência Brasil .
As ligações de telefone fixo para cidades vizinhas vão atingir 560 municípios do país, sendo 39 de regiões metropolitanas e três de regiões em desenvolvimento.
Brasília - Cerca de 68 milhões de moradores de 560 municípios brasileiros vão pagar mais barato para falar por telefone fixo com municípios vizinhos a partir de hoje (28). Os usuários de 39 regiões metropolitanas e de três regiões integradas de desenvolvimento poderão fazer chamadas para cidades que tenham continuidade geográfica e o mesmo código de área nacional (DDD) ao custo de  ligação local.

Os valores das ligações entre fixos e móveis não sofrerão alterações. A mudança nas tarifas faz parte da revisão do regulamento sobre áreas locais para o Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), promovida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

As regiões metropolitanas contempladas no regulamento são: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Baixada Santista (SP), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Vale do Aço (MG), Rio de Janeiro (RJ), Grande Vitória (ES), Goiânia (GO), Vale do Rio Cuiabá (MT), Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Agreste (AL), Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), Recife (PE), Natal (RN), Cariri (CE), Fortaleza (CE), Sudoeste Maranhense (MA), Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Capital (RR), Central (RR), Sul do Estado (RR), Florianópolis (SC), Chapecó (SC), Vale do Itajaí (SC), Norte/Nordeste Catarinense (SC), Lages (SC), Carbonífera (SC) e Tubarão (SC).

Nas regiões metropolitanas de Foz do Rio Itajaí (SC), São Paulo e a Grande São Luís (MA), todos os municípios já são considerados como área local. Também serão incluídas na mudança as áreas de desenvolvimento integrado que incluem o Distrito Federal e as cidades do Entorno (DF/GO/MG), o polo de Petrolina e Juazeiro (PE/BA) e a Grande Teresina (PI).

A lista de todas as localidades contempladas com a mudança pode ser acessada na página da Anatel na internet.

RIO DE JANEIRO/RJ: Ingressos esgotados para o primeiro jogo da decisão

28.05.2011.

Ingressos esgotados para o primeiro jogo da decisão

Os ingressos para o primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil já estão esgotados. A venda dos bilhetes foi realizada na última sexta-feira (27/05), para os sócios do clube e na madrugada deste sábado (28), para os demais torcedores na internet.

Com os ingressos esgotados, os postos de venda não irão funcionar. O Gigante da Colina encara o Coritiba na quarta-feira (01/06), às 21h50, em São Januário.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

MANAUS/AM: Arena da Amazônia tem 100% das fundações leste concluídas

27.05.2011.

A Arena será um estádio completamente novo em Manaus, construído no lugar do antigo Estádio Vivaldão.

Com projeto inspirado na floresta amazônica

Acritica.com
 
Vista aérea das obras da Arena da Amazônia

Vista aérea das obras da Arena da Amazônia (Divulgação/ Agecom)

A Arena da Amazônia, estádio que vai receber os jogos da Copa do Mundo de 2014 em Manaus, já tem 100% das fundações do lado leste (lado da Constantino Nery) concluídas. Trata-se de um total de 1.049 estacas tipo hélice contínua com diâmetros de 30, 60 e 80 centímetros e profundidade de aproximadamente 20 m, executadas. Esta é a parte mais adiantada do estádio, onde a execução dos blocos de fundação já apresenta avanço de 18%.

No lado oeste (próximo ao sambódromo), o processo de terraplenagem está em fase final, com 95% dos trabalhos executados e a parte de fundações prossegue com 192 estacas concluídas. Ao todo, será necessário executar 2.595 estacas em ambos os lados da Arena.

Em outra frente, a construtora já está produzindo, desde abril, as estruturas de concreto da arquibancada inferior do lado leste. O processo de produção dos degraus pré-moldados de concreto e das vigas inclinadas que lhes darão sustentação ocorre no canteiro central da construtora, localizado na Avenida Djalma Batista.

Até agora, foram produzidas 138 peças de degrau e 10 vigas inclinadas.

Serão 2.476 peças de degrau pré-moldado e, apenas para a arquibancada inferior, 108 vigas pré-moldadas de concreto armado, cada uma composta de 3 seções de aproximadamente 7 m cada. A montagem dessas peças na Arena está prevista para o início do segundo semestre deste ano.

Pré-moldados

Os degraus pré-moldados da arquibancada inferior possuem altura variável de 30 a 37 centímetors para atender  recomendações técnicas da FIFA, que exigem perfeita visibilidade do campo para os espectadores localizados em qualquer ponto da arquibancada do estádio. Na arquibancada superior, essa variação de altura dos degraus será de 55 a 60 centímetros. De março para maio, o ritmo de produção das peças de degrau pré-moldado aumentou de 2 para 6 por dia.

Empregos

A obra da Arena da Amazônia hoje conta com um quadro de 484 profissionais. São 20 engenheiros, 24 técnicos, 54 administradores, 234 oficiais e 152 ajudantes. A previsão é que no pico da obra, previsto para janeiro de 2012, esse quadro aumente para um total de 1.500 funcionários.

Sobre a Arena

A Arena da Amazônia será um estádio completamente novo na cidade de Manaus, construído no lugar do antigo Estádio Vivaldo Lima. Com projeto inspirado na floresta amazônica, a nova Arena terá cobertura em estrutura metálica com design arrojado e semelhante ao de um cesto de palha.

MANAUS/AM: Empresário agride dois agentes de trânsito em Manaus

27.05.2011.

O empresário Mário Jorge Godim Lemos se irritou com os agentes de trânsito por rebocarem o veículo dele parado em frente a uma placa de proibido estacionar na Avenida Boulevard Álvaro Maia.
   O empresário Mário Jorge Godim Lemos agrediu dois agentes de trânsito na manhã desta quinta, 26 de maio.
 
MANAUS - Os agentes de trânsito Adriano Oliveira Santos e Jean Auzier Sobreira foram agredidos pelo empresário Mário Jorge Godim Lemos na manhã desta quinta, 26 de maio, na Avenida Boulevard Álvaro Maia, na zona centro-sul de Manaus.

Tudo aconteceu porque o empresário se irritou por ter o carro, um Fiat Siena placa JWV-4764, guinchado após os agentes de trânsito não terem encontrado o dono do veículo que estava estacionado em frente a uma placa de proibido estacionar.

Acompanhado do irmão, Mário partiu para cima de Adriano e Jean e os agrediu. A ação foi flagrada por uma câmera do CIOPS instalada próxima a rua.

 Logo em seguida, policiais militares chegaram ao local e encaminharam os envolvidos para o 1º Distrito Policial, na Praça 14. Segundo informações da polícia, ao chegar a delegacia, Mário se recusou a fazer o teste do bafômetro e prestou depoimento sobre o fato.

O empresário foi liberado em seguida e vai ser indiciado por quatro crimes: ameaça de morte, lesão corporal, desacato a autoridade e injúria.

Procuradorias garantem posse do Incra em fazenda do Pará destinada à reforma agrária

27.05.2011.
 
Reforma Agrária

A Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu, na Justiça, a extinção de ação de desapropriação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), ao descobrir que o imóvel pertencia à União. A Fazenda Reunidas Eldorado, localizada em Tucuruí (PA), foi destinada à reforma agrária e possui área de 5.500 hectares,.

A Comissão do Instituto de Terras do Pará (Itepa) certificou que o título de domínio da fazenda considerado pelo Incra era falso e que a área estaria dentro de local pertencente à União. Diante disso, a Procuradoria Regional Federal da 1º Região (PRF1) e a Procuradora Federal Especializada junto à autarquia (PFE/Incra) pleitearam a extinção da ação.

O Juízo de primeira instância acolheu os argumentos e extinguiu o processo. Reconheceu que a autarquia teria o direito de posse no imóvel, independente da desapropriação, por estar comprovada que a área era da União.

Inconformado, o proprietário da fazenda contestou a decisão, para que a autarquia fosse condenada a pagar indenização. Alegou que não haveria julgamento definitivo do processo para discutir a validade de matrícula do imóvel.

O Tribunal Regional Federal da 1º Região negou o pedido. Considerou que em ação de desapropriação somente é cabível a discussão sobre o preço e vícios no processo.

A PRF1 e a PFE/Incra são unidades da Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da AGU.

Ref.: Apelação Cível nº 2003.39.01.000012-3/PA TRF-1º Região

Laize Andrade/Patrícia Gripp

RIO DE JANEIRO/RJ: Torcedores do Vasco enfrentam fila e chuva por ingresso para a final

27.05.2011.

Cerca de 200 torcedores aproveitam venda exclusiva para sócios e lutam para garantir um lugar em São Januário

Por Fred Huber e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
A final da Copa do Brasil já mexe com os ânimos dos torcedores. Na manhã desta sexta-feira, cerca de 200 vascaínos, que são sócios do clube, enfrentaram chuva e frio para garantir seus ingressos para o duelo contra o Coritiba, na próxima quarta-feira, às 21h50m, em São Januário. É o primeiro jogo da luta pelo título. As bilheterias abriram às 10h e as vendas apenas para sócios seguem até 17h também na sede náutica do clube e na sede do Calabouço. A venda para o restante da torcida começa no próximo sábado.

torcida fila ingressos vasco são januário final copa do brasil (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com) 
Sócios do Vasco fazem fila por ingressos em São Januário (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)

O estudante vascaíno Jeremias Santos, de 21 anos, chegou cedo e disse que qualquer esforço para ver o Vasco na final é válido. Ele mostrou muita confiança no título, mas disse que preferia ver o segundo jogo em São Januário.

- Sempre quis conquistar um título no nosso caldeirão, mas o sorteio foi contrário. Então vamos atropelar aqui dentro e administrar lá para podermos levar essa Copa do Brasil. O time está jogando muito - afirmou.

O valor da arquibancada para a final será mais caro do que nos jogos anteriores: R$ 50. A entrada de cadeira social custa R$ 80 e a poltrona, que dá direito a estacionamento pelo portão 16, vale R$ 150. Os torcedores também poderão comprar os ingressos pelo site www.futebolcard.com.br. Vale lembrar que os bilhetes para o jogo de domingo, às 18h30m (de Brasília), contra o América-MG, pela segunda rodada do Brasileiro, também estão sendo comercializados.

BELÉM/PA: Preso acusado de assassinar cabo da Aeronáutica

27.05.2011.


A Polícia Civil prendeu, nesta sexta-feira (27), um homem acusado de assassinar a tiros um soldado da Aeronáutica, em Belém. O crime aconteceu em 8 de dezembro do ano passado, quando o soldado estava de serviço. O preso confessou participação no crime, mas apontou um cúmplice como autor do disparo que matou o soldado. A polícia também apreendeu drogas na casa de outro suspeito do crime.

Pablo Henrique S. da S., 20 anos, foi preso em uma residência na passagem Angelim, no bairro da Marambaia, por policiais da Divisão de Homicídios. A prisão dele já havia sido decretada. 'A prisão é preventiva e foi decretada ontem (26)', disse o delegado Gilvandro Furtado. Na delegacia ele confessou o crime. 'Disse que foi um assalto para roubar a arma do soldado e que o segurou, mas quem atirou foi outra pessoa', revelou Furtado.



Através de Pablo, a polícia chegou a outros três suspeitos de integrar a quadrilha, que praticava assaltos e tráfico de entorpecentes no bairro. Na casa de um deles, os policiais apreenderam 75 petecas de pasta base de cocaína. Os suspeitos ainda não foram localizados. 'Mas já temos pistas deles. As prisões são questão de tempo', avalia.

Pablo vai responder pelos crimes de homicídio, roubo e pode responder também por tráfico de entorpecentes. O preso aguarda transferência para o Sistema Penal na Divisão de Homicídios. Este é o segundo homicídio que ele responde. O primeiro foi em fevereiro deste ano. Segundo a polícia, Pablo confessou ter assassinado João B. F., conhecido como 'Baby'.

Crime - Thiago Pantoja Baracho foi assassinado, com um tiro na cabeça, na Unidade de Vigilância da corporação instalada no quartel do Comando Geral dos Bombeiros Militares, na Avenida Pedro Álvares Cabral, quando estava trabalhando. A suspeita é que tenha sido praticado durante um assalto. A arma do militar e sua farda foram roubadas.


Redação Portal ORM

MANAUS/AM: Concurso do Ifam é suspenso pelo Ministério Público Federal

27.05.2011.

A prova foi realizada no dia 8 de maio e, devido à suspensão do certame, o resultado do mesmo não pode ser divulgado pelo Ifam.

Manaus - O concurso público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) para o preenchimento de duas vagas para técnico de enfermagem e oito para assistente de aluno, referente ao edital 013/2010, foi suspenso por recomendação do Ministério Público Federal (MPF).

A prova foi realizada no dia 8 de maio e, devido à suspensão do certame, o resultado do mesmo não pode ser divulgado pelo Ifam.

De acordo com o membro da Comissão Permanente de Concurso Público (CPCP) do Ifam Geraldo Lima, um dos candidatos que fizeram a prova entrou com recurso no MPF, porque na mesma constavam questões já publicadas na internet e, desde 2009, foi determinado que as questões dos concursos realizados pelo instituto deveriam ser inéditas. “Tivemos que assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MPF e a empresa responsável pela prova, a JMR Soluções Empresariais Ltda., tem um prazo de cinco dias para fazer um pronunciamento ao órgão”.

Lima destacou que, após a apresentação do pronunciamento pela JMR Soluções Empresariais Ltda. ao MPF, o órgão vai estudar a resposta e depois irá recomendar quais procedimentos devem ser tomados.

“Assim que tivermos o posicionamento do MPF, publicaremos no site da instituição (www.ifam.edu.br/cms)”.

ANORI/AM: Polícia Civil deflagra operação contra drogas no interior do Amazonas

27.05.2011.

Pelos menos 11 pessoas foram presas na manhã desta sexta-feira (27), no município de Anori, onde também estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão

acritica.com

A Polícia Civil desencadeou na manhã desta sexta-feira (27), a “Operação Bagaço”, no município de Anori – localizado a 200 quilômetros de Manaus -, onde foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, além da prisão de 11 pessoas e apreensão de droga.

As ações estão sendo realizadas por policiais da Força Especial de Regaste e Assalto (FERA),  Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e do 75º Distrito Civil de Anori.

Barreiras policiais foram montadas nos principais pontos de entrada e saída da cidade, para fiscalizar veículos automotivos que apresentem alguma irregularidade em documentação.

Entre os presos estão “Cláudia da Pasta”, 34, “Marquinho do Pó” e  “Bombado”, apontados como os principais fornecedores de droga do município.       

O nome da operação faz alusão a 19º Festa da Laranja realizada anualmente na cidade.

MANAUS/AM: Tribunal julga contas de Eduardo Braga e Omar Aziz na segunda-feira

27.05.2011.

O Ministério Público de Contas (MPC) emitiu alerta preventivo à Controladoria Geral do Estado (CGE) em 20 de maio sobre quatro impropriedades “antigas” na administração estadual.

Manaus - O Tribunal de Contas do Estado (TCE) vai julgar na próxima segunda-feira  as contas do Governo do Amazonas de 2010. Os conselheiros vão analisar os balancentes financeiros da gestão do ex-governador Eduardo Braga (PMDB), no período de janeiro a março, e de Omar Aziz, de abril a dezembro do ano passado.

O Ministério Público de Contas (MPC) emitiu alerta preventivo à Controladoria Geral do Estado (CGE) em 20 de maio sobre quatro impropriedades “antigas” na administração estadual, que foram previamente identificadas nos balanços do ano passado e se estendem no exercício financeiro em curso.

O procurador de contas Ruy Marcelo Alencar Mendonça afirmou que a primeira impropriedade listada é o “desprezo a normas fundamentais aplicáveis” nos contratos com Organizações Não Governamentais (ONGs) e Organizações Sociais de Interesse Público (Oscip), além de alto índice de contratos com dispensa e enexigibilidade de licitação e  o elevado número de pessoal temporário ou terceirizado, que para  o MPC reflete déficit na formação e consolidação de carreiras do serviço estadual.

RIO DE JANEIRO/RJ: Volta Redonda se prepara para a Série D do Brasileiro

Volta Redonda se prepara para a Série D do Brasileiro

Clube foi convidado para participar da competição e já pensa em reforços



O Volta Redonda recebeu a notícia de que estará na Série D do Campeonato Brasileiro e já se prepara para disputar a competição. O presidente do clube, Rogério Loureiro, revelou o novo planejamento da equipe na tarde desta quarta-feira, dia 25 de maio.

“Uma das mudanças será a reapresentação dos jogadores para o dia 1º, pois o campeonato começa em julho. Outra mudança é com os investimentos, porque com a nossa participação na Série D, teremos que arrecadar mais recursos, para isso, nós vamos mobilizar os empresários da região para nos ajudar nesta campanha”, disse Loureiro, em entrevista ao site Lancenet.

O Volta Redonda recebeu o convite na noite da última terça-feira, dia 24, após alguns clubes desistirem da competição nacional, como por exemplo, o Boavista, Olaria, Americano e Resende que alegaram não terem condições financeiras.

O presidente ficou contente com o convite e aceitou prontamente. “Foi uma surpresa e uma felicidade muito grande, já que não conseguimos a vaga no campo, mas sim através de um convite. Vamos buscar o título, porque é muito importante para o Volta Redonda participar de uma competição nacional”, comentou.

O presidente afirmou que já acertou o retorno de três jogadores que foram dispensados após o fim do Campeonato Carioca, entre eles está o arqueiro Mauro.

“Vamos fazer um plantel mesclado com jogadores que permaneceram no clube, os juniores e os novos contratados. Nós já acertamos a volta do goleiro Mauro e os zagueiros Lombardi e João Gabriel, que disputaram o Carioca”, revelou.

No Justicadesportiva.com.br você encontra notícias do mundo da bola!

RIO DE JANEIRO/RJ: Ansiedade atrapalha o time dentro de São Januário

27.05.2011.

Rio - Fora de casa, o Vasco marcou 13 gols em cinco jogos na Copa do Brasil. Mas a explicação da maioria dos jogadores para jogar melhor fora de casa — por ter mais espaços para tocar a bola —, não cola muito. Afinal, o Avaí começou a partida quase tão atrás como em São Januário. Para Anderson Martins, o que atrapalha o Vasco em casa é a ansiedade para fazer logo os gols.

“Bate um pouco de ansiedade, acho que falta também um pouco de calma e a gente acaba se atrapalhando em casa”, disse Anderson, que ano passado foi vice-campeão da Copa do Brasil pelo Vitória.

O goleiro Fernando Prass lembra o confronto de ida em São Januário, contra o Avaí. “Ali ficou nítido que, no segundo tempo, a torcida já estava impaciente, porque achava que tínhamos que abrir uma boa vantagem para o jogo de volta. Mas nós, dentro de campo, não podemos nos abalar com isso, não podemos nos contagiar com essa ansiedade. Se não, acontece como foi contra o Avaí, quando tomamos um gol e, por pouco, não levamos mais”, disse Prass, que cobrou essa maturidade do time.

PARIS: Avião da Air France caiu após 4 minutos de tentativas frustradas Reuters

27.05.2011.

PARIS (Reuters) - Os pilotos do voo 447 da Air France tiveram dificuldades com os controles da aeronave por mais de quatro minutos antes de o avião cair no oceano Atlântico, matando as 228 pessoas a bordo, disseram investigadores franceses nesta sexta-feira.

O acidente em 31 de maio de 2009 começou com um pequeno alerta duas horas e meia após o início da viagem Rio de Janeiro-Paris, e pouco depois de o capitão deixar brevemente a cabine no começo de um período de descanso.

O Airbus A330 subiu para cerca de 11.600 metros de altitude, e começou uma descida de três minutos e meio, girando de esquerda para direita. O mais jovem dos três pilotos entregou o controle ao segundo piloto mais experiente um minuto antes do acidente.

A cronologia foi divulgada em um comunicado da autoridade francesa que investiga os acidentes aéreos (BEA), que afirmou ser muito cedo para determinar a causa do acidente antes de um relatório mais completo em meados do ano.

(Reportagem de Tim Hepher)

SANTARÉM/PA: São Raimundo: crise? Só fora de campo...

27.05.2011.

São Raimundo: crise? Só fora de campo... (Foto: Mário Quadros)
(Foto: Mário Quadros)

Confusão entre os próprios diretores. Desentendimento entre treinado e presidente. A diretoria do São Raimundo pode até não estar falando a mesma língua nos bastidores, mas dentro das quatro linhas os jogadores garantem: “Estamos trabalhando normalmente e tranquilamente com o Charles (Guerreiro)”. As palavras foram ditas, ontem (26), pelo goleiro e capitão do time, Labilá, depois de dias de notícias tumultuadas vindas de Santarém.

O arqueiro não desmente a semana conturbada vivida pela equipe, porém, garante que o elenco alvinegro está concentrado. “Tivemos uma semana com muitos problemas realmente, mas nosso foco é o jogo, sem se preocupar com que aconteceu fora. Eles só servem para a imprensa”, enfatiza o capitão santareno.

Para Labilá, a concentração é tanta que existe até a receita para derrubar o Cametá no próximo sábado (28). 

“É só repetirmos nosso primeiro tempo que vamos conseguir”, disse, referindo-se à primeira etapa do desafio contra o Mapará no jogo de ida da semifinal, em que o time santareno desceu para os vestiários com 3 a 0 a seu favor. “O Cametá é uma grande equipe, mas foi mais desatenção nossa para termos tomado os dois gols no segundo tempo, na hora do escanteio e do lateral”, declara o goleiro.

A confiança é tão grande em Santarém que tem gente dizendo que os problemas extracampos do mundico não passariam de uma ‘encenação teatral’ para distrair o rival cametaense. “Não temos por que ficar inventando problemas para o adversário pensar que estamos fragilizados”, assegura Labilá. (Diário do Pará)

ANANINDEUA/PA: De volta às ruas, acusado de homicídio preocupa

27.05.2011.

O principal suspeito de ter cometido o triplo homicídio na ilha de João Pilatos, em Ananindeua, há 10 dias está em liberdade novamente. Os familiares de Andrey, Ronaldo e Edinaldo estão indignados com a decisão judicial por ter liberado o rapaz. Mas a polícia permanece com as investigações e está na fase final do inquérito.

Um dia após o crime, Tiago Damasceno, o principal suspeito, se apresentou espontaneamente na Divisão de Homicídios para prestar esclarecimentos e saber a respeito das acusações. Na ocasião, foi dada a voz de prisão a Tiago e ele foi autuado em flagrante pelo triplo homicídio. A delegada Silvia Mara Tavares disse que de início ele insistiu em negar os fatos, mas teve certos momentos que tentou atribuir o crime a outras pessoas.

“Ele quer desvirtuar o entendimento da polícia, disse que sabe quem fez isso, mas sempre se anulando da responsabilidade”, explicou a delegada. Após três dias preso, a defesa de Tiago conseguiu o relaxamento do flagrante, pois a juíza Guisela Haase de Miranda Moreira, da 6ª Vara Penal da Comarca de Ananindeua, entendeu que não se tratava de flagrante, já que ele se apresentou espontaneamente.

Mesmo com esse entendimento judicial, para a polícia, familiares e moradores da ilha, Tiago ainda é visto como o responsável pelo triplo homicídio. Mas a delegada ressaltou que ele não é o único atuante. (Diário do Pará)

BELÉM/PA: Licitações na AL eram negócio de família, diz MPE

27.05.2011.

Em quase dois meses de investigações, o Ministério Público vem encaixando as peças do quebra-cabeça e já conseguiu elaborar parte do organograma das fraudes no Legislativo estadual. Um dos esquemas em vigor entre 2005 e 2006, durante a gestão Mário Couto (PSDB), atual senador, envolveu toda a família da então membro da comissão de licitação da Assembleia Legislativa, Daura Hage, que o MP aponta ter se beneficiado, junto a familiares envolvidos no esquema, com de cerca de R$ 8 milhões dos recursos da AL.

Segundo as investigações, a família Hage se locupletou do dinheiro público, através de licitações fraudulentas com cartas marcadas para contratar cinco empresas, cujos titulares eram o então marido de Daura Hage, José Carlos Rodrigues, o cunhado dela, Josimar Pereira Gomes, Williame Tiago Hage Gomes e Willy Tatiane Hage Gomes, filhos de Josimar e sobrinhos de Daura Hage.

As empresas J. C. Rodrigues de Souza, Real Metais Serviços Técnicos Ltda, Tópicos Comércio de Gêneros Alimentícios Ltda, JW Comércio de Material de Construção e Serviços Ltda. e JTW Gomes Comercial e Serviços, usufruíram do dinheiro da AL por intermédio de Daura Hage, que comandou todo o esquema, de acordo com os promotores que investigam o caso, Milton Menezes e Arnaldo Azevedo.

Anteontem à tarde e ontem pela manhã, o MPE fez nova ação de busca e apreensão de documentos e equipamentos para desvendar as fraudes da AL. Desta vez, foram recolhidas provas nas casas de José Carlos Rodrigues, em Mosqueiro, onde ele reside desde que se separou de Daura Hage, e de Josimar Gomes, casado com Sada Hage, irmã de Daura. A casa, localizada no conjunto Médici I, no bairro da Marambaia, deveria ser a sede das empresas Real Metais, cujos proprietários são o ex-marido de Daura, José Carlos, e Josimar Gomes, e JW Comércio e Serviços Ltda, de sociedade de Josimar com a filha Willy Tatiane, sobrinha de Daura. Mas o local é apenas a residência do casal, onde os promotores recolheram cheques, documentos da AL, equipamentos e computadores.

Também consta na documentação das empresas que o local seria sede da empresa JTW Gomes, propriedade de Williame Thiago Hage Gomes, filho de Josimar, sobrinho de Daura.

A empresa Tópicos Comércio de Gêneros Alimentícios seria de propriedade de José Carlos e Josimar Gomes, mas em 2008 alterou o contrato: saiu José Carlos e ingressou como sócio-proprietário Anailson Barbosa, irmão de Adailson Barbosa, considerado amigo pessoal e braço direito de Daura Hage.

Na casa de José Carlos, em Mosqueiro, os promotores encontraram documentos da Croc Tapioca, outra empresa formada para fornecer tapioca à AL, mas que ainda não foram analisados.

Segundo os promotores, todas as cinco empresas pertenciam à família de Daura Hage, o que configuraria impedimento legal, já que como membro da comissão de licitação ela não poderia ter familiares participando de concorrência pública na AL.

Servidor que aceita ocupar cargo em local diverso do escolhido na inscrição perde preferência

27.05.2011.
 
DECISÃO
 
Servidor que aceita tomar posse em cargo público fora da cidade escolhida no ato da inscrição no concurso não tem direito a ocupar posto que venha a surgir no local inicialmente selecionado. O entendimento é a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que negou mandado de segurança impetrado por um analista ambiental.

No mandado de segurança contra ato do ministro de Estado do Meio Ambiente, o servidor pediu a nomeação para uma vaga que foi disponibilizada em Brasília. Ele alega que não foi observada a ordem de opções apresentadas previamente e que teria direito de ser nomeado para a Coordenadoria Geral de Licenciamento Ambiental, na capital federal.

Ao analisar o processo, o relator do caso, ministro Og Fernandes, observou que o edital do concurso estabeleceu que, no momento da inscrição, os candidatos tinham a opção de selecionar os locais onde poderiam exercer as atividades de analista ambiental. O servidor escolheu primeiramente Brasília, onde residia há mais de 16 anos e possui imóvel próprio. Quando foi convocado para nomeação, a vaga na capital federal não estava disponível, o que levou o servidor a optar por um posto na cidade de Guajará-mirim, em Rondônia.

Após quase um ano de trabalho em Guajará-Mirim, o servidor verificou que a vaga em Brasília tinha sido aberta, mas já estava destinada a outra candidata. Por isso, ele buscou na Justiça o direito de trabalhar na cidade que escolheu ao se inscrever no concurso público. Argumentou que tinha direito líquido e certo de preencher essa vaga.

O ministro relator afirmou que não se pode falar em direito líquido e certo porque não foi demonstrada desobediência à ordem de classificação. Fernandes destacou que, segundo a jurisprudência do STJ, quando candidato classificado em posição melhor tiver tido a oportunidade de escolher o local de exercício do cargo e ter tomado posse em local diverso do escolhido por falta de vaga, não ocorre preterição com a nomeação de outro aprovado com nota menor.

De acordo com o edital do concurso, quando a cidade com vaga disponível não fosse conveniente para o candidato, ele poderia recusar o posto oferecido e aguardar, na última classificação da lista de aprovados, uma nova convocação para o local desejado. “Desse modo, eventual desinteresse pela vaga oferecida deveria ter sido externado pelo impetrante por ocasião da escolha, o que não ocorreu na hipótese em apreço”, afirmou o relator no voto.

O relator também apontou que regra do edital determina que o servidor nomeado deverá permanecer no mínimo cinco anos na primeira lotação, antes de ser transferido, a critério da administração do órgão. Seguindo o voto do relator, todos os ministros da Terceira Seção negaram a segurança.

Coordenadoria de Editoria e Imprensa

BRASILIA/DF: Declarada inconstitucional lei paraense que mantinha defensores públicos não concursados:

27.05.2011.

 Por votação unânime, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou, nesta quinta-feira (26 de maio de 2011), a inconstitucionalidade do artigo 84 da Lei Complementar (LC) nº 54/2006, do Estado do Pará, que mantinha advogados não concursados investidos na função de defensores públicos na condição de "estatutários não estáveis", até a realização de concurso público de provimento dos cargos da categoria inicial da carreira.

A decisão foi tomada no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4246, ajuizada em junho de 2009 pelo governo paraense. Com adesão dos demais ministros presentes à sessão, o relator do processo, ministro Ayres Britto, endossou parecer da Procuradoria Geral da República pela procedência da ação e, por conseguinte, pela declaração de inconstitucionalidade do artigo impugnado.

Alegações

A ação, ajuizada contra a Assembleia Legislativa do Pará (AL-PA) que promulgou a lei complementar questionada, alegava que, ao permitir a permanência de advogados contratados sem concurso público no exercício da função de defensores públicos no estado, o dispositivo impugnado violava os artigos 37, incisos II e IX, e 134, parágrafo único, da Constituição Federal (CF), que prevê a admissão de servidor público somente por concurso público.

Alegou, ainda, que cabia substituir logo os defensores temporários, pois haveria até o risco de sua participação nos processos em que atuaram ser objeto de contestação, em instâncias superiores.

Decisão

Em sua decisão, o Plenário do STF convalidou a atuação dos defensores temporários até agora exercida, mas decidiu que sequer caberia modular a decisão para proporcionar uma transição dos atuais para novos ocupantes desses cargos.

Isso porque foi informado, em Plenário, pelo procurador geral do Pará, José Aloysio Cavalcante Campos, que o Estado já acaba de realizar o terceiro concurso para provimento de cargos de defensor público e que, ainda no dia 20 deste mês, foram nomeados 32 novos profissionais concursados para a função.

Com isso, segundo informou, há 291 defensores públicos em atuação no estado para 350 comarcas.

Entretanto, ainda há um cadastro de reserva, com os quais serão preenchidas as 59 vagas ainda abertas.

Assim, não há mais a necessidade de manutenção dos defensores ditos "estatutários estáveis".

Essas últimas informações, prestadas hoje em Plenário, levaram o ministro Ayres Britto a reconhecer que "o artigo 84 (da LC 54/2006 do Pará) esvaiu sua eficácia material". Assim, tampouco persiste, então, segundo ele, a alegação anterior de que 97 defensores aprovados no segundo concurso realizado naquele estado não haviam ainda sido nomeados em virtude de dificuldades orçamentárias.

Por fim, na mesma linha em que já se manifestou quando relatou a ADI 3700, o ministro Ayres Britto observou que "essa forma de recrutamento (sem concurso público) não se coaduna nem com a parte permanente, nem com a transitória de contratação de servidores, preconizada pela Constituição Federal (CF)".

Além dos dispositivos constitucionais mencionados, ele se referia ao artigo 22 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), que assegurou aos defensores públicos investidos na função até a data de instalação da Assembleia Nacional Constituinte, o direito de opção pela carreira, porém com observância das garantias e vedações previstas no artigo 134, parágrafo único, da CF (concurso de provas e títulos).

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Após sorteio na CBF, ficou definido que a finalíssima será no Couto Pereira

26.05.2011.

O primeiro jogo entre Vasco e Coritiba será quarta-feira que vem em São Januário



Couto Pereira: O palco da grande final!

Rio de Janeiro, RJ, 26 (AFI) – O Estádio Couto Pereira será o palco onde o campeão da Copa do Brasil de 2011 erguerá a taça a dará a volta olímpica. Em sorteio realizado na tarde desta quinta-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, ficou definido que o primeiro jogo da final entre Coritiba e Vasco será em São Januário e o segundo em Curitiba.

As datas e horários foram mantidos de acordo com o que já estava agendado. A primeira partida, no Rio de Janeiro, aocntecerá na quarta-feira, dia 1º de junho, às 21h50. A finalíssima acontecerá no Couto Pereira, no 8 de junho, na outra quarta-feira, também às 21h50.
Agora, fica a expectativa para saber quais serão os árbitros responsáveis pelas duas finais. A CBF já anunciou que o sorteio da arbitragem para as duas partidas da final acontecerão na próxima segunda-feira.

Para chegar à final, o Coxa passou pelo Ceará em dois confrontos apertados. No primeiro, segurou um empate sem gols, em Fortaleza. Nesta quarta-feira, venceu, por 1 a 0, em casa. Já o Vasco, após empatar com o Avaí, por 1 a 1, no Rio, surpreendeu e venceu em Florianópolis, por 2 a 0.

A exemplo do que ocorreu no ano passado, quando Santos e Vitória foram os finalistas – o Peixe sagrou-se campeão -, o campeão da Copa do Brasil deste ano será inédito. Vasco e Coxa nunca foram campeões na competição.

GOIANIA/GO: Fernandão aparece em centro de treinamento e pode fechar com Goiás

26.05.2011.

O atacante esteve no clube para conversar com o médico do clube sobre seu problema na coxa




Goiânia, GO, 25 (AFI) - Um dos principais ídolos rescentes da história do Goiás, o atacante Fernandão pode acertar seu retorno com o clube nos próximos dias. Dispensado pelo São Paulo na última semana, o jogador segue sem clube mesmo depois de ter sido especulado em equipes como Palmeiras e Botafogo.

Nesta quinta-feira, ele esteve no centro de treinamentos do Goiás e levantou suspeita sobre sua possível volta ao clube. Fernandão aproveitou a visita para conversar com o médico do Esmeraldino, Marcelo Almeida, para tratar de um problema que vem passando na coxa esquerda. O atacante saiu e entrou sem falar com ninguém, nem comentar seu destino.
"O grupo tem qualidade, mas também precisamos de jogadores rodados , com mais cacife para chegar aqui e não sentir o peso da camisa de jogador em um clube como o Goiás e chegar para resolver. Se o Goiás pensa em subir tem que pensar dessa maneira", afirmou o treinador Esmeraldino, Arthur Neto.

Revelado nas categorias de base do próprio Goiás, Fernandão se tornou ídolo do clube por ser pentacampeão estadual e conquistar o título da Série B, de 1999. Depois de passar pelo futebol francês, pelo Inter e pelo futebol árabe, retornou ao Esmeraldino em 2009, chegando de helicóptero ao Serra Dourada para sua apresentação. Porém, teria causado inveja no restante do elenco e não fez boas partidas.

Prepare a receita campeã do Comida di Buteco

Prepare a receita campeã do Comida di Buteco

Aprenda a preparar o Sonho Meu do Bar do Zezé, receita vencedora do Comida di Buteco 2011 de Belo Horizonte.

Sonho Meu

Ingredientes:
- 1 Kg Músculo
- 500 gr Feijão Andu
- 1 Tomate médio sem sementes e em cubos
- 1 Cebola média cortada em cubos
- 200 gr Lingüiça calabresa em rodelas
- 200 gr Bacon
- 1 colher (sopa) alho e sal
- 1 colher (sopa) Colorau
- Óleo
- 1 Kg Mandioca amarela
- 1 colher (sopa) Manteiga de garrafa
- 1 colher (café) sal
- Pimentões verde, vermelho e amarelo picados em tiras
- Cheiro verde e pimenta biquinho a gosto
- 2 colheres de maionese

Modo de fazer:

Corte a carne em cubos e tempere com alho e sal. Refogue a carne com um fio de óleo e o colorau e cozinhe na pressão por 20 minutos.

Cozinhar o feijão andu com a linguiça calabresa em rodelas de 15 a 20 minutos; depois de cozido escorra o caldo e reserve.

Frite o bacon, a cebola, acrescente o tomate em cubos, os pimentões e em seguida o feijão com a linguiça calabresa; depois de refogados junte-os à carne já cozida.

Mandioca
Cozinhe a mandioca com 1 colher (café) de sal até quase desmanchar; acrescente a manteiga de garrafa e a maionese.

Monte o prato e enfeite com cheiro verde e a pimenta biquinho.

BRASILIA/DF: Novo remédio contra a hepatite C pode aumentar a chance de cura em até 79%

26.05.2011.

Intitulado "Incivek", o remédio tem custo nos EUA entre US$ 20 mil e 30 mil. Antes de chegar ao país, o medicamento vai precisar ser aprovado pela Anvisa.

Brasília - Um novo remédio contra a hepatite C deve chegar ao Brasil em outubro. O Incivek, nome comercial do componente telaprevir, pode aumentar a chance de cura em até 79%. A agência de alimentos e medicamentos do Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) aprovou a nova fórmula na última segunda-feira (23). O custo da medicação nos EUA varia entre US$ 20 mil e US$ 30 mil. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Portadores de Hepatite (ABPH), Humberto Silva, o composto é visto com otimismo.

“Esse remédio vai complementar a esperança de cura dos portadores de hepatite C que há 20 anos vêm se tratando. No Brasil, são 3 milhões de pessoas infectadas, e apenas 10% sabem que estão doentes. É uma coisa assustadora”, disse em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

Ao chegar ao país, o medicamento precisará ter o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser comercializado. O Ministério da Saúde ainda não sabe qual será o valor do remédio no mercado nacional ou se o composto será distribuído no Sistema Único de Saúde (SUS).

Além desse medicamento, foi aprovado em maio, o Victrelis, nome comercial do componente boceprevir. É um inibidor de protease – enzima de ligação fundamental para a multiplicação do vírus da hepatite C e age de maneira muito semelhante ao Incivek.

A hepatite C age no organismo por vários anos sem desenvolver qualquer sintoma, até causar a cirrose (falência hepática) e, em outros casos, também o câncer de fígado. E ainda é dividida em quatro tipos de vírus: 1, 2, 3 e 4 – chamados de genótipos. O Incivek vai agir no genótipo 1, que é justamente o mais difícil de tratar, pois é resistente aos remédios que existem.

O presidente da ABPH explica que o tratamento da hepatite traz alguns efeitos indesejáveis. Os cabelos caem, os pacientes sentem dores na cabeça, no corpo. Ele ressalta que o novo medicamento será usado de maneira complementar. “Esse remédio não substitui os já existentes que é o Interferon (injeção semanal) e a Ribavirina (cápsulas diárias). O Incivek são cápsulas diárias, que deverão ser acrescentadas aos dois medicamentos, e tomadas por 12 semanas.”

Silva alerta para a importância do teste, que pode ser feito por meio de exames de sangue, ou uma biópsia do fígado. “Pessoas de 30 a 60 anos, pessoas que tiveram transfusão de sangue, que vão muito a dentistas, que possuem tatuagens no corpo, estão no grupo de risco.”

BELÉM/PA: Rodoviários do terminal da UFPA podem parar

26.05.2011.


Rodoviários do terminal da UFPA podem paralisar as atividades nesta quinta-feira (26), em protesto pelas condições de trabalho no local. Eles denunciam que a parte que foi inaugurada do terminal não comporta a quantidade de linhas que atuam na área. Com isso, vários acidentes estariam ocorrendo na área.

Segundo o assessor do sindicato dos rodoviários de Belém, Hernandes Campos, a situação é precária. 'O espaço é muito pequeno para as vinte linhas que circulam lá', reclamou.

Segundo ele, apenas o anexo do terminal, sua parte menor foi inaugurada, enquanto o espaço maior está pronto, mas não funciona. 'Não funciona porque não tem luz, nem água lá', comenta.

Ainda segundo o assessor do sindicato dos trabalhadores, o órgão já teve reuniões com representantes da CTBel (Companhia Municipal de Trânsito), empresários, Prefeitura e Cohab, para denunciar o problema, mas nada foi resolvido. 'Ninguém quer assumir a gestão do terminal e, enquanto isso, muitos acidentes vão acontecendo lá', diz.

Por conta disso, os rodoviários que trabalham nas vinte empresas que utilizam o terminal pretendem realizar uma paralisação. A decisão deve sair de uma assembleia com a categoria que acontece na tarde desta quinta-feira (26).

Redação Portal ORM

BELÉM/PA: Alepa: assessora de Robgol falta a depoimento

26.05.2011.

O depoimento da assessora do deputado Robgol, Euzilene Araújo, que deveria acontecer na manhã de hoje (26), no Ministério Público Estadual, foi cancelado. Por motivos ainda não divulgados, Euzilene não compareceu ao prédio do MPE. Ela deve ser notificada para depor novamente, em data a ser definida.
Ainda na manhã desta quinta, promotores estiveram na casa de Josimar Rodrigues, ex-cunhado de Daura Hage, e também na casa da irmã de Daura. Os promotores apreenderam nas duas buscas, vários materiais e documentos, que devem ser analisados pelo MP.

"Os documentos achados são provas de pessoas que fazem parte da folha, mas que não trabalham no local", disse o promotor Arnaldo Azevedo. 

INVESTIGAÇÕES

As investigações do MPE começaram no final de fevereiro, e já resultaram na prisão de quatro ex-funcionários da Assembleia Legislativa do Pará, mas a principal personagem do caso até agora é a ex-diretora da Divisão de Pessoal da Alepa, Mônica Pinto. Alvo de investigação do MPE, Mônica solicitou o benefício da delação premiada, e nos 29 e 30 de março depôs ao MPE entregando vários nomes e documentos que comprovaram o esquema de fraudes.

Robgol estava entre os principais nomes citados nos depoimentos de Mônica e também passou a ser um alvo do MPE. Mônica também citou Domingos Juvenil, ex-deputado e ex-presidente da Alepa, que seria um dos cabeças do esquema durante a sua gestão. As fraudes teriam começado ainda na gestão de Mário Couto, presidente da Alepa antes de Juvenil, que também teve o apartamento ivestigado, mas nada foi encontrado, já que ele não reside mais em Belém.

As investigações no prédio da Alepa levaram à prisão de quatro funcionários no dia 19 de abril, além da apreensão de computadores e documentos do órgão. Ficaram constatadas a prática de quatro tipos de fraudes: inclusão de vantagens indevidas nos contracheques, sonegação de imposto de renda e contribuição previdenciária, contratação de funcionários fantasmas e utilização de “laranjas” na folha de pagamento.

De acordo com as investigações do MPE, pelo menos 14 pessoas foram contratadas sem saber que eram funcionárias da Alepa. Seus nomes e documentos eram usados pelos fraudadores sem o seu consentimento.

(DOL)

Helenilson fala sobre tributação em Belém e Manaus

26.05.2011.

Depois de fazer palestra em Parauapebas e Marabá sobre tributação fiscal, o vice-governador Helenilson Pontes retorna para Belém, onde falará sobre o tema aos alunos da Faculdade de Belém - Fabel, às 19h desta quinta-feira, 26. No sábado, 28, o Vice-governador participa do V Encontro de Entidades de Economia da Região Norte, em Manaus (AM), onde levará o assunto para ser debatido junto aos amazonenses, representando o Governo do Pará.

Helenilson Pontes é referência nacional em direito tributário, e acredita ser fundamental que todas as esferas da sociedade, de estudantes à empresários, sejam esclarecidas sobre questões que envolvem os tributos e arrecadação fiscal do Estado, segundo ele essa "é uma grande forma da população pactuar com o Governo no melhor desenvolvimento de todo o Pará". As palestras sobre tributação e federalismos fiscal ministradas pelo Vice-Governador são gratuitas e abertas ao público.

NOVO PROGRESSO/PA: Buraco ‘sem fundo’ na Avenida Jamanxin, põe em risco pedestre e motorista em Novo Progresso

Buraco ‘sem fundo’ na Avenida Jamanxin, põe em risco pedestre e motorista em Novo Progresso


 Não é possível saber com precisão sua profundidade.

Carros desviam de buraco de 85 centímetros de diâmetro no centro de uma ponte  na avenida principal, que liga ao centro da cidade . 

Moradores dizem que impasse dura oito meses.

 Um buraco “sem fundo” capaz de engolir um adulto, coloca em risco a vida de pedestres e motoristas em uma Avenida  movimentada na principal via de acesso do centro da cidade, ligando vários bairros e vicinais do Município.

  
O único aviso de que o buraco existe é feito por um pedaço de madeira e por pedras colocadas por pedestres e motoristas para sinalizar e tentar evitar acidentes.


 De acordo com moradores e motoristas, o buraco que fica na Avenida Jamanxin na parte central da ponte, tem 85 centímetros de diâmetro. Mas não é possível saber com precisão sua profundidade por causa da escuridão dentro dele.


 “Acho que tem uns quatro metros de ‘fundura’. Não dá para saber direito. É muito escuro”, disse no início da tarde desta segunda-feira (23/05) o funcionário de uma madeireira  Charles G. Souza, de 21 anos, enquanto mede o buraco com a palma da mão. “São 85 centímetros. É grande. Dá para engolir uma pessoa.”


 “Isso sem falar nas crianças, que voltam da escola e às vezes são obrigadas a passar bem próximo dele para desviar de automóveis e motociclistas  na  avenida para chegarem até suas residências.


 Charles mora em um cômodo bem próximo da avenida e tem que passar por este acesso todos os dias, é em torno de quatro vezes durante o dia, afirma  Charles. “Esse buraco está aí, faz uns oito  meses. Aqui tinha uma ponte e estava danificada, o pessoal da prefeitura aterrou ela com esta terra e o buraco apareceu e ninguém toma providência, finaliza o  cidadão Charles, com tom de indignação.


  “Quando escurece é que fica mais perigoso, não só para os pedestres, mas para os motoristas também, pelo fato de não enxergarem nenhum aviso nele, correm o risco de cair com a roda dentro dele. Se for moto pior ainda, não é mesmo?”, questionou o sorveteiro Roberto Silva, de 36 anos, que passa pelo buraco com freqüência.  “Passo por aqui e paro para olhar, é até interessante. Paro sempre aqui.”


 Enquanto o Folha do Progresso realizava as entrevistas nesta tarde, era possível ver que os motoristas eram obrigados a desviar do buraco. Muitos passavam buzinando. Um condutor chegou a apontar o dedo para o buraco e perguntou: “Quando vão fechar esse ‘poço sem fundo?'”


 Minha opinião:


 O que chama atenção neste buraco, éque eu passo todos os dias para sair da redação do jornal até minha residência  no bairro São Marcos e ninguém toma providência , acredito que no município o Secretário de Obras só existe para receber salário, porque trabalhando não está, um caso deste tem que tomar providência com urgência , imagine uma pessoa, cair um carro, uma moto, tudo é possível até uma criança pode cair dentro do buraco e nunca mais aparecer.


 Deveria ao menos o "responsável", colocar um cone perto do buraco para os motoristas não passarem com a roda nele.


 A Prefeita  leva a culpa mesmo não tendo, porque tem neste cidadão a confiança ela (prefeita), não pode ficar correndo atrás de tapar buraco, este serviço é de responsabilidade da Secretaria de obras públicas e o secretario recentemente nomeado é conhecedor deste problema e não resolve, então somos obrigados  a recorrer a quem? Muitos passam e ironizam “vamos tapar o buraco da prefeita.


 A verdade que é uma pouca vergonha este buraco, mostra a fragilidade que temos na Secretaria de Obras do município.




Fonte: Folha do Progresso

PARINTINS/AM: Obras de recuperação do Bumbódromo em Parintins estão paradas


O festival, este ano, será realizado nos dias 24,25 e 26 de junho. Anualmente, o Estado gasta em média R$ 2,5 milhões, com a reforma do Bumbódromo.

Faltando menos de um mês para a realização do 46º Festival Folclórico de Parintins (a 325 quilômetros de Manaus) e as obras de recuperação do Centro Cultural Amazonino Mendes, o Bumbódromo, ainda não iniciaram.

O Bumbódromo não recebeu manutenção, não tem funcionários e nem vigia. O complexo, que abriga uma escola estadual e um centro de saúde, fica o ano todo abandonado.

O festival, este ano, será realizado nos dias 24,25 e 26 de junho. Anualmente, o Estado gasta em média R$ 2,5 milhões, com a reforma do Bumbódromo.

Nesta terça-feira (24), o secretário de Obras de Parintins, Matheus Assayag, informou que a Prefeitura ainda não foi informada sobre a reforma. “É um procedimento de competência do Estado e não sabemos ainda como está à situação”, disse Assayag. O presidente do Garantido, Telo Pinto e a presidente do Caprichoso, Márcia Baranda, não comentaram sobre o atraso da obra.

A novidade, deste ano, é a polêmica arquibancada neutra, que será pintada na cor verde e que deverá atingir também parte dos camarotes de arena. A idéia de lançar o espaço dos “sem-boi” foi rechaçada pela comunidade local.

Os atrasos na obra ocorrem sistematicamente nos últimos cinco anos. Por conta desse problema, a abertura oficial do Festival de Parintins passou a acontecer na área de concentração de alegorias da praça dos Bois.

O evento começa com a apresentação de quadrilhas caipiras e bois mirins, que disputam o 2º grupo, divididos em chaves, durante uma semana. Somente depois que Garantido e Caprichoso entram em cena para brigar pelo título da festa.

O presidente do boi mirim Tupi, do bairro Itaúna, Inaldo Jacaúna, protestou contra o atraso. “ Também temos o direito de nos apresentar o Bumbódromo”, afirmou.

Quem vai ao Bumbódromo encontra o palco da festa com camarotes, cadeiras, banheiros e outros espaços depredados. Na entrada da bilheteria o mato, que toma conta do local, é o primeiro cartão de visita. Neste período do ano, a reforma do Centro Cultural resulta ainda na contratação temporária de trabalhadores na área da construção civil.

No ano passado, o Ministério Público Estadual (MPE) instaurou inquérito civil para apurar suposta irregularidade no processo de licitação. Uma das empresas que concorreu no certame fez a denuncia. Em 2010, as obras de reforma começaram no dia 10 de maio.

BUSCA RÁPIDA

O Bumbódromo foi construído em 1988. Desde a sua inauguração, há 23 anos, recebe pequenas adaptações. O Governo Estado chegou a apresentar o projeto de um novo Centro Cultural há três anos, durante Seminário de Revisão Crítica do Festival de Parintins, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado (SEC), mas o assunto não foi levado adiante. O público do Bumbódromo abriga pouco mais de 12 mil torcedores.

(Jonas Santos/A Crítica Digital)

MANAUS/AM: Nacional e Fast brigam por possível chance de vaga na Série D do Brasileirão

Times amazonenses estão na torcida pela desistência dos representantes do Acre, Roraima e Rondônia na Quarta Divisão. Assim, a FAF indicaria um segundo clube para o torneio.
  Enquanto a diretoria do Nacional espera por desistência, jogadores do Nacional treinam para a decisão do Estadual.

Manaus - A Federação Amazonense de Futebol está em 18º lugar no Ranking Nacional das Federações (RNF) e acima dos outros Estados da chave, mas a indicação de um outro time do Amazonas será uma decisão do presidente da FAF, Dissica Valério Tomaz, informou o diretor-técnico da entidade Ivan Guimarães. O Penarol, de Itacoatiara, campeão estadual de 2010, é o único time amazonense na competição.

O Nacional defende o critério de escolha pelo Ranking Nacional dos Clubes (RNC), no qual está acima do Fast, e vai oficializar a candidatura à vaga se houver alguma desistência. “Se a FAF é a federação melhor ranqueada do grupo, seria uma incongruência não escolher o clube do Amazonas melhor posicionado no Ranking de Clubes (RNC), o Nacional (57°), para ser outro representante do Estado na Série D”, argumentou o presidente do Naça, Luís Mitoso.

“Somos o clube com mais títulos (40) e com maior estrutura do Estado, com campo para treino, CT com vestiários, departamento médico e tudo mais. Temos requisitos para justificar uma escolha da federação por nós”, declarou Mitoso.

A diretoria do Fast afirmou que o critério técnico da FAF deve obedecer o regulamento geral da Série D, que prioriza os clubes campeões estaduais. O Tricolor foi vice-campeão amazonense em 2010, enquanto o Naça ficou em 4º lugar. “O Fast só tem direito a uma vaga por este critério se o Penarol, do Amazonas, desistir”, disse Mitoso.

RIO DE JANEIRO/RJ: Chamado de maluco, Diego Souza comemora volta por cima e boa fase

26.05.2011.

Comandante do Trem-Bala lembra que foi aconselhado a não jogar

no Vasco, e agora colhe os frutos com boas atuações: 'Estou feliz'

Por Rafael Cavalieri Direto de Florianópolis, SC
Diego Souza admitiu que foi chamado de maluco quando assinou com o Vasco. Pessoas ao seu redor diziam que o clube vivia um momento difícil e que seria ruim para sua carreira, que também andava em baixa. Mas ele abraçou e foi abraçado. Recebeu a camisa 10 e aos poucos foi conquistando seu espaço e retomando a melhor forma. O auge veio com a atuação magistral na vitória por 2 a 0 sobre o Avaí, que colocou o Vasco na final da Copa do Brasil. Agora ele responde aos que colocaram em dúvida seu sucesso sendo considerado o maquinista do Trem-Bala da Colina.

- O mais importante é que a cabeça está boa e eu estou feliz. Tenho a minha família, meu filho, meus pais, meus irmãos...tudo favorecendo para que tudo deu certo. Quando eu aceitei vir para o Vasco a situação não era boa e muitos falavam que eu era maluco por ter aceitado vir jogar aqui, mas só que eu sabia que havia chegado um treinador fantástico e que tinha um grupo fantástico - afirmou.

Diego sabe bem que tem de aproveitar o momento. Só que, ao mesmo tempo, tem total consciência de que nada disso será lembrado caso o Vasco não supere o Coritiba na final. E é justamente por isso que ele quer muito mais. E coloca como trunfo a experiência e o poder de decisão do grupo atual.

- Temos jogadores experientes como Alecsandro, Felipe, Fernando Prass, Eduardo Costa e eu também me incluo nessa lista. Todos com bagagem, que sabem lidar com jogos decisivos como esse. O Coritiba, nosso adversário, está jogando bem, mas temos futebol e vamos fazer de tudo para vencermos a Copa do Brasil - disse.
Diego Souza comemora gol do Vasco contra o Avaí (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Diego Souza comemora gol do Vasco contra o Avaí (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)
Sobre a atuação, Diego Souza concorda que foi sua melhor desde que chegou ao Vasco. Seu gol, o segundo da vitória, foi com um toque de extrema categoria após passe açucarado de Alecsandro. Ele agradeceu ao companheiro e admitiu que teve frieza para não chutar com força e sim pegar colocado na bola.

- Estava esperando um passe mais aberto, mas o Alecsandro foi extremamente feliz. Naquela hora tinha de ter frieza mesmo. Me preparei para bater com força, mas o passe foi tão bom que deu para deslocar o goleiro. Foi um lance bonito - explicou.

Ricardo Gomes brinca e puxa orelha do camisa 10

Ainda no intervalo da partida, Diego Souza disse que um dos objetivos na temporada é retornar à Seleção Brasileira. Ao saber da declaração, o técnico Ricardo Gomes brincou e disse que vai puxar a orelha do seu jogador. Para o treinador não adianta nada falar de Seleção antes de conquistar o título da Copa do Brasil. Feliz após o jogo, o camisa 10 admitiu que tomou uma chamada do comandante.

- Ele disse que vai puxar minha orelha? Na verdade ele já puxou (risos)! Mas não quis me precipitar e expliquei para ele. Falo dos meus objetivos e não posso negar que voltar à Seleção é um deles. E sei que estar em uma equipe campeã da Copa do Brasil vai me ajudar e muito nisso - afirmou.

Trabalhadores ocupam sede do Incra de Santarém

26.05.2011.

Superintendência do Incra em Santarém invadida por trabalhadores


Incra invadido

Cerca 200 de trabalhadores  rurais  das regiões da Transamazônica e região Oeste do Pará ocuparam pacificamente, desde ontem à tarde, as instalações da superintendência do Incra em Santarém.

As reivindicações já foram encaminhadas à Brasília, pois a Superintendência não tem competência para discutir demandas envolvendo valores altos.

O líder do movimento, Raimundo Mesquita, disse que  as reivindicações cobram investimentos da ordem de R$ 500.00,00, destinados à  recuperação das superintendências do INCRA na região. As reivindicações também passam pela contratação de 150 servidores, para que seja oferecido, um serviço de melhor qualidade.

Os trabalhadores também querem que sejam revistos os serviços de implantação dos assentamentos liberados durante os anos de 2005 e 2006.

Esses assentamentos foram motivos da intervenção do Ministério Público na ocasião, diante de inúmeras irregularidades, envolvendo o então superintendente Pedro Aquino. Ele foi acusado pelo MP, por improbidade administrativa, e logo voltou ao cargo por força de liminar.

Na ação apresentada à Justiça, o MPF garante que é de 56 mil quilômetros quadrados a área total destinada pelo Incra de Santarém, no período de 2005 a 2007, a projetos sem licenciamento ambiental, sem estudos socioeconômicos, algumas vezes sobrepostos a unidades de conservação federais e, em muitos casos, sem beneficiar os clientes da reforma agrária.

Nesse período, 51.700 famílias apareceram nos números anunciados pelo governo como beneficiários da reforma agrária nos 25 municípios sob jurisdição da SR-30 (Superintendência de Santarém).

Por: Carlos Cruz

BELÉM/PA: Alepa: MP diz que desvios chegam a R$ 8 milhões

26.05.2011.


O Ministério Público do Estado já comprovou a fraude no montante de R$ 8 milhões na folha de pagamento da Assembleia Legislativa do Pará, entre os anos de 2000 e 2010. O levantamento foi possível com a comparação da folha de pagamento arquivada no Legislativo, obtida na operação de busca e apreensão do último dia 19 de abril, com os dados do Banco do Estado do Pará (Banpará) da folha efetivamente paga. O promotor de justiça Nelson Medrado anunciou que até o mês que vem vai ajuizar ação de improbidade administrativa contra os três ex-gestores que administraram a Casa nesse período: Martinho Carmona (PMDB), Mário Couto (PSDB) e Domingos Juvenil (PMDB).

O promotor ainda está levantando onde foi parar a diferença de exatos R$ 8.045.871,57, identificada no fechamento da folha anual. 'Uma fraude já está comprovada. Houve prejuízo ao erário porque a folha assinada e arquivada na Alepa está menor do que a folha paga pelo banco', afirmou Medrado.


Martinho Carmona, que permanece como deputado estadual, presidiu a Casa de 1999 a 2002. Mário Couto, hoje senador, presidiu a Assembleia de 2003 a 2006. E Domingos Juvenil, que está sem mandato, foi presidente do Poder de 2007 a 2010. O promotor informou que não existe imunidade parlamentar nos casos de improbidade administrativa e, por isso, todos os três serão processados. O objetivo é responsabilizar os gestores e buscar o ressarcimento do montante desviado dos cofres públicos.

Fonte: Jornal O Liberal