sábado, 3 de setembro de 2011

CHILE: Todos os 21 ocupantes do voo no Chile morreram, diz ministro


03.09.2011.

Quatro corpos de vítimas do acidente aéreo já foram encontrados.

Ministro da Defesa disse que impacto causou morte instantânea.

Do G1, com informações de agências
 
As buscas ao avião militar chileno que caiu no mar na sexta-feira (2) no arquipélago Juan Fernández, no Pacífico, indicam que os 21 passageiros a bordo da aeronave morreram de forma imediata, confirmou neste sábado (3) o ministro da Defesa, Andrés Allamand.

“Após as buscas que participamos com o comandante-em-chefe da Força Aérea [Jorge Rojas], concluímos que o impacto foi de tal magnitude que deve ter causado a morte instantânea de todas as pessoas a bordo do avião”, disse Allamand, que esteve durante todo o dia na área do acidente.
Buscas pela aeronave foram realizadas no arquipélago neste sábado (3) (Foto: Scheila Recabarren/AP) 
 
Buscas pela aeronave foram realizadas no arquipélago neste sábado (3) (Foto: Scheila Recabarren/AP)

Allamand, que lidera os trabalhos de resgate, explicou que a conclusão é resultado das "evidências" observadas durante a operação de resgate realizada pela Força Aérea e pela Marinha do Chile, envolvendo seis aviões e duas fragatas.
 
Até o momento, só foi possível resgatar quatro corpos, levados a Santiago, onde foram identificados como Erwin Núñez, cabo da Força Aérea, Galia Díaz, funcionária do Conselho Nacional de Cultura, Roberto Bruce, jornalista do canal TVN, e Silvia Slager, produtora da TVN.
Na aeronave, um modelo de transporte CASA C-212, viajavam o apresentador Felipe Camiroaga, um dos mais populares da televisão chilena, e o empresário Felipe Cubillos, que apoiava a organização Desafío Levantemos Chile, criada para impulsionar os trabalhos de reconstrução da região após o terremoto de fevereiro de 2010.

Mapa do arquipélago Juan Fernández, no Chile (Foto: Arte/G1)

A expedição de resgate partiu rumo ao arquipélago de Juan Fernández às 4h deste sábado (3) para desenvolver um intenso trabalho de busca depois que o presidente chileno, Sebastián Piñera, anunciou que seriam realizadas "todas as gestões para esclarecer as circunstâncias". A operação também está reforçada por habitantes do arquipélago e alguns navios que se encontravam na região.

O ministro Allamand, que é cunhado de Felipe Cubillos, explicou que a Força Aérea perdeu contato por rádio com a aeronave às 17h48 de sexta-feira (2) e reconheceu que "o cenário é adverso".

Participam dos trabalhos de busca um avião Hércules C-130 da FACh, as fragatas Lynch – que transporta um helicóptero – e Condell, e outra aeronave CASA-295, dotada de dispositivos de prospecção.

Felipe Paredes, vereador de Juan Fernández e última pessoa que viu a aeronave, relatou à imprensa local que a aeronave efetuou duas manobras de aproximação à pista de aterrissagem, de pouco mais de 1 quilômetro de comprimento, e posteriormente desapareceu atrás de uma colina. Paredes acrescentou que, embora houvesse vento, dois aviões privados não tinham encontrado dificuldades para aterrissar pouco antes.

Já o governador marítimo de Valparaíso, Otto Mrugalski, confirmou que uma porta do avião foi encontrada intacta cerca de dois quilômetros ao leste da pista de aterrissagem da ilha Robinson Crusoé, em uma zona onde a profundidade do Oceano Pacífico alcança 54 metros.

Ao chegar às instalações da Força Aérea, onde está sendo coordenada a operação de resgate, o presidente Sebastián Piñera declarou na noite de sexta-feira (2) que o acidente representa "um duro golpe para o país".
Quatro corpos de vítimas já foram localizados no arquipélago Juan Fernández, no Chile (Foto: Aliosha Marquez/AP) 
 
Quatro corpos de vítimas já foram localizados no arquipélago Juan Fernández (Foto: Aliosha Marquez/AP)

Manaus vive onda de arrastões em estabelecimentos comerciais, restaurantes,ônibus e até em barcos

03.09.2011.

O medo da violência e da insegurança toma conta do manauense que já não se sente seguro em andar na cidade e frequentar locais que passaram a ser visados por ladrões
Empresário relata a agonia de clientes de seu restaurante, que foi invadido por quatro bandidos

Empresário relata a agonia de clientes de seu restaurante, que foi invadido por quatro bandidos (Evandro Seixas/ A Crítica)

Uma sequência de arrastões  tem aterrorizado a população  nos últimos meses. Assaltantes não se sentem inibidos  diante da falta de ações de  combate a esses crimes por  parte dos responsáveis pela
segurança pública na cidade  de Manaus.

Estabelecimentos comerciais, transporte coletivo, espaços públicos, postos de gasolina e paradas de ônibus têm sido os principais alvos
para o terror. Até mesmo embarcações estão na lista desses locais vulneráveis às ações dos assaltantes.

Em março, dois homens armados assaltaram o micro-ônibus Executivo da linha 840. Motorista, cobrador e sete passageiros foram personagens da cena de medo e insegurança. O assalto ocorreu
às 20h, na Zona Norte.

O mês de abril foi marcado pela sequência de assaltos a postos de gasolina, também na mesma zona. Dois homens armados em uma moto assaltaram quatro postos, de bandeiras diferentes, localizados
na avenida Torquato Tapajós e os criminosos conseguiram fugir. Muitos frentistas relatam sobre os constantes as saltos em postos de gasolina, principalmente no horário noturno.

Estabelecimentos comerciais são os que mais sofrem com a onda de assaltos. Em maio deste ano, adolescentes foram presos acusados por assaltarem 20 comércios nos bairros São Raimundo e Glória, ambos na Zona Oeste. Os criminosos agiam com extrema violência contra os comerciantes, mesmo sem a reação dos mesmos. Várias denúncias também foram feitas, durante o mês de junho, contra
uma dupla de assaltantes que cometiam arrastões na Zona
Sul da cidade.

Dando continuidade a sequência desses crimes que a população manauara tem vivenciado, em julho, a Mini Vila Olímpica de Santo Antônio foi invadida por um quadrilha de assaltantes armados. A
ação foi praticada ao lado do 5º Distrito Integrado de Polícia (5º DIP). Com o ocorrido,moradores da proximidade questionavam onde estaria a segurança pública, se nem mesmo próximo a uma delegacia a população estaria livre das ações de assaltantes.

A insegurança que domina a cidade também tem se estendido para as áreas fluviais.  Embarcações tornaram-se alvos para lucros rápidos desses criminosos. Sem ações de combate a esses crimes, em agosto, oito homens armados fizeram 160 passageiros reféns, obrigados a tirar as roupas e presos no porão do barco. O assalto, que durou mais de cinco horas, foi praticado por oito homens fortemente armados que viajavam como passageiros também. Os la
drões fugiram em duas voadeiras e deixaram o barco a deriva no rio Solimões.

Estado teria medidas preventivas e repressivas 

 Por meio da assessoria de comunicação, o secretário estadual de Segurança Pública, Zulmar Pimentel, disse que o Estado tem adotado todas as medidas preventivas e repressivas para combater a  criminalidade em Manaus.
Salientou, ainda, que a Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo, tem feito operações, diariamente, em todas as zonas da cidade, principalmente, nas zonas Norte e Leste da cidade.

Sobre o projeto Ronda do Bairro, lembrado por entrevista dos que se sentem inseguros,  Zulmar Pimentel informou que até o final do ano a Zona Norte,  que concentra grande quantidade de ocorrências de roubos
e furtos, terá o reforço no policiamento com sua implantação, que visa conter e diminuir os atuais índices de violência e  criminalidade em Manaus.

MANAUS/AM: Amazon Forest Combat será um show dentro e fora do octógono

03.09.2011.

Uma constelação de estrelas do MMA vai aportar em Manaus para a primeira edição da competição, programada para 14 de setembro, a partir das 19h30, na Arena Poliesportiva  Amadeu Teixeira, Alvorada, zona Centro-Oeste
UFC 134 Show dentro e fora do octógono
Anderson Silva, melhor lutador de MMA da história fará presença VIP no Amazon Florest Combat (MICHAEL DANTAS )

Uma constelação de estrelas do MMA vai aportar em Manaus para a primeira edição do Amazon Forest Combat, programada para 14 de setembro, a partir das 19h30, na Arena Poliesportiva  Amadeu Teixeira, Alvorada, zona Centro-Oeste. O show de lutas trará para o público local um card de primeira categoria e nomes de peso do mundo do MMA convidados especialmente, a exemplo de Royce Gracie, Anderson Silva, Lyoto Machida e o amazonense José Aldo.

O quarteto entregará a premiação dos vencedores dos combates. O árbitro do UFC, Mário Yamazaki e Juju Panicat, que será a ring-girl, completam o staff de atrações.  O show de lutas, que tem a assinatura da M1 Eventos, marcará a despedida de Royler Gracie, de 45 anos, diante de uma pedreira do Japão chamada Masakatsu Ueda.

“Tem coisa melhor do que fazer o gosta, no País que você ama e na cidade que é um dos maiores celeiros de lutadores do mundo?”, responde o garoto-prodígio. Porém, Royler está fora de combate desde o dia 31 de dezembro de 2006, quando foi derrotado por pontos por Hideo Tokoro no K1 Premium Dynamite, realizado na Terra do Sol Nascente.

“Minha preparação está sendo muito boa. Vai ser como se eu estivesse indo para uma festa... Por isso, escolhi me despedir do MMA em Manaus”.

Acostumada a organizar megaeventos de entretenimento na capital amazonense, a M1 Eventos investe pela primeira vez no ambiente de lutas. O diretor da empresa, Marcelo Alex Nunes, garante uma produção no nível dos maiores espetáculos do gênero no mundo.

“A gente teve a preocupação de escolher um card com grandes nomes para brindar o público amazonense, que adora MMA, com um verdadeiro show de lutas. A primeira luta inicia impreterivelmente às 19h30, porque a credibilidade da M1 e o público são os nossos maiores patrimônios”, garante o empresário.

O Amazon Forest Combat já conquistou a cidade, o País, e vai ganhar o mundo inteiro. O evento terá transmissão ao vivo e EME canal aberto pela Record Internacional para mais de 150 nações. “Uma excelente oportunidade de levar nossos pontos turísticos, nosso patrimônio histórico, nossa cultura, nossa floresta para centenas de países. A Record Internacional nos abre esta janela”, diz Dissica Tomaz Calderaro, diretor-presidente do Sistema A Crítica de Rádio e TV, faixa-preta de jiu-jítsu.    

Marcelo Alex Nunes - Diretor-presidente da m1 eventos

1 Por que a M1 resolveu investir a partir de agora em eventos de MMA?
 
Já vínhamos amadurecendo essa ideia, tendo em vista a movimentação causada pela realização do UFC no Rio. O Brasil está entre os maiores consumidores de MMA no mundo. Por outro lado, o MMA é segundo maior esporte assistido nos Estados Unidos depois do futebol americano. Isso prova que o MMA tem alcance planetário.

2 A escolha do nome do evento tem motivação <br/>especial?
 
Ficaria muito mais fácil para nós trabalharmos a divulgação no mundo inteiro usando uma marca conhecida, como a Amazônia. Jornalistas e sites especializados já consideram o Amazon Forest Combat um dos maiores eventos do gênero no mundo. Isso aumenta nossa responsabilidade na execução deste grandioso projeto.

3 Como você avalia a transmissão ao vivo em canal aberto pela Record <br/>Internacional?
 
É maravilhoso para o Amazonas como um todo. Teremos não apenas a exibição do evento pela Record, mas também pelo sistema pay-per-view no Combate, que é um canal fechado especializado em MMA. Esse esporte tem bastante apelo popular no mundo inteiro para divulgar nosso Estado.

Amazon Forest Combat

O que é: Amazon Forest Combat

Onde: Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira

Quando: dia 14 de setembro, a partir das 19h30

 Valor dos ingressos e onde comprá-los
 
Arquibancada: R$ 40 (Granada Beach do Amazonas Shopping e Sandálias e Tal do Manauara)

Arquibancada especial: R$ 60 (Granada Beach do Amazonas Shopping e Sandálias e tal do Manauara)

Cadeiras especiais numeradas: R$ 140 (Sandálias e Tal do Manauara Shopping)

Camarotes Vips: R$ 2,5 mil (somente na M1 Eventos)

Card
 
Card de lutas confirmado <br/>(sujeito a alterações)

1) Royler Gracie x Masakatsu Ueda (luta principal)

2) Paulão Filho  Satoshi Ishii

3) Leandro Batata  Josh Burkman

4) Maiquel Falcão  Antônio Braga Neto

5) Jordan Smith  Karo Parysian

6) Ronnys Torres  Drew Fickett

7) Sérgio Jr.  Daniel Acácio

8) Alexandre Capitão  Shanon Slack 

9) Dileno Lopes  Danny Matinez

10) George Clay  Anthony Birchack

11) Rivaldo Jr.  André Leocádio

RIO DE JANEIRO/RJ: Especialistas se surpreendem com R. Gomes e falam em milagre na recuperação do técnico

03.09.2011.

Há quase uma semana, Ricardo Gomes iniciou uma verdadeira batalha pela vida onde o objetivo inicial de médicos e admiradores era apenas que o treinador do Vasco pudesse sair vivo de uma delicada cirurgia que drenou uma hemorragia em seu cérebro após um AVC
Ricardo Gomes passou mal no segundo tempo do jogo contra Flamengo, neste domingo, e foi removido de ambulância para o Hospital Pasteur, na zona norte do Rio de Janeiro

Ricardo Gomes passou mal no segundo tempo do jogo contra Flamengo, neste domingo, e foi removido de ambulância para o Hospital Pasteur, na zona norte do Rio de Janeiro (NILTON FUKUDA/AE)

Há quase uma semana, Ricardo Gomes iniciou uma verdadeira batalha pela vida onde o objetivo inicial de médicos e admiradores era apenas que o treinador do Vasco pudesse sair vivo de uma delicada cirurgia que drenou uma hemorragia em seu cérebro após um AVC. Em pouco tempo, entretanto, o comandante vascaíno foi além: Gomes não só passou bem pelo processo como recuperou a consciência e parte dos movimentos que poderiam ficar comprometidos em poucos dias.

Apesar de ser apenas o início de uma recuperação que promete se estender por pelo menos dois meses, alguns médicos especialistas no assunto e com vasta experiência em outros casos confessam ter ficados surpreendidos com o poder de reação do ex-jogador e agora técnico de futebol.

"Já tivemos experiências com inúmeros casos de AVC, cada um com suas características, mas essa situação do Ricardo Gomes surpreende muito, até pela gravidade de uma hemorragia cerebral. É de se comemorar bastante mesmo este estado de saúde dele após pouco mais de cinco dias do acidente", destacou a neurologista Malu Rangel, responsável durante anos pelo setor neurológico do Hospital das Clínicas, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, acrescentando ainda que a agilidade no pronto atendimento ao treinador foi um dos fatores que contribuíram para tamanho sucesso.

"Além do trabalho muito bem feito pelos médicos responsáveis, uma conjuntura de fatores também ajudou para que a recuperação fosse tão precoce. Conversei com uma pessoa que estava no estádio e participou dos primeiros socorros e eles me contaram que o técnico logo foi entubado e bastante ventilado. O fato dele ter feito o próprio diagnóstico e ter pedido socorro imediato também ajudou bastante  Além disso, é um ex-atleta que se cuida, tem um histórico muito bom e aparenta ser bem saudável. Tudo ajudou neste momento tão delicado", ressaltou Malu.

Responsável pelo setor de fisioterapia do hospital Memorial, na zona norte da cidade, Adriana Rafful, acostumada a cuidar da recuperação de pacientes deste tipo foi além. Segundo ela, a precoce recuperação de Ricardo Gomes após um quadro extremamente delicado é praticamente um milagre, visto a dificuldade de se tratar um paciente em tais condições.

"Diante das circunstância que envolveram o caso e da experiência com pacientes deste tipo, podemos dizer que essa evolução tão rápida no quadro do Ricardo Gomes, principalmente no que diz respeito às sequelas motoras, é um milagre. Em um casos como o dele, geralmente as pessoas demoram um pouco até que possam mexer pernas e braços e ele já conseguiu isso no terceiro dia de recuperação", explicou Rafful, acrescentando:

"Com o excelente trabalho que a equipe médica que o acompanha vem fazendo e com a intensidade que as sessões de fisioterapia vêm acontecendo, podemos prever que em cerca de 45 dias ele já possa estar andando até. É claro que tudo depende das respostas que ele vai dar nesse tempo, mas, mantida a evolução, a previsão é aproximadamente essa", salientou a fisioterapeuta.

Ainda assim, mesmo com todo o otimismo demonstrado, Adriana Rafful acredita que o déficit de movimentos do lado direito ainda seja mantido por algum tempo, o que não chega a preocupar a fisioterapeuta. Após um diagnóstico inicial desfavorável, essa pequena sequela é quase inexpressiva.

"Até pela região que ocorreu o edema cerebral, acredito que os movimentos do lado direito possam demorar a se restabelecer, mesmo com o intenso trabalho de fisioterapia que vem sendo feito. Mas isso não é de se preocupar. Depois de tudo que ele passou, o quadro atual pode ser considerado uma vitória", encerrou Adriana Rafful.

Seja qual for o tempo de reabilitação de Ricardo Gomes, a tendência é que o treinador não volte a exercer suas funções na beira do gramado. Mesmo com o discurso de alguns vascaínos, que sonham em tê-lo de volta, a família não quer mais saber de ver o técnico envolvido com o estresse do dia a dia do futebol.

Enquanto isso, o Vasco segue sob o comando de Cristóvão Borges. O auxiliar comandará o time mais uma vez neste domingo, contra o América-MG, em Sete Lagoas (MG), às 16h, pela vigésima primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

Chile confirma morte de 21 em acidente aéreo

03.09.2011.
As operações de busca do avião militar chileno que caiu no mar na sexta-feira próximo à ilha de Robinson Crusoe, no Pacífico, indicam que os 21 passageiros a bordo do aparelho morreram de forma imediata, confirmou neste sábado o ministro da Defesa, Andrés Allamand.

"Diante da busca que realizamos e das observações chegamos à conclusão de que o impacto foi de tal magnitude que produziu morte instantânea de todas as pessoas que estavam a bordo do avião", disse Allamand.

O ministro, que lidera os trabalhos de resgate, explicou que a conclusão é resultado das "evidências" observadas durante a operação de resgate realizada pela Força Aérea e a Marinha do Chile, envolvendo seis aviões e duas fragatas.

Até o momento, só foi possível resgatar quatro corpos, levados a Santiago, onde foram identificados como Erwin Núñez, cabo da Força Aérea, Galia Díaz, funcionária do Conselho Nacional de Cultura, Roberto Bruce, jornalista do canal TVN, e Silvia Slager, produtora da TVN.

(DOL, com informações Band)

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

ITAITUBA/PA: TRE cassa vice-prefeito de Itaituba

02.09.2011.

Edir Pires teve mandato cassado e ficará inelegível por 8 anos
Edir Pires

O Tribunal regional Eleitoral (TRE) manteve a decisão anterior e confirmou, por unanimidade, a cassação do mandato do vice-prefeito de Itaituba, Edir Pires. O resultado aconteceu às 8:00 da manhã de hoje. Edir Pires foi cassado pela prática de infidelidade partidária e no agravo de instrumento ele ficará inelegível por oito anos.

PODER JUDICIÁRIO
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PARÁ
SECRETARIA JUDICIÁRIA
3. PETIÇÃO Nº 395-47.2010.6.14.0000
RELATORA: JUÍZA VERA ARAÚJO DE SOUZA
ORIGEM: ITAITUBA-PA
ASSUNTO: PROCESSO DE DECRETAÇÃO DE PERDA DO CARGO ELETIVO – CARGO DE VICE-PREFEITO – 1º REQUERIDO – INFIDELIDADE PARTIDÁRIA – DESFILIAÇÃO SEM JUSTA CAUSA – NO MUNICÍPIO DE ITAITUBA/PA.
REQUERENTE : PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO – PSB, POR SEU PRESIDENTE DA COMISSÃO PROVISÓRIA DO MUNICÍPIO DE ITAITUBA, SR. IRENO FERREIRA DE BRITO
ADVOGADOS : EMANUEL BENTES PEREIRA e Outra
REQUERIDO : EDIR MANOEL DE CASTRO PIRES
ADVOGADOS : JOSÉ ANTUNES e Outros
REQUERIDO : PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO – PMDB, POR SEU PRESIDENTE DO DIRETÓRIO MUNICIPAL DE ITAITUBA, SR. VILMAR GOMES FREIRE

NOVO PROGRESSO/PA: Sadismo – Garimpeiro mata duas pessoas à queima roupa

02.09.2011.

Garimpeiro conhecido por Brabo e a dona do estabelecimento conhecida por Terezinha foram assassinados por motivo fútil, no Garimpo da Fofoca

Foi um crime com requinte de sadismo, diante da frieza do criminoso que teve como cenário o Garimpo da Fofoca, em Novo Progresso, oeste do Pará. A cena lembrou filme de Bangue-Bangue, fazendo vítimas a dona de um bar e um garimpeiro que estava farreando desde cedo.

Garimpeiro conhecido por Brabo e a dona do estabelecimento conhecida por Terezinha foram assassinados por motivo fútil, no Garimpo da Fofoca

As duas mortes ocorreram por causa de pedido musical, quando o elemento conhecido por Déris matou o garimpeiro conhecido por Brabo.  Primeiro ele atirou em Brabo, mas ao errar o tiro acertou na costa de Terezinha de Jesus da Silva, maranhense, de 53 anos.

Terezinha que era dona do Bar morreu antes de dar entrada no Hospital em Itaituba. Irritado com a situação, Déris atirou em Brabo não dando qualquer chance de defesa ao garimpeiro, que também morreu na hora, sendo seu corpo levado para a cidade de Novo Progresso.

Segundo testemunhas oculares, Déris e Brabo estavam farreando na noite de sexta-feira última, dia 26, quando teve início um bate-boca, porque um dos garimpeiros queria ouvir a música “Malena”, de Bartô Galeno e, Brabo queria ouvir “Adalgisa”, de Adelino Nascimento. Como não houve acordo, Déris bastante irritado sacou da arma e cometeu o duplo homicídio. Várias versões foram relatadas sobre o caso, mas a versão acima consta no Boletim de Ocorrência feito por Márcia Moura, filha da vítima Terezinha de Jesus que era dona do bar aonde ocorreu o duplo homicídio.

Quanto ao crime, o delegado José Bezerra, que está investigando por Itaituba, tem informações que o criminoso Déris teria morado em Itaituba. As investigações estão sendo feitas paralelas as da Polícia de Novo Progresso, onde ocorreu o crime.

Terezinha de Jesus foi sepultada em Itaituba na tarde de domingo, dia 28. Ela residia na 21ª Rua Bairro Bela Vista; enquanto que Brabo foi sepultado no município de Novo Progresso, onde tinha familiares.

SANTARÉM/PA: Trabalhador morre esmagado em cerâmica

02.09.2011.

Apesar de ter sido socorrido, Darinaldo não resistiu à gravidade do acidente e morreu

Trabalhador morre em fábrica de cerâmica

O trabalhador Dorinaldo Mota dos Reis, de 47 anos, morreu na noite de quarta-feira, 31/08, no Pronto Socorro Municipal (PSM), após sofrer um acidente de trabalho, na Cerâmica Argentina, localizada na rodovia Santarém-Curuá/Una. Segundo testemunhas, Dorinaldo estava trabalhando próximo a uma máquina que beneficia o barro para a fabricação de tijolos, quando sua perna foi sugada por um gerador.

Depois de ter a perna esmagada e perder muito sangue, Dorinaldo foi atendido no local por paramédicos do Corpo de Bombeiros. Ele foi socorrido e conduzido para o PSM, mas não resistiu e morreu.

De acordo com soldados do Corpo de Bombeiros, ao receber a chamada, uma guarnição chegou ao local e viu Dorinaldo com a perna presa em uma máquina da cerâmica. Ao fazer os procedimentos cabíveis para a retirada da vítima, ele estava consciente e se comunicando com os paramédicos.

A Polícia Civil abriu Inquérito para apurar as causa da morte do ceramista Dorinaldo. O resultado do Inquérito policial deve sair em 30 dias.

SAN DIEGO/CALIFÓRNIA (EUA): Tubarão é flagrado em onda ao lado de surfistas nos EUA


02.09.2011.

Cena foi registrada em praia em San Diego.

Predador teria entre 3 e 3,6 metros de comprimento.

Do G1, em São Paulo
Um tubarão que teria entre 3 e 3,6 metros foi flagrado em uma onda ao lado de surfistas em uma praia em San Diego, no estado da Califórnia (EUA), segundo a emissora de TV "CBS News".
Imagem mostra tubarão ao lado de surfistas em San Diego. (Foto: Reprodução/CBS)Imagem mostra tubarão ao lado de surfistas em San Diego. (Foto: Reprodução/CBS)

BRASILIA/DF: Padilha defende aumentar tributo de cigarro e bebida para financiar saúde

02.09.2011.

Ministro da Saúde também quer ampliar repasse do DPVAT.

Segundo ele, proposta no Congresso retira R$ 6 bi da saúde pública.

Do G1, em Brasília
Presidenta Dilma Rousseff, governador Tarso Genro (RS) e ministro Alexandre Padilha (Saúde) participam de entrega de novos leitos no Hospital Universitário da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). (Canoas-RS, 02/09/2011) (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR) 
O ministro Padilha (à dir.) ao lado da presidente
Dilma Rousseff e do governador Tarso Genro (RS)
em cerimônia em Canoas (RS)  (Foto: Roberto
Stuckert Filho/PR)

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, defendeu nesta sexta (2), no Rio Grande do Sul, o aumento da tributação sobre cigarros e bebidas alcoólicas como forma de ampliar os recursos para financiamento da saúde pública.

Ele também propôs a ampliação da parcela repassada ao sistema público de saúde do seguro DPVAT, destinado a financiar a assistência médico-hospitalar de vítimas de acidentes de trânsito.

Na última segunda (1), o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), havia afirmado que o aumento da taxação de bebidas e cigarros era uma das hipóteses em estudo pelo governo.

Padilha participou em Canoas (RS), ao lado da presidente Dilma Rousseff, da cerimônia de entrega de 110 novos leitos para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Universitário da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Dilma afirmou que é preciso racionalizar os recursos do SUS.
 
"Defendo que a tributação sobre álcool e tabaco, tanto federal quanto estadual, reverta em recursos para a saúde", declarou o ministro em entrevista após o evento.
Ele também defendeu a ampliação da participação do DPVAT. Atualmente, 45% do total arrecadado com o DPVAT são destinados ao Fundo Nacional de Saúde (FNS). Padilha justificou o aumento dessa fatia ao afirmar que 30% a 35% dos leitos do SUS são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito.

O ministro criticou a proposta em tramitação no Congresso para regulamentação da Emenda 29, que fixa percentuais mínimos do orçamento a serem investidos em saúde por União, estados e municípios.

Segundo ele, se aprovada essa proposta de regulamentação, a saúde perderá R$ 6 bilhões. "O texto estabelece que os 12% [de aplicação obrigatória] dos estados sejam calculados depois de retirados os 20% do Fundeb [Fundo de Educação Básica]. Então, em vez de ser 12% de 100, será 12% de 80", afirmou. "Alertei os líderes [na Câmara] sobre isso", disse o ministro.

Padilha pediu a aprovação pelo Congresso da Lei de Responsabilidade Sanitária, que estabeleceria punições em caso de não cumprimento das metas de investimento em saúde.

"Eu acho que temos que fazer um debate, sim, no Congresso Nacional. Eu defendo essas [fontes de financiamento] que eu falei aqui. O pré-sal também é uma fonte possível. O Brasil precisa aprimorar a gestão e ter recursos crescentes para financiar a saúde no país", declarou.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

SANTARÉM/PA: Sairé 2011 tem programação definida, diz secretária

31.08.2011

Em entrevista ao Bom Dia Santarém desta quarta-feira (31), a secretária municipal de cultura, Jarle Aguiar informou como está a programação do Sairé 2011.

Há 15 dias para a realização do evento, a população santarena e turistas vivem a expectativa para conhecer qual a programação deste ano.

A secretária garantiu que está tudo definido e que deve ser anunciado oficialmente pela prefeita Maria do Carmo ainda esta semana.

Ela adiantou que a abertura inicia no dia 15 (quinta-feira), com o rito religioso realizado pelos próprios comunitários. Na segunda noite, dia 16 (sexta-feira) os botos apresentam o ‘bailado dos botos’ e no dia 17 (sábado) acontece a disputa entre os botos.

Sobre as atrações musicais tão esperados pelo público a secretária afirmou: “A prefeitura garantiu a parte de atrações com relação a shows nacionais e locais e regionais e esta semana ainda a nossa prefeita doutora Maria do Carmo estará anunciando a toda a população, à imprensa essa programação que todos já aguardam.”

Sobre os questionamentos da coordenação de um dos botos ela ressaltou que houve atraso na entrega dos recursos devido a mudança na diretoria, ocasionado a falta de documentação por parte dos próprios representantes da equipe.

“A gente depende de Belém pra estar realmente se respaldando, eles com relações a essas certidões, mas no mais, isso foi resolvido e nós iniciamos esta conversa realmente, fomos a Brasília, início do ano nós conseguimos cadastrar o projeto do Sairé pra que a gente pudesse estar efetivamente repassando isso com mais antecedência possível. Infelizmente até hoje, nosso projeto através do Ministério do Turismo não pôde ser adequado ao valor que se foi cadastrado.”

Nesta quinta-feira (1), a secretária Jarle deve se reunir com a ministra da cultura, Ana Hollanda com o objetivo de abordar a festa do Sairé. Ela espera conseguir argumentar com a ministra um maior apoio ao evento.

No dia 11 de setembro, final de semana antes da realização do evento será realizado na orla a divulgação, com apresentação das músicas dos botos.

BELÉM/PA: Brasil x Argentina: CBF define preço dos ingressos

31.08.2011.

Brasil x Argentina: CBF define preço dos ingressos (Foto: DOL)
(Foto: DOL)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu os preços dos ingressos para o amistoso entre Brasil e Argentina, que vai acontecer no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, em Belém, no dia 28 de Setembro deste ano.

Os ingressos para arquibancada serão vendidos por R$ 90 e as cadeiras laterais por R$ 190.  O torcedor vai poder comprar meia-entrada: R$ 45 para arquibancada e R$ 95 cadeira lateral. O que segue indefinido são os preços para as cadeiras centrais e camarotes.

A pré-venda começa no dia 7 e as vendas no dia 12 de setembro. As compras podem ser feitas pelo www.peladeiro.com, de 7 a 9 de setembro. No dia 11 de setembro, serão disponibilizados ingressos no Baenão, na Curuzú e na Federação Paraense de Futebol.  (Sandro Galtran/DOL)

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Pessoas tristes podem ter vantagem de memória

30.08.2011.


Reprodução


Pessoas tristes reconhecem e memorizam rostos melhor do que as pessoas felizes. A conclusão, baseada em experimentos que envolveram estudantes universitários, pode ajudar a melhorar os tratamentos para depressão e render avanços para a compreensão de como o humor pode afetar o cérebro.
 

A descoberta foi surpreendente justamente porque outros estudos indicam que a infelicidade pode ser prejudicial para diversas tarefas mentais, como o pensamento abstrato e para lembrar-se de palavras. O humor triste é geralmente associado com pior desempenho em tarefas cognitivas.
 

Para entender mais sobre como a tristeza pode afetar o pensamento, cientistas testaram estudantes com experimentos que envolviam o reconhecimento de rostos. Os voluntários eram colocados em ambientes considerados felizes, tristes e neutros, tendo que ouvir músicas que trazem esses sentimentos. Os participantes também foram orientados a se lembrarem dos momentos mais felizes ou mais tristes de suas vidas, ou do caminho de casa para a universidade, no caso do humor neutro.
 

Foram mostradas 32 imagens de faces diferentes com expressões neutras para os estudantes. Em seguida, eles receberam um questionário como forma distração, e então foi mostrada uma sequência de 64 rostos e pedido que os participantes identificassem aqueles que eles viram pela primeira vez. Os voluntários preparados para se sentir tristes foram bem mais precisos nas respostas.
 

Em um experimento similar, 60 universitários viram uma série de rostos felizes, tristes ou com expressões neutras. Os voluntários tristes, mais uma vez, foram os mais precisos, independentemente das expressões dos rostos que viam. Curiosamente, os voluntários com bom humor ou neutros foram mais precisos no reconhecimento de rostos felizes do que tristes.
 


Isso porque as pessoas preferem olhar para rostos felizes, afinal, um rosto sorridente é sempre mais atraente do que um triste. A tendência é de que prestemos mais atenção na felicidade.
 

O pensamento das pessoas tristes pode explicar o motivo delas reconhecerem rostos com vantagem, mas serem menos precisas no reconhecimento de palavras e objetos. O fato de elas terem uma memória melhor para lembrar de faces pode ser devido a elas prestarem mais atenção aos detalhes.
 

É possível que as pessoas tristes sejam mais suscetíveis a estímulos sociais. No entanto, ainda há poucas evidências para comprovar isto. A maior compreensão de como as pessoas tristes analisam os rostos pode levar a um melhor entendimento de como a depressão altera a maneira de como as pessoas veem o mundo, apontando para novos caminhos de terapias e tratamentos.

Fonte: http://hypescience.com/pessoas-tristes-podem-ter-vantagem-de-memoria/

Aranha comanda a elite da 'Tropa UFC'

Aranha comanda a elite da 'Tropa UFC'

POR RAFAEL PAIVA
Foto: Reprodução do site 'Daily Mail'
No UFC Rio ele deixou claro para os concorrentes 'gringos' em território brasileiro: 'Nunca serão!' | Ilustração: Nei Lima / Arte O Dia
Rio - É faca na caveira, alguns milhões na carteira e uma invencibilidade de mais de cinco anos. Após o nocaute técnico sobre o japonês Yushin Okami, no UFC Rio, no último sábado, Anderson Silva cravou sua 15ª vitória consecutiva, além de manter o cinturão dos médios. Mas não foi só isso. Encabeçado pelo Capitão Aranha, a tropa de elite brasileira fez os adversários pedirem para sair. Com tanta superioridade, o Spider roubou o bordão do Capitão Nascimento e deixou claro quem manda: “Nunca serão, senhores. Jamais serão”.
Foto: Reprodução do site 'Daily Mail'
Matéria de dezembro de 2007 mostra Anderson Silva treinando com 'aspiras' e conhecendo de perto o BOPE | Foto: Reprodução Revista Tatame
Assim, com um desfecho cinematográfico, o Spider protagonizou uma noite épica para mais de 15 mil pessoas presentes à Arena HSBC e tratou de explicar o que quis dizer com o bordão famoso e que contagiou o País. “Era o Brasil contra o resto do mundo e eles não iam se dar bem no nosso território. Mostramos que o País é uma grande potência neste esporte”, exaltou Anderson Silva, que fez Okami pedir para sair. Tanto é que o japonês nem participou da entrevista coletiva, após o combate, por sentir-se envergonhado.
Foto: Reprodução do site 'Daily Mail'
Campeão do UFC posa de 'Caveira' com o cinturão: Anderson Silva é osso duro de roer | Foto: Reprodução Revista Tatame
Encarnar o estilo ‘caveira’ de ser não é novidade para Anderson Silva. No UFC 77, o brasileiro repetiu as mesmas palavras, após mais um impressionante nocaute sobre o desafiante, o americano Rich Franklin, em outubro de 2007. Um mês depois, o curitibano teve o prazer de conhecer o batalhão da corporação que admira, no Rio de Janeiro, a convite da revista Tatame.
Foto: Reprodução do site 'Daily Mail'
Anderson Silva e a 'Tropa de Elite' brasileira mostraram no UFC Rio que aqui é 'faca na caveira' e gancho no queixo | Foto: Reprodução Revista Tatame
O melhor do mundo no pound for pound (peso por peso, em inglês) é mais um contagiado com o filme “Tropa de Elite”, protagonizado pelo ator Wagner Moura e dirigido por José Padilha. O autêntico Capitão Aranha está pronto para defender seu território de povos inimigos e mostrar que aqui é faca na caveira e jab de direita no meio da cara.

ESPANHA: Pescador fisga peixe gigante de 84 kg

30.08.2011

Londres (Inglaterra) - O pescador britânico John Whittaker, 45, ficou surpreso quando, no últim domingo, conseguiu fisgar um peixe de 84 kg, em um rio na Espanha. Ele conta que já não tinha mais expectativas de conseguir um bom pescado naquele dia quando sentiu uma fisgada no anzol e mesmo exercendo toda a força possível, não conseguiu erguer o peixe.


foto materia principal
Pescador fisga peixe de 84 kg em rio na Espanha | Foto: Reprodução Internet
Como estava sozinho - seus amigos Dave Watkins e Nick Duffield tinham desistido da pescaria e ido para um pub - John teve que se contentar em fotografar o peixe e provar para os companheiros não era mais uma história de pescador.

"Depois que viram as fotos, eles realmente lamentaram ter ido ao pub. Foi o melhor dia de pesca da minha vida", afirmou John.

MALÁSIA: Pescador encontra sapo de 20 kg na Malásia

30.08.2011.

Pequim (China) - Um cidadão chinês encontrou um sapo gigante, pesando cerca de 20Kg, em seu quintal, peso normal de uma criança de 7 ou 8 anos. Segundo o autor da descoberta, o anfíbio foi encontrado em uma área montanhosa, na beira de um rio.

 


foto materia principal
Pescador encontra sapo de 20 kg na Malásia | Foto: Reprodução Internet
Segundo ele, sapo foi capturado por um amigo nos arredores da cidade de Gemenchech, no Estado malásio de Negeri Sembilan. O autor da foto, feita com um celular, disse que seu amigo ofereceu uma quantia considerável pelo anfíbio. Porém, quando foi buscar o sapo, descobriu que seu amigo tinha matado e comido o estranho ser.

RIO DE JANEIRO/RJ: Boletim médico afasta risco de aneurisma, mas estado de Gomes é grave

30.08.2011.

POR RAPHAEL ZARKO
Rio - Em entrevista coletiva realizada na manhã dessa terça-feira no Hospital Pasteur, no Méier, os médicos se disseram, novamente, otimistas pela recuperação do técnico do Vasco, Ricardo Gomes. No entanto, a cautela prevalece quando o assunto é sobre possíveis sequelas no paciente, que ainda fica em coma induzido até esta quarta-feira. O novo boletim médico informa que Ricardo mantém as funções orgânicas em boas condições. Isto é, pressão arterial, frequência cardíaca, além de outros sinais vitais funcionando normalmente.

"É bem satisfatória a evolução do paciente Ricardo Gomes. Nos exames que fizemos esta manhã ficou afastada a possibilidade de complicações mais comuns em pacientes que tiveram problemas cerebrais, como má formação ou aneurisma", disse o médico José Antônio Guasti, que operou o técnico do Vasco na noite de domingo.
Foto: Reprodução do site 'Daily Mail'
Médicos dizem que técnico segue evoluindo, mas adotam cautela sobre sequelas | Foto: Fábio Gonçalves | Agência O DIA
Outro fator positivo da recuperação do treinador é que a equipe médica, com base na observação da tomografia do paciente, descartou a realização de uma nova cirgurgia. Os médicos voltaram a explicar que até amanhã, nesta quarta-feira, o técnico permanecerá em coma induzido.

De acordo com informações do médico Fábio Miranda, o treinador segue evoluindo de forma satisfatória e tratou de dar um tom otimista sobre a recuperação.

"Foi operado há 48h, e a evolução é satisfatória. Não há nenhum tipo de alteração. A monitorização feita no CTI, assim como tomografia, não mostram nada. Sinais de boa evolução clínica. O estado ainda é grave, mas hoje foi um dia muito bom", disse.

Ricardo Gomes está passando por uma bateria de exames, e um novo boletim deve ser divulgado no final da tarde desta terça-feira.

Entenda o caso

Ricardo Gomes passou mal durante o segundo tempo do clássico contra o Flamengo, neste domingo, no Engenhão. O técnico foi retirado do gramado pela ambulância e teve de ser levado ao Hospital Pasteur, no Méier, Zona Norte do Rio.

O treinador sofreu um acidente vascular encefálico (AVE) com hemorragia e teve de ser operado. A cirurgia durou um pouco mais de três horas e foi bem-sucedida.

Foto: Reprodução do site 'Daily Mail'
Técnico recebeu os primeiros atendimentos ainda no gramado | Foto: Marcelo Regua / Agência O DIA
Nesta segunda, Ricardo Gomes passou por uma tomografia, que registrou uma redução do hematoma que se formou no cérebro do técnico. O quadro do comandante do Vasco continua grave, mas estável. Ricardo Gomes vai permanecer em coma induzido por mais 72 horas para que o edema diminua.

RIO DE JANEIRO/RJ: Diego Souza chama Ricardo Gomes de pai e garante: 'Vamos jogar por ele'

30.08.2011.

Camisa 10 do Vasco diz que jogadores precisam chamar a responsabilidade e avisa que vitória sobre o Ceará fará o treinador acordar mais feliz

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
 
Diego Souza no treino do Vasco (Foto: Maurício Val / Fotocom.net) 
 
Diego Souza convocou a torcida para incentivar o
Vasco (Foto: Maurício Val / Fotocom.net)

Um time unido na torcida pela recuperação de seu treinador. É assim que o Vasco vai entrar em campo nesta quarta-feira, para enfrentar o Ceará, às 18h (de Brasília), em São Januário, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Vítima de um AVC (acidente vascular cerebral) durante o clássico contra o Flamengo, no último domingo, o treinador Ricardo Gomes ainda segue internado em estado grave. Diante da equipe cearense, o auxiliar Cristóvão Borges terá a missão de comandar a equipe. Mas para o apoiador Diego Souza será como se Gomes, a quem chama de um pai para todo o elenco, estivesse à beira do gramado.

- Cristóvão é o homem de confiança do nosso treinador e vai saber o que fazer. Os jogadores estão muito tristes porque o Ricardo é um pai de todos nos aqui no Vasco. No momento, o pensamento é positivo para que ele possa se recuperar o mais rapidamente possível. Ricardo conseguiu montar uma equipe competitiva, que venceu a Copa do Brasil e está entre os líderes do Campeonato Brasileiro. Temos de entrar em campos concentrados. Vamos jogar por ele - garantiu o apoiador.

Segundo Diego, os jogadores precisam chamar para si a responsabilidade diante de um momento tão complicado para o clube. Para o jogador, uma vitória sobre o Ceará fará Ricardo Gomes acordar mais feliz.

- Está na hora de pensar no jogo e na vitória. Será uma partida complicada. Queremos que o Ricardo possa acordar sem sequelas, com boa notícias e mais feliz. O importante nesse momento é que os jogadores chamem para si a responsabilidade. Sei que é difícil, pois nosso grupo tem muitos meninos e vários ficaram chocados com a situação. É triste ver o Ricardo, um cara saudável, do bem, sereno, nessa situação. Vamos representá-lo da melhor maneira possível. Queremos vencer para deixar claro que o trabalho que ele está fazendo é bem feito - disse o jogador, aproveitando para convocar a torcida vascaína a fazer sua parte.

- Acho que os torcedores têm de comparecer pelo o que aconteceu com o Ricardo e pela situação que o Vasco se encontra na tabela. A torcida também está preocupada. Eles precisam nos incentivar para conseguirmos mais uma boa vitória.

Com 35 pontos, só dois a menos do que o líder Corinthians, o Vasco ocupa a quarta posição do Campeonato Brasileiro. Dependendo dos outros resultados da rodada, o clube de São Januário pode até terminar na liderança em caso de vitória sobre o Ceará.

JURUTI/PA: Alcoa seleciona 180 estagiários

30.08.2011.

A Alcoa acaba de abrir as inscrições para o Programa de Estágio Institucional, cujo principal objetivo é identificar talentos que possam ser efetivados no futuro. A empresa possui 180 vagas, distribuídas nas seguintes localidades: São Paulo, Santo André e Sorocaba (SP), São Luís (MA), Juruti (PA), Poços de Caldas (MG), Itapissuma (PE) e Tubarão (SC).

Podem participar do processo seletivo universitários de cursos de Exatas e Humanas com formação prevista entre dezembro de 2012 e dezembro de 2013 - ou entre junho e dezembro de 2012, para estágio em período integral. É necessário ter conhecimentos em inglês e em informática e disponibilidade para estágio de 18 a 30 horas semanais ou em período integral durante seis meses. O processo inclui oportunidades para pessoas com necessidades especiais e conta com etapas de testes on line, dinâmica de grupo, redação e entrevistas.

Durante o programa, os estagiários passam por treinamentos, presenciais e à distância, atividades práticas e participação em palestras ministradas pelos líderes da Alcoa. A empresa oferece bolsa-auxílio, seguro-saúde, vale-transporte ou estacionamento e vale-refeição ou refeitório.

As inscrições estão abertas até 05/09/2011. No caso de São Luís (MA), Poços de Caldas (MG), Juruti (PA) e Itapissuma (PE), as inscrições poderão ser feitas até 26/09/2011. O início do programa está previsto para janeiro de 2012.

Para se inscrever, basta acessar www.ciadetalentos.com.br/alcoa.

Sobre a Alcoa

A Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado e alumina. Com atuação em 31 países, a Alcoa Inc. possui 59 mil funcionários e integra pela nona vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe desde o final da década de 50, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname.

No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui sete unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2010 a Alcoa registrou faturamento de US$ 1,6 bilhão no Brasil e foi eleita Empresa Sustentável do Ano pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Mais informações podem ser encontradas em www.alcoa.com.br.

SANTARÉM/PA: Novo Superintendente do Incra tomou posse em Santarém

30.08.2011.

Francisco dos Santos Carneiro e Adalberto Cavalcante Anequino tomaram posse no Incra

Negão Brandão, Francisco Carneiro e Eraldo Pimenta

O novo superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Francisco dos Santos Carneiro, tomou posse ontem à noite, (29), em ato solene realizado na Câmara Municipal de Santarém.

Francisco Carneiro tem 66 anos, é natural de Alenquer (PA), com formação de engenheiro agrônomo e economista e é especialista em Desenvolvimento Rural Integrado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi servidor do Incra por 37 anos, órgão pelo qual se aposentou no ano 2000. Ao longo da carreira na autarquia, esteve lotado em Belém (PA) e respondeu por unidades em Rurópolis e Altamira, no Pará, e em Humaitá, no Amazonas.
 
Atualmente, Francisco Carneiro dedicava-se à atividade de assessoria em projetos nas áreas fundiária e agropecuária.

Também tomaram posse Adalberto Cavalcante Anequino (Terra Santa) como Superintendente Adjunto, Antonio Bacelar (Oriximiná) e Isaías Neto (Juruti), também como adjuntos. 

Francisco Carneiro, Isaías Batista e José Priante

A cerimônia de posse dos novos membros do Incra foi prestigiada por vários políticos do Pará e região, entre lês podemos destacar o deputado federal José Priante (PMDB), que indicou a nova cúpula do INCRA em Santarém; deputado estadual Antônio Rocha; bem como os prefeitos Eraldo Pimenta (Uruará), Negão Brandão (Placas), Jaime Silva (Óbidos), Valmir Climaco (Itaituba), Sérgio Pingarilho (Prainha), Jardel Vasconcelos (Monte Alegre) e a anfitriã Maria do Carmo Martins (prefeita de Santarém); além de vereadores e secretários municipais de Santarém e região.

SANTARÉM/PA: Polícia prende matador de taxista

30.08.2011.

Geferson Nunes confessou que praticou o crime para roubar


Jefferson Nunes confessou que praticou o crime
A Polícia Civil prendeu no final da tarde de ontem, segunda-feira, o elemento Geferson Nunes, natural de Patos (Minas Gerais), mas morou em Roraima, Juruti e Rurópolis, de 30 anos de idade, acusado de ter assassinado o motorista José Maria Sampaio, crime ocorrido na segunda-feira, dia 22, quando seu corpo foi encontrado jogado às margens da estrada que dá acesso à praia de Ponta de Pedras.

Na Seccional de Polícia Civil, Geferson Nunes confessou que matou o taxista para roubar o dinheiro que estava em seu poder, cerca de um mil reais, que seria para pagar a prestação de seu veículo marca Corrolla.

O superintendente Gilberto Aguiar disse à nossa reportagem, que Jefferson Nunes confessou que primeiramente pegou o taxi de José Maria Sampaio para conhecer a praia de Alter do Chão e não tinha intenção de roubar o taxista. Durante a viagem, informou que queria conhecer também a praia de Ponta de Pedras. Porém, após ver que José Maria tinha em seu poder certa quantia em dinheiro, despertou sua cobiça e tentou roubar o dinheiro. Jefferson disse que José Maria Sampaio tentou reagir e puxou uma faca que possuía dentro do carro. Na ocasião, travaram uma luta e Geferson conseguiu tomar a faca e cortou o pescoço do taxista, que morreu na hora.
José Maria Sampaio foi morto covardemente

Ao delegado Gilberto Aguiar, o assassino disse que agiu sozinho.

A Polícia, juntamente com o Ministério Público e Poder Judiciário, estavam monitorando o referido elemento, inclusive existem imagens em que ele sacou dinheiro em um caixa eletrônico horas após cometer o crime, no cartão do taxista que também foi roubado; bem como a Polícia checou os hotéis da cidade, pois havia uma pessoa que estava se hospedando todo dia em um hotel. Essa pessoa passou a ser suspeita devido não pagar as contas nos hotéis e se mudav

a diariamente. A Polícia prendeu Geferson Nunes quando o mesmo estava se hospedando no Barrudada Tropical Hotel, localizado no bairro da Liberdade, em Santarém.

A notícia da prisão do matador de José Maria Sampaio causou tumulto na Delegacia, pois vários motoristas, amigos do taxista começaram a se aglomerar em frente ao prédio da Seccional, bastante revoltados. Uma barreira com homens da Polícia Civil e Militar foi montada para impedir a invasão à Seccional. Se precavendo, o superintendente Gilberto Aguiar achou por bem encaminhar o elemento, após prestar depoimento, para a Penitenciária de Cucurunã, onde está preso em uma cela isolada.

Interdição na Transamazônica chega ao segundo dia

30.08.2011.


Permanece interditada a rodovia Transamazônica, às proximidades do km 120, próximo ao município de Araguantins, na divisa do Pará com o Maranhão. Já são mais de 24 horas de interdição. Nesta terça-feira (30), o protesto ganhou força com apoio dos caminhoneiros. Um grupo deles colocou vários veículos atravessados ao longo de quase 1 km de ponte, que liga os dois estados. As duas pistas estão interditadas. O congestionamento passa de 2 km na rodovia. Moradores seguem irredutíveis. O protesto é pelo asfaltamento da rodovia.



Ao todo pelo menos duzentas pessoas, além dos veículos, ocupam as duas pistas da rodovia. Segundo a presidente da associação de moradores das comunidades Porto da Balsa e Porto Jarbas Passarinho, Sirdez Oliveira, um representante do DNIT esteve no local ontem, mas não houve acordo. 'Como ele não soube precisar quando as obras vão começar na písta não aceitamos liberar a via. Só vamos sair daqui quando tivermos certeza do dia do início do asfaltamento', afirma.

Ainda segundo a presidente do centro comunitário, os moradores não aguentam mais a poeira que se forma no local, pela falta do asfalto. 'Não aguentamos mais essa sujeita', reclama.



Os caminhoneiros, que também se sentem prejudicados com a situação, resolveram aderir ao protesto. 'No inverno, quando eles não ficam no atoleiro, são assaltados', comenta.

Os moradores ameaçam ainda, caso não tenham resposta do DNIT, os moradores pretendem encaminhar um abaixo-assinado ao Ministério Público pedindo providências.

Redação Portal ORM

BELÉM/PA: Nazaré da Duque deverá reabrir no sábado

30.08.2011.

 

Nazaré da Duque deverá reabrir no sábado (Foto: Adauto Rodrigues)
Ainda ontem pela manhã havia pequenos focos de incêndio na loja (Foto: Adauto Rodrigues)

Como em uma manhã normal de trabalho, dezenas de funcionários se aglomeravam nos arredores do supermercado Nazaré, na avenida Duque de Caxias. A chegada no horário marcado reafirmava que a segunda-feira seria mais um dia de expediente comum para estes trabalhadores. Os empregados que chegavam encontravam o ambiente parcialmente destruído, luzes apagadas e faixas que interditavam o espaço, forte cheiro de queimado e a água preta com espuma que escorria pela vala denunciavam o incêndio que ocorrera no dia anterior.

O fogo ainda não havia cessado na manhã de ontem e os bombeiros realizavam o trabalho de rescaldo das cinzas, para que pequenos focos ainda existentes fossem eliminados por completo. “A intensidade de queima foi muito grande. Tanto que a parte de cima do prédio está isolada e vai permanecer assim até que todo material de perícia seja recolhido”, explicou o major Aristides Furtado, responsável pela perícia de incêndio do Corpo de Bombeiros.

Por experiência de campo de trabalho, o major Furtado especula que a zona de origem do fogo não foi a sala de informática e sim o depósito onde havia produtos altamente inflamáveis, como: produtos de limpeza químicos, perfumes, bebidas alcoólicas, laticínios e até roupas.

Ainda não há previsão de quando o resultado da perícia, que está sendo realizada pelo Centro de Perícias Cientificas Renato Chaves, será divulgado. (Diário do Pará)

ALTAMIRA/PA: Jovem morre em acidente de moto

30.08.2011.

 

As marcas de sangue espalhadas na calçada e na avenida mostravam que o impacto não foi pequeno. A motocicleta com cilindros potentes ficou totalmente destruída. Pedaços eram encontrados há uma grande distância. Uma multidão de amigos e curiosos se aglomeraram para ver de perto mais uma tragédia que vitimou a jovem Shirley Moura da Silva, 29 anos.

O acidente aconteceu por volta das 4 horas da manhã de domingo. A vítima e o namorado Melquisedeque Rodrigues dos Santos saíam de uma festa, em Altamira. Melquisedeque pilotava a CB 300 em alta velocidade quando, segundo informações de testemunhas, o condutor fez uma manobra perigosa perdendo o controle do veículo que resultou na colisão contra um poste.

Os dois ocupantes estavam sem capacetes. Um irmão da vítima foi até o local para reconhecer o corpo. 

Amigos também se juntaram a dor, e viram a derrota em mais uma batalha para o Trânsito. Melquisedeque foi levado às pressas para o Hospital Regional da Transamazônica onde continua internado em estado grave.

Uma equipe do Instituto Renato Chaves esteve no local do acidente e removeu o corpo de Shirley para necropsia. Ela teve o crânio fraturado em várias partes. Para um perito o ferimento poderia ter sido evitado se a vítima estivesse usando capacete e talvez salvo a vida dela. A moto foi levada para o pátio do Demutran.

O rapaz que conduzia o veículo foi levado em estado grave para o Hospital Regional da Transamazônica.

BELÉM/PA: Votação para privatização do lixo é adiada

30.08.2011.

A votação que deveria acontecer hoje (30), na Câmara Municipal de Belém, sobre o projeto de privatização do lixo na capital proposto pelo prefeito Duciomar Costa (PTB), foi anulada por conta do tempo.

A sessão que começou por volta das 10h, até o início da tarde não tinha sido votada. Com isso, os vereadores devem voltar a se reunir amanhã (31) no plenário, para definir o projeto.

Se aprovada, a lei da privatização do lixo poderá ser anulada na Justiça. Em agosto do ano passado, o então presidente Lula sancionou a Lei Nº 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A legislação prevê existência de um plano municipal de gestão de resíduos sólidos e preservação de compromisso social com as cooperativas de catadores que retiram renda de aterros sanitários.

Uma nota divulgada na coluna Repórter Diário, da edição de hoje (30) do DIÁRIO, ressalta que a polêmica a respeito do projeto de Duciomar Costa é que, além de não apresentar plano de gestão, também não possui planos de proteção social aos catadores.

Inflação do aluguel volta a subir em agosto

30.08.2011.

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), usado para reajustar a maioria dos contratos de aluguel, avançou a 0,44% em agosto, após deflação de 0,12% em julho, aponta nesta terça-feira (30) a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em 12 meses, o índice variou 8%; no ano, a taxa acumulada é de 3,48%.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apresentou alta de 0,21% em agosto. Em julho, havia sido registrada deflação de 0,13%. Três das sete classes de despesa componentes do índice registraram acréscimo nas taxas de variação, com destaque para alimentação (-0,99% para 0,31%). Dentro do grupo, as principais influências partiram das frutas (-4,91% para 4,51%), carnes bovinas (-0,59% para 0,84%), laticínios (-0,32% para 1,00%) e adoçantes (0,05% para 3,39%).

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) subiu a 0,57%. No mês anterior, houve deflação de 0,22%. O índice relativo aos bens finais variou 1,11% em agosto, sobre alta de 0,02% em julho. Contribuiu para a aceleração o subgrupo alimentos processados, que passou de queda de 0,51% para alta de 3,77%.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) caminhou na contramão e subiu menos em agosto, com alta de 0,16%, abaixo do resultado de julho, de 0,59%. Dois dos três grupos componentes do índice apresentaram desaceleração: a taxa do grupo materiais e equipamentos passou de 0,37% para 0,18%, enquanto a do grupo mão de obra recuou de 0,84% para 0,06%. Em sentido inverso, o grupo serviços apresentou aceleração, tendo a taxa avançado de 0,25% para 0,50%. As informações são do G1. (DOL)

Pará sob ameaça de retrocesso histórico

30.08.2011.

Pará sob ameaça de retrocesso histórico (Foto: Octávio Cardoso/Arquivo)
Alter do Chão, em Santarém, futura capital do Tapajós (Foto: Octávio Cardoso/Arquivo)

Aproposta de divisão territorial do Pará, objeto de plebiscito já programado pelo Tribunal Regional Eleitoral para o dia 11 de dezembro, não é o único fator a ameaçar a integridade territorial do Estado e a incolumidade do seu patrimônio fundiário. O fracionamento do Pará, se vier a ocorrer, vai reduzir em mais de cinco vezes a sua área física, que ficará limitada a pouco menos de 18% do espaço que ele ocupa hoje no mapa brasileiro. Será, neste caso, um rude golpe para o segundo maior Estado do país.

Se, cumulativamente à hipótese do desmembramento permanecer a situação atual, que mantém sob o controle da União Federal o domínio de aproximadamente sete mil ilhas localizadas em território paraense, incluindo o gigantesco arquipélago marajoara, o Pará se tornará uma unidade territorialmente pouco expressiva. Já fisicamente mutilado com a perda de mais de 82% do seu território original, ele não terá também sob sua jurisdição quase um terço das terras remanescentes.

Essa perda brutal de patrimônio fundiário representará, na avaliação de especialistas do setor, um retrocesso histórico sem paralelo na organização e consolidação do sistema federativo brasileiro.

Um dos primeiros agentes do setor público a pressentir o perigo, avaliar sua extensão e se posicionar contra ele, o presidente do Iterpa (Instituto de Terras do Pará), Carlos Lamarão, manifestou esta semana, de forma contundente, sua preocupação quanto às ameaças que rondam o Pará. “Lamento profundamente que, depois de tantos anos de luta em defesa do nosso patrimônio fundiário, estejamos a correr o risco de um final inglório”, afirmou.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

BELÉM/PA: Motorista de caminhonete morre horas depois do acidente na 14 de Março

29.08.2011.

  O acidente entre uma caminhonete e um ônibus no cruzamento da Travessa Ferreira Pena com a Avenida 14 Março, em Belém, contabilizou a primeira vítima.  Bruna Ponciano, que estava dirigindo o carro particular, não resistiu, falecendo na noite do domingo (28).


Logo após o acidente, Bruna começou a passar mal e foi levada para um hospital. Porém, não resistiu ao trauma. Na manhã desta segunda-feira (29), o IML (Instituto Médico Legal) necropsiou o corpo da jovem, e o liberou para família. O laudo sobre a morte de Bruna será entregue em 10 dias.


Acidente - De acordo com informações do motorista do coletivo, Sebastião Ronaldo, a caminhonete, conduzida por Bruna Ponciano, teria avançado o sinal vermelho e a colisão foi inevitável. Ainda segundo o condutor, apenas 15 pessoas estavam no coletivo no momento do acidente, mas nenhum ocupante do ônibus ficou ferido.

Com o impacto o motorista do ônibus perdeu o controle e invadiu uma loja de carros semi-novos. 'Pelo menos 10 carros foram atingidos. Mas graças a Deus, a loja estava fechada e tivemos apenas danos materiais', conta o dono da loja Antônio Louro Gomes.

Redação Portal ORM

BELÉM/PA: Bombeiros iniciam perícia em magazine Nazaré

29.08.2011.

 
Horas depois do incêndio que destruiu parte do supermercado Nazaré, na Avenida Duque de Caxias, em Belém, o Corpo de Bombeiros concluiu o rescaldo e, agora, na manhã desta segunda-feira (29), inicia a perícia para determinar o que causou as chamas.

 

De acordo com o bombeiro Coronel Moraes, que acompanha o caso, duas funcionárias ouviram estrondos vindos do depósito, mas não foram conferir o que estava acontecendo. 'Ainda não temos certeza se realmente foi curto-circuito que provocou o incêndio. O resultado da perícia deve ficar pronto em até 15 dias', disse o militar.

 


O proprietário do supermercado, Alacir Corrêa, contou ao Portal ORM que o prejuízo está estimado em R$ 10 milhões. Além dos produtos que foram destruídos pelas chamas, a falta de energia acabou estragando alguns alimentos que necessitam de refrigeração.


'O supermercado volta a funcionar na quarta, mas enquanto isso, dispensei parte dos funcionários e outra parte está ajudando na limpeza da loja. Vamos transferir alguns alimentos para os outros supermercados para evitar mais estragos', conta o empresário.



A Defesa Civil do Município também esteve no local pela manhã para vistoriar a estrutura do supermercado. De acordo com engenheira Rosalina Ribeiro, a estrutura não foi danificada pelo fogo. 'Como uma forma de precaução, o supermercado contratou uma empresa de engenharia para colocar alguns esteios nas paredes', explica. 


Trânsito - O trecho da Avenida Duque de Caxias, entre Lomas Valentina e Angustura, já está liberado para o trânsito de veículos.

ANANINDEUA/PA: Idoso é morto a golpes de picareta

29.08.2011.

Um idoso foi vítima de um latrocínio na manhã de domingo (28), no bairro do Curuçambá, em Ananindeua.
 
Segundo a policiais militares da 7ª Zona de Policiamento (ZPol), o assassino teria invadido a casa e matado o homem a golpes de picareta (instrumento de ferro encurvado de duas pontas e cabo comprido) em sua própria casa, localizada no conjunto Roraima-Amapá. Após o assassinato, o acusado teria levado alguns objetos no local.

SANTA IZABEL/PA: Criança sobrevive à chacina e conta como foi

29.08.2011.

Criança sobrevive à chacina e conta como foi (Foto: Alex Ribeiro)
Caixões arrumados lado a lado despertavam sentimento de medo e revolta (Foto: Alex Ribeiro)

Cinco homens encapuzados invadem uma casa, arrombam a porta dos fundos, matam seis pessoas dentro da sala e deixam para trás, como testemunha do crime, uma criança de 10 anos, que dentro do quarto ouviu todos os tiros e gritos daqueles que foram executados.

“Me mandaram ir pro quarto, junto com meu irmão de um ano. Lá, só ouvi muitos tiros, os berros e choro. 

Quando saí, tava todo mundo morto, cheio de sangue”. O menino contou ainda que um dos assassinos abriu a porta do quarto e disse para eles não saírem de onde estavam. “Eu tava com muito medo, mas quando ninguém ouviu as vozes deles (assassinos), a gente saiu e viu tudo”. Ele disse também que os homens não identificados estavam com vestimentas caracterizadas da Rotam. “Não dava pra ver o rosto, só a roupa que eles tavam (sic), que era da Rotam”.

Para a criança, que estava bastante assustada, restou o sofrimento do episódio aterrorizante vivido pela sua família. “Agora tô sentindo só dor”.
 
A VÍTIMA INTERNADA

A sétima vítima, Nildene Cristina Barros, 18 anos, está internada no Hospital Metropolitano em estado grave.

Na mesma sala em que ocorreu a chacina, há a foto de Aurilêi, morto há seis meses com sete tiros. Aurilêi tinha 21 anos e também era um dos filhos de Raimunda Moraes, mãe de outros três mortos no crime que ocorreu na madrugada de sábado (27), em Santa Izabel.

CAPITÃO POÇO/PA: Preso acusado de estupro de vulnerável

29.08.2011.

Está preso na cidade de Capitão Poço, nordeste do Estado, desde a noite de sábado, Valdeci Ramos de Oliveira, de 45 anos. Nascido em Paragominas, ele é acusado de crime de estupro de vulnerável contra uma criança de seis anos.

A denúncia foi feita à Polícia Civil pelo Conselho Tutelar local. A vítima é neta do acusado. Ela foi encaminhada para exame no hospital da cidade, onde se constatou que ela havia sofrido lesões sérias nos órgãos genitais. A equipe da polícia civil de plantão, formada pelos investigadores Ricardo Balbi e Danilo Campos e escrivã Amanda Maia, foi até o local do crime e ali prendeu o acusado.

A criança foi encaminhada ao Instituto Médico Legal em castanhal para fazer perícia e está sendo acompanhada pelo Conselho Tutelar da cidade, pois a mãe da vítima mora na Suíça. Há suspeitas de que Valdeci Ramos seja também o pai da criança, pois denúncias dão conta de que ele teria mantido relações 
com a filha, mãe da menina. Um fator que corrobora com essa suspeita é que a certidão de nascimento da criança é só registrada em nome da mãe.

Outra mulher, ouvida em depoimento, acusou Valdeci de lhe ter abusado duirante muito tempo desde criança. O homem residia no bairro Vila Kennedy numa casa humilde. As denúncias dizem também que a mulher do acusado sabia dos crimes, mas jamais o denunciou por medo. As investigações sobre as acusações prosseguem.

(DOL, com informações da Polícia Civil)

BELÉM/PA: Supermercado é destruído em incêndio no Marco

29.08.2011.

 

Supermercado é destruído em incêndio no Marco (Foto: Wagner Almeida)
O fogo alto assustou moradores das proximidades, na tarde do domingo (Foto: Wagner Almeida)

Eram quase três horas da tarde do domingo e uma chuva fraca de gotas grossas caía. Adriano Moreira estava no depósito de seu trabalho e ouvia o barulho da água batendo. Começou uma gritaria repentina e o repositor olhou pela janela, no andar logo acima de onde trabalhava, e viu as chamas que consumiam a parte de trás do supermercado Nazaré, localizado na avenida Duque de Caxias com travessa Angustura, no bairro do Marco. Adriano diz que não pensou duas vezes: “Eu e meu colega saímos correndo. No salão era só desespero, as pessoas não sabiam o que estava acontecendo e corriam ”, relatou.

O incêndio logo tomou grandes proporções e atingiu toda a área do depósito no segundo andar do estabelecimento, que, segundo funcionários do local, comportava produtos de limpeza, descartáveis, bebidas alcoólicas, além dos artigos do magazine, como roupas e sapatos. O fogo, no entanto, não chegou a ultrapassar o depósito.