sábado, 13 de agosto de 2011

Caso Joelson: em noite de depoimentos, casal confessa o crime

13.08.2011.
  Savana Nathália Barbosa Cruz, a “Viúva Negra”, de 25 anos, e Raimundo Nonato Ferreira dos Santos, o “Maranhão”, de 33 anos, confessaram formalmente a autoria do assassinato do técnico em informática Joelson Souza Ramos, em depoimento à polícia. O depoimento atravessou a madrugada e o dia de ontem, na Delegacia Geral. A vítima foi morta num motel de Ananindeua, no último dia 10 de julho, tendo o corpo esquartejado e a cabeça levada pelos homicidas. As falanges dos dedos das mãos da vítima também foram seccionados para dificultar a identificação. O casal foi preso anteontem, após 32 dias de fuga. Ontem à tarde, eles foram submetidos a exame de corpo de delito e, à noite, foram transferidos para as casas penais onde cumprirão a prisão preventiva.

Savana foi presa em Almeirim, município localizado no Oeste do Estado, quando viajava de barco para o Amapá. Raimundo foi preso no município de Novo Repartimento, quando tentava embarcar para o Maranhão. A imprensa não teve acesso ao teor dos depoimentos. Mas foi revelado, pela Divisão de Homicídios, que o casal confessou o crime e contou detalhes minuciosos do assassinato macabro.

Cabeça - O delegado Luís Xavier, que preside o inquérito, revelou que os depoimentos dos acusados foram tomados em separado, simultaneamente. Segundo ele, a polícia já tem certeza que eles são os autores do crime, mas ainda precisa esclarecer qual a participação de cada um no assassinato. Outra pergunta ainda sem resposta é a localização da cabeça da vítima. Na véspera, Raimundo chegou a dizer para a polícia que abandonou a cabeça num lixeiro, na BR-316. Mas essa informação ainda não foi confirmada.

Por volta de 12h15 de ontem, os acusados chegaram em carros separados, descaracterizados, ao Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, juntamente com o delegado Xavier. A presença dos suspeitos causou rebuliço entre os funcionários do centro, que saíram do prédio para observar o movimento dos policiais com os suspeitos, entre fotos de celular e comentários mordazes sobre a brutalidade do crime cometido.


Primeiro, Raimundo foi à sala de uma médica-legista para registro de impressões digitais, além de fazer o exame de corpo de delito. Só quando ele voltou ao carro - uma Hilux prata peliculada -, Savana fez o mesmo procedimento. Todos saíram sem falar com a imprensa, mais ou menos meia hora depois da chegada. O exame de corpo de delito é de praxe, feito com todas as pessoas que acabaram de ser presas. Serve para atestar a saúde física do suspeito, antes de ser entregue no Sistema Penal. É
uma forma de garantir que a pessoa não sofreu violências sob a tutela do Estado.

Inquérito - Xavier explicou que tem 10 dias para concluir o inquérito policial e remetê-lo à justiça, que é o prazo estabelecido para a prisão preventiva dos acusados. À noite, a assessoria de imprensa da Superintendência do Sistema Penal (Susipe) confirmou que Savana foi levada ao Centro de Recuperação Feminino (CRF), em Ananindeua, e Raimundo para o Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC). O casal vai passar os primeiros dias numa ala de triagem, na companhia de poucos presos, para depois se juntar à população carcerária dessas unidades, na condição de presos provisórios.

A triagem serve de adaptação para prevenir que eles venham a ser agredidos

ANANINDEUA/PA: Vigilante é liquidado com 2 tiros e 12 facadas

13.08.2011.

Doze perfurações provocadas por facadas e duas por disparos de arma de fogo. Com esses ferimentos, Manoel dos Santos de Andrade, 34 anos, morreu no final da noite de anteontem, no loteamento Carlos Mariguela, bairro do Aurá, Ananindeua. A mulher que o acompanhava em uma motocicleta também foi baleada na perna, mas não corre risco de morte.

A vítima foi abordada na rua Zumbi dos Palmares. De acordo com o sargento Leal, da viatura 8129, da 14ª Zpol, Manoel foi cercado por cinco indivíduos em circunstâncias similares a uma emboscada. “Depois de atingido, ele ainda reagiu”, comentou o policial. Ainda segundo o sargento, Manoel estaria armado com um revólver e teria sido atacado pelas costas.

Na ocasião, a vítima estava acompanhada de uma mulher, identificada como Aline Cristina Medeiros. Ela se encontrava como carona da motocicleta que era conduzida por Manoel. Aline foi atingida em uma das pernas, socorrida e encaminhada ao Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência. Apesar do ferimento, a mulher recebeu alta hospitalar rapidamente.

Policiais da Divisão de Homicídios da Polícia Civil informaram ao DIÁRIO que Manoel morreu com 12 facadas e, ao contrário da informação repassada pela PM, foi ferido primeiramente por dois disparos de arma de fogo. “A vítima foi alvejada com os tiros e, em seguida, ferida com os golpes de faca”, disse um dos investigadores.

Quanto à testemunha, o policial afirmou que ela revelou ter sido procurada por Manoel em sua casa para acompanhá-lo até um determinado local. Manoel supostamente preferiria a companhia do irmão dela, o qual não se encontrava na residência. Ao chegarem à rua Zumbi dos Palmares, Manoel foi alvejado com os tiros.

Ainda conforme o investigador, Aline relatou que uma mulher integraria o grupo que atacou Manoel.

“Segundo ela, uma mulher gritava: esse safado ainda está vivo!”. Manoel residia na rua Angelim, bairro Campo Verde, município de Marituba e trabalhava como vigilante.

Segunda etapa da vacinação contra paralisia começa neste sábado

13.08.2011.

Meta é vacinar 95% das crianças até 5 anos, diz Ministério da Saúde.

Crianças também receberão imunização contra sarampo até setembro.

Começa neste sábado (13) a segunda etapa da campanha nacional de mobilização para vacinação contra a poliomielite, a paralisia infanti, conforme programação do Ministério da Saúde. As crianças que comparecerem aos postos de saúde também receberão imunização contra o sarampo, que será feita até 16 de setembro.
 
Para as crianças menores de cinco anos de todo o país, será oferecida a segunda dose da vacina contra a paralisia infantil. Mesmo quem já tomou as duas gotinhas da primeira dose deve comparecer a um posto de saúde para ser vacinado. Contra o sarampo, devem tomar a vacina crianças de um ano a menores de sete anos.
A vacinação contra o sarampo será oferecida nos postos de saúde dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal. Nos demais estados, a imunização já havia começado no dia 18 de junho.

Segundo o ministro Alexandre Padilha, a maioria dos estados atingiu a meta de vacinação na primeira etapa contra o sarampo e 100% da meta da primeira fase da campanha de vacinação foi cumprida para a poliomielite. “A meta é vacinar 95%, ou seja, cerca de 16 milhões crianças. Nessa segunda fase vamos reforçar os locais onde as crianças deixam de se vacinar”, afirmou.

São 115 mil postos de vacinação e 350 mil profissionais envolvidos na segunda etapa da campanha, segundo o Ministério da Saúde. O investimento total é de R$ 160 milhões.

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda. A doença está erradicada no país desde o início dos anos 90 graças à política de prevenção.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa transmitida por vírus, de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Belém é candidata a Centro de Treinamento da Copa

09.08.2011.

Belém é candidata a Centro de Treinamento da Copa  (Foto: Antônio Silva/Ag. Pará )
(Foto: Antônio Silva/Ag. Pará )

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Marcos Eiró, assinou contrato com empresa multinacional, para tornar Belém, candidata a sede do Centro de Treinamento da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016. A formalização do contrato foi realizada durante a visita do representante da empresa “Ernest & Young” à Seel, Marcos Nicolas, que fará a consultoria para ser realizado um trabalho de base, a fim de verificar as atuais condições logísticas que o Estado possui para sediar esses centros de treinamento. “Vamos analisar e fazer levantamento dessas condições e assim ver se estão dentro dos padrões que a Fifa, Confederação Brasileira de Futebol e o Comitê Olímpico Brasileiro estabelecem”, disse Marcos Nicolas.

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Marcos Eiró, a capital paraense está tendo uma nova chance de proporcionar mais esperança para o povo do Pará em relação ao esporte. “Já conseguimos trazer o jogo amistoso da Seleção Brasileira pra Belém, agora estamos com mais uma oportunidade: a de resgatar o orgulho da nossa população e fazer Belém participar diretamente do Mundial e das Olimpíadas. Queremos mostrar ao Mundo que o Pará tem competência de sediar grandes eventos”, afirmou o titular da Seel.

Ainda de acordo com o secretário, a partir de hoje os trabalhos serão iniciados. “Já começamos a consultoria e até o final do ano vamos pessoalmente até o Comitê Olímpico Brasileiro, a Fifa e a Confederação Brasileira de Futebol. Além das reformas externas e internas que serão feitas no Mangueirão, a partir desta semana”, garantiu. Também estiveram presentes na reunião, a diretora técnica de esporte e lazer, Claudia Moura, o d0iretor do Estádio Olímpico do Pará, Saulo Aflalo e o diretor do núcleo jurídico, Roberto Charone.

Plebiscito no Pará vai contar com tropas federais

09.08.2011.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou hoje (9) o envio de tropas federais para 14 cidades paraenses em dezembro, durante o plebiscito que irá definir se o estado será dividido em três, com a criação do Tapajós e de Carajás. O pedido de reforço policial foi solicitado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).

A provável data de votação é o dia 11 de dezembro, no horário entre as 8h e as 17h. Primeiro, os eleitores paraenses responderão se querem ou não a criação do Tapajós, e depois responderão o mesmo sobre Carajás.

Segundo a relatora do pedido, ministra Cármem Lúcia, a solicitação foi feita com base no relato do secretário de Segurança Pública do Estado, Luiz Fernandes Rocha. A ministra acentuou que a área é historicamente conflitante pelo intenso fluxo migratório, inclusive com atritos de natureza fundiária.

Os municípios que terão reforço na segurança são Altamira, Brasil Novo, Monte Alegre, Santarém, Alenquer, Óbidos de Juriti, Marabá, Oriximiná, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Tucumã, Orilândia do Norte, Pacajá e Anapu. Além da segurança, as tropas federais vão dar apoio logístico para o evento, com o transporte de urnas para regiões afastadas com o auxílio de helicópteros e barcos.

Eleitor do Pará responderá se quer separação

09.08.2011.

Foi definido nesta terça-feira (09) que a primeira pergunta que o eleitor paraense irá responder no plebiscito sobre a divisão do Pará é se ele é a favor ou não da criação do estado do Tapajós. Em seguida, responderá se é a favor ou não da criação do estado de Carajás. O plebiscito está marcado para o dia 11 de dezembro, e a participação é restrita aos paraenses.

O sorteio da ordem das perguntas foi feito na noite desta terça-feira, em sessão no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), e também definiu os números que deverão ser digitados na urna eletrônica para representar o sim ou o não. Quem for contra a divisão, deve digitar 55, e os favoráveis devem digitar 77. Os números precisarão ser digitados duas vezes para responder a cada uma das perguntas.

A terceira parte do sorteio decidiu sobre a utilização de cédulas de papel nos casos em que as urnas eletrônicas precisarem ser substituídas por alguma falha. Cédulas brancas serão usadas para decidir sobre a criação de Carajás, e cédulas amarelas sobre a criação de Tapajós.

Shaquille O'Neal namora mulher 60 cm menor

09.08.2011.

Com 2,15 m de altura, ele tem que se dobrar todo para beijar a gata, que tem 1,57 m
 
shaquilleReprodução/Daily Mail
Dá uma olhada na diferença entre os dois


O pivô Shaquille O'Neal é conhecido não só pelo bom basquete apresentado em quadra, mas também pelos 2,15 m de altura que tem. No esporte, o tamanho sempre foi uma vantagem para ele - mas, na vida amorosa, tem sido um problema.

Tudo isso porque sua namorada, Nicole "Hoopz" Alexander, tem apenas 1,57 m de altura. Isso deixa uma diferença de 58 cm entre os dois.
Os dois foram vistos fazendo compras juntos. Eles também foram ao cinema, ver o novo filme Planeta dos Macacos: A Origem.

Shaquille e Nicole começaram o namoro recentemente, mas não tem se separado nenhum segundo desde então.
shaquille2

BELÉM/PA: MP recebe explicações do Banpará sobre documentos

09.08.2011.
  O promotor de Justiça do Ministério Público que investiga as fraudes na Assembleia Legislativa do Pará, Nelson Medrado, se reuniram com o presidente do Banco do Estado do Pará (Banpará), Augusto Costa, e com o procurador jurídico do banco, Adriano Diniz. Segundo o promotor do MP, o objetivo do encontro foi esclarecer a falta de documentos relativos à movimentação e pagamentos da Alepa anteriores ao ano de 2005. O promotor também queria saber por que, em algumas cópias dos cheques enviados pelo banco, não havia sido copiado o verso do cheque, o que estaria atrapalhando os trabalhos do MP.


Durante a reunião, o presidente do Banpará afirmou que o banco não possui mais os registros impressos de anos anteriores a 2005. No entanto, ele disse ao promotor que já foram entregues diretamente à Justiça duas mídias em CD - uma com extratos de movimentação da conta da Alepa entre 1994 e 2011 e outra com as cópias de todas as autorizações de pagamentos daquele Poder, de 2000 à 2011. 'Nós não estamos pendentes com a documentação e nunca descumprimos ordem judicial, esclarecemos isso na reunião com o Ministério Público. O Banpará está à disposição para colaborar nos trabalhos do MP e da Justiça', disse o presidente do banco à reportagem.


O promotor de Justiça Nelson Medrado também afirmou que a questão foi esclarecida durante a reunião. 'O presidente do banco explicou que a documentação referente aos anos anteriores a 2005 foi entregue em juízo. Além disso, o Banpará se comprometeu a enviar cópias dos versos dos cheques que estão faltando e se colocou à disposição para manter o fluxo de documentos que irão ajudar nas investigações do MP', disse o promotor.

SANTARÉM/PA: PPA em Santarém será transmitida na net

09.08.2011.

A Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa) vai transmitir hoje, via Webtv, a audiência pública sobre o Plano Plurianual (PPA) do governo do Estado em Santarém, oeste do Estado.

A ferramenta, segundo a Prodepa, garante a visualização em tempo real do evento em alta qualidade. A audiência será realizada das 8h às 14h, no auditório da Uepa em Santarém. O site da Prodepa é o www.prodepa.pa.gov.br.

PARAGOMINAS/PA: Homem é morto a pauladas em Paragominas

09.08.2011.

Morreu na madrugada de ontem (8), após passar cinco dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Metropolitano de Ananindeua, Anastácio Nascimento Silva, 57. Ele foi espancado a pauladas em um bar no bairro de Camboatã I, no município de Paragominas, nordeste do Pará.

Segundo informações do boletim de ocorrência registrado no Hospital Metropolitano, duas pessoas são apontadas como suspeitas do crime. Um deles foi identificado apenas como “Netinho” e o outro como “Mulão”.

De acordo com as informações da Polícia Civil, Anastácio estaria ingerindo bebidas alcoólicas e teria sido agredido pelos dois na Rua Betinho, após uma discussão nas proximidades no bar da Luzia, em Camboatã II, na periferia do município.

Com ferimentos graves, ele não resistiu e morreu às 0h30 de ontem. O corpo foi removido pelo Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) par exame necroscópico.

Segundo informações da Polícia Civil e da delegacia de Paragominas, será aberto um inquérito policial para investigar as circunstâncias do caso. A Polícia Civil informou ainda que os principais suspeitos de serem os autores do crime continuam foragidos. O delegado Ilton Monteiro é quem preside o caso.

SANTARÉM/PA: São Raimundo acredita na classificação

09.08.2011.

Com o empate em Tucuruí contra o Independente, o São Raimundo marcou o seu primeiro ponto na competição, sendo o suficiente para melhorar o ânimo da equipe e acreditar na chance de classificação para a próxima fase da competição.

Depois de fazer dois jogos fora de casa, o time de Santarém fará agora duas partidas seguidas em seus domínios. No próximo domingo (14), o São Raimundo enfrentará o Comercial/PI, segundo colocado do grupo com seis pontos. Caso o alvinegro santareno vença a partida, chegará aos quatro pontos, igualando a pontuação atual do Independente. Para a partida do dia 21 de agosto, as duas equipes paraenses se enfrentarão no estádio Jader Barbalho e, assim, vão decidir quem continuará sonhando com a vaga.

Para a partida contra o Comercial/PI, o meia-ofensivo Vélber é dúvida, pois sentiu um estiramento na perna e fará fisioterapia. A previsão é que o Risadinha volte a treinar com bola apenas na quinta-feira. Pensando na possibilidade da conquista do bicampeonato da Série D, a diretoria do São Raimundo sonda a contratação do volante Billy, do Paysandu, e o técnico Flavio Goiano aprova uma possível contratação. “Os diretores me perguntaram se o jogador Billy seria uma boa contratação eu disse que sim. É um jogador que viria para somar”.

BELÉM/PA: Remo contrata reforço de marketing

09.08.2011.

Realizada na noite de ontem, na sede social do Clube do Remo, a reunião do Conselho Deliberativo azulino apresentou algumas novidades, mas deixou outros assuntos sem amplo esclarecimento. A iniciativa de viabilizar a construção de um centro de formação de atletas, assim como o destino da área do Carrossel, dois dos assuntos mais aguardados, continuaram sendo tratados com superficialidade pela diretoria. Sobre o centro de formação, Sérgio Cabeça Brás, presidente do Remo, informou apenas que há uma negociação com empresários que têm interesse em investir na formação de atletas no Filho da Glória e do Triunfo. Em relação à área do Carrossel, revelou-se apenas que três empresas regionais já apresentaram propostas à diretoria, porém ainda nenhum contrato foi assinado, pois os diretores estudam a melhor proposta.

A novidade que mais chamou atenção no encontro entre conselheiros, beneméritos, grande beneméritos e a atual gestão foi a divulgação do contrato de dois anos com Barone Consultoria Marketing Ltda, empresa de São Paulo, mas que possui filial regional, que será responsável por tratar da marca do Remo para fins lucrativos. As principais frentes, primeiramente, são a construção do Portal do Leão, com uma loja virtual com venda de produtos exclusivos para o torcedor e um leilão eletrônico, feito também com produtos do Remo. Além disso, para o futuro, fala-se na criação da TV Remo. Outra frente de marketing será uma parceria com a Celpa e a Caixa Econômica Federal, através de um título de capitalização.

Os dois novos diretores estiveram presentes e oficializaram seus cargos. Pedro Minowa, novo diretor de futebol do Remo, e Hamilton Gualberto, novo vice-presidente de futebol.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Veja a íntegra do polêmico comentário de Sandy sobre sexo a revista

08.08.2011.

Cantora havia dito que Playboy distorceu sua resposta; o que você achou?
 


sandy-materiaDivulgação/Playboy
A cantora Sandy durante a polêmica entrevista para a revista Playboy

Chega nesta terça-feira (9) às bancas a edição da revista Playboy que traz Adriane Galisteu na capa e a polêmica declaração de Sandy sobre sexo anal.

Nesta segunda-feira (8), no entanto, o trecho em que a filha de Xororó comenta o assunto já circula na internet.

Sandy declarou em seu Twitter há alguns dias que sua resposta havia sido distorcida pela revista.

Você acha que a resposta de Sandy foi mesmo distorcida? Veja a íntegra do comentário e responda à enquete abaixo.
Playboy - Dizem que as mulheres não gostam de sexo anal. Você concorda com isso?

Sandy - Então... não tem como não responder isso sem entrar numa questão pessoal. Mas, falando de uma forma geral, eu acho que é possível ter prazer anal, sim, porque é fisiológico. Não é todo mundo. Deve ser a minoria que gosta.

Playboy - Uma minoria na qual você se inclui?

Sandy - Não vou dizer. Essa é uma pergunta que me faria pôr em prática minhas aulas de boxe [risos].

BRASILIA/DF: Governo do DF gastou R$ 11,6 mi com aluguéis de salas neste ano

08.08.2011.
  O governo do Distrito Federal gastou mais de R$ 11,6 milhões nos sete primeiros meses deste ano com aluguéis de salas. O número é da Secretaria de Planejamento.

A atual gestão tem 30 secretarias e a estrutura oficial não consegue acomodar todos os órgãos. O prédio onde está instalado o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) na quadra 511 Norte, por exemplo, custa R$ 170 mil por mês aos cofres públicos. Já o aluguel de salas e vagas para o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) no Venâncio 2000 sai por R$ 92 mil. Os gastos com as salas do Na Hora em um shopping de Taguatinga somam R$ 53 mil por mês.

De acordo com o GDF, só será possível reduzir esses gastos com a construção do centro administrativo, que será instalado entre Taguatinga e Ceilândia. A previsão é de que a licitação seja divulgada em dezembro.

Além disso, o anexo do Palácio do Buriti vai passar por reforma ainda este semestre e algumas secretarias vão ter que ser remanejadas. O GDF anunciou nesta segunda-feira (8) a criação de mais uma pasta, a do idoso, que vai ficar sob a responsabilidade de Ricardo Quirino.

A previsão é de que os gastos com aluguéis aumentem. O governo está procurando um espaço para sediar as secretarias de Ciência e Tecnologia e a Fundação de Amparo e Pesquisa. O prédio deve ter 4,5 mil metros quadrados, com no mínimo 40 banheiros e 40 vagas de estacionamento. O Diário Oficial do DF do dia 4 de agosto também trouxe a autorização para a locação de imóvel para acomodar o Departamento de Saúde e Assistência ao Pessoal da Polícia Militar.

JURUTI/PA: Operação Mamuru fiscaliza terras em Juruti

08.08.2011.
  A segunda etapa da operação Mamuru, que o governo do Estado intensificou a partir desta segunda-feira (8), na Gleba Curumucuri, a cerca de 50 quilômetros do município de Juruti, no oeste paraense, fiscalizou diversos pontos onde agentes ambientais identificaram atividades ilícitas de exploração de madeira e desmatamento na região. A fiscalização começou no quilômetro 43 da rodovia PA-257.

Um ramal que dá acesso à área de exploração dava um exemplo da ousadia dos madeireiros, que construíram uma porteira proibindo a entrada de estranhos no local. O acesso é difícil. Estrada de terra, com trechos de atoleiros e mata fechada, onde apenas carros traçados conseguem trafegar, e ainda assim com dificuldade.

A equipe é coordenada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor), com a parceria com a Delegacia Estadual de Meio Ambiente (Dema), da Polícia Civil, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e Instituto de Perícias Científicas Renato Chaves. Os agentes estaduais percorreram pelo ramal e dentro da mata os pontos identificados pelo monitoramento via satélite feito pelo Ideflor.

Clareiras – 'Há diversos pontos identificados pelo nosso sistema de monitoramento. Verificamos essas ocorrências e estamos fiscalizando in loco essas situações, a fim de garantir a segurança no local, sem a presença de exploradores ilegais', afirma o coordenador da operação pelo Ideflor, Pedro Bernardo.

Ao longo da rota de fiscalização é possível encontrar clareiras no meio da mata, com poucas árvores grandes ainda em pé. Da maioria restou apenas parte do tronco. Tábuas de madeira já beneficiadas também foram encontradas pela fiscalização. Muitas, segundo os peritos do Renato Chaves, já estavam abandonadas há quase um ano.

Pedro Bernardo explica que os extrativistas trabalham mais na época do verão e que quando percebem fiscalizações abandonam todo o material no local e fogem. Segundo ele, essas são serrarias móveis. Os madeireiros usam uma estrutura fácil de montar e desmontar, sem prejudicá-los num momento de fuga. Por isso, não é difícil encontrar vários pontos de extração ilegal dentro da mata.

Um desses pontos fiscalizados pelos agentes parecia ser um sítio, com plantação de frutas e legumes, mas ao fundo o local apresentava diversas irregularidades, entre elas, segundo o agente de fiscalização da Sema, Victor Mendes, estão a construção de um forno de carvão, desmatamento e a captação e o represamento de água em um córrego que passa atrás da propriedade, que teria sido abandonada há poucos dias.

Em outra propriedade próxima, policiais civis e do Batalhão Ambiental encontraram pólvora, gasolina, óleo diesel e dentes de motosserra. Tudo estava escondido no mato. O material é rotineiramente usado por quem pratica a extração ilegal de madeira, segundo os policiais. O homem que estava na casa negou ser dono do material e disse que tudo, assim como o terreno, pertence a um empresário de Juruti. A Polícia está investigando o envolvimento deste empresário no caso.

Manejo – A operação Mamuru tem como objetivo desocupar a área de 33 mil hectares, que nos últimos anos tem sido alvo de madeireiras ilegais e onde o Estado vai implantar um centro de treinamento de manejo florestal. Desde o último sábado (6), homens do BPA formaram barreiras na área, a fim de evitar a fuga dos madeireiros. Já foram apreendidas seis espingardas, duas delas de calibre 12, de alto poder de destruição, três motosserras e um caminhão com duas toras de Ipê. Ao longo desta semana outros materiais devem ser apreendidos pela operação.

A partir desta semana, com a ação policial e ambiental, a gleba será ocupada pelos órgãos do Estado a fim de garantir a segurança do local. Um posto policial fixo será instalado para impedir a extração ilegal de madeira. A Gleba Curumucuri faz parte do conjunto de cinco glebas conhecido como Mamuru-Arapiuns. O nome faz referência aos dois rios que cercam a região. A área total deste complexo corresponde a 1,312 milhão de hectares, o equivalente a 1,3 milhão estádios do Mangueirão.

Diversas comunidades vivem no local, mas a ação predatória tem prejudicado a fauna e a flora da região. Segundo o coordenador do Ideflor, pelo menos dois mil hectares já foram desmatados na gleba Curumucuri. A partir de agora, com a retomada da área, no local será implantado o Centro de Treinamento de Manejo Florestal do Estado.

SANTARÉM/PA: Loucos do volante matam ciclista durante pega na Rod. Curuá-Una

08.08.2011.

Antonio do Nascimento é mais uma vítima dos irresponsáveis e loucos do volante

Vítima de acidente

Um grave acidente aconteceu ontem, domingo, por volta das 15:30 horas, na Rodovia Curuá-Una, resultando na morte de um ciclista que trafegava tranquilamente pela Rodovia e seguia em direção à sua residência, na comunidade de São Jorge, km 28, no planalto santareno.

Segundo informações de testemunhas, dois veículos particulares, que apostavam corrida, na hora de uma ultrapassagem, o veículo de marca Fiat Punto, de cor prata, com placas OBT 9545, pegou em cheio o ciclista, que foi jogado há vários metros de distância do local do acidente. O motorista Antonio Gomes do Nascimento, de 44 anos de idade, mais conhecido por “Neto”, que era taxista bastante conhecido na cidade, não resistiu aos ferimentos e morreu no local do acidente.
 
De acordo com a esposa da vítima, Alcinete Castro, os dois veículos estavam apostando corrida na Rodovia, quando um foi ultrapassar o outro e atropelou Antonio Gomes.

Alcinete Castro disse que após o acidente conversou com o motorista atropelador e ele confessou ter matado o ciclista (seu marido), porém, logo depois fugiu do local.

O fato revoltou os comunitários, que não deixaram o veículo sair do local, porém, o motorista quando viu a coisa preta para o lado dele, entrou no outro veículo e fugiu. Os comunitários decidiram atear fogo no veículo Fiat Punto.

Na delegacia, Alcinete Castro solicitou que o responsável pela morte de seu marido se apresente. “Eu quero fazer um apelo, que ele se apresente, que ele arque com as consequências do que ele fez”, disse Alcinete.

A Polícia continua à procura do motorista atropelador. “Já estamos de posse de algumas informações, como a marca dos veículos que estavam apostando corrida e outros detalhes. Mas não podemos ainda divulgar para não atrapalhar as investigações”, disse o delegado Luís Paixão, que estava de plantão na Seccional de Polícia Civil, ontem.