quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Marabá: Maurino não fala sobre demissões

Marabá: Maurino não fala sobre demissões
 
Quarta-Feira, 05/01/2011, 09:46:56
Marabá:  Maurino não fala sobre demissões (Foto: DIVULGAÇÃO)

Prefeito estava viajando. Assessores disseram que ele não falaria (Foto: DIVULGAÇÃO)
A Prefeitura de Marabá, enfim, quebrou o silêncio a respeito da notícia sobre a exoneração de todos os secretários municipais e cargos comissionados. Nota assinada pelo secretário de Comunicação, Gilson Magalhães, diz que metade dos ocupantes de comissionados, os famosos “DAS”, foram dispensados. Segundo a nota, as exonerações foram feitas “considerando a necessidade de ajuste, controle e a realização de mudanças administrativas e funcionais de cargos de livre nomeação”.
Magalhães informou que as dispensas representam apenas “5% do quadro funcional do município”. “A exoneração não contempla secretários e diretores dos órgãos municipais. A medida entrou em vigor em primeiro de janeiro de 2011. Parte desses cargos será ocupado de acordo com a necessidade administrativa e aprovação do prefeito até nomeação dos aprovados no concurso que será realizado agora em fevereiro. Esse mesmo requisito será aplicado para os servidores que tiveram os contratos expirados no último dia de 2010”, finaliza a nota. Maurino Magalhães (PR) estava viajando e não falaria sobre o decreto.
A notícia das exonerações de todos os secretários e equipes sacudiu Marabá logo no início da segunda-feira e chegou a ser confirmada, no mesmo dia, segunda-feira, por telefone, pela chefia do gabinete da Prefeitura e assessoria de comunicação.
EXPECTATIVA
O anúncio das exonerações foi feito pelo próprio prefeito, antes do Natal. Na ocasião, ele teria dito que os secretários também estariam inclusos. A justificativa do prefeito seria a avaliação “rigorosa” do trabalho de cada secretário e respectiva equipe nos últimos dois anos. Maurino teria avisado inclusive à Câmara Municipal, dizendo que chamaria um por um dos secretários para ver quem ficaria no governo.
Na segunda-feira, a vereadora Júlia Rosa (PDT), que presidia a Câmara Municipal de Marabá até 31 de dezembro, disse que a Casa foi avisada pelo prefeito sobre as demissões, mas que “como cabe ao Executivo avaliar quem deve estar à frente das secretarias, os vereadores não se manifestaram”.
O atual presidente da Câmara Municipal de Marabá, Nagib Mutran Neto (PMDB), recebeu com surpresa a notícia sobre a exoneração dos servidores de algumas secretarias. “Fiquei sabendo pelos meios de comunicação e me surpreendi, mas gostaria de deixar claro que se as mudanças forem para benefício do município, serão bem aceitas”, disse o vereador.
De acordo com Nagib, os serviços básicos à população não podem ser interrompidos por causa da mudança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário