sábado, 26 de fevereiro de 2011

Castanhal agora tem Catedral

Castanhal agora tem Catedral


Castanhal agora tem Catedral (Foto: Junior Pantoja)
(Foto: Junior Pantoja)

O município de Castanhal, cidade polo do nordeste paraense, está preparado para vivenciar um momento histórico para o povo católico da região por conta da Dedicação da Catedral Santa Maria de Deus. A Dedicação é a celebração mais solene que existe na liturgia da igreja católica. É uma festa do povo de Deus que é convidado a se reunir cada domingo para a celebração da Eucaristia e corresponde a uma verdadeira iniciação cristã.

Criada pelo Papa João Paulo II em 29 de dezembro de 2004, a diocese foi desmembrada da Arquidiocese de Belém e da diocese de Bragança. Há cinco anos ela tem a frente o primeiro bispo Dom Carlos Verzelletti. Hoje ela abriga 31 paróquias de 25 municípios do nordeste paraense. São eles: Castanhal, Santa Izabel do Pará, Capanema, Colares, Curuçá, Igarapé-Açu, Inhangapi, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, Nova Timboteua, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Bárbara do Pará, Santa Maria do Pará, Santarém Novo, Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas, São Domingos do Capim, São Francisco do Pará, São João da Ponta, São João de Pirabas, Terra Alta e Vigia. O número de municípios corresponde a aproximadamente 700 mil habitantes.

10 ANOS DEPOIS

A obra imponente levou 10 anos para ser concluída. O espaço da catedral é amplo e será destinado a missas e eventos religiosos com capacidade para até 2.400 pessoas sentadas. A Catedral de Santa Maria Mãe de Deus é projetada com estrutura moderna. No subsolo encontra-se um auditório com capacidade para 500 pessoas, um refeitório, consultório familiar, museu de arte sacra, sala das pastorais e movimentos, e a capela onde acontecem as missas diárias e a adoração perpétua (cripta); e ainda dispõe de oito apartamentos e mausoléu.

Atrás da catedral está a Praça dos Doze Apóstolos, com capacidade para cinco mil pessoas. Toda a arquitetura da Catedral Diocesana de Castanhal é moderna e carregada de significado, com obras de arte, painéis e mosaicos de artistas italianos e paraenses, incluindo uma cruz com mais de quatro metros, pintada por dom Carlos, além dos sinos, uma porta de bronze de três toneladas e o altar, de quatro toneladas, que só será descoberto no domingo (27). O prédio é cercado por jardins.

PRESENÇAS

Durante a cerimônia de Dedicação estarão presentes autoridades civis e religiosas, dentre elas o delegado do papa Bento XVI, o cardeal Giovanni Battista Ré, prefeito emérito da congregação dos bispos, que presidirá a Cerimônia de Sagração; o núncio apostólico do Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri; Bispos do Regional Norte 2 e o clero da diocese. (Diário do Pará)

Um comentário:

  1. Como vizinha da Catedral, pude acompanhar sua construção..Uma obra imponente, que agora é uma realidade.
    Castanhal merece, aliás o Pará merece, e todos deveriam conhecer a mesma, vale apena!
    Rosângela Santos

    ResponderExcluir