Homem compra habilitação falsa e vai preso
 
                          Francisco Cosme disse que só ontem soube que a carteira é falsa (Foto: Wagner Almeida)
Homens do corpo de motociclistas  da Polícia Rodoviária Federal apreenderam, na manhã de ontem, no km 7  da rodovia BR-316, em Marituba, uma Carteira Nacional de Habilitação  (CNH) falsa. No documento, portado por Francisco Cosme Rodrigues, de 51  anos, faltavam as principais características de segurança contidas no  material, como a marca d’água com a bandeira do Brasil, além de não  apresentar cadastro no sistema do Detran-PA.
Segundo o agente Queiroz, da PRF, o  condutor, quando foi abordado, trafegava no sentido Marituba-Belém. “No  momento em que pedimos a habilitação, o Francisco não quis retirá-la do  plástico de proteção. Em seguida, verificamos que a carteira tinha  fortes indícios de falsificação, como a falta dos ícones que só podem  ser validados através do Denatran. Depois, fizemos perguntas sobre os  exames que são feitos para retirar habilitação e ele errou a maioria  delas”.
Ainda segundo o agente, outras carteiras  semelhantes foram encontradas. “Essa é a terceira CNH que apreendemos  esse mês na mesma área, com características muito similares. Acreditamos  que haja uma quadrilha especializada em falsificar esses documentos  nessa região”, ressalta.
CONFISSÃO
Os policiais da PRF encaminharam o  condutor à Seccional de Marituba. Em seu depoimento, Francisco Cosme  Rodrigues revelou que comprou a carteira de um homem chamado “Paulo  Souza”, o qual teria prometido que a CNH poderia ser usada em qualquer  lugar do Brasil. “Não sabia que era falsa, estava precisando tirar a  carteira de motorista e, por ser analfabeto, desconhecia muitas  informações. Aí apareceu o ‘Paulo’ dizendo que, se pagasse R$ 650 pra  ele, teria a carteira mais rápido”, contou.
Francisco também informou que apresentou  o documento em várias barreiras de outras cidades. No entanto, somente  ontem ficou sabendo que havia sido vítima de uma fraude.
Segundo Sebastião Oliveira, da PRF, que  também participou da abordagem, Francisco receberá multa por dirigir sem  carteira de habilitação e, como a moto que ele dirigia não estava em  seu nome, o titular será multado por permitir que condutor sem  habilitação utilize o veículo. A delegada da Seccional de Marituba  Marinete Fontenele informou que será instaurado inquérito policial para  investigar a autoria da falsificação. Os documentos foram enviados para o  CPC-Renato Chaves para avaliar se realmente existe falsificação.
650
Foi o valor que Francisco Cosme pagou  para Paulo Sousa. Ele queria o documento sem necessidade de passar pelos  testes de praxe do Detran porque é analfabeto. Francisco foi multado  por dirigir sem habilitação e o proprietário da motocicleta também vai  receber multa por emprestar o veículo para pessoa que não porta  documento para dirigir. (Diário do Pará)
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário