sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Homem compra habilitação falsa e vai preso

Homem compra habilitação falsa e vai preso


Homem compra habilitação falsa e vai preso (Foto: Wagner Almeida)
Francisco Cosme disse que só ontem soube que a carteira é falsa (Foto: Wagner Almeida)
Homens do corpo de motociclistas da Polícia Rodoviária Federal apreenderam, na manhã de ontem, no km 7 da rodovia BR-316, em Marituba, uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa. No documento, portado por Francisco Cosme Rodrigues, de 51 anos, faltavam as principais características de segurança contidas no material, como a marca d’água com a bandeira do Brasil, além de não apresentar cadastro no sistema do Detran-PA.
Segundo o agente Queiroz, da PRF, o condutor, quando foi abordado, trafegava no sentido Marituba-Belém. “No momento em que pedimos a habilitação, o Francisco não quis retirá-la do plástico de proteção. Em seguida, verificamos que a carteira tinha fortes indícios de falsificação, como a falta dos ícones que só podem ser validados através do Denatran. Depois, fizemos perguntas sobre os exames que são feitos para retirar habilitação e ele errou a maioria delas”.
Ainda segundo o agente, outras carteiras semelhantes foram encontradas. “Essa é a terceira CNH que apreendemos esse mês na mesma área, com características muito similares. Acreditamos que haja uma quadrilha especializada em falsificar esses documentos nessa região”, ressalta.
CONFISSÃO
Os policiais da PRF encaminharam o condutor à Seccional de Marituba. Em seu depoimento, Francisco Cosme Rodrigues revelou que comprou a carteira de um homem chamado “Paulo Souza”, o qual teria prometido que a CNH poderia ser usada em qualquer lugar do Brasil. “Não sabia que era falsa, estava precisando tirar a carteira de motorista e, por ser analfabeto, desconhecia muitas informações. Aí apareceu o ‘Paulo’ dizendo que, se pagasse R$ 650 pra ele, teria a carteira mais rápido”, contou.
Francisco também informou que apresentou o documento em várias barreiras de outras cidades. No entanto, somente ontem ficou sabendo que havia sido vítima de uma fraude.
Segundo Sebastião Oliveira, da PRF, que também participou da abordagem, Francisco receberá multa por dirigir sem carteira de habilitação e, como a moto que ele dirigia não estava em seu nome, o titular será multado por permitir que condutor sem habilitação utilize o veículo. A delegada da Seccional de Marituba Marinete Fontenele informou que será instaurado inquérito policial para investigar a autoria da falsificação. Os documentos foram enviados para o CPC-Renato Chaves para avaliar se realmente existe falsificação.
650
Foi o valor que Francisco Cosme pagou para Paulo Sousa. Ele queria o documento sem necessidade de passar pelos testes de praxe do Detran porque é analfabeto. Francisco foi multado por dirigir sem habilitação e o proprietário da motocicleta também vai receber multa por emprestar o veículo para pessoa que não porta documento para dirigir. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário