quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

ICMBIO encerra reunião sem criar conselho da FLONA JAMANXIM em Novo Progresso

ICMBIO encerra reunião sem criar conselho da FLONA JAMANXIM em Novo Progresso
 
ICMBIO encerra reunião sem criar conselho da FLONA JAMANXIM em Novo Progresso
Acabou agora há pouco, as 13:00 Hrs, no Hotel Garcia, reunião com
autoridades, lideranças e o Instituto CHICO MENDES, tendo como Pauta a constituição do Conselho Consultivo da FLONA JAMANXIM.

Como ocorrido em ocasiões anteriores, mais uma vez a Prefeitura e Câmara de Vereadores, juntamente com entidades da região, recusaram-se a tomar posse do referido conselho sem antes ser apresentado à discussão o TAC em estudo com o Governo Federal e também proposta de redefinição dos limites desta FLONA.

O TAC em questão seria um instrumento assinado entre o Governo Federal e os residentes dentro da Flona Jamanxin, visando um acordo de permanência e produção dentro da área, até que se resolvesse a questão da redução da área. E esse instrumento ainda não foi apresentado aos interessados pela União.

Dessa forma, autoridades municipais e entidades de Novo Progresso e Castelo de Sonhos continuam se recusando a tomar posse para a efetiva instalação do Conselho Consultivo da Flona Jamanxin.
Diante disso, o Sr. FERNANDO, representante do ICMBIO, encerrou a reunião anunciando que por Portaria iria constituir um Conselho formado por outras entidades, mesmo que de outras regiões do País (Leia-se ONGs).

O fato é que sem este Conselho, a FLONA praticamente não está totalmente legalizada, por isso a insistência do órgão em criá-lo. No entanto, as entidades presentes acham contestáveis juridicamente a criação de um Conselho na forma como o Chico Mendes está tentando criar.

Resumindo: o impasse continua, sem TAC e sem proposta de redefinição dos Limites, continuamos sem Conselho Consultivo e sem FLONA legalmente constituída.
Publicação Folha do Progresso
Por: Mauro Cesar- ratonews
Fotos:folha do Progresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário