terça-feira, 22 de março de 2011

BELÉM/PA: Quarto dia de maré alta deixará Belém alagada novamente

22.03.2011

Quarto dia de maré alta deixará Belém alagada novamente

Pelo quarto dia seguido a maré vai estar alta nesta terça-feira (22), deixando as ruas do centro de Belém parecendo verdadeiros rios em meios aos prédios e carros. De acordo com a Tábua D'água da Marinha, a maré estimada para hoje é de 3,8 metros, o que é considerado alto.


'Geralmente as marés mais altas chegam a esse limite de quase quatro metros', ressalta o coordenador da Defesa Civil do Estado, major Augusto Lima.


Apesar de ser preocupante a situação em que ficam algumas casas localizadas próximas a canais da cidade, até o momento, a Defesa Civil do Município ainda não recebeu nenhuma notificação. 'Durante o período antecessor a março fizemos alguns projetos de conscientização da população para que essas pessoas estivessem preparadas para lidar com a maré alta', conta o presidente da Defesa Civil do município, Mário Chermont.




Todos os anos, o mês de março é marcado pelas marés altas, o que de certa forma já é costumeiro para as pessoas que sofrem com esse tipo de problema. Segundo o major Lima, a maior preocupação da Defesa Civil é com relação a saúde desse cidadãos, que se expõem à água suja que sobe dos canais.


'Até o momento ainda não recebemos nenhuma notificação por conta da maré alta, mas o que nos deixa preocupado são as pessoas que não atentam e andam pelas ruas alagadas descalças. Elas podem se cortar com um caco de vidro submerso ou até mesmo pegar alguma doença com a água contaminada', detalha o coordenador.


Trânsito - Quando ruas ou avenidas como a Visconde de Souza Franco, Tamandaré, Boulevard Castilho França, entre outras, estão alagadas, é comum ver motoristas pegando a contra mão para evitar que o motor seja afogado pela água. Já outros motoristas se arriscam passando pelas ruas alagadas, às vezes, por medo de serem multados.


 
Entretanto, de acordo com o diretor de operação da CTBel (Companhia de Transporte de Belém), Elias Jardim, nesse tipo de situação, os agentes de trânsito são orientados a usar o bom senso. 'Primeiro nossos agentes devem analisar a situação, ver se realmente não há como o motorista passar, aí então usa o bom senso dele, e não multar apenas por multar', frisa o diretor.


Pontos críticos - Tanto os motoristas quantos o pedestres devem evitar certos pontos da cidade para que não sejam prejudicados com a maré alta, que, de acordo com a Tábua D'água da Marinha, estará em alta até quinta-feira, sendo que o período mais crítico termina hoje. 


Evite trafegar por ruas que sejam próximas de canais. O Ver-O-Peso e ruas que cortam o perímetro da feira também são propícias a alagamentos. A região próxima às praças localizadas na Avenida Marechal Hermes também alaga. A Avenida Visconde de Sousa Franco, entre 28 de setembro até a Rua Senador Manoel Barata, são pontos que costumam ficar alagados.

Redação Portal ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário