terça-feira, 29 de março de 2011

BELÉM/PA: Servidores da educação paralisarão por reajuste

29.03.2011

Servidores da educação paralisarão por reajuste


Servidores da educação paralisarão por reajuste  (Foto: Antônio Silva/Comus)
Funcionamento das escolas estará prejudicado por conta da paralisação (Foto: Antônio Silva/Comus)

Cerca de seis mil trabalhadores do setor de educação no município de Belém farão uma paralisação de advertência na próxima sexta-feira, 1 de abril. O ato marcará o início das negociações salariais deste ano. Os servidores municipais vão se reunir na Praça Santuário, em Nazaré, e devem fazer uma caminhada até o Palácio Antônio Lemos, sede da prefeitura.

Um dos coordenadores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), Elói Borges, explica que entre as reivindicações dos servidores está o pagamento de perdas salariais históricas que somam cerca de 20%. Esse percentual se refere a defasagens acumuladas desde a gestão do ex-prefeito Hélio Gueiros, de 1993 para cá. Já há decisão judicial determinando o pagamento das perdas referentes à progressão horizontal, mas a prefeitura alega que ainda depende de peritos para calcular os valores a serem pagos a cada servidor.

Outro ponto da pauta é a reformulação do Plano de Cargos e Carreiras da Educação, além de reajuste salarial. “A deliberação de nossa assembleia é de que os servidores da educação tenham o mesmo reajuste concedido aos deputados”, diz Borges. No início deste ano, deputados estaduais aprovaram um aumento nos próprios salários em torno de 60%.

A Intersindical, entidade que reúne vários sindicados de servidores públicos, trabalha para que, além dos trabalhadores da educação, outras áreas também participem da paralisação de advertência nesta sexta-feira. Já há informações de que servidores da Funpapa e da saúde também devem
participar.

Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Administração informou que ainda não há informações sobre uma possível reunião entre os servidores e o município, o que poderá ser definido ainda nesta semana. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário