09.03.2011
Leptospirose faz quarta vítima em Santarém
Subiu para quatro o número de pessoas que morreram vítimas de leptospirose em 2011, no município de Santarém. Desta vez, a vítima foi o policial militar Weider Viegas Viana, 35 anos.
Weider, que estava na Polícia Militar há mais de 10 anos, era casado com a enfermeira Dilene Viana, 32 anos, com quem teve dois filhos (Daniel, 13 anos, e David, 4 anos).
De acordo com informações de familiares, após retornar de uma missão policial realizada no interior do município, cerca de 20 dias atrás, Weider começou a apresentar febre e dores pelo corpo. Chegou a ficar internado por 17 dias com suspeita de dengue, mas os exames não diagnosticaram a doença e nenhuma outra que pudesse justificar o quadro febril e o inchaço nas pernas e no rosto.
Há uma semana, o médico da PM que acompanhava o quadro clínico do policial achou por bem enviar uma amostra de sangue de Weider para a capital do Estado, para exames específicos, que diagnosticaram leptospirose (doença provocada pelo contato com a urina de ratos).
Weider, que havia recebido alta médica e passou quatro dias em casa com a família, teve que retornar ao hospital São Camilo no dia 1º de março, quando chegou o exame confirmatório de leptospirose. Desde então, ele passou a receber a medicação adequada para o tratamento da doença. Porém, o quadro geral de saúde de Weider não apresentou melhoras, havendo inclusive necessidade de interná-lo na UTI por conta de uma parada cardiorrespiratória na manhã da última segunda-feira. Por volta das 14h do dia 8 de março,
Weider perdeu a luta para a doença e morreu.
O velório do policial foi marcado por muita comoção. Seu sepultamento aconteceu às 16h, no cemitério São João Batista.
A DOENÇA
A leptospirose, também chamada de Mal de Adolf Weil ou, na sua forma mais grave, síndrome de Weil, é uma doença bacteriana que afeta seres humanos e animais e pode ser fatal. Foi classificada em 1907, graças a um exame post mortem realizado com uma amostra de rim infectado - mas vale lembrar que a doença já havia sido identificada em 1886, pelo patologista alemão Adolf Weil. (Diário do Pará)
Nenhum comentário:
Postar um comentário