quinta-feira, 7 de abril de 2011

ALENQUER/PA: Ponte sobre o rio Curuá pode desabar e ameaça população

07.04.2011

Ponte sobre o rio Curuá pode desabar e ameaça população

O Município de Alenquer sofre com o descaso administrativo


A estrutura da ponte está comprometida e ameaça moradores da área

O Município de Alenquer sofre com o descaso administrativo, fazendo com que a população assista indignada a destruição de grande parte de seu patrimônio histórico-cultural, quando prédios centenários tombam por falta de preservação da administração pública municipal.

Como se não bastasse, um dos empreendimentos que enchia de orgulho o cidadão alenquerense, que é a ponte sobre o rio Curuá, construída ainda no governo Farias, também sofre com o abandono e ação da natureza furiosa, por conta das fortes chuvas que têm assolado a região. E ainda por cima, a localização geográfica da ponte, construída em região de lajeiro e cachoeiras, fazendo com que seja mais forte o fluxo das águas no local, ameaçam ainda mais o patrimônio público municipal.

Construída há pouco mais de dois anos, na época sendo festejada como a maior ponte do mundo, toda construída em madeira, mesmo sem autorização do Ibama e sem o devido estudo de impacto ambiental, a ponte sobre o rio Curuá, na PA-254, ficou sendo orgulho da população, que esquecia que aquele símbolo, na verdade, não passava de um elefante branco, erigida através de desperdício do dinheiro público.

Mas enfim, a ponte foi erguida, e mesmo sendo uma gritante ameaça ecológica, foi fixada em local que o tempo e a ação da natureza mostraram que poderia sofrer inclusive risco de desabamento. E a ponte que subiu, para engrandecer mais o prefeito Farias do que facilitar a viagem entre os municípios de Alenquer e Curuá, agora ameaça desabar.


Todos os anos o local onde está a ponte sofre a ação de enxurradas. A fúria da correnteza que desce da planície imunda compromete a obra, caso não tenha sido construída através de planejamento e um sério Projeto de Engenharia Civil. Assim sendo, a ponte sobre o rio Curuá, do jeito como foi erigida, nada mais é que um prejuízo significativo aos cofres públicos.

Por: Carlos Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário