sexta-feira, 22 de abril de 2011

BRASIL: Vacinação contra a gripe A volta na segunda

22.04.2011

Vacinação contra a gripe A volta na segunda


Iniciadas em 2000, as campanhas de vacinação contra a influenza (gripe) têm como objetivo vacinar cerca de 80% da população brasileira de idosos. Em Belém, a campanha de vacinação 2011, que tem como parceiros o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Belém, começa na próxima segunda-feira e se estenderá até o dia 13 de maio.

Na Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), um total de 1.600 pessoas estarão envolvidas em todas as Unidades de Saúde. A campanha deste ano será dirigida à população de idosos (acima de 60 anos), grávidas e crianças entre 6 meses e 2 anos de vida.

Segundo a previsão do Ministério da Saúde, em Belém deverão ser vacinados 116.409 idosos, 24.016 gestantes, 55.905 crianças, além dos trabalhadores da área da saúde que realizam atendimentos para influenza.

Já no dia 30 de abril, para facilitar o acesso às pessoas que não dispõem de tempo para ir às Unidades de Saúde durante a semana, serão instalados postos de vacinação em diversos locais públicos, como praças e igrejas. A lista completa destes locais será divulgada dias antes do dia da programação.

A Campanha Nacional de Vacinação segue indicações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomenda a imunização da parcela da população compreendida como mais frágil e vulnerável, sujeita a complicações decorrentes de uma gripe mal tratada. Em todo o mundo, a gripe é uma doença que preocupa as autoridades sanitárias e organizações de saúde, pela gravidade e rapidez na transmissão.

Durante todo o período da campanha (de 25 de abril à 13 de maio), a vacina estará disponível em toda rede básica de saúde da capital paraense.

ATENDIMENTOS
 
Entre os dias 25 e 29 de abril, será dispensado um atendimento especial aos clubes da melhor idade, albergues e asilos, através do apoio prestado pela Seel, Funpapa, Paratur, Assipa, igrejas, albergues e condomínios, por meio do Sindicato dos Condôminos. Já no dia 30 de abril (sábado), Dia Nacional de 
Mobilização, mais postos de vacinação serão disponibilizados para a população.
 
EM NÚMEROS
 
116 mil

Total de idosos que poderão ser vacinados contra a gripe só em Belém. A meta é imunizar ainda outras 24 mil gestantes e quase 60 mil crianças até 2 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário