quarta-feira, 20 de abril de 2011

MANAUS/AM: O que funciona durante o feriado em Manaus

20.04.2011

O que funciona durante o feriado em Manaus

Confira o funcionamento de bancos, balsas, comércio e unidades de sáudes durante o ferido da páscoa em Manaus


Leandro Tapajós


Alguns dos serviços de saúde mudam horário de funcionamento nos dias de feriado (Foto: Euzivaldo Queiroz)
Manoel Dias Galvão, professor e psiquiatra, sendo levado para o Pronto Socorro 28 de Agosto pela Samu

As lojas dos shoppings e Centro da cidade, os bancos, as unidades de saúde e outros prestadores de serviços terão horário de funcionamento especial durante os feriados de Tiradentes (21) e sexta-feira da paixão (22).

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) as agências fecham as portas para atendimento presencial ao público na sexta-feira (21) e sábado (22). O expediente normal deve ser retomado apenas na segunda-feira (25).

Ainda segundo a FEBRABAN, as contas de consumo – como água ou luz –, e os carnês que vencerem no período de 21 a 24 deste mês poderão ser pagos após o feriado, na segunda (25) sem acréscimo de multas.

Os shoppings

Na quinta-feira(21) o Amazonas Shopping abre as portas das 10h às 22h. Na sexta-feira(22) e no domingo (24) as lojas funcionam das 14h até 21h. Já as praças de alimentação das 12h às 22h.  O funcionamento de sábado  será das 10h às 22h.

Nesta quinta-feira, o horário de funcionamento do Manaus Plaza Shopping será das 10h às 22h, para as lojas e praça de alimentação. As Lojas Americanas abrirão das 9h às 22h e o Hiper DB, das 8h às 22h. ambas funcionarão em horários iguais durante a quinta-feira e sexta-feira.

Na Sexta-Feira da Paixão, o funcionamento das lojas do shopping será das 15h às 21h e da praça de alimentação das 12h às 22h. As salas do Cinemais funcionarão, em ambos os dias, a partir das 13h30.

O Manauara Shopping funcionará das 10h as 23h na quinta-feira e sábado, sendo que as lojas funcionam até as 22h. Na sexta-feira da paixão e domingo a praça de alimentação abre as portas das 12h até 22h e as lojas das 14h às 21h.
 
As balsas devem funcionar 24h

De acordo com a Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH) a previsão é que as balsas que partem do Terminal Hidroviário de São Raimundo devem transportar para os municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão cerca de 30 mil pessoas e 4.000 veículos de passeio.

Para atender a demanda, as balsas realizarão viagens durante o dia e noite. Nove balsas vão operar no circuito. Cada balsa efetuará até 7 viagens diárias até o município de Iranduba. No horário noturno, 3 ou 4 balsas devem operar.  

Atendimentos na área da saúde

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) os prontos socorros,Serviços de Pronto Atendimento (SPA’s), e as maternidades estaduais, funcionarão normalmente durante o feriado.

Segundo a Prefeitura de Manaus, o mesmo ocorre com os Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), a Maternidade Moura Tapajóz e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192), que não terão as atividades interrompidas durante os feriados.

Policlínicas de portas fechadas

As mudanças no funcionamento devem acontecer nas unidades que atendem com consulta agendada -Centros de Atenção à Melhor Idade (CAIMIs), Centros de Atenção Integral à Criança (CAIC’s), Fundações de Saúde e policlínicas–, e as unidades administrativas da saúde pública do Estado, funcionam até quarta-feira (20) e retornam suas atividades na segunda-feira (25).

Durante os dois dias de feriados não devem abrir as portas também as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e Policlínicas, que fazem o atendimento ambulatorial.

As três unidades do Programa Farmácia Gratuita, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), instaladas nos terminais de ônibus da Cidade Nova (T3), na zona Norte; Jorge Teixeira (T4) e do São José (T5), ambos na zona Leste, também não estarão funcionando na quinta e na sexta-feira, retomando o atendimento na segunda-feira (25), às 8h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário