quinta-feira, 7 de abril de 2011

ULIANÓPOLIS/PA: Operação apreende 23 metros cúbicos de madeira

07.04.2011

Operação apreende 23 metros cúbicos de madeira


Operação apreende 23 metros cúbicos de madeira  (Foto: Ascom Polícia Civil)
(Foto: Ascom Polícia Civil)

Uma operação integrada, sob comando da Divisão Especializada em Meio-Ambiente (DEMA), da Polícia Civil, resultou nas apreensões de um total de 32 metros cúbicos de diversos tipos de madeira de lei, entre elas, maçaranduba e angelim, e de quatro caminhões ilegais para transporte clandestino de madeira. A ação policial, denominada de “Cauaxi”, foi deflagada no município de Ulianópolis, nordeste do Pará, nos dias 5 e 6. Os resultados da operação foram divulgados nesta quinta-feira (7). Sob coordenação do delegado Luiz Paulo Galrão Filho, da DEMA, a equipe policial percorreu o município com objetivo de combater crimes ambientais diversos, entre eles, desmatamento e transporte irregular de madeira.

Também estiveram na operação policiais civis da Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE) e da Superintendência Regional da Zona Guajarina, sob comando do delegado José Ricardo Oliveira. A ação policial atende determinação da Diretoria de Polícia Especializada (DPE), sob direção do delegado João Bosco Júnior, com objetivo de efetuar apreensões e detenções de pessoas por prática de delitos contra o meio-ambiente na região, especificamente, na estrada Cauaxi, em alusão à qual foi denominada a operação.

No total, quatro Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs), todos já encaminhados à Justiça, foram lavrad
Apreensão de madeira
Apreensão de madeira
os no municípios por crimes ambientais. Os indiciados são José Carlos Ramos, José de Maria Barbosa dos Santos e Josinaldo Lima Guimarães, que vão responder por transporte irregular de madeira. Com eles, os policiais apreenderam um caminhão modelo Chevrolet, de cor marrom, sem placas, conhecido popularmente como “Cheba”, e um aparelho de motosserra.

Também foi enquadrado, por crime ambiental, Claudionor Alves Barroso, com quem foi apreendido outro caminhão do tipo “cheba”. Mais dois veículos irregulares foram apreendidos com Antônio Cerchi e Marcelo Pettenon Farrapo.

As equipes policiais, de acordo com o delegado Galrão, percorreram um perímetro de cerca de 40 quilômetros, mais precisamente na área da fazenda Palestina e acampamento “Vida Nova”, em Ulianópolis, para fiscalizar os crimes ambientais. As ações policiais na região vão prosseguir com objetivo de reprimir os delitos contra o meio-ambiente. (DOL com informações da Polícia Civil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário