sexta-feira, 13 de maio de 2011

Hospital Villa-Lobos promove palestras para quem quer parar de fumar

13.05.2011.

Evento ajuda quem sofre de tabagismo, doença que atinge 22% da população brasileira
 
O Hospital Villa-Lobos inicia um novo ciclo de palestras para ajudar as pessoas que desejam abandonar o vício do tabagismo. A maratona de apresentações começa dia 18 de maio, com a palestra "O Stress do Fumante na Era Antitabagista", do psicólogo da Universidade de São Paulo, Esdras Vasconcellos.

O ciclo terá palestras semanais, sempre às quartas-feiras, das 20h às 22h, no auditório do Hospital CEMA. A segunda palestra acontece no dia 25 de maio, com o tema "Problemas Cardiocirculatórios Decorrentes do Tabagismo", ministrada pelo cardiologista Carlos Alberto Pastore.

As palestras continuam em junho, a partir do dia primeiro, quando José Tolentino Rosa, especialista em psicoterapia psicanalítica, falará sobre "A Atividade de Fumar e a Qualidade de Vida".

Já no dia oito, a médica Melissa Palmieri, da Vigilância Epidemiológica no Município de São Paulo e Gerente Médica de Relacionamento Institucional do Hospital Villa Lobos, ministra a palestra "Epidemiologia e Manifestações Clínicas do Tabagismo".

De acordo com Melissa, incentivar as pessoas a largarem o cigarro é a melhor forma de evitar doenças graves. "Além da Nicotina, que é responsável pela tabaco-dependência, o cigarro possui outras substâncias, como alcatrão, substâncias radioativas, resíduos de agrotóxico e metais pesados, que são importantes vilãs no desenvolvimento de alterações inflamatórias e alérgicas em vários sistemas do organismo de forma imediata, podendo evoluir para câncer em vários órgãos em longo prazo", diz a médica.

O tema da palestra do Clínico Geral do Hospital Villa-Lobos, Maurício da Silva, será "Tratamento Medicamentoso do Tabagista" e acontece no dia 15. No dia 22, a psicóloga Ivonise Fernandes da Motta fala sobre "Consultas Terapêuticas com os Fumantes".

Para finalizar os dias de palestra, o psicanalista e psicólogo Marc André Keppe, do Instituto Brasileiro de Transpsicanálise, aborda o tema "Descubra o seu Grau de Tabagismo: Apresentação e Aplicação do Teste TMDN". 

As palestras são gratuitas e abertas a todos os interessados. Para se inscrever, basta preencher o formulário de inscrição disponível no site www.hospitalvillalobos.com.br. Recomenda-se chegar com meia hora de antecedência.

Serviço
Ciclo de Palestras Cigarro: Amigo ou Inimigo
Local: Auditório Maria Callegari Aquino
Endereço: Rua do Oratório, 1369,Moóca
Data: 18 e 25 de maio e 1,8,15,22 e 29 de junho.
Horário: Das 20 às 22h
Informações: (11) 2602-4034 
 
Tabagismo

Não se iluda: o tabagismo é doença, sim. E precisa de tratamento. No Brasil, o número de pessoas que sofrem com esse problema representa 22% da população. No mundo, estima-se que mais de um bilhão de pessoas fumem. O fato é que o vício, apesar de não ter restrições legais, está por trás de muitos casos de infarto, derrame, enfisema de pulmão e tumores. Com apenas quatro cigarros por dia, seu risco de ter um infarto já dispara e diminuir essa quantidade não refresca a situação. Metade dos fumantes vai morrer em decorrência do vício, o que significa 3,5 milhões de mortes no mundo a cada ano ou cerca de dez mil por dia. 

O problema é que as doenças relacionadas ao cigarro podem demorar mais de 20 anos para se manifestar, explicando, em parte, por que muitos fumantes simplesmente não querem parar. Eles têm a falsa ilusão de que se trata de um problema futuro. Ledo engano: a cada tragada, o organismo já sente as consequências das mais de quatro mil substâncias tóxicas que o cigarro tem, e parar, depois de tantos anos, é uma tarefa muito difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário