sábado, 14 de maio de 2011

Redenção, Rio Maria e Xinguara completam 29 anos

14.05.2011.
 
 
 
ARQUIVO: ano de 1982 foi marcado pela posse do primeiro Prefeito Arcelide Veronese que assumiu o Município com o desafio de coordenar o fluxo migratório e implantar a cidade de Redenção.
 
Redenção 29 anos de emancipação

O município de Redenção (920 km da capital) comemora nesta sexta-feira (13), 29 anos de emancipação político-administrativa, conquistada após o desmembramento de Conceição do Araguaia, ocorrido em 13 de maio de 1982. Com população atual superior a 75 mil habitantes, segundo levantamento IBGE. Inicialmente com a economia baseada na exploração do ouro e da madeira é um dos principais polos econômicos do Pará, concentrando uma variedade de comércios e serviços Redenção também é considerada a capital do agronegócio.
 
A cidade de Redenção, que é conhecida como a “princesinha do sul do Pará”, também se destaca como polo educacional, com várias universidades públicas e privadas. É ainda consagrado como polo em saúde, com vários hospitais e clínicas particulares, hospitais e postos de saúde municipais e um hospital regional com atendimento de média e alta complexidade.

História - A história do município de Redenção começa no início da década de sessenta, a partir do momento em que a Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia), proporciona a vinda de fazendeiros a se instalarem numa região denominada Boca da Mata. Com o desbravamento da fazenda Santa Tereza, vieram os pioneiros Ademar Guimarães, José Bueno e Gerudes Gomes. Na mesma época, foram chegando Luiz Vargas Dumont, Carlos Ribeiro e José Carrion para conhecerem a serra dos Gradaús, localizada no município de Cumaru do Norte.
 
Em 21 de setembro de 1969, foi realizado o lançamento da pedra fundamental da cidade. O que era uma aldeia se transformou numa vila para centenas de desbravadores, os quais vislumbravam nestas terras, futuro promissor. Com a corrida do extrativismo florestal, em 1972, Redenção despertou a atenção de pessoas de várias partes do Brasil, que vieram tentar a sorte e aqui estão até hoje. O primeiro prefeito foi Arcelide Veronese, que comandou o município de 1982 a 1987. Atua
 
 
HISTÓRIA: O madeireiro Rogério Lara na década de 80, na Avenida Rio Maria
lmente o município é administrado por Wagner Fontes que trabalha para chamar a atenção dos orgãos federais e estaduais com a implantação de um projeto chamado Cidade Modelo da Amazônia.


Rio Maria: cidade atravessa gerações

Há cerca de 40 anos Rio Maria foi desbravada por um grupo de madeireiros que exploravam as valiosas árvores de Mogno, Cedro, Aroeira e outros espécies. Eles se estabeleceram às margens do rio Maria, que nesta época tinha água limpa e abundante. A vila foi crescendo e a familia Remor recém chegada do Sul, formaram o Grupo Maginco.
 
Em pouco tempo o local se transformou em um aglomerado de casas de patrões e funcionários, dando origem ao povoado. Outros grupos de exploração adentraram as matas do município em busca do recurso natural cobiçado.
 
Enquanto a madeira era retirada grandes fazendas de gado, pequenas colônias também surgiram conquistadas através de muitos conflitos agrários. Desta forma estabelecendo uma nova forma de vida baseada na pecuária.
 
Anos após, com a madeira já exaurida, outra febre de progresso chegou. Nos anos 80 vários garimpos surgiram em Rio Maria. Os mais famosos foram o Garimpo das Mulheres, Bezerro Queimado e Nenem Simão. Novamente a cidade se via no foco dos investimentos de empreendedores extrativistas.

ATUAL: Hoje o município contempla um dos mais importantes frigoríficos da região que exporta carne para vários países que é o Frigorífico Rio Maria. Outra empresa de destaque é o Laticínios Gvinah Girolanda que produz uma grande variedade de produtos derivados do leite como mateiga, mussarela, iogurte e outros. O setor cerâmico também é muito evoluído, sendo inclusive destaque regional com a implantação do primeiro forno ecologicamente correto do sul do Pará na Cerâmica Santa Tereza.
 
Rio Maria sobrevive com um comércio forte que atrai clientes de Bannach e Floresta do Araguaia, se tornando um centro de compras. Não diferente das cidades
 
 
MERCADO: O comércio de Xinguara é considerado um dos mais fortes da região.
 
amazônicas Rio Maria mantem um estilo de vida simples, mas de um povo próspero e trabalhador. “Vemos Rio Maria crescer gradativamente e de forma segura, sem muitos alardes”, diz o empresário de cerâmica Ilmário José de Paula.

POLÍTICA: A cidade é bastante evoluída, já tendo vivido experiências como a cassação do ex-prefeito Agemiro Gomes e os respectivos “Vai e Vem” de prefeitos que prejudicaram muito os cofres públicos. Outros episódios também marcaram a trajetória da cidade como crimes violentos envolvendo políticos e sindicalistas.

ATUAL: Hoje a cidade vive outra realidade, através do governo atual ruas e avenidas vem ganhando cara nova com asfaltamento e abertura de novas vias públicas. A moralização dos recursos públicos tem sido o principal avanço do atual prefeito Walter José da Silva – Waltinho. Ele também conduz o município com tranquilidade e respeito às diferentes correntes partidárias.

Xinguara crescendo com à pecuária

Município de criação recente, datado no dia 13 de maio de 1982, durante o governo do coronel Alacid Nunes e de pessoas que vieram da região sul do país juntamente com as madereiras que ali procuravam um melhor desenvolvimento, pelo fato de a região ser rica em madeiras de alto porte e rica no ciclo do ouro.
 
O nome da cidade seria Comaxin devido a junção de Conceição Marabá e Xingu, mas e seguida veio uma melhor proposta que seria Xinguara devido a junção dos nomes Xingu e Araguaia, justamente por se encontrar no entroncamento que liga as rodovias PA-150 (Hoje BR-155) e PA-279 que são acesso aos dois rios.
 
O novo município desmembrado do território de Conceição do Araguaia teve sua sede no antigo distrito de Xinguara e São Geraldo, com divisa na Grota do Gaúcho.
 
Hoje o município vive do comércio e da exploração da pecuária, sendo considerada uma das cidades mais importantes da região.
 
O atual prefeito é José Davi Passos, em seu segundo mandato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário