quinta-feira, 9 de junho de 2011

Vasco fatura título inédito da Copa do Brasil

09.06.2011.

Vasco fatura título inédito da Copa do Brasil (Foto: Heuler Andrey/ AE/ AE)
Trem Bala da Colina puxado pela ´locomotiva` Éder Luís (Foto: Heuler Andrey/ AE/ AE)

O grito que estava solto na garganta há oito anos finalmente saiu nesta quarta-feira (8). O Vasco, que não faturava um título desde o Carioca de 2003, perdeu o jogo para o bravo Coritiba por 3 a 2, em um “incendiado” Couto Pereira, mas por conta da vitória de 1 a 0 em casa, o Gigante conquistou o título inédito da Copa do Brasil. Agora, a próxima estação do Trem de Bala é a Libertadores da América 2012.

O Coritiba mostrou porque foi a sensação da temporada até agora, e a torcida Coxa Branca transformou o estádio em um caldeirão verde e branco, mas ficou a um gol do título, que seria inédito também no Alto da Glória. Fica para o time de Marcelo Oliveira a sensação do dever cumprido, de levar um time que acaba de sair da Série B a uma final de Copa do Brasil.

A taça agora viaja até o Rio de Janeiro, onde o time do Vasco será recebido com trio elétrico, carreata e muita festa, que deve se estender, no mínimo, até sábado, quando o clube apresenta o ídolo Juninho Pernambucano na partida contra o Figueirense, em São Januário.

O Vasco, que tanto sentiu a falta de Éder Luis no primeiro jogo, fez valer toda a preocupação com o atacante. Pelas pontas, o jogador foi a “locomotiva” do time, sempre pronto a desafogar quando os comandados de Marcelo Oliveira pressionavam. Éder deu o passe para o primeiro gol, de Alecsandro, e marcou o segundo, em falha de Edson Bastos, fazendo toda a diferença em uma das partidas mais disputas no ano.

O Jogo

Minutos iniciais frenéticos deram o tom de como seria o confronto no Estádio Couto Pereira. Como se previa, o Coritiba era mais ofensivo, mas o perigo do contra-ataque vascaíno se anunciava. E ele se concretizou aos 12 minutos, numa falha coletiva da defesa do time paranaense. Cinco jogadores tentaram marcar Diego Souza, mas ele passou para Eder Luís, que, livre, invadiu a área e rolou para Alecsandro abrir o placar para o Vasco.

O Coritiba sofria com um erro do técnico Marcelo Oliveira: o volante Marcos Paulo, escolhido para substituir o suspenso atacante Anderson Aquino, tinha péssima atuação. Mas ele consertou o equívoco aos 27 minutos, com a entrada do atacante Leonardo. E, não por coincidência, o empate veio dois minutos depois. Jonas escorou o cruzamento e Bill apareceu para mandar a bola nas redes.

O Vasco tentou administrar a vantagem no confronto e deixou os donos da casa ditarem o ritmo da pressão. Assim, a virada chegou aos 44 minutos. Rafinha chutou, o goleiro Fernando Prass espalmou e Davi aproveitou o rebote para fazer 2 a 1 para o Coritiba.

O panorama melhorou ainda mais para o Vasco no início da segunda etapa. Novamente na marca dos 12 minutos, Eder Luís arriscou um chute de fora e o goleiro Edson Bastos engoliu o frango. Fatura liquidada? Não para o valente Coritiba. William recolocou o time paranaense a um gol do título com um chute de fora da área, no ângulo esquerdo de Fernando Prass, aos 25.

Depois disso, não faltou emoção no Couto Pereira. Desesperado, o Coritiba atacou como pôde para conseguir mais um gol, que lhe daria o título. O Vasco, do outro lado, se defendeu de todas as maneiras e acabou perdendo pelo placar que lhe interessava. Assim, o troféu da Copa do Brasil de 2011 foi para São Januário, acabando com o jejum de glórias vascaínas.

FICHA TÉCNICA:

Coritiba 3 x 2 Vasco

Coritiba - Edson Bastos; Jonas, Demerson, Emerson e Lucas Mendes (Eltinho); Marcos Paulo (Leonardo), Willian, Leo Gago (Marco Aurélio) e Rafinha; Davi e Bill. Técnico - Marcelo Oliveira.
 
Vasco - Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Eduardo Costa, Rômulo, Felipe (Jumar) e Diego Souza (Bernardo); Eder Luís e Alecsandro. Técnico - Ricardo Gomes.

Gols - Alecsandro, aos 12, Bill, aos 29, e Davi, aos 44 minutos do primeiro tempo; Eder Luís, aos 12, e William, aos 21 minutos do segundo tempo.
 
Árbitro - Salvio Spinola Fagundes Filho (Fifa/SP).
 
Cartão amarelo - Leo Gago, Bill, Leonardo. Eder Luís, Eduardo Costa, Felipe e Jumar.
 
Renda - R$ 892.600,00.
 
Público - Não disponível.
 
Local - Estádio Couto Pereira, em Curitiba.

(eBand e Agência Estado )

Nenhum comentário:

Postar um comentário