quinta-feira, 14 de julho de 2011

Homens são maioria na doação de sangue

14.07.2011.

“Doar sangue é o simples ato de querer bem ao próximo, mesmo que não o conheça. E este gesto não precisa mostrar que você é homem, e sim, ser humano". A frase incentivadora é do doador de sangue Jefferson Leão da Silva, 49 anos, que será um dos homenageados pela Fundação Hemopa, nesta sexta-feira (15), quando se comemora o Dia Nacional do Homem. O hemocentro estará mobilizado para parabenizar, agradecer e estimular o segmento masculino a elevar cada vez mais a coleta de sangue no Pará. Atualmente eles são responsáveis por quase 80% das coletas efetivadas no Estado.

Com o tipo de sangue O negativo, Jefferson Leão, que é agente administrativo do Hemopa, doou 27 vezes, o que significa ter ajudado a salvar cerca de 108 pacientes adultos. Ele repete esse ato solidário desde 1997, estimulado pelo dia a dia do trabalho, em que convive com a necessidade diária de captação de doadores para suprir a rede hospitalar paraense com aproximadamente 218 estabelecimentos de saúde e milhares de pacientes aguardando transfusão para sobreviver ou melhorar a qualidade de vida.

Segundo a gerente de Captação de Doadores, a assistente social Juciara Farias, durante todo o dia haverá distribuição de canetas personalizadas aos voluntários que realizarem a coleta de sangue. Ela adianta ainda que, simultaneamente, o candidato à doação também poderá fazer o cadastro de doação de medula óssea. Graças ao sistema integrado de informática do hemocentro, o doador pode realizar as duas ações de cidadania de uma só vez.

Apesar do período de férias escolares, em que o Hemopa registra a redução de quase 30% nos comparecimentos de doadores, Juciara Farias aposta no incremento das coletas nesta sexta. “Mas quem vai se deslocar de Belém para o interior do estado, pode e deve doar sangue nas unidades da Fundação”, sugeriu, apontando as cidades de Marabá, Santarém, Castanhal, Redenção, Capanema, Altamira Tucuruí e Abaetetuba.

Quem pode doar: candidatos com boa saúde; idade entre 18 anos completos e 67 anos, 11 meses e 29 dias. Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal. Peso acima de 50 kg. Necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. O doador deve estar bem alimentado.

Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou  mulher  saudáveis e com faixa etária de 18 a 55 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto.

Serviço: O Hemopa funciona na Tv. Pe. Eutíquio, 2109, com horário de coleta de segunda à sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados de 7h30 às 12h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário