quarta-feira, 20 de julho de 2011

MANAUS/AM: Após teste físico, candidato a soldado da PM morre no AM

20.07.2011.

Luciano Martins Paixão, 29, candidato ao concurso de soldados da Polícia Militar faleceu na madrugada de hoje, no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, no bairro de Adrianópolis, Zona Centro-Sul, depois de ter passado mal, na tarde de ontem, no Teste de Aptidão Física (TAF)
 
Saulo Borges

Um candidato ao concurso de soldados da Polícia Militar faleceu na madrugada de hoje, no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, no bairro de Adrianópolis, Zona Centro-Sul, depois de ter passado mal, na tarde de ontem, no Teste de Aptidão Física (TAF). O Teste esta sendo realizado na Vila Olímpica de Manaus, no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste e foi lá que o candidato passou mal, durante uma corrida, que é uma das fases do TAF. De acordo com informações do Comando Geral da Polícia Militar, Luciano Martins Paixão, 28, foi conduzido por uma ambulância da PM para o hospital, onde foi medicado e ficou sob observação médica. No local, ele faleceu, às 4h. No laudo assinado pelos médicos, a causa da morte está ainda por esclarecer.

O concurso de soldados da PM é realizado pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), e o Instituto Superior de Administração Econômica (Isae), mas a PM acompanha todas as etapas do certame, afirmou ontem o comandante-geral da corporação, coronel Almir David Barbosa. Ele falou com A CRÍTICA às 11h de hoje, logo após reunir com a comissão de oficiais da PM que acompanha o concurso, e que é coordenada pelo Chefe do Estado Maior da PM, coronel Herbert Campos de Araújo.

“Reunimos toda a documentação do candidato e vimos que ele estava apto a fazer o teste físico. Os exames médicos dele atestam isso. Ele passou mal durante a corrida e foi levado por uma ambulância ao Hospital 28 de Agosto. Temos no protocolo que todos os testes físicos são acompanhados por uma ambulância. Muitos passam mal no teste físico, mas reagem de forma normal em seguida”, afirmou o comandante.

Coronel David explicou que o TAF é apenas uma das fases do Concurso para soldados da PM. O candidato primeiro é submetido à prova escrita intelectual, depois a exames de saúde, em seguida faz o Teste de Aptidão Física, e passa ainda por exames psicotécnicos, toxicológicos e por uma investigação social. Todas as fases são eliminatórias. Ainda conforme o comandante-geral, no TAF, o candidato é obrigado a realizar quatro barras, a realizar um minuto de exercícios abdominais, correr 12 minutos, aproximadamente 2,4 mil metros, e ainda passa por uma prova de natação.

“Pelo que fui informado o candidato passou mal na corrida. Agora veja bem, nosso TAF não é forte. Ele já foi forte. Tudo que é exigido hoje qualquer pessoa pode fazer. Alguns têm passado mal, mas por vários motivos. Alguns deles, inclusive, por irem fazer o teste sem se alimentar direito”, afirmou Almir David.

De acordo com a Polícia Militar, o Teste de Aptidão Física é coordenado por profissionais de Educação Física contratados pelo Isae. “A PM e o Corpo de Bombeiros fazem a segurança do teste, acompanham todas as etapas”, disse Almir David. O comandante disse ainda que a fase de Exames Médicos do certame é coordenada pelo médico cardiologista da PM, Aristóteles Filho.

“O nosso médico, que coordena a junta médica do concurso, já examinou os exames do candidato e disse que não apresentavam nenhum problema. Essa junta é composta por vários médicos, inclusive da Marinha, Exército e Aeronáutica. Tudo para garantir a transparência e a lisura do concurso”, afirmou o comandante.

A assessoria da PM informou ontem que as fases do TAF são todas expostas no Edital do Concurso e que o candidato, ao se inscrever, tem conhecimento e está de acordo com os exames todos aos quais será submetido. Ainda de acordo com a assessoria da PM, o teste físico ocorre depois da avaliação médica, dos exames médicos, justamente para não submeter o candidato a esforços que ele não pode ser submetido. O candidato ao ter seus exames médicos aprovados, ele está apto a fazer o TAF. Em caso de reprovação nos exames médicos, o candidato é eliminado do certame e, portanto, não chega à fase do TAF.

Outros candidatos do concurso reclamam do horário em que o TAF vem sendo realizado, entre 9h e 16h, em que o sol está muito quente, o que, de acordo com eles, tem levado a eliminação de alguns do certame. De acordo com um oficial ouvido por A CRÍTICA, que solicitou o sigilo da fonte, o horário é inviável para testes de aptidão física. A assessoria da PM disse que o TAF está sendo realizado todos os dias de 7h às 11h e de 14h às 17h.

Por volta de 12h, o coronel Almir David, disse que a PM tentava junto da família do candidato, que ela autorizasse a realização de um exame de necropsia no corpo de Luciano Paixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário