02.01.2012.
A partir de hoje, a rua dos Caripunas, no trecho da  avenida Alcindo Cacela, até a avenida José Bonifácio, passará a ser mão  única, no sentido Jurunas - São Brás. A implantação das placas de  sinalização, assim como a pintura asfáltica, já foram concluídas.  Equipes da Companhia de Transportes de Belém (CTBel) devem começar ainda  hoje a orientar condutores que trafegam pela via. A princípio, a  fiscalizaão não terá caráter punitivo. Aainda assim, os condutores devem  redobrar a atenção no trecho onde houve a mudança, sobretudo nos  horários de maior movimentação de veículos. 
Até ontem, alguns motoristas ainda tinham dúvidas sobre como vai  ficar o sentido da via. O taxista Paulo Mafra não tinha certeza se a  mudança já estava em vigor. 'Eu vi alguma coisa nos jornais, mas não sei  quando começa a valer a mudança. Na dúvida, tentei observar as placas,  mas elas ainda estão cobertas. O jeito é arriscar', diz ele.
Para os moradores, a mudança é positiva, afirma a dona-de-casa Maria  Guimarães, 61 anos. 'Acho que vai melhorar, porque haverá uma grande  redução no fluxo de veículos, e com isso, teremos menos barulho.
Creio  que vamos conseguir dormir melhor', diz a moradora, que reside há mais  de 30 anos na Caripunas. Ela diz que em determinados períodos, a rua  fica muito engarrafada. 'Quando chove, a rua fica totalmente paralisada,  pois as transversais alagam, e os carros escoam para cá. Quem quer  chegar em casa, sofre uma tremenda dor de cabeça', constata a  dona-de-casa, que se queixa também da falta de pavimentação asfáltica. 
'A prefeitura apenas tapou alguns buracos, e deixou a rua cheia de  relevos. Estes remendos não devem durar muito tempo', reclama. Ela  também lamenta a falta de iluminação pública. 'Com esta mudança, podem  ocorrer acidentes, já que na escuridão que fica à noite, ninguém vai  conseguir enxergar as placas. É preciso que a Prefeitura melhore a  iluminação pública da Caripunas', observa. 
Técnico em informática, Assis Ferreira, 41 anos, mora na rua dos  Caripunas há sete anos e avalia que a alteração no sentido da via  melhorará a vida dos condutores, mas ainda precisará de ajustes. 'É  evidente que, para quem mora aqui, a mudança representa um sossego, já  que o fluxo de carros será reduzido drasticamente. Entretanto, já que a  Prefeitura está se propondo a fazer mudanças, acho que poderia ser  instalado um semáforo na esquina da Nove de Janeiro com a Caripunas.  Naquele local, acontecem frequentes colisões', garante. Outro ponto  levantado por Ferreira é a falta de estacionamento. 'Com o sentido  único, será mais complicado encontrar um carro estacionado na porta de  nossas garagens, o que de vez em quando acontece', diz. Ele sugere que a  CTBel faça um trabalho preventivo para orientar as pessoas. 'Os agentes  deveriam estar entregando folders explicativos desde a semana passada',  diz ele.
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário