quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Calor está fora do normal em Santarém

Calor está fora do normal em Santarém


compartilhe twitter Facebook Live Google Bookmarks Del.icio.us

Calor está fora do normal em Santarém
Baixa umidade do ar gera problemas na cidade
Santarém - Mudanças na temperatura preocupa físicos e meteorologistas. Em contrapartida, clima quente contribui para o surgimento de problemas respiratórios.

Bonés, sombrinhas, água de coco, sorvetes, e até sombra de árvore, vale de tudo para se proteger do intenso calor que atinge a cidade.

“Está muito quente. Você sai da loja com ar condicionado e chega aqui nesse calor passa até mal. Não dá vontade nem de sair.”Disse a dona-de-casa Vilma dos Santos.

No entanto, não basta se proteger do calor. A população deve ficar atenta para as doenças típicas deste período de baixa umidade. Nos últimos meses a umidade relativa no ar caiu, sendo que índice ficou entre 50% e 52%, enquanto o valor normal deveria ficar acima de 60%. Essa oscilação, segundo o físico João Feitosa, é a grande responsável pelas causas de problemas respiratórios registrados nesses meses do ano.

“Do ponto de vista da saúde da população especialmente aquelas pessoas que são acometidas de doenças respiratórias como asma, bronquite, isso é ruim. A baixa umidade somada ao aumento da temperatura e também somada a baixa velocidade do vento faz com que haja uma concentração maior de poluentes na atmosfera.” Explicou Feitosa.

A ausência de chuvas e o calor excessivo são os grandes vilões responsáveis pelas viroses. Os sintomas se repetem todos os anos: febre alta, garganta inflamada, tosse. A pessoa fica sensível à gripe e a reações alérgicas da garganta. Porém, alguns cuidados podem evitar os problemas respiratórios, conforme ressalta a nutricionista Leonice Almeida.

“O ideal é que a pessoa beba pelo menos dois litros d’agua ao dia. Desse dois litros de 400 ml a 800 ml podem ser bebidas em forma de suco. No caso de frutas cítricas ricas em vitaminas C.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário